Início

Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q473262 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à estrutura e ao funcionamento do corpo, bem como aos princípios básicos e efeitos do treinamento físico, julgue os próximos itens.

O exercício seletivo de áreas corporais específicas, tais como o abdominal, é mais efetivo para a perda de gordura localizada do que a atividade física de natureza aeróbica.

  1. ✂️
  2. ✂️

622Q472055 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação em educação física, julgue os itens a seguir. A avaliação da aprendizagem deve contribuir para a valorização dos alunos que se destacam nas habilidades corporais, afetivas e sociais, pois esse é um espaço importante de reconhecimento da criança por aquilo que ela sabe fazer bem.
  1. ✂️
  2. ✂️

623Q472345 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Existem vários tipos de ginástica que podem integrar um plano pedagógico de educação física escolar. Considerando esse assunto, julgue os próximos itens com relação à correta caracterização do tipo de ginástica nele identificado.

A ginástica rítmica desportiva é realizada com quatro materiais diferentes: a corda, a bola, a fita e o arco.

  1. ✂️
  2. ✂️

624Q472347 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando a diferença de habilidades observada entre as crianças durante um jogo, julgue os itens a seguir. O acesso aos mesmos estímulos corporais não garante que as crianças atinjam o mesmo nível de desenvolvimento, pois esse processo depende também de aspectos genéticos.
  1. ✂️
  2. ✂️

625Q471855 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLAN

“Propõe olhar para as práticas constitutivas da cultura corporal, como práticas sociais, ou seja, produzidas pela ação (trabalho) humana com vistas a atender determinadas necessidades sociais. Dessa forma, as atividades corporais, esportivas ou não, componentes da nossa cultura corporal, são vivenciadas – tanto naquilo que possuem de fazer corporal, quanto na necessidade de se refletir sobre o significado/sentido desse mesmo fazer.” Trata-se da abordagem pedagógica denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

627Q472653 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Considerando as fases de desenvolvimento motor de crianças de 10 a 12 anos de idade, ao ministrar aulas de handebol para alunos dessa faixa etária, o professor deve

preparar o ambiente de aprendizagem por meio do desenvolvimento motor dos alunos, que é fundamentado em movimentos de locomoção, manipulação e equilíbrio, próprios da referida modalidade esportiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

628Q471894 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

As diretrizes pedagógicas para a educação infantil devem conciliar o respeito à identidade cultural de cada escola com o esforço coletivo de se criar um sentido de rede, que aproxime as escolas umas das outras. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes. Visando contribuir para criação de um sentido de rede de ensino, a distribuição do conteúdo programático de educação física deve ser feita de maneira que todas as turmas de determinada série trabalhem com a mesma modalidade esportiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

629Q472594 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

A partir da observação e análise do movimento dos alunos, o professor pode intervir com qualidade, visando, por exemplo, corrigir um movimento inadequado. Mas para que esta observação seja feita com qualidade é necessário que o professor posicione-se adequadamente em relação ao plano e eixo de execução de um movimento. Sobre o movimento e seu plano ou eixo delimitação do corpo humano, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O movimento de adução do braço ao lado do tronco e realizado no eixo antero-posterior.

( ) O movimento de extensão de quadril é realizado no plano transverso.

( ) O movimento de flexão do cotovelo é realizado no plano sagital.

( ) O movimento de rotação medial do braço e realizado no eixo látero-lateral.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

630Q471584 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Considerando a influência da Educação Física na educação infantil, julgue os itens seguintes. No período da educação infantil, a aprendizagem das crianças se baseia na observação e no reconhecimento visual do movimento. Ela é capaz de repetir, da sua maneira, o movimento realizado pelo professor ou por outros colegas, mesmo sem saber exatamente o que faz.
  1. ✂️
  2. ✂️

631Q472236 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

A ginástica artística masculina faz parte da F.I.G. (Federação Internacional de Ginástica), onde somente a partir de 1952 foi definido para homens o uso de aparelhos. Marque a alternativa INCORRETA com relação aos aparelhos masculinos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

