Início

Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q474042 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

A somatotipologia é uma técnica classificatória da composição corporal humana de acordo com determinadas características físicas que diferenciam os seres humanos entre si. Avalie as afirmativas acerca dos componentes da somatotipologia e assinale a alternativa correta:

I. Componente endomórfico: entre seus principais traços, destacam-se tanto os grandes relevos musculares aparentes, com contornos predominantes nas regiões do trapézio, deltoide e abdominal, quanto uma estrutura óssea mais maciça, na região do punho e antebraço. A presença de gordura corporal é pequena, permitindo boa visualização do arcabouço muscular.

II. Componente mesomórfico: apresenta como principal característica da estrutura física, o arredondamento das curvas corporais. Tem-se num indivíduo obeso um bom exemplo de endomorfia plena, pois o relevo muscular praticamente não é notado: aparecem grandes volumes abdominais, pescoço curto e ombros quadrados.

III. Componente ectomórfico: apreendido como componente da magreza, pode ser identificado pela linearidade corporal, com discreto volume muscular e pequena presença de tecido gorduroso.

De acordo com Monteiro e Lopes (2005) estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q474285 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Entre as formas de monitoração da intensidade do exercício, encontra-se a utilização da frequência cardíaca. Assim, tendo por base o método estabelecido por Karvonen, calcule os limites inferior e superior da faixa de frequência cardíaca de treinamento de 50 a 75% de sua reserva de frequência cardíaca máxima.

Dados: Idade: 40 anos;

Frequência cardíaca de repouso: 75 bpm.

Os limites inferior (50%) e superior (75%) da faixa de frequência cardíaca de treinamento, estabelecidos pelo método de Karvonen se encontra na alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q474541 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

O lazer conceituado como o conjunto de ocupações, às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para se divertir e se entreter ou ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrarse ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais. Sobre a caracterização do lazer analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Lazer é a ?cultura vivenciada no ?tempo disponível? das obrigações profissionais, escolares, familiares e sociais, combinando os aspectos tempo e atitude?;

II. Lazer é ?fenômeno gerado historicamente e do qual emergem valores questionadores da sociedade como um todo, porém devido seu caráter lúdico sem influências da estrutura social vigente?;

III. Lazer é ?um tempo privilegiado para a vivência de valores que contribuam para mudanças de ordem moral e cultural?;

IV. Lazer é ?portador de um duplo aspecto educativo, veículo e objeto de educação?.

De acordo com Marcelino (2008) estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q474470 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Assinale a alternativa correta. O treinamento desportivo pode ser conceituado como o conjunto de procedimentos e meios utilizados para se conduzir um atleta à sua plenitude física, técnica e psicológica dentro de um planejamento racional, visando executar uma performance máxima num período determinado (DANTAS, 1995). Este processo deve ser guiado por princípios que orientam seus procedimentos e estruturam sua racionalidade. O princípio do treinamento que determina as adequações do treino ao tipo de atividade e as habilidades motoras e capacidades físicas vinculadas a esta é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q473231 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

De acordo com a concepção contemporânea da gestão de pessoas, a fase de agregar pessoas equivale ao processo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q473315 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

As estratégias de aplicação da ginástica laboral pressupõem a possibilidade de ela ser desenvolvida de 3 (três) formas distintas em ambientes organizacionais. São elas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q374843 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Quanto a concordância nominal e verbal, analise as frases a seguir:

I - Dormiu mãe e filho.

II - Mãe e filho dormiram.

III - Conheço as belezas do Brasil e da Itália.

IV - Os documentos seguem em anexo.

Escolha a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q837460 | Educação Física, Legislação de Educação Física, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Educação Física - Resolução n° 56/2003 o exercício profissional em Educação Física pautar-se-á pelos seguintes princípios, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q471632 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

De acordo com a Aliança para Americana para a Saúde, Educação Física, Recreação e Dança – AAHPERD –, a aptidão física relacionada à saúde é composta por 4 (quatro) fatores. São eles

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q28747 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Conforme a análise de Darido (2003) sobre as diferentes abordagens da educação física escolar, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q474047 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

O termo budo era sinônimo de bushido, que significa a ideologia e o comportamento dos samurais. Hoje é utilizado como denominação genérica de nove modalidades da arte marcial japonesa que surgiram na época moderna e englobam a arte do kenjutsu (esgrima) e do jujutsu (sem armas). Dentre elas, e cada qual com as suas características peculiares, encontra-se o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q473840 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

A adoção de um estilo de vida saudável, como requisito de qualidade de vida, está relacionada a 5 (cinco) dimensões que compõem o Pentáculo do Bem Estar proposto por Nahas (2006). São elas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q834719 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Professor de Educação Física, PS Concursos, 2021

Relacione as colunas abaixo de acordo com as capacidades físicas para o rendimento:

Coluna 1 1. Resistência 2. Força 3. Velocidade 4. Flexibilidade Coluna 2 ( ) A partida, a parada, a mudança de direção do corpo, realizar ou evitar determinado movimento, a aceleração. ( ) A capacidade de superar ou opor-se a uma resistência por meio da atividade muscular. ( ) É a capacidade de realizar trabalho com eficiência, pois em qualquer tipo de trabalho, a perda da eficiência real é denominada de fadiga. ( ) É a capacidade física do organismo humano que condiciona a obtenção de grande amplitude, durante a execução dos movimentos.

