Início

Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q472200 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. Ao ser criticado por um pai, por não ter atendido os interesses das crianças, o professor mostrou-lhe que o levantamento de expectativas contribui para identificar conflitos entre aspectos individuais e coletivos, que muitas vezes exigem o enfrentamento crítico das demandas apresentadas pelas crianças.
  1. ✂️
  2. ✂️

402Q474395 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

O Basquetebol se constitui em uma modalidade esportiva coletiva disputada por duas equipes composta por cinco jogadores cada, sendo o objetivo deste jogo a realização de pontos por meio de cestas e impedir a consecução destas pelo adversário (Confederação Brasileira de Basquetebol, 2010). Supondo a situação de uma equipe que converteu durante um jogo quinze cestas, com pontuações dentro das três possibilidades de valores, e três delas na forma de lances-livre, assinale a alternativa que apresenta o número mínimo de pontos obtidos por essa equipe no jogo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q471849 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Patis MG, COTEC

Para que o alcance dos objetivos do ensino da Educação Física na escola seja concretizado, várias medidas devem ser consideradas. De grande relevância nesse processo é a articulação entre objetivos traçados e conteúdos selecionados. São critérios de seleção de conteúdos coerentes com a articulação mencionada acima, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

404Q340567 | Raciocínio Lógico, Espaço Amostral, Professor de Educação Física, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

Num zoológico, os animais recebem dois tipos de alimentação: vegetais e carne. Sabe-se que

• 48% dos animais têm uma dieta baseada em vegetais e carne.

• 62 animais comem somente carne.

• 29 animais comem somente vegetais.

O número de animais desse zoológico que comem carne é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q472701 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

A respeito das relações sociais presentes nos jogos utilizados em aulas de educação física, julgue os itens seguintes.

Os jogos populares se apresentam como excelente alternativa pedagógica para as aulas de educação física no ensino fundamental, mas devem ser substituídos gradativamente pelos esportes formais, de modo a atender o nível de desenvolvimento dos alunos no ensino médio.

  1. ✂️
  2. ✂️

406Q474327 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

As aulas práticas de educação física podem ser elaboradas com estratégias de desafios com grau de complexidade crescente, dentro da capacidade de cada faixa etária, neste sentido as situações lúdicas, segundo os Parâmetros curriculares Nacionais (PCNs) são contextos favoráveis de aprendizagem. Desta forma, corroboram com Tubino que afirma o valor do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, pois segundo o autor, este tipo de atividade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

407Q474548 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

A energia retirada dos alimentos fica armazenada em células na forma de ATP, um composto de alta energia. As células podem estocar apenas quantidades limitadas de ATP e devem gerar constantemente novo ATP para fornecer energia necessária para todo o metabolismo celular, incluindo a contração muscular. As células podem geram ATP por meio de três rotas metabólicas. Analise as afirmativas acerca das mesmas e assinale a alternativa correta.

I. No sistema ATP-PCr, Pi é separado da PCr por meio da ação da creatina quinase. Então, Pi pode se combinar com ADP para formar ATP, mediante o uso da energia liberada da quebra de PCr. Esse sistema é aeróbio e sua principal função é manter os níveis de ATP. A produção de energia é de 1 mol de PCr.

II. O sistema glicolítico envolve o processo de glicólise, pelo qual ocorre o fracionamento da glicose ou do glicogênio até o acido pirúvico. Quando a glicólise ocorre sem a presença de oxigênio, o ácido pirúvico é convertido em ácido lático. Um mol de glicose produz 2 mols de ATP, mas um mol de glicogênio produz 3 mols de ATP.

III. O sistema oxidativo. Neste processo o corpo ?decompõe? os combustíveis com a ajuda do oxigênio para a geração de energia e desta forma é um processo aeróbio. A produção oxidativa de ATP é feita a partir de carboidratos e gorduras, sendo a produção a partir de proteínas geralmente insignificante. No que diz respeito aos carboidratos envolve três processos: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia de transporte de elétrons. O resultado final é H2O, CO2 e 32 ou 33 moléculas de ATP por molécula de carboidrato.

