Início

Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q474453 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Embora a Ginástica Geral possa dialogar e interagir com outras práticas e elementos da cultura corporal, esta contém uma narrativa própria, constituída pelos signos e caracteres (conteúdo, forma, história, objetivos e orientação metodológica) que configuram e materializam a sua linguagem. A Ginástica Geral
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q843939 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

O basquetebol é um jogo de explosão muscular. Para tanto, o professor deve trabalhar, especialmente, as valências de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q842807 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, FAUEL, 2020

A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. Nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental. Com relação à unidade temática Brincadeiras e Jogos é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q845410 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, FAUEL, 2020

Em oposição à vertente mais tecnicista, esportivista e biologicista surge no final da década de 70 novas abordagens na Educação Física escolar, inspiradas no momento histórico social pelo qual passou o país além de questões específicas da própria Educação Física. Coexistem atualmente várias concepções, tendo em comum a tentativa de romper com o modelo anterior da Educação Física. Essas abordagens resultam da articulação de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas. Todas essas correntes têm ampliado os campos de ação e reflexão para a área, o que a aproxima das ciências humanas. Embora contenham enfoques diferenciados entre si, tem em comum a busca de uma Educação Física que articule as múltiplas dimensões do ser humano. As abordagens que tiveram maior impacto a partir de meados da década de 70 são comumente denominadas como?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q474479 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Em uma escola de ensino médio, o professor de educação física utilizou o teste de doze minutos, conhecido como teste de Cooper, por três vezes durante o semestre letivo, para avaliar a aptidão física relacionada à saúde de seus alunos.

À luz das teorias do treinamento, essa iniciativa do professor objetiva

fazer os alunos correrem a maior distância possível, a fim de avaliar as condições musculares deles.
  1. ✂️
  2. ✂️

66Q473583 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

A participação em atividade física regular e a orientação alimentar são usualmente recomendadas na ação contra a obesidade infantil, para que auxiliem a criança a desenvolver um estilo de vida mais saudável e ativo. A(s) base(s) de tais recomendações preceitua(m) que

os exercícios, quando realizados precocemente durante o período de crescimento, previnem a formação de novas células adiposas.

  1. ✂️
  2. ✂️

67Q840534 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

Em uma avaliação, o professor de Educação Física realiza um teste de corrida de 2.400 metros, em doze minutos (Cooper). Assinale a alternativa que apresenta a via predominante de gasto energético e o principal substrato utilizado pelo organismo durante referida atividade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q843535 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

No conceito de Balanço Calórico estão envolvidos outros conceitos. Sobre o tema, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - volume do exercício e número de refeições. II - intensidade do exercício e variedade de dieta. III - valor energético dos alimentos e valor do gasto energético das atividades físicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q28735 | Português, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Texto associado.
Conpozissão imfãtil

    O mundo é dividido em nações, que é o nome que tem os países como o Brasil, o Japão, etc., mas não Rio de Janeiro, Cuiabá, Pernambuco, que isso não é nação, é cidade. Quase nunca a gente percebe que o mundo é dividido em nações porque aqui no Brasil só tem brasileiro e a gente fica pensando que o mundo é como o Brasil, mas em copas do mundo a gente percebe. Cada nação insiste em falar uma língua diferente. Não sei por que todo mundo não fala português, que é tão fácil que até criança pequena fala, sem precisar estudar, como precisa com todas as outras línguas. Na Suíça e na Bélgica eles falam muitas línguas, além do suíço e do bélgico. Na hora do hino, cada jogador canta numa língua e fica parecendo com a hora do recreio, quando todo mundo grita e ninguém entende, mas eles estão acostumados. Também no jogo cada um fala com o outro numa língua, e isso é uma maneira de confundir o outro time, que não sabe o que eles estão combinando.
   Cada nação tem uma camisa diferente, para a gente saber de que nação a pessoa é, e isso não só os jogadores mas também as pessoas que vão assistir e até as pessoas nas ruas, no ônibus, no avião ou no metrô. A melhor é a de um país chamado Croácia, onde vivem os croatas, que são pessoas que gostam muito de jogar xadrez, por isso a camisa deles é como um tabuleiro de xadrez, como os quadradinhos branco e vermelho. Quando o jogo está chato, os jogadores param de jogar futebol, tiram a camisa, estendem ela no chão e jogam xadrez. O público de lá gosta muito mais, e canta e torce muito mais. A camisa da França é azul e os jogadores são chamados de “azuis”, mas na verdade só a camisa é azul, eles são brancos ou pretos, como todo mundo.
   As nações têm bandeiras e hinos. Acho a bandeira do Brasil a mais bonita de todas, fora algumas, e muito bem feita para o futebol: tem o verde dos gramados, o amarelo da taça que o campeão vai ganhar e a bola. No meio tem uma faixa que quando o Brasil é campeão fica escrito campeão”, e quando não é fca escrito uma bobagem qualquer. Nunca vi tanta bandeira como agora. Algumas são sem graça, como as que têm só duas cores e uma cruz no meio. Outras são interessantes, principalmente para nós, meninas, como as que têm estrelinhas e outros desenhos. A da Costa Rica tem naviozinhos de um lado e do outro de uma terra com vulcões. Mostra como o país é fninho e como é difícil viver nele, todo mundo muito apertado, quase sem poder respirar, e ainda com medo de vulcão. A mais engraçada é a da Argentina, que tem um solzinho com olho, nariz e boca. É uma bandeira amiga das crianças. Meu pai não gosta que eu torça para a Argentina, mas eu torço, por causa do solzinho, e não falo para ele.
    Antes do jogo tem os hinos e a televisão vai traduzindo o que eles estão cantando. Aí eu tenho medo. O da França diz para os filhos da pátria formarem batalhões e atacarem os inimigos. Deve ser terrível viver na França. Lá tem inimigos que querem estrangular as crianças, diz o hino deles. Os franceses cantam essas coisas como se não fosse nada demais, mas eu nunca vou querer ir lá na França. Esses países são muito inseguros. Nos Estados Unidos o hino explica que tem foguetes e bombas voando. Como os jogadores podem ser bonzinhos depois de cantar essas coisas? Teve um que mordeu um outro. Acho que foi pouco, coisas muito piores podiam acontecer. Podia acontecer de morrerem, por exemplo.Tem muito hino que fala de morrer. O da Itália pede que todos estejam prontos para morrer, porque a Itália chamou. Como é que pode chamar os outros para morrer? O do Uruguai pede para escolher a pátria ou o túmulo. O nosso do Brasil, que eu prefro, entre outros, porque não dá para entender as palavras, e por isso não ameaça ninguém, mesmo assim tem um pedaço que diz que a gente não teme a própria morte. A Fifa não devia deixar eles cantarem essas coisas. É um risco no fim do jogo o campo ficar cheio de mortos. Faz bem o jogador da França que não canta o hino deles, ainda mais um hino daqueles. Os nossos cantaram sempre, todos, e choraram muito. Não sei porque. Quem chorou mais, eu acho, foi o Thiago Silva. Aqui em casa até meu pai chorou. Eu não choro. Tenho mais o que fazer.

Toledo, R.P., Veja, 09/07/2014 (texto adaptado)
De acordo com a norma culta, assinale a alternativa em que se observa inadequação quanto à concordância verbal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q473988 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

As danças, os esportes, as lutas, as brincadeiras e as ginásticas das mais variadas origens étnicas, sociais e regionais compõem um vasto patrimônio cultural marcado pela pluralidade. A tematização dessas práticas corporais nas aulas de Educação Física contribui para:

I. A adoção de uma postura não preconceituosa diante das manifestações de diferentes grupos.

II. O aprofundamento dos conteúdos de ensino e a variabilidade motora dos alunos.

III. A ampliação do espectro de conhecimentos sobre a cultura corporal de movimento.

IV. A descoberta de outras formas de aquisição e manutenção da saúde.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q471844 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

acordo com seus conhecimentos em Anatomia humana, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) As funções do tecido muscular incluem: produção de movimentos corporais, estabilização das posturas corporais, regulação do volume dos órgãos, movimento de substâncias dentro do corpo e produção de calor.

( ) Agonistas são os músculos principais que são ativados num dado movimento específico; eles se contraem ativamente para produzir movimento. Antagonistas são músculos que se opõem à ação dos agonistas; quando o agonista se contrai, o antagonista relaxa progressivamente produzindo um movimento suave.

( ) Quanto aos tipos, temos: músculos estriados esqueléticos, localizados nos vasos sanguíneos, vias aéreas e maioria dos órgãos da cavidade abdominopélvica, sendo de ação involuntária controlada pelo sistema nervoso autônomo; músculos lisos, que contraem- se por influência da nossa vontade, ou seja, são voluntários; músculo estriado cardíaco representa a arquitetura cardíaca; é um músculo estriado, porém involuntário.

( ) Em contrações concêntricas o músculo se encurta e traciona outra estrutura, reduzindo o ângulo de uma articulação. Em contrações excêntricas há aumento do comprimento total do músculo.

( ) As funções do sistema esquelético incluem: sustentação do organismo (apoio para o corpo), proteção de estruturas vitais, base mecânica para o movimento, armazenamento de sais, função hematopoiética.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q374607 | Português, Estrutura das Palavras, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Os prefixos e sufixos podem alterar o significado quando ligados ao radical de uma palavra. Em qual alternativa todas as palavras apresentam a mesma composição sendo: prefixo + radical:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q474511 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Alunos de uma escola começaram a praticar o basquetebol e, por se encontrarem na primeira fase de aprendizagem, necessitam de um feedback extrínseco do professor, isto é, informações acerca de acertos e erros na prática do esporte.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, relativos à utilização do feedback extrínseco na aprendizagem da bandeja.

O professor deve informar os alunos sobre erros ocorridos a cada tentativa de prática, principalmente em se tratando de alunos da primeira fase da aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

76Q473871 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

A transferência da aprendizagem motora pode ser classificada em três categorias: positiva, nula e negativa. Uma transferência de aprendizagem é considerada positiva quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q558165 | Informática, Navegadores, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

No quadro abaixo, numere a coluna 1 com a coluna 2 e em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

COLUNA 1

(1) Cookies.

(2) Pop-ups.

(3) Plug-ins.

COLUNA 2

( ) São programas, normalmente, não fabricados pelo mesmo fabricante do navegador, que ajudam a processar tipos especiais de conteúdo da Web.

( ) São informações que os sites Web armazenam em um arquivo texto criado no computador do usuário final. Eles armazenam preferências, informações de estado ou registros de navegação do usuário.

( ) São janelas, normalmente menores, que abrem no navegador quando as páginas abertas possuem tal recurso. Normalmente, possuem informação extra ou propaganda.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q840617 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Professor de Educação Física, AV MOREIRA, 2020

Para que seja determinada a zona alvo de treinamento de um indivíduo, o treinador utilizou a fórmula de karvonen para conseguir alcançar seus objetivos durante o treinamento. Sobre a fórmula de karvonen é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q842454 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educação Física, FAUEL, 2020

Cada vez mais se fala sobre qualidade de vida. É uma concepção que envolve parâmetros das áreas de saúde, arquitetura, urbanismo, lazer, gastronomia, esportes, educação, meio ambiente, segurança pública e privada, entretenimento, novas tecnologias e tudo o que se relacione com o ser humano, sua cultura e seu meio. Logo, o universo de conhecimento em qualidade de vida se expressa como uma área multidisciplinar de conhecimento que engloba além de diversas formas de ciência e conhecimento popular, conceitos que permeiam a vida das pessoas como um todo. Assim, diferentes autores e instituições apresentam diferentes conceitos sobre o termo qualidade de vida. Para a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q843796 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

O futsal é o nome internacional usado para o esporte conhecido como futebol de salão. A modalidade tem passado por transformações em suas regras, a fim de tornar-se cada vez mais dinâmica e atraente para o público e os meios de comunicação.

Com relação ao jogo, existe uma divisão em relação às posições dos jogadores e às suas características principais. O pivô, por exemplo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.