Início

Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q472180 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O Programa Esporte para Todos, conhecido pela sigla EPT, é uma proposta que atende aos princípios de um tipo de manifestação esportiva: o esporte comunitário. Acerca das características do EPT, julgue os itens seguintes. O principal objetivo do esporte comunitário é estimular a adesão das pessoas à prática esportiva, para aumentar o número de praticantes e contribuir para a descoberta de talentos esportivos.
  1. ✂️
  2. ✂️

482Q472238 | Educação Física, Professor de Educação Física, SES SC, UFSC

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação aos direitos do profissional de Educação Física, tomando como referência o Código de Ética dos Profissionais de Educação Física registrados no Sistema CONFEF/CREFs.

( ) Exercer a profissão sem ser discriminado por questões de religião, raça, sexo, idade, opinião política, cor, orientação sexual ou de qualquer outra natureza.

( ) Recorrer ao Conselho Regional de Educação Física, quando impedido de cumprir a lei ou o que dispõe o Código de Ética, no exercício da profissão.

( ) Respeitar e fazer respeitar o ambiente de trabalho, bem como os colegas de profissão e seus superiores.

( ) Participar de movimentos em defesa da dignidade profissional, principalmente na busca de aprimoramento técnico, científico e ético.

( ) Promover a Educação Física no sentido de que ela seja um meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

483Q472029 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

O tempo escolar segue uma formalização importante para a organização das atividades ao longo do calendário letivo, mas essa formalização não deve representar um cerceamento da autonomia da escola. De acordo com esse princípio, julgue os itens de 89 a 92. Os professores de educação física devem selecionar um conjunto específico de conteúdos que, ao longo das etapas de Educação Infantil, permitem às crianças o acesso a uma quantidade mínima de estímulos considerados importantes para o seu desenvolvimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

484Q471707 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Na atualidade, no basquetebol, atribui-se numeração tática de ataque de acordo com a função de cada jogador. Por exemplo, o jogador

1 é denominado ala-pivô e prepara as jogadas de ataque e bloqueio.

  1. ✂️
  2. ✂️

485Q473248 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

No futsal, a bola continuará em jogo quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q841939 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

Como se sabe, a estabilidade é a mais básica de todas as categorias de movimento manipulativos e locomotores e está intrinsecamente relacionada a uma forma de execução do movimento corporal denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

487Q473872 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Patis MG, COTEC

O desenvolvimento das capacidades coordenativas é o foco do processo de ensino-aprendizagemtreinamento na fase universal do sistema de formação esportiva. A respeito do assunto levantado, analise as proposições I e II.

I - A capacidade de determinar o espaço disponível e nele atuar, utilizando todas as suas possibilidades.

II - Implica em saber se relacionar adequadamente com os companheiros, adversários e com o objeto central do jogo.

Sobre o exposto nas proposições I e II, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

488Q472101 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. A educação física deve investir na ampliação da capacidade expressiva da criança, desenvolvendo a sua sensibilidade estética e a sua curiosidade acerca de novos movimentos e novas brincadeiras.
  1. ✂️
  2. ✂️

489Q472164 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere a ritmo e dança, julgue os itens a seguir.

Os ritmos fisiológicos, relativos às funções vitais como respiração, frequência cardíaca, sono e vigília, são isolados uns dos outros, não exercendo influências mútuas.

  1. ✂️
  2. ✂️

490Q473448 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Com relação ao atendimento de urgência, no caso de queimaduras, referente a postura adotada pelo pronto socorrista, marque a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

491Q472681 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

Da importância do movimento no desenvolvimento humano pode-se destacar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q474040 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ituiutaba MG

Para montagem de algum jogo ou brincadeira são necessárias algumas técnicas, tais como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

493Q471489 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

Em uma visão crítica, a psicomotricidade vem sendo questionada como um dos conteúdos de ensino nas aulas de Educação Física escolar, pois seus saberes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

494Q472112 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

O tempo escolar segue uma formalização importante para a organização das atividades ao longo do calendário letivo, mas essa formalização não deve representar um cerceamento da autonomia da escola. De acordo com esse princípio, julgue os itens de 89 a 92. A elaboração do projeto político-pedagógico de uma escola tem de ser fruto de debate coletivo sobre os objetivos, estudo sobre a melhor maneira de alcançá-los e um olhar atento para as crianças, a comunidade e a própria escola.
  1. ✂️
  2. ✂️

495Q471616 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. A diversidade das teorias pedagógicas existentes na educação física, que ora enfatizam o jogo, ora, a saúde ou o desenvolvimento psicomotor da criança, indica que a melhor opção é fazer uma mistura metodológica, utilizando de tudo um pouco.
  1. ✂️
  2. ✂️

496Q474270 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Freire relaciona princípios do ensino do futebol que é transferível para o ensino de qualquer modalidade esportiva, dentre os princípios um deles caracteriza-se pela importante missão de comprometer-se com a educação em valores e educação de atitude. Quais dos princípios elencados pelo referido autor se refere a esta caracterização?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

497Q472497 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Considere o exemplo de atividade a seguir:

As crianças deitadas no chão, ao som de um pandeiro, levantarão um dos braços. A seguir, ao som de um triângulo (ou outro instrumento), as crianças levantarão o outro braço. A mesma atividade pode ser realizada com os pés. Em seguida, as crianças correm por todo o ginásio. Quando o professor diz: “Olá!”, as crianças param, buscam o colega mais próximo e o saúdam movendo o braço e a mão: “De quantas maneiras podemos cumprimentar um amigo?”.

Levando em conta a atividade descrita, assinale a alternativa que indica o objetivo correto desse exercício.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q474015 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Dentre os sistemas biológicos de controle do corpo humano estão os mecanismos neuronais. Em relação a eles, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q474277 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

O atual debate a respeito da educação indica que o currículo incide nos processos de constituição da identidade dos sujeitos. Como elemento da história da educação, a Educação Física, ao longo de sua trajetória, veiculou conhecimentos em seu currículo necessários para a constituição de identidades imprescindíveis aos projetos políticos organizados pelo Estado. Diante disso, o currículo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q471729 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. Como a quadra é destinada às suas aulas de educação física, que não podem ser realizadas em outro local, o professor de educação física deve recusar-se a emprestá-la a um professor que queira realizar, nessa quadra, uma atividade prática relacionada à geometria.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.