Início Questões de Concursos Professor de Educação Física Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Educação Física Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 601Q473661 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes, quanto a aspectos gerais da educação física na escola. Para ser valorizada, a educação física deve se aproximar de outros conteúdos, criando, por exemplo, brincadeiras específicas com o objetivo de favorecer o ensino de alguns conceitos matemáticos, normalmente muito abstratos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 602Q471677 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPEUma professora reuniu seus alunos no início do período letivo e levou-os para uma incursão pelo bairro onde estava inserida a escola em que trabalhava. Ela orientou os alunos a fazerem anotações, durante o passeio, sobre as práticas corporais observadas pelo caminho. Com base nessa situação, é correto afirmar, considerando-se os estudos culturais, que a professora identificará as manifestações culturais existentes na comunidade para selecionar aquelas que se adaptam ao espaço institucional e a cultura hegemônica da escola. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 603Q471422 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEOs autores dedicados à reflexão crítica acerca do papel desempenhado pelo lazer na sociedade capitalista pretendem superar algumas posturas ditas mercadológicas e incentivar a adoção de posturas consideradas coerentes com o atual contexto cultural, educacional e político. Acerca da crítica social aos usos e desusos do esporte de lazer, julgue os itens a seguir. Segundo a lógica capitalista, o lazer é considerado um tempo inútil, marcado pela falta de seriedade e de ocupação, servindo apenas para a recuperação do desgaste provocado pelo trabalho. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 604Q473515 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes, quanto a aspectos gerais da educação física na escola. Como a quadra é destinada às suas aulas de educação física, que não podem ser realizadas em outro local, o professor de educação física deve recusar-se a emprestá-la a um professor que queira realizar, nessa quadra, uma atividade prática relacionada à geometria. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 605Q473018 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPECom relação aos cuidados metodológicos a serem tomados para uma prática adequada da atividade física com alunos do ciclo III, 5.ª e 6.ª séries do Ensino Fundamental, julgue os itens que se seguem. Considere que os alunos queiram formar um grupo de corrida, com a intenção de treinarem juntos. Nessa situação, o professor deve incentivar a iniciativa, pois não existe nenhum inconveniente de que todos corram ao mesmo tempo, já que os efeitos da corrida sobre o organismo são equivalentes, independentemente do estágio inicial de aptidão física de cada aluno. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 606Q473790 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEA partir da década de 80 do século XX, observa-se um esforço no sentido de reorientar o trabalho pedagógico da Educação Física, revisando-se, com isso, o papel que compete ao professor na formação integral da criança, em uma visão mais ampla de educação e de currículo. Tendo dessa informação como referência inicial, julgue os itens de 56 a 60. Como existem muitas atividades que podem ampliar as vivências corporais das crianças, o professor não deve restringir a escolha dos conteúdos à sua experiência pessoal, mesmo que ele seja campeão em um esporte específico. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 607Q472262 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPEA participação em atividade física regular e a orientação alimentar são usualmente recomendadas na ação contra a obesidade infantil, para que auxiliem a criança a desenvolver um estilo de vida mais saudável e ativo. A(s) base(s) de tais recomendações preceitua(m) que a obesidade é o resultado de calorias em excesso, independentemente do tipo de fonte. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 608Q472306 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPEAtualmente, no voleibol, o jogador líbero atua como o único jogador que não pode atacar saltando; se necessário, ele deve passar a bola, por meio de toque ou de manchete, para a quadra adversária. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 609Q473342 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDESPresença constante nas falas dos educadores, ser ético pressupõe uma carga de obrigatoriedade e compromisso para com o outro. Com a ética, instala-se no espaço escolar a necessidade de reconhecimento dos sujeitos enquanto atuantes no seu micro-universo, responsáveis pela problematização das ações e dos saberes instituídos. Para os educadores, a ética é vinculada como norteadora do comportamento dos atores, das ações e atitudes que estes praticam no ambiente escolar permitindo, assim, o diálogo constante na intencionalidade de melhor resolver os problemas educativos. Acerca de seus conhecimentos sobre ética na escola, marque a alternativa que NÃO apresenta adequado comportamento de um professor: ✂️ a) Aceitar-se e entender-se como modelo; ✂️ b) Ser mediador; ✂️ c) Ser capaz de mobilizar os alunos para a boa ação; ✂️ d) Promover relação de indiferença entre e com os alunos; ✂️ e) Respeitar e fazer respeitar as normas da escola em que trabalha. