Início

Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q471497 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de alimentação, exercício físico, exercício resistido e aumento de massa muscular, julgue os itens que se seguem.

A realização de treinamento com resistência moderada proporciona, de modo seguro, o aumento da síntese e da retenção de proteínas, tornando mais lenta a perda natural de massa e força musculares durante o envelhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

362Q474372 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Com relação aos chamados ?movimentos renovadores? na Educação Física, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q472434 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Na pubescência, as características sexuais secundárias aparecem, os órgãos sexuais amadurecem e o surto do crescimento se inicia. Sobre este período do desenvolvimento humano, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

364Q843485 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Sobre o Músculo Esternocleidomastoideo, é correto afirmar que sua função, quando age individualmente, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

365Q472918 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Patis MG, COTEC

Na transição do repouso para o exercício físico, alguns ajustes são processados no nosso organismo de modo a permitir a execução da tarefa pretendida. Acerca do assunto abordado, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

366Q472228 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere a ritmo e dança, julgue os itens a seguir.

A obra coreográfica como um todo se constrói com base nos elementos que compõem o movimento, que são o tempo, o espaço e a intensidade, subdividida em peso e fluência.

  1. ✂️
  2. ✂️

367Q474025 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Segundo Weineck, pode-se diferenciar três possibilidades de adaptações aos estímulos orientados para o condicionamento, um deles é a adaptação a estímulos intensivos, curtos e que objetivam a força, que consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

368Q806607 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

O ensino proposto pela LDB – Lei nº 9394/96 está em função do objetivo maior do ensino fundamental, que é o de propiciar a todos formação básica para a cidadania, a partir da criação na escola de condições de aprendizagem para, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q474384 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

A disciplina Educação Física tem como objetivo propiciar ao aluno a sua inserção na cultura corporal, estimulando a percepção da compreensão da cultura do movimento. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o termo utilizado é cultura corporal do movimento, neste sentido os PCNs descrevem uma abordagem cidadã, no terceiro e quarto ciclos o que é INCORRETO afirmar sobre a orientação do objetivo da disciplina de educação física:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

370Q473981 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ituiutaba MG

“__________ é mais efetivo, pelo aproveitamento do oxigênio e dos raios ultravioletas, que exercem uma influência positiva no desenvolvimento das capacidades físicas”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

371Q844226 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O futsal é um esporte que pode ser amplamente explorado pelo educador na Educação Física escolar. Nesse contexto, o futsal possibilita à criança desenvolver-se emocionalmente, aprendendo o respeito às regras desse esporte, às normas de convivência interpessoal, de respeito ao próximo e às situações de perda e ganho do jogo.

II. No ambiente escolar, o atletismo compreende atividades bastante diversificadas, como as corridas de velocidade, de resistência, com obstáculos e de revezamento, o nado sincronizado e os jogos em equipe. O atletismo, nesse contexto, é visto como um conjunto de habilidades específicas que contribuem para o desenvolvimento de um correto caminhar, correr, saltar, lançar e arremessar.

III. Estimular e encorajar os educandos a descobrir novos espaços e formas, a superar as suas limitações e condições e a enfrentar novos desafios em relação aos aspectos afetivos, motores, sociais e cognitivos, são algumas das possibilidades que podem ser desenvolvidas através da dança na Educação Física escolar.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

372Q472842 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

Considere as afirmativas sobre o jogo de voleibol.

1. Seis substituições é o máximo permitido por equipe por set. Um ou mais jogadores podem ser substituídos ao mesmo tempo.

2. Interrupções regulamentares do jogo podem ser solicitadas pelo técnico, ou na ausência do técnico, pelo capitão em jogo, e somente por eles.

3. Cada equipe tem direito ao máximo de dois “tempos” e seis substituições em cada set.

4. Um bloqueio coletivo é executado por dois ou três jogadores próximos entre si e é efetivo quando um deles toca a bola.

As situações que realmente são permitidas no jogo de voleibol são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q473744 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Durante uma avaliação física é necessário alguns equipamentos. Marque a alternativa que corresponde ao seguinte conceito: “é um aparelho de aproximadamente 2,00m x 0,90m com quadrículas nas dimensões de 5 cm de lado de vidro ou acrílico (eventualmente de plástico ou vasado) riscado na vertical e na horizontal”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q322731 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Boa parte das práticas modernas foram herdadas da antiga Grécia. Muitos dos ensinamentos gregos são praticados nos dias atuais. Em se tratando da educação os gregos nos deixaram:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q473797 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Em uma reunião pedagógica, convocada pela secretaria municipal de educação, professores de educação física de várias escolas tiveram a oportunidade de discutir os princípios teóricos e as metodologias que deveriam nortear a sua práxis pedagógica. Os itens de 111 a 115 apresentam colocações feitas pelos professores nessa reunião acerca da qualidade de ensino. Julgue-os conforme as modernas teorias pedagógicas. A diversidade das teorias pedagógicas existentes na educação física, que ora enfatizam o jogo, ora, a saúde ou o desenvolvimento psicomotor da criança, indica que a melhor opção é fazer uma mistura metodológica, utilizando de tudo um pouco.
  1. ✂️
  2. ✂️

376Q474101 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Em uma ação pedagógica coerente com a proposta crítico-emancipatória, a abordagem do esporte privilegia a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q474365 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

O diabetes é um distúrbio do metabolismo dos carboidratos, caracterizado pela hiperglicemia. O diabetes ocorre em função da secreção ou utilização inadequada da insulina. Com relação às implicações entre o exercício físico e o diabetes analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Em pessoas com diabetes tipo 1, o controle glicêmico pode, ou não, ser melhorado com a prática do exercício. Mas, nessas pessoas, é maior o risco de ocorrência da doença arterial coronariana, portanto, a prática do exercício físico certamente pode diminuir esse risco.

II. O diabetes tipo 2 responde bem ao exercício. A permeabilidade da membrana celular à glicose melhora como o exercício, provavelmente associado ao aumento dos receptores GLUT-4, que diminui a resistência à insulina e aumenta a sensibilidade a esse hormônio.

III. Os exercícios aeróbios podem ser prescritos de maneira constante/contínua (a mesma intensidade) ou intervalada (alternando diferentes intensidades de exercício). Aquecimento e desaquecimento são fundamentais, principalmente no subgrupo que apresenta disautonomia.

IV. Exercícios de resistência/fortalecimento muscular não devem ser incluídos no plano de atividades do diabético, já que eles provocam diminuição da sensibilidade da insulina de maior duração, mediado também pelo aumento da massa muscular.

De acordo Oliveira e Vencio (2016) estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q473604 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O Programa Esporte para Todos, conhecido pela sigla EPT, é uma proposta que atende aos princípios de um tipo de manifestação esportiva: o esporte comunitário. Acerca das características do EPT, julgue os itens seguintes. O esporte comunitário caracteriza-se como uma atividade física sem excessos de formalização, com regras simples e flexíveis, o que reduz as pressões normalmente presentes nas competições e no treinamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

379Q474432 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Caso a gestualidade seja compreendida como uma forma de expressão, é verdade que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q474434 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

“Essa prova do atletismo pode ser corrida das duas formas: em raias na primeira perna, bem como aquela parte da segunda perna até a borda mais próxima da linha de raia livre, onde os atletas podem deixar suas respectivas raias (três curvas em raias) e em raias para a primeira perna até a borda mais próxima da linha de raia livre, onde os atletas podem deixar suas respectivas raias (uma curva em raias).” Assinale a alternativa que corresponde corretamente à prova do atletismo descrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.