Início

Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q473728 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. A educação física deve proporcionar à criança um conhecimento do próprio corpo, articulado com um discurso ético, possibilitando a ela um agir diferente diante dos desafios presentes no jogo.
  1. ✂️
  2. ✂️

662Q471745 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Existem várias propostas de categorização do desempenho motor dos indivíduos ao longo dos estágios de aprendizagem de uma habilidade. Uma destas propostas, partindo do estágio inicial da aprendizagem até o estágio final, considera as fases cognitiva, associativa e autônoma. Os termos que representam, respectivamente, os estágios cognitivo, associativo e autônomo são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

663Q472127 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Na musculação um exercício muito comum por sua eficácia é a PUXADA NA BARRA COM PEGADA ABERTA. Qual musculatura motora primária é trabalhada nesse exercício:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

664Q841056 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Uma das possíveis propostas para se trabalhar o futebol no ambiente escolar é utilizá-lo de forma lúdica, voltado para a socialização e para o conhecimento da nossa cultura, pois essa modalidade esportiva pode ir além da formação de atletas. No contexto escolar, esse esporte pode ajudar na consolidação de valores sociais, como o respeito ao próximo e o espírito esportivo.

II. Na iniciação ao atletismo, como desporto de base, entende-se que o processo de aprendizagem nas escolas deverá ocorrer como conhecimento e direcionamento dos movimentos corporais, auxiliando no processo de aquisição das qualidades físicas de base e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento dos escolares.

III. A dança, na Educação Física escolar, possibilita um grande número de atividades individuais e em grupo que podem ser realizadas pelos educandos. No ambiente escolar, a dança deve permitir o máximo de integração com os processos de ensino-aprendizagem a fim de atender aos objetivos gerais propostos na instituição de ensino.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

665Q473808 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Muitas vezes, o termo desenvolvimento motor é confundido com outros conceitos a ele relacionados, tais como aprendizagem motora, crescimento físico, controle motor e maturação. Julgue os próximos itens, relativos a esses conceitos. O termo aprendizagem motora, tal como o termo desenvolvimento motor, refere-se a mudanças funcionais na capacidade de realizar movimentos, mas eles se diferenciam pelo fato de, na aprendizagem, as mudanças serem relativamente permanentes e não estarem relacionadas com a idade do indivíduo.
  1. ✂️
  2. ✂️

666Q558832 | Informática, Word, Professor de Educação Física, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLAN

Gabriel possui os seguintes contatos digitados no Microsoft Office Word 2007 (configuração padrão):

Nome;Cidade;Telefone

Alex Silva;Salvador;33339807

Bruno Ferraz;São Paulo;23450909

Carla Freitas;Juiz de Fora;87654432

Considerando que as linhas estão separadas por quebra (ENTER) e as colunas estão separadas pelo caractere “;”, foi solicitado à Gabriel que transforme este texto em uma tabela para que os dados possam ser melhor apresentados. O procedimento para realizar esta operação e selecionar o texto é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

667Q474131 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

“Pode também ser conceituada como o nível de proficiência demonstrada por uma pessoa que a executa. Geralmente, as qualidades associadas com os maiores níveis de proficiência de desempenho incluem, por exemplo, máxima certeza do alcance da meta; mínimo gasto de energia; e, mínimo tempo de movimento.” A descrição anterior trata?se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

668Q472394 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

“Tem a concepção histórico-crítica como ponto de partida e entende ser o conhecimento elemento de mediação entre o aluno e o seu apreender (no sentido de construir, demonstrar, compreender e explicar para poder intervir) da realidade social complexa em que vive.” Trata-se da tendência pedagógica da educação física denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

669Q473455 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

Assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

670Q473211 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

As diretrizes pedagógicas para a educação infantil devem conciliar o respeito à identidade cultural de cada escola com o esforço coletivo de se criar um sentido de rede, que aproxime as escolas umas das outras. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes. Visando estimular a construção de uma identidade esportiva própria da escola, o projeto educativo da educação física deve sugerir a adoção de uma modalidade olímpica, escolhida pelas crianças, como emblema da escola.
  1. ✂️
  2. ✂️

