Início

Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q846325 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Fomentar a articulação da escola com os diferentes espaços educativos, culturais e esportivos e com equipamentos públicos, como centros comunitários, bibliotecas, praças, parques, museus, teatros, cinemas e planetários, é uma das estratégias da Meta 6 do Plano Nacional de Educação, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014.

II. Implantar, ao longo do Plano Nacional de Educação (PNE), salas de recursos multifuncionais e fomentar a formação continuada de professores e professoras para o atendimento educacional especializado nas escolas urbanas, do campo, indígenas e de comunidades quilombolas é uma das estratégias da Meta 4 do PNE, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014.

III. Apoiar a ampliação das equipes de profissionais da educação para atender à demanda do processo de escolarização dos (das) estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, garantindo a oferta de professores (as) do atendimento educacional especializado, profissionais de saúde, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, tradutores (as) e intérpretes de Libras, guias-intérpretes para surdos-cegos, professores de Libras e professores bilíngues, é uma das estratégias da Meta 6 do Plano Nacional de Educação, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

542Q472376 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

A APTIDÃO FÍSICA, definida pela capacidade humana de realizar atividades físicas, pode ser dividida em 2 (duas) formas distintas de abordagem. São elas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

543Q471681 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

Os nutrientes são substâncias químicas utilizadas para as mais diversas funções fisiológicas no nosso corpo. Entretanto, os nutrientes energéticos são somente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

544Q471501 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Iniciada na década de 80 do século XX, a intitulada crise de identidade da Educação Física deu margem a uma série de discussões que, de certa forma, permanecem em pauta no debate acadêmico acerca da função política e social a ser desempenhada pela educação física no contexto escolar. Acerca do resgate da dimensão formativa da Educação Física, julgue os itens abaixo. A condição de atleta ou de ex-atleta contribui significativamente para a atuação do professor no contexto escolar de modo que a função pedagógica da Educação Física seja cumprida.
  1. ✂️
  2. ✂️

545Q472396 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

O conceito de MODERADAMENTE ATIVO adotado por Nahas (2006) equivale às seguintes condições:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

546Q471656 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

Pode-se entender a educação física escolar como uma prática historicamente construída, cujo objeto de estudo e aprendizagem situa-se no âmbito da cultura corporal, em suas diferentes dimensões sociais e culturais. Nessa concepção, a Educação Física objetiva contribuir com a formação de sujeitos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

547Q473966 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

O trabalho pedagógico envolvendo as práticas corporais na natureza tem sido apontado como gerador de efeitos positivos no que tange à educação ambiental. Resguardados os procedimentos alinhados a uma educação sensibilizadora, destaca-se como aspecto positivo dessa opção metodológica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

548Q472732 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Quanto aos aspectos históricos da Educação Física, julgue os itens a seguir. O Movimento Esportivo Inglês mantém relação direta com o desenvolvimento econômico da Inglaterra durante a Revolução Industrial e com suas implicações: a adoção de um estilo de vida urbano e a organização política dos trabalhadores para reivindicar melhorias sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️

549Q471456 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Iniciada na década de 80 do século XX, a intitulada crise de identidade da Educação Física deu margem a uma série de discussões que, de certa forma, permanecem em pauta no debate acadêmico acerca da função política e social a ser desempenhada pela educação física no contexto escolar. Acerca do resgate da dimensão formativa da Educação Física, julgue os itens abaixo. Na formação do profissional de Educação Física, deve-se desenvolver, predominantemente, o domínio dos fundamentos biomédicos e técnico-esportivos desse profissional e, na medida do possível, estimular a reflexão filosófica e psicopedagógica.
  1. ✂️
  2. ✂️

550Q471998 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Uma professora reuniu seus alunos no início do período letivo e levou-os para uma incursão pelo bairro onde estava inserida a escola em que trabalhava. Ela orientou os alunos a fazerem anotações, durante o passeio, sobre as práticas corporais observadas pelo caminho. Com base nessa situação, é correto afirmar, considerando-se os estudos culturais, que a professora

teve como propósito exclusivo fazer uma avaliação diagnóstica da cultura corporal da comunidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

