Início

Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q842127 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

O professor de Educação Física, ao elaborar uma aula de dança para o Ensino Fundamental, deve criar oportunidades de identificar e vivenciar os elementos constitutivos da dança, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q474299 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Na escola, a Educação Física é um dos componentes que pode estabelecer uma interface pedagógica com o lazer. Essa aproximação possibilita a ampliação cultural dos alunos sobre os conteúdos do lazer, com vistas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q472053 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. As dificuldades na associação entre teoria e prática ao longo da ação pedagógica, que em parte são reflexo das falhas na formação inicial dos professores, seriam adequadamente superadas se fosse adotado o mesmo referencial teórico para todas as escolas da rede.
  1. ✂️
  2. ✂️

464Q473641 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Suponha que, na elaboração do programa de educação física para alunos de uma escola de ensino médio, tenham sido destacados vários princípios relacionados à atividade física como fator de promoção da saúde. Considerando-se essa situação, entre os princípios incluídos no referido programa, definiu-se corretamente o princípio da

especificidade como o que preceitua que se considere o tipo de exercício a ser proposto, visto que cada exercício desencadeará adaptações orgânicas, musculares, articulares, ósseas e cardiorrespiratórias.

  1. ✂️
  2. ✂️

465Q472898 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLAN

“No handebol, _________________ trata(m)-se do movimento de lançar a bola ao chão sucessivamente ou uma única vez, tendo como objetivo deslocar-se pelo espaço da quadra.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q817521 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Segundo a LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação) Compreende-se que a educação básica é composta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

467Q474495 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

“No campo da aprendizagem motora, esse princípio descreve a relação entre o nível de ativação e o desempenho do atleta; à medida que o nível de ativação aumenta, o desempenho melhora – mas somente até certo ponto. Se o nível de ativação continua a aumentar, o desempenho começa a declinar.” A descrição anterior refere?se a qual princípio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

469Q472286 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Iniciada na década de 80 do século XX, a intitulada crise de identidade da Educação Física deu margem a uma série de discussões que, de certa forma, permanecem em pauta no debate acadêmico acerca da função política e social a ser desempenhada pela educação física no contexto escolar. Acerca do resgate da dimensão formativa da Educação Física, julgue os itens abaixo. Na prática pedagógica da Educação Física na escola, o professor não deve assumir postura dogmática e acrítica, por meio da qual se fragmenta o homem e cuida-se apenas do corpo, deixando-se para as outras disciplinas do currículo a preocupação com aspectos cognitivos e científicos na formação do aluno.
  1. ✂️
  2. ✂️

470Q472568 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, quanto a aspectos gerais da educação física na escola. A brincadeira, no sentido pleno, existe somente em um contexto lúdico marcado pela liberdade de ação da criança, no qual ela possa descobrir as possibilidades e os limites do seu próprio corpo, a partir dos desafios que enfrenta.
  1. ✂️
  2. ✂️

471Q472125 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O Programa Esporte para Todos, conhecido pela sigla EPT, é uma proposta que atende aos princípios de um tipo de manifestação esportiva: o esporte comunitário. Acerca das características do EPT, julgue os itens seguintes. Os programas de esporte comunitário geralmente são estruturados em torno de dois eixos: motivação, por meio de campanhas que envolvem os meios de comunicação de massa — TV, rádio, jornais e revistas — e agentes — professores ou estudantes de educação física —, juntamente com outras pessoas da comunidade que atuam como monitores na organização das atividades.
  1. ✂️
  2. ✂️

472Q843335 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O objetivo da educação física adaptada é oferecer atendimento especializado aos educandos portadores de necessidades educativas especiais, respeitando-se as diferenças individuais, visando a proporcionar o desenvolvimento global dessas pessoas, tornando possível não só o reconhecimento das suas potencialidades, como também sua integração na sociedade.

II. No nível afetivo, os benefícios adquiridos pelo aluno com deficiência pela prática da atividade física compreendem o favorecimento da sociabilização, o espírito de luta, o controle da ansiedade e a autoestima.

III. A educação física adaptada é um método bem determinado, completo e suficiente para ajustar qualquer atividade física às necessidades de um aluno portador de deficiência física. Assim, o professor pode adequar o conteúdo da sua aula sem a necessidade de usar recursos materiais específicos, sendo necessário apenas seguir um roteiro predeterminado sobre como realizar jogos para alunos com limitações físicas.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

473Q472406 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à estrutura e ao funcionamento do corpo, bem como aos princípios básicos e efeitos do treinamento físico, julgue os próximos itens.

Dos fatores que afetam o aprimoramento do treinamento com exercícios, a frequência e a duração de realização das sessões de treinamento são os mais determinantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

474Q471917 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Os programas aquáticos infantis podem ser muito benéficos em termos de fornecimento de estímulos adicionais, pois promovem a interação entre os pais e a criança. Eles, porém, envolvem perigosos potenciais que devem ser conhecidos. Marque a alternativa CORRETA com relação a esses perigos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q846258 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Direitos Fundamentais no ECA, Professor de Educação Física, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O direito à igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola é assegurado às crianças pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

II. É dever do Estado assegurar ao adolescente o acesso ao Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

476Q328899 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Física, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

No que se diz respeito ao ensino religioso nas escolas. Marque a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

477Q842748 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, AV MOREIRA, 2020

Em uma partida de handebol, o comportamento dos atletas se fundamenta nos princípios de jogo que podem ser conforme a fase ofensiva ou defensiva. Indique a alternativa que exemplifica características de espaço defensivo em uma partida de handebol.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q846368 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, GUALIMP, 2020

No Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Educação Física, aponta o objeto de conhecimento “ginástica” a ser trabalhada com os alunos do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental. De tal forma, ao desenvolver este objeto de conhecimento espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

479Q473236 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Segundo Soler, em Educação Física Escolar, falar sobre jogo na escola é uma tarefa árdua, pois o espaço escolar na maioria das vezes não permite a presença do jogo. Existe toda uma organização escolar que impede o movimento, alegria e descontração, partindo do pressuposto de que pessoas imóveis aprendem melhor. Através do jogo, conseguimos uma melhor _____________, o trabalho em grupo é _____________, a imaginação é ______________, o prazer é muito ______________ em estar na escola, a _______________ ajuda a aprender (...).

As lacunas do trecho acima ficam correta e respectivamente preenchidas por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q474005 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ituiutaba MG

Método de treino caracterizado pela fragmentação do esforço total com pausas de recuperação entre os esforços permite que o estímulo tenha maior intensidade que pode ter característica completa ou incompleta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.