671Q474557 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Conforme Código de Ética do Profissional de Educação Física (COFEF/CREF, 2013), situa-se entre os deveres e responsabilidades deste profissional zelar pela integridade do seu cliente, orientando este quanto às atividades ou exercícios recomendados, levando-se em conta suas condições gerais de saúde. Tendo por base os pressupostos apresentados por Powers e Howley (2013) são fatores básicos relacionados à prescrição do exercício físico, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

672Q471533 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

O tempo escolar segue uma formalização importante para a organização das atividades ao longo do calendário letivo, mas essa formalização não deve representar um cerceamento da autonomia da escola. De acordo com esse princípio, julgue os itens de 89 a 92. Ao planejar as atividades corporais, o professor deve enfatizar o dinamismo e os movimentos espontâneos, evitando as metodologias voltadas para a padronização de gestos técnicos e a imobilidade das crianças em filas.
  1. ✂️
  2. ✂️

673Q472884 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLAN

“Nas aulas de educação física, a prática de ____________________ é bastante condenável, pois se desconsidera a relevância dos procedimentos inerentes à prática pedagógica do professor. Tal prática pode colocar em questionamento se os alunos estão aprendendo aspectos históricos, culturais e técnicos de determinado conteúdo.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

674Q473402 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

O tempo escolar segue uma formalização importante para a organização das atividades ao longo do calendário letivo, mas essa formalização não deve representar um cerceamento da autonomia da escola. De acordo com esse princípio, julgue os itens de 89 a 92. Com intuito de diversificar as experiências corporais das crianças, um professor de educação física sugeriu que fossem escolhidos quatro temas de trabalho, um para cada bimestre. Nessa situação, o professor agiu de forma adequada, pois, nessa fase do desenvolvimento infantil, não é recomendada uma especialização das habilidades motoras.
  1. ✂️
  2. ✂️

675Q473184 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Apesar do caráter de obrigatoriedade presente na maior parte das atividades profissionais na prática esportiva – dentro ou fora das aulas de educação física escolar, percebe-se a execução das tarefas esportivas pelas crianças em razão de alguns motivos. Dentre os principais motivos que levam as crianças a realizarem a prática de uma atividade esportiva citam-se

I. a satisfação pela prática;

II. a importância das experiências negativas, principalmente nos ambientes que se permitem comparações de desempenho;

III. sua precisa capacidade de autocompetência, que diminui ao longo do envelhecimento;

IV. o sentimento que a criança tem de si própria em decorrência das experiências bem-sucedidas e das fracassadas.

Estão corretas apenas as alternativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

676Q471449 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Na obra Metodologia do Ensino de Educação Física, “a capacidade da expressão corporal desenvolve-se num continuum de experiências que se iniciam na interpretação espontânea ou livre, evoluindo para a interpretação de temas da dança formalizada, onde conscientemente o corpo é o suporte da comunicação. A escola também pode oferecer outras formas de prática da expressão corporal (...) contribuindo para o desenvolvimento da expressão comunicativa nos alunos. Faz-se necessário o resgate da cultura brasileira no mundo da dança através da tematização das origens culturais, sejam do índio, do branco ou do negro, como forma de despertar a identidade social do aluno no projeto de construção de cidadania.”

Assim sendo, considerando o conteúdo expressivo da dança, podem ser sugeridos, dentre outros, os seguintes temas:

I. As ações da vida diária.

II. As sensações corporais.

III. Os seres e fenômenos do mundo animal, vegetal e mineral.

IV. O mundo do trabalho e o mundo da escola.

Quais, de acordo com a obra citada, estão corretos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

677Q471451 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Segundo estudiosos da área, a pedagogia do esporte escolar conhecida como reducionista, que objetiva levar aos alunos experiências de treinamento físico-esportivo instituído, em detrimento da busca da autonomia, da descoberta e da compreensão de si próprios, provoca um desequilíbrio pedagógico, em que predomina o aspecto racional em relação ao sensível. Considerando-se as respectivas características gerais, tal concepção pedagógica

prevê a inclusão de todos