Início

Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q473428 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A crítica social do esporte, na sociedade capitalista, propõe uma reflexão acerca de como interesses políticos e econômicos distorcem os princípios gerais que regulam a prática esportiva. Julgue os itens subseqüentes que tratam da tendência crítica e transformadora da Educação Física atual. O esporte é a consagração objetiva da hierarquia do rendimento, tanto que o esportista é classificado de acordo com o resultado que obtém na competição; as oportunidades de ascensão social que o jogador tem dependem de sua atuação e estão diretamente relacionadas com o seu sucesso no jogo.
  1. ✂️
  2. ✂️

582Q472470 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Os usos dos esteróides anabólicos possuem alguns riscos adicionais para as mulheres. Marque a alternativa que NÃO corresponde a esses riscos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

583Q473008 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. A ausência de material pedagógico não compromete a aula de educação física, pois existem inúmeras atividades que podem ser realizadas com o próprio corpo da criança e que atuam como um suporte significativo para o seu desenvolvimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

584Q471991 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

O esporte coletivo envolve uma prática corporal composta de regras e organizações definidas que seja executada de forma competitiva. Handebol, futebol, futsal, basquetebol e voleibol são exemplos de esportes coletivos que fazem parte dessa cultura do movimento humano e que são ensinados nas aulas de educação física nas escolas brasileiras. Ao ensinar essas práticas corporais nas escolas, o professor deve

basear-se, na preparação das aulas, em características e elementos próprios dos mencionados esportes, que são, entre outras, a bola, as metas e as regras.

  1. ✂️
  2. ✂️

585Q471547 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Quanto aos aspectos históricos da Educação Física, julgue os itens a seguir. As propostas do Movimento Ginástico Europeu se confundem com as questões relacionadas ao nacionalismo — direito de cada povo cultural e racialmente unido de governar a si próprio — e, conseqüentemente, ao militarismo, como uma das principais maneiras de se assegurar a soberania da nação — povo forte, nação forte.
  1. ✂️
  2. ✂️

586Q473103 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O Programa Esporte para Todos, conhecido pela sigla EPT, é uma proposta que atende aos princípios de um tipo de manifestação esportiva: o esporte comunitário. Acerca das características do EPT, julgue os itens seguintes. Entre os principais objetivos do esporte comunitário, destacam-se: saúde, lazer e integração social.
  1. ✂️
  2. ✂️

587Q473174 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. Para ser valorizada, a educação física deve se aproximar de outros conteúdos, criando, por exemplo, brincadeiras específicas com o objetivo de favorecer o ensino de alguns conceitos matemáticos, normalmente muito abstratos.
  1. ✂️
  2. ✂️

588Q324450 | Pedagogia, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

Leia o trecho a seguir para responder às questões 16 e 17.

“De acordo com Libâneo (2002), as tendências pedagógicas originaram?se de movimentos sociais e filosóficos, num dado momento histórico, que propiciam também a união das práticas didático?pedagógicas, com os desejos e aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento.”

Acerca destas tendências pedagógicas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

589Q471667 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, quanto a aspectos gerais da educação física na escola. A restrição ao uso do material esportivo, como uma bola de voleibol, na realização de outros tipos de brincadeiras é uma medida adequada para evitar um desgaste acentuado de material de custo elevado, que possui um fim específico.
  1. ✂️
  2. ✂️

590Q472508 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

Um programa corporativo voltado para o bem-estar de funcionários, segundo Chiavenato (2004), deve ser composto por 3 (três) dimensões interdependentes. São elas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

591Q471521 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de alimentação, exercício físico, exercício resistido e aumento de massa muscular, julgue os itens que se seguem.

Os adultos e as crianças púberes têm dificuldade de aumentar sua massa muscular, devido ao fato de seus níveis de androgênios serem relativamente baixos.

  1. ✂️
  2. ✂️

592Q472056 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

Marque dentre os tópicos a seguir aquele que ocorre quando um corredor aumenta sua velocidade de deslocamento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q473615 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. As brincadeiras infantis dependem da influência de um contexto social e cultural que as tornem significativas para as crianças, o que confere um destaque especial para o papel da escola na promoção do desenvolvimento dessas brincadeiras.
  1. ✂️
  2. ✂️

594Q337974 | Matemática, Professor de Educação Física, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLAN

Num pote havia 45 biscoitos e foram consumidos diariamente 2 biscoitos a mais do que no dia anterior. Se em 5 dias de consumo ainda sobraram 5 biscoitos, então o número de biscoitos consumidos nos 3 primeiros dias foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

595Q809567 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Sobre o Ensino Fundamental, a Lei nº 9394/96 determina que:

I. É vedado aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos.

II. O ensino fundamental será presencial, sendo vedada em qualquer circunstância a utilização do ensino a distância.

III. Os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada.

IV. O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e de processos próprios de aprendizagem.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q473989 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Patis MG, COTEC

A partir da junção dos elementos das capacidades motoras e coordenativas, temos as chamadas capacidades mistas. Em I e II são apresentadas informações acerca de uma capacidade mista. Analise-as.

I - Seu treinamento pode ser usado como forma de prevenção de lesões.

II - O não treinamento desta capacidade motora limita a velocidade máxima de movimento e a aprendizagem de novas técnicas.

Em relação ao exposto em I e II, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

597Q473743 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

“Trata-se de uma arrumação de palavras sem acompanhamento de melodia, mas às vezes é rimada e, nesse caso, a emissão da voz obedece a um ritmo que a própria metrificação das sílabas lhe empresta. Sua finalidade é ensinar algo à criança ou entretê-la. As ________________, embora se aproxime do acalanto, possuem ritmo e não música; usadas para decorar nomes ou números e ainda para exercitar a boa pronúncia da criança.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q472794 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

O conceito de SEDENTÁRIO adotado por Nahas (2006) equivale às seguintes condições:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

599Q473593 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Considerando as fases de desenvolvimento motor de crianças de 10 a 12 anos de idade, ao ministrar aulas de handebol para alunos dessa faixa etária, o professor deve

organizar as sessões de prática das habilidades básicas de forma que os alunos adquiram padrões fundamentais de movimento maduros bem como experiências práticas, para diversificar tais padrões.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.