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 610Q472990 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes, quanto a aspectos gerais da educação física na escola. A verdadeira interdisciplinaridade requer um reposicionamento da prática pedagógica escolar, de forma que a criança se localize no centro do processo educativo, com suas necessidades corporais, afetivas e cognitivas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 611Q840101 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020As reflexões e avanços gerados pela discussão da proposta crítico-superadora contribuiu para que se pensasse em uma nova educação física no espaço escolar, esta proposta se fundamentava em uma orientação filosófica, na qual o indivíduo: ✂️ a) Conhece sua realidade historicamente construída. ✂️ b) Contribui para ampliar o interesse por investigações. ✂️ c) Faz a interpretação das experiências. ✂️ d) Descobre e transposiciona obstáculos que possam se relacionar com a ginástica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 612Q474319 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ituiutaba MGA porção muscular carnosa e contrátil, constituído por células especializadas que se contraem sob estimulação nervosa para a realização dos movimentos, com a presença abundante de um pigmento respiratório chamado mioglobina é: ✂️ a) Fascículo. ✂️ b) Ventre. ✂️ c) Fibra muscular. ✂️ d) Miofibrila. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 613Q473815 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEMuitas vezes, o termo desenvolvimento motor é confundido com outros conceitos a ele relacionados, tais como aprendizagem motora, crescimento físico, controle motor e maturação. Julgue os próximos itens, relativos a esses conceitos. O termo crescimento físico pode ser corretamente utilizado como sinônimo de desenvolvimento motor, pois ambos referem-se a modificações no tamanho do corpo que acarretam mudanças funcionais na capacidade de realizar movimentos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 614Q473667 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEAcerca da avaliação em educação física, julgue os itens a seguir. A avaliação da aprendizagem deve considerar o estágio inicial das crianças, pois uma criança muito habilidosa pode aprender menos nas aulas do que uma que, no início do ano, mal saiba jogar, mesmo que a primeira ainda seja mais habilidosa que a segunda. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 615Q471517 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, relativos à influência de aspectos psicossociais na atitude dos alunos e no interesse deles pelas aulas de educação física. Professores devem dar atenção especial à denominada socialização aversiva, quando experiências ruins, que deixam a criança envergonhada ou diminuída diante dos colegas, chegam a desestimular a sua participação em atividades esportivas e a comprometer a própria capacidade de aprendizagem de novos movimentos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 616Q473312 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGRDentro do contexto da Educação e Lazer, referente ao tema EDUCAR PELO LAZER e EDUCAR PARA O LAZER, marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, sendo o lazer, o meu objetivo, em si. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação e utilizá-lo como meio educacional. ✂️ b) Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação e utilizá-lo como meio educacional. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, contudo, não sendo o lazer, o meu objetivo, em si. ✂️ c) Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação e utilizá-lo como meio educacional. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, sendo o lazer, o meu objetivo, em si. ✂️ d) Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação não utilizando este como meio educacional e sim como uma atividade isolada. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, sendo o lazer, o meu objetivo, em si. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 617Q472090 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEAcerca da avaliação em educação física, julgue os itens a seguir. É possível retomar, como forma de avaliação, a mensuração de aspectos biométricos, desde que os resultados não sejam vistos como um mero produto, mas como parte de um processo de reflexão sobre a qualidade de vida das crianças. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 618Q472610 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGRNo âmbito da Educação Física, a Cultura Corporal de Movimento apresenta conteúdos específicos. São conteúdos da Cultura Corporal de Movimento, EXCETO: ✂️ a) Lazer. ✂️ b) Ginástica. ✂️ c) Jogos e Brincadeiras. ✂️ d) Dança e Atividades expressivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 619Q472183 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLANO Interacionismo Simbólico (Blumer, 1981) dispõe que o atributo simbólico é justificado pela premissa de que os homens agem baseados nos significados em relação às coisas e pessoas. Estes significados são adquiridos em interações sociais e podem ser modificados através de processos interpretativos. Qual tendência pedagógica da educação física tem a teoria do interacionismo simbólico como pressuposto teórico? ✂️ a) Crítico-superadora. ✂️ b) Concepções abertas. ✂️ c) Crítico-emancipatória. ✂️ d) Construtivista-interacionista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 620Q471703 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, no que se refere à capoeira. Na capoeira, o ritmo, induzido pelos instrumentos, não é significativo para a organização expressiva dos movimentos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