551Q473047 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Iniciada na década de 80 do século XX, a intitulada crise de identidade da Educação Física deu margem a uma série de discussões que, de certa forma, permanecem em pauta no debate acadêmico acerca da função política e social a ser desempenhada pela educação física no contexto escolar. Acerca do resgate da dimensão formativa da Educação Física, julgue os itens abaixo. A Educação Física, sendo considerada área de intervenção social, está, historicamente, mais próxima da saúde que da educação.
  1. ✂️
  2. ✂️

552Q473323 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A crítica social do esporte, na sociedade capitalista, propõe uma reflexão acerca de como interesses políticos e econômicos distorcem os princípios gerais que regulam a prática esportiva. Julgue os itens subseqüentes que tratam da tendência crítica e transformadora da Educação Física atual. Quando se afirma, na área do esporte, que a vitória está ao alcance de todos, e oculta-se o fato de que nem todos possuem as mesmas condições de vida e de treinamento, mantém-se o status quo, pois transfere-se para o indivíduo o papel de superar as adversidades e conquistar o sucesso, como se essa possibilidade fosse um resultado exclusivo do seu esforço.
  1. ✂️
  2. ✂️

553Q472151 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Considerando a influência da Educação Física na educação infantil, julgue os itens seguintes. A educação física infantil deve proporcionar oportunidades diversificadas de movimentos às crianças, evitando-se a especialização precoce dos movimentos, ou seja, é preciso incentivar, sem exigir.
  1. ✂️
  2. ✂️

554Q473954 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

O desenvolvimento motor pode ser conceituado como o processo de mudanças no movimento contínuo relacionado à idade, bem como as interações das restrições que induzem tais mudanças. Por restrições entende-se uma característica que encoraja alguns movimentos, enquanto desencoraja outros. Sobre estas restrições analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Restrições individuais: são características físicas mentais específicas de uma pessoa ou organismo. Por exemplo: a altura, o comprimento de um membro, a força a motivação podem influenciar a maneira como o indivíduo se movimenta.

II. Restrições ambientais: são restrições relacionadas ao mundo que nos cerca. Exemplos desta restrição estão relacionados ao medo, à experiências anteriores e foco de atenção.

III. Restrições de tarefa: incluem os objetivos e a estrutura de regras de um movimento ou atividade específicos. O exemplo de um corredor que não se sente motivado a correr em um local com temperatura e umidade adversa pode restringir o movimento.

De acordo com Haywood e Getchell (2016) estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

555Q845678 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

São consideradas capacidades físicas determinadas por processos energéticos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

556Q846203 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O voleibol é um esporte que exige um elevado gasto energético por parte dos seus praticantes. Os movimentos de quicar a bola no chão da quadra, arremessar a bola e pular em direção à cesta para marcar um ponto costumam representar um exercício físico completo, que movimenta todos os principais grupos musculares.

II. O objetivo do futsal é fazer a bola passar sobre a rede de modo que a bola toque no chão dentro da quadra adversária. O futsal é um desporto olímpico que deve ser praticado nas modalidades individual ou em duplas e, em competições oficiais, é praticado em três tempos de sete minutos, cada.

III. Ainda que a competição pareça ser algo inerente ao trabalho com o atletismo, o professor deverá ter o cuidado de tratá-la como um fator que favoreça a motivação de todas as crianças, pensando em estratégias para não gerar a exclusão de alguns alunos do processo educativo.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

557Q474248 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

A aorta parte do ventrículo esquerdo, acompanha a coluna vertebral, atravessa o diafragma e penetra na cavidade abdominal. Essa descrição corresponde a uma parcela da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

558Q472945 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Uma professora reuniu seus alunos no início do período letivo e levou-os para uma incursão pelo bairro onde estava inserida a escola em que trabalhava. Ela orientou os alunos a fazerem anotações, durante o passeio, sobre as práticas corporais observadas pelo caminho. Com base nessa situação, é correto afirmar, considerando-se os estudos culturais, que a professora

utilizou a atividade para verificar os tipos de práticas corporais observados e problematizar as relações culturais que permeiam a vida cotidiana do bairro nas aulas seguintes.

  1. ✂️
  2. ✂️

559Q472980 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Dentro dos Conteúdos da Cultura Corporal do Movimento, referentes às Lutas, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

560Q472789 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação em educação física, julgue os itens a seguir. A análise do resultado da avaliação deve evitar que o sucesso do aluno portador de necessidades educativas especiais seja visto unicamente como um mérito do professor, assim como deve evitar que o fracasso seja totalmente atribuído às referidas necessidades.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.