Início

Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q473425 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. O professor verificou a necessidade de enviar uma carta para os pais, explicando o resultado da enquete e as decisões tomadas pelo grupo, solicitando que, em caso de desacordo, não discutissem o assunto com as crianças, para não gerar confusão.
  1. ✂️
  2. ✂️

422Q471644 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Edgar Morin (2000) apresenta sete saberes “fundamentais” que a educação do futuro deveria tratar com a máxima seriedade e em toda a cultura. Considerando tal importância, assinale a alternativa que contenha esses saberes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q471945 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Com relação ao contexto da Educação e Lazer, referente às possibilidades de vivência no lazer, podemos citar as físico esportivas, artístico manuais, intelectuais, sociais e turístico ambientais. Com relação às intelectuais, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

424Q474153 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

O sistema respiratório é responsável por levar o oxigênio (O2) do meio externo para o interior dos pulmões, e trazer o gás carbônico (CO2) dos pulmões para o meio externo. Pode-se afirmar que todo o oxigênio consumido pelas células durante o metabolismo celular é proveniente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

425Q839830 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, AV MOREIRA, 2020

A ginástica é uma das formas mais importantes de se praticar a Educação Física. Ela propõe movimentos específicos conforme os objetivos a serem alcançados pelo praticante.
Assinale a alternativa que corresponde à definição de ginástica formativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q841430 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Leia o trecho abaixo: “Os PCNs apontam que a concepção de cultura corporal amplia a contribuição da Educação Física escolar para o pleno exercício da ____________, na medida em que, tomando seus conteúdos e as capacidades que se propõe a desenvolver como produtos socioculturais, afirma como direito de todos o acesso a eles.”.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

428Q472315 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O Programa Esporte para Todos, conhecido pela sigla EPT, é uma proposta que atende aos princípios de um tipo de manifestação esportiva: o esporte comunitário. Acerca das características do EPT, julgue os itens seguintes. Para se garantir a viabilidade do EPT, são necessários um mínimo de espaço livre e aberto e a participação de pessoas de diversas idades. No entanto, a inexistência de material ou de equipamentos esportivos que permitam a realização de atividades esportivas inviabiliza o EPT.
  1. ✂️
  2. ✂️

429Q472368 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Em relação aos aspectos específicos das atividades corporais, julgue os itens subseqüentes. Jovens que participam de um programa de treinamento podem aumentar a massa corporal magra (músculos) e diminuir a gordura subcutânea, mesmo quando adotam uma dieta alimentar rica em calorias.
  1. ✂️
  2. ✂️

430Q472686 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

A movimentação das escápulas no homem é uma herança da adaptação morfofuncional relacionada à superposição do campo visual ao espaço de exploração e modificação da atividade (trabalho). São músculos motores da escápula:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

431Q840861 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os músculos são estruturas que contêm uma grande rede vascular que os nutre de sangue venoso, abastecendo-os de oxigênio e nutrientes, necessários ao seu dispêndio de energia com o trabalho muscular. O músculo funciona como um depósito das substâncias nele injetadas e que aos poucos vai sendo absorvida pela presença da grande rede vascular nele contido.

II. Nos músculos voluntários, as contrações estão normalmente sob controle consciente do indivíduo que as executa. As contrações desses músculos não requerem um propósito consciente, como, por exemplo, usualmente um indivíduo não tem que pensar na contração dos músculos envolvidos na manutenção da postura. Os músculos voluntários são controlados pela porção do sistema nervoso somático.

III. Os músculos superficiais ou cutâneos são os músculos que se encontram logo abaixo da pele e não apresentam inserções na camada profunda da pele. Podemos encontrálos no crânio e na face, no pescoço e na região hipotênar da mão.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

432Q471967 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

É um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter- -se ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar- -se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais. O conceito apresentado refere- -se a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q813488 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para a Educação Física no Ensino Fundamental, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeira, ou F, se falsa.

( ) A Educação Física dentro da sua especificidade deverá abordar os temas transversais, apontados como temas de urgência para o país como um todo. São temas transversais: ética, saúde, pluralidade cultural, meio ambiente, orientação sexual, primeiros socorros, higiene e trabalho e consumo.

( ) Em relação aos cursos noturnos, cabe um esforço para a otimização na transmissão dos conteúdos listados como relevantes. Os procedimentos de ensino e aprendizagem serão os mesmos do ensino diurno, cabendo as adaptações ao tempo das aulas e às características dos grupos.

( ) Um dos objetivos das aulas de Educação Física no terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental é estimular o aluno a repudiar qualquer espécie de violência, adotando atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade.

( ) Um dos objetivos das aulas de Educação Física no terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental é reforçar padrões de beleza e desempenho existentes nos diferentes grupos sociais compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, ainda que isso gere preconceito.

 A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q472521 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Uma professora reuniu seus alunos no início do período letivo e levou-os para uma incursão pelo bairro onde estava inserida a escola em que trabalhava. Ela orientou os alunos a fazerem anotações, durante o passeio, sobre as práticas corporais observadas pelo caminho. Com base nessa situação, é correto afirmar, considerando-se os estudos culturais, que a professora

poderá usar o resultado obtido pelos alunos para construir, juntamente com eles, os conteúdos a serem trabalhados durante aquele período letivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

435Q845522 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, GUALIMP, 2020

Ao desenvolver saberes e conhecimentos acerca de “esporte, consumo e mídia” com alunos do Ensino Fundamental, o Professor de Educação Física espera que os mesmos sejam capazes de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

436Q472809 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Qual a alternativa que contém a sequência CORRETA das fases do salto em distância:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q473581 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Em referência à abordagem que versa sobre a presença da Educação Física no ensino Superior, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Ensino da Educação Física, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

438Q845148 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. No ser humano, as falanges são classificadas como ossos longos e cada dedo é composto por três falanges. Elas estão divididas em falanges proximais, falanges médias e falanges distais. Existe uma particularidade entre as falanges: o primeiro dedo (polegar) da mão não possui falange média, possui somente a proximal e a distal; e o quinto dedo é denominado dedo mínimo.

II. O esterno é um osso chato, laminar e que está localizado na parte mediana anterior da caixa torácica. É formado por três porções: manúbrio, que corresponde à parte superior e dilatada; o corpo, parte média; e o processo xifoide, parte inferior. Encontra-se articulado com as clavículas e com as cartilagens costais dos sete primeiros pares de costelas.

III. No músculo não estriado (ou músculo liso), as células não apresentam as estriações que são microscopicamente visíveis nas células musculares esqueléticas. Como este músculo é encontrado nas paredes das vísceras ocas e tubulares, como nos vasos sanguíneos, estômago e intestinos, é também chamado de músculo visceral. O músculo não estriado (músculo liso) é um músculo involuntário, pois suas contrações comandam o movimento de materiais através dos sistemas de órgãos do corpo humano.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

439Q474002 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

“No caratê, imediatamente depois de o oponente ser arremetido ou empurrado para baixo, o golpe será feito de cima. O antebraço tem que ser mantido vertical quando os quadris são abaixados, e deve?se prestar atenção na estabilidade da parte inferior do corpo.” Trata?se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

440Q473238 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O Programa Esporte para Todos, conhecido pela sigla EPT, é uma proposta que atende aos princípios de um tipo de manifestação esportiva: o esporte comunitário. Acerca das características do EPT, julgue os itens seguintes. Apesar de ter sido criado durante o período do regime de governo militar no Brasil, a proposta do EPT não tinha nenhum tipo de vínculo com as questões cívicas voltadas para reforçar o sentimento de patriotismo.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.