Assinale a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q857552 | Português, Pontuação, Professor de Educação Física, FEPESE, 2020

Leia o poema de João Cabral de Melo Neto

O ferrageiro de Carmona

Um ferrageiro de Carmona,
que me informava de um balcão:
“Aquilo? É de ferro fundido,
foi a fôrma que fez, não a mão.

Só trabalho em ferro forjado
que é quando se trabalha ferro;
então corpo a corpo com ele;
domo-o, dobro-o, até onde quero.

O ferro fundido é sem luta,
é só derramá-lo na fôrma.
Não há nele a queda de braço
e o cara a cara de uma forja.

Existe grande diferença
do ferro forjado ao fundido;
é uma distância tão enorme
que não pode medir-se a gritos.

Conhece a Giralda em Sevilha?
De certo subiu lá em cima.
Reparou nas flores de ferro
dos quatro jarros das esquinas?

Pois aquilo é ferro forjado.
Flores criadas numa outra língua.
Nada têm das flores de fôrma
moldadas pelas das campinas.

Dou-lhe aqui a humilde receita
ao senhor que dizem ser poeta: O ferro não deve fundir-se, nem a voz ter diarreia.

Forjar: domar o ferro à força,
não até uma flor já sabida,
mas ao que pode até ser flor…
se flor parece a quem o diga.
Observe os pares de frases. Eles possuem pontuação diferenciada.
Assinale a alternativa em que o uso (ou não) da vírgula deixa inalterado o sentido das frases.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q473111 | Educação Física, Professor de Educação Física, SES SC, UFSC

Considerando que o estresse físico ou emocional é um componente do estilo de vida resultante da reação do organismo a situações que exigem adaptação, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

( ) O estresse é um mecanismo necessário ao organismo, pois faz com que o ser humano fique mais atento e sensível diante de situações de perigo ou de dificuldade.

( ) Os hormônios adrenalina, cortisol e endorfina são liberados pelo organismo em situações que ocasionam estresse.

( ) As alterações ocasionadas no organismo perante situações que exijam adaptação são consideradas doenças.

( ) Tanto situações positivas quanto situações negativas podem desencadear estresse no ser humano.

( ) O nível adequado de estresse, denominado eustresse, exerce no organismo uma função protetora.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q837101 | Matemática, Aritmética e Problemas, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021

Três colheitadeiras, trabalhando 8 horas por dia, colhem 1500 sacas de soja em um dia. Quantas sacas de soja serão colhidas se forem 5 colheitadeiras trabalhando 6 horas por dia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q842016 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

Aproximadamente um quinto do peso total de um indivíduo saudável é composto por seus ossos. O esqueleto é um conjunto de ossos e cartilagens ligados entre si para formar o arcabouço do corpo e desempenhar várias funções.

Analise as afirmativas a seguir, relativas às funções do esqueleto humano.

I. Sustentação e conformidade: fornece uma base estrutural para o corpo, sustenta os tecidos moles e forma pontos fixos para tendões de diversos músculos esqueléticos; Proteção: protege órgãos nobres (encéfalo, coração e pulmões) contra traumatismos externos.

II. Participação na alavancagem (movimentação): juntamente com os músculos esqueléticos desloca o corpo ou parte dele; Hematopoiese: produz células sanguíneas por meio da medula óssea vermelha.

III. Homeostasia mineral: armazena vários tipos de minerais, principalmente cálcio e fósforo; Armazenamento de energia: armazena lipídios na medula óssea amarela ou flava.

Apresentam definições corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q841181 | Educação Física, Atividade Física, Professor de Educacao Fisica, FEPESE, 2020

“As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo” (VIGOTSKI).
Analise as afirmativas abaixo sobre os jogos e as brincadeiras na escola.
1. Servem apenas para liberar e extravasar sentimentos, sair da rotina de sala. 2. O brincar proporciona a aquisição de novos conhecimentos, desenvolve habilidades de forma natural e agradável. 3. Os jogos e as brincadeiras, por serem desprovidos de regras, não contribuem para a construção de valores morais e éticos. 4. Ensinar os conteúdos escolares por meio de jogos e brincadeiras não contribui para que a criança se aproprie do conhecimento de modo crítico. 5. Fazer uso de jogos e brincadeiras durante as aulas regulares pode ser um recurso inovador para os alunos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q28745 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os conteúdos de ensino da educação física no 1º ao 5º ano do ensino fundamental devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.