632Q473665 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Em uma reunião pedagógica, convocada pela secretaria municipal de educação, professores de educação física de várias escolas tiveram a oportunidade de discutir os princípios teóricos e as metodologias que deveriam nortear a sua práxis pedagógica. Os itens de 111 a 115 apresentam colocações feitas pelos professores nessa reunião acerca da qualidade de ensino. Julgue-os conforme as modernas teorias pedagógicas. A sistematização dos conhecimentos relevantes da educação física para a formação integral da criança requer a separação entre as teorias que, por terem elementos convergentes, devem ser associadas e aquelas que possuem posturas educacionais díspares e que, por isso, não devem ser adotadas conjuntamente.
  1. ✂️
  2. ✂️

633Q471373 | Educação Física, Professor de Educação Física, SES SC, UFSC

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação à fisiologia do exercício físico quanto à transferência de energia.

( ) A diferença entre a necessidade de oxigênio e o oxigênio realmente consumido recebe a designação de déficit de oxigênio.

( ) A capacidade máxima para a ressíntese aeróbica do Trifosfato de Adenosina (ATP) é medida quantitativamente como consumo máximo de oxigênio ou VO2 máx.

( ) Em atividades físicas de grande duração e baixa intensidade, a energia é proporcionada quase que exclusivamente pelos fosfatos de alta energia: Trifosfato de Adenosina (ATP) e Creatina Fosfato (CP).

( ) O exercício físico moderado realizado durante a recuperação (recuperação ativa) facilita o processo de recuperação, em comparação com as técnicas passivas.

( ) Os dois principais tipos de fibras musculares são as de contração rápida, de alto poder oxidativo e baixo poder glicolítico, e as de contração lenta, de baixo poder oxidativo e alto poder glicolítico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

634Q472429 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

O tempo escolar segue uma formalização importante para a organização das atividades ao longo do calendário letivo, mas essa formalização não deve representar um cerceamento da autonomia da escola. De acordo com esse princípio, julgue os itens de 89 a 92. A intervenção do professor nas situações cotidianas vividas pelas crianças na escola deve ser pautada no afeto e no diálogo, pois isso permite que elas sejam autênticas e reflitam sobre as conseqüências de seus atos.
  1. ✂️
  2. ✂️

635Q472237 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

No Brasil, as modalidades de ensino são a Educação Básica e a Educação Superior. Com relação à Educação Física, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

636Q472352 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Patis MG, COTEC

Ao realizarmos exercícios físicos em condições ambientais adversas (altas temperaturas e elevada umidade relativa do ar), nosso organismo ativa mecanismos para minimizar a velocidade de elevação da temperatura corporal e preservar relativamente o volume plasmático. Com base no assunto abordado e conhecimentos associados, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

637Q473159 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando a diferença de habilidades observada entre as crianças durante um jogo, julgue os itens a seguir. A falta de estímulos psicomotores em algumas fases críticas do desenvolvimento da criança prejudica, às vezes irremediavelmente, o nível de habilidades que a criança é capaz de atingir.
  1. ✂️
  2. ✂️

638Q473870 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Por envolver um grande número de variáveis, especialistas em desenvolvimento infantil reconhecem que o desenvolvimento afetivo é difícil de medir objetivamente. A ausência de afirmativas não impede que programas de Educação Física pautados em uma abordagem desenvolvimentista se preocupem em promover ações que possam ter impactos no desenvolvimento do autoconceito e na socialização positiva das crianças e adolescentes. Diante dessa preocupação, cabe ao professor considerar alguns aspectos quando organiza o plano de ensino, sobretudo no que diz respeito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

640Q473224 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Os autores dedicados à reflexão crítica acerca do papel desempenhado pelo lazer na sociedade capitalista pretendem superar algumas posturas ditas mercadológicas e incentivar a adoção de posturas consideradas coerentes com o atual contexto cultural, educacional e político. Acerca da crítica social aos usos e desusos do esporte de lazer, julgue os itens a seguir. O lazer, na perspectiva da sociedade de consumo, é uma diversão sem maiores compromissos ideológicos que contribui para fazer com que a pessoa esqueça as mazelas pessoais e os problemas atuais, desligando-se das obrigações.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.