De acordo com Kenney, Wilmore e Costill (2013) estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q473049 | Educação Física, Professor de Educação Física, SES SC, UFSC

Sobre a prática de exercícios físicos, analise as afirmativas abaixo.

I - Os exercícios de efeitos localizados são os mais eficazes para desenvolver a resistência aeróbica.

II - Em exercícios de intensidade moderada e longa duração, as gorduras são utilizadas preferencialmente como fonte de energia.

III - Na elaboração de um programa de exercícios físicos, deve-se conhecer a faixa etária do indivíduo e as modificações que ocorrem nesse período.

IV - Pessoas mais pesadas gastam menos calorias do que pessoas leves para realizar um mesmo trabalho que envolva deslocamento corporal.

 V - A monitorização da frequência cardíaca é a forma mais utilizada para quantificar a intensidade do exercício físico.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q473573 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

Os professores de Educação Física reconhecem, no seu dia-a-dia, que o corpo está no centro das atenções da vida social, e é dada ênfase aos aspectos estéticos, tecnológicos, científicos, profiláticos e dos negócios, etc. Isso traz consequências para melhor compreender o que é, o que significa ser corpo no mundo e como tratá-lo na prática escolar. Nesse sentido, a preocupação do professor, em uma perspectiva progressista de Educação Física, deve ser a de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

411Q471471 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

A iniciativa de oferecer programas de reconhecimento aos colaboradores da empresa em função do mérito profissional é inerente a que fase do processo de gestão de pessoas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

412Q842211 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

A psicomotricidade é uma área do conhecimento humano que estuda a interação entre corpo e mente, o corpo em movimento. Por isso, o movimento é um instrumento essencial no aspecto metodológico para o professor de Educação Física no contexto escolar. Em relação ao tema “lateralidade”, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

413Q473612 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. A necessidade de atualização constante dos professores é um reflexo do avanço da ciência, que se renova rapidamente. Sendo assim, tanto a instituição deve fomentar a formação continuada, como, também, cada professor deve assumir a responsabilidade pela sua qualificação pessoal.
  1. ✂️
  2. ✂️

414Q815963 | Legislação Federal, Lei 10172 2001, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Dentre os objetivos do Plano Nacional de Educação dispostos na Lei nº 10172, de 09 de janeiro de 2001, estão:

I. A elevação global do nível de escolaridade da população.

II. A melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis.

III. A redução das desigualdades sociais e regionais no tocante ao acesso e à permanência, com sucesso, na educação pública.

IV. A conscientização política da comunidade escolar com vistas à democratização da gestão das instituições de ensino público e privado, em todos os níveis.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

415Q471928 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Marque verdadeiro V ou falso F sobre as características relacionadas as fibras musculares de contração lenta:

( ) Capacidade de manipulação do cálcio e velocidade de encurtamento lentas.

( ) Baixa atividade de miosina ATPase.

( ) Capacidade glicolítica menos desenvolvida que as fibras de contração rápida.

( ) Mitocôndrias grandes, porém com poucas quantidades.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q473941 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Para muitos, a denominada crise de identidade da Educação Física, deflagrada na década de 1980, deriva da falta de definição de sua especificidade. É a partir de seu objeto que se estabelece a sua função social e os conhecimentos que lhe darão suporte. Comumente, alguns termos contribuíram para sua identificação e correlatos a eles a definição da sua função e fundamentação teórica. Diante disso, o termo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

418Q472230 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que no decorrer do ensino médio, as seguintes competências sejam desenvolvidas pelos alunos nas aulas de educação física

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

419Q471719 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Existem vários tipos de ginástica que podem integrar um plano pedagógico de educação física escolar. Considerando esse assunto, julgue os próximos itens com relação à correta caracterização do tipo de ginástica nele identificado.

A ginástica de trampolim, que envolve, entre outros, saltos de diversos tipos e piruetas, é uma modalidade olímpica realizada em minitrampolim e em cama elástica.

  1. ✂️
  2. ✂️

420Q473320 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. A inviabilidade da construção de uma proposta coletiva indica que a melhor opção para se obter uma melhoria da qualidade de ensino é a valorização da experiência educacional de cada professor, referendada pela prática e marcada por convicções e crenças pessoais.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.