601Q473661 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes, quanto a aspectos gerais da educação física na escola. Para ser valorizada, a educação física deve se aproximar de outros conteúdos, criando, por exemplo, brincadeiras específicas com o objetivo de favorecer o ensino de alguns conceitos matemáticos, normalmente muito abstratos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
602Q471677 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPEUma professora reuniu seus alunos no início do período letivo e levou-os para uma incursão pelo bairro onde estava inserida a escola em que trabalhava. Ela orientou os alunos a fazerem anotações, durante o passeio, sobre as práticas corporais observadas pelo caminho. Com base nessa situação, é correto afirmar, considerando-se os estudos culturais, que a professora identificará as manifestações culturais existentes na comunidade para selecionar aquelas que se adaptam ao espaço institucional e a cultura hegemônica da escola. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
603Q471422 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEOs autores dedicados à reflexão crítica acerca do papel desempenhado pelo lazer na sociedade capitalista pretendem superar algumas posturas ditas mercadológicas e incentivar a adoção de posturas consideradas coerentes com o atual contexto cultural, educacional e político. Acerca da crítica social aos usos e desusos do esporte de lazer, julgue os itens a seguir. Segundo a lógica capitalista, o lazer é considerado um tempo inútil, marcado pela falta de seriedade e de ocupação, servindo apenas para a recuperação do desgaste provocado pelo trabalho. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
604Q473515 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes, quanto a aspectos gerais da educação física na escola. Como a quadra é destinada às suas aulas de educação física, que não podem ser realizadas em outro local, o professor de educação física deve recusar-se a emprestá-la a um professor que queira realizar, nessa quadra, uma atividade prática relacionada à geometria. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
605Q473018 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPECom relação aos cuidados metodológicos a serem tomados para uma prática adequada da atividade física com alunos do ciclo III, 5.ª e 6.ª séries do Ensino Fundamental, julgue os itens que se seguem. Considere que os alunos queiram formar um grupo de corrida, com a intenção de treinarem juntos. Nessa situação, o professor deve incentivar a iniciativa, pois não existe nenhum inconveniente de que todos corram ao mesmo tempo, já que os efeitos da corrida sobre o organismo são equivalentes, independentemente do estágio inicial de aptidão física de cada aluno. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
606Q473790 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEA partir da década de 80 do século XX, observa-se um esforço no sentido de reorientar o trabalho pedagógico da Educação Física, revisando-se, com isso, o papel que compete ao professor na formação integral da criança, em uma visão mais ampla de educação e de currículo. Tendo dessa informação como referência inicial, julgue os itens de 56 a 60. Como existem muitas atividades que podem ampliar as vivências corporais das crianças, o professor não deve restringir a escolha dos conteúdos à sua experiência pessoal, mesmo que ele seja campeão em um esporte específico. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
607Q472262 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPEA participação em atividade física regular e a orientação alimentar são usualmente recomendadas na ação contra a obesidade infantil, para que auxiliem a criança a desenvolver um estilo de vida mais saudável e ativo. A(s) base(s) de tais recomendações preceitua(m) que a obesidade é o resultado de calorias em excesso, independentemente do tipo de fonte. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
608Q472306 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPEAtualmente, no voleibol, o jogador líbero atua como o único jogador que não pode atacar saltando; se necessário, ele deve passar a bola, por meio de toque ou de manchete, para a quadra adversária. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
609Q473342 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDESPresença constante nas falas dos educadores, ser ético pressupõe uma carga de obrigatoriedade e compromisso para com o outro. Com a ética, instala-se no espaço escolar a necessidade de reconhecimento dos sujeitos enquanto atuantes no seu micro-universo, responsáveis pela problematização das ações e dos saberes instituídos. Para os educadores, a ética é vinculada como norteadora do comportamento dos atores, das ações e atitudes que estes praticam no ambiente escolar permitindo, assim, o diálogo constante na intencionalidade de melhor resolver os problemas educativos. Acerca de seus conhecimentos sobre ética na escola, marque a alternativa que NÃO apresenta adequado comportamento de um professor: ✂️ a) Aceitar-se e entender-se como modelo; ✂️ b) Ser mediador; ✂️ c) Ser capaz de mobilizar os alunos para a boa ação; ✂️ d) Promover relação de indiferença entre e com os alunos; ✂️ e) Respeitar e fazer respeitar as normas da escola em que trabalha. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
610Q472990 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes, quanto a aspectos gerais da educação física na escola. A verdadeira interdisciplinaridade requer um reposicionamento da prática pedagógica escolar, de forma que a criança se localize no centro do processo educativo, com suas necessidades corporais, afetivas e cognitivas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
611Q840101 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020As reflexões e avanços gerados pela discussão da proposta crítico-superadora contribuiu para que se pensasse em uma nova educação física no espaço escolar, esta proposta se fundamentava em uma orientação filosófica, na qual o indivíduo: ✂️ a) Conhece sua realidade historicamente construída. ✂️ b) Contribui para ampliar o interesse por investigações. ✂️ c) Faz a interpretação das experiências. ✂️ d) Descobre e transposiciona obstáculos que possam se relacionar com a ginástica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
612Q474319 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ituiutaba MGA porção muscular carnosa e contrátil, constituído por células especializadas que se contraem sob estimulação nervosa para a realização dos movimentos, com a presença abundante de um pigmento respiratório chamado mioglobina é: ✂️ a) Fascículo. ✂️ b) Ventre. ✂️ c) Fibra muscular. ✂️ d) Miofibrila. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
613Q473815 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEMuitas vezes, o termo desenvolvimento motor é confundido com outros conceitos a ele relacionados, tais como aprendizagem motora, crescimento físico, controle motor e maturação. Julgue os próximos itens, relativos a esses conceitos. O termo crescimento físico pode ser corretamente utilizado como sinônimo de desenvolvimento motor, pois ambos referem-se a modificações no tamanho do corpo que acarretam mudanças funcionais na capacidade de realizar movimentos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
614Q473667 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEAcerca da avaliação em educação física, julgue os itens a seguir. A avaliação da aprendizagem deve considerar o estágio inicial das crianças, pois uma criança muito habilidosa pode aprender menos nas aulas do que uma que, no início do ano, mal saiba jogar, mesmo que a primeira ainda seja mais habilidosa que a segunda. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
615Q471517 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, relativos à influência de aspectos psicossociais na atitude dos alunos e no interesse deles pelas aulas de educação física. Professores devem dar atenção especial à denominada socialização aversiva, quando experiências ruins, que deixam a criança envergonhada ou diminuída diante dos colegas, chegam a desestimular a sua participação em atividades esportivas e a comprometer a própria capacidade de aprendizagem de novos movimentos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
616Q473312 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGRDentro do contexto da Educação e Lazer, referente ao tema EDUCAR PELO LAZER e EDUCAR PARA O LAZER, marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, sendo o lazer, o meu objetivo, em si. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação e utilizá-lo como meio educacional. ✂️ b) Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação e utilizá-lo como meio educacional. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, contudo, não sendo o lazer, o meu objetivo, em si. ✂️ c) Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação e utilizá-lo como meio educacional. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, sendo o lazer, o meu objetivo, em si. ✂️ d) Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação não utilizando este como meio educacional e sim como uma atividade isolada. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, sendo o lazer, o meu objetivo, em si. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
617Q472090 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEAcerca da avaliação em educação física, julgue os itens a seguir. É possível retomar, como forma de avaliação, a mensuração de aspectos biométricos, desde que os resultados não sejam vistos como um mero produto, mas como parte de um processo de reflexão sobre a qualidade de vida das crianças. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
618Q472610 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGRNo âmbito da Educação Física, a Cultura Corporal de Movimento apresenta conteúdos específicos. São conteúdos da Cultura Corporal de Movimento, EXCETO: ✂️ a) Lazer. ✂️ b) Ginástica. ✂️ c) Jogos e Brincadeiras. ✂️ d) Dança e Atividades expressivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
619Q472183 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLANO Interacionismo Simbólico (Blumer, 1981) dispõe que o atributo simbólico é justificado pela premissa de que os homens agem baseados nos significados em relação às coisas e pessoas. Estes significados são adquiridos em interações sociais e podem ser modificados através de processos interpretativos. Qual tendência pedagógica da educação física tem a teoria do interacionismo simbólico como pressuposto teórico? ✂️ a) Crítico-superadora. ✂️ b) Concepções abertas. ✂️ c) Crítico-emancipatória. ✂️ d) Construtivista-interacionista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
620Q471703 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, no que se refere à capoeira. Na capoeira, o ritmo, induzido pelos instrumentos, não é significativo para a organização expressiva dos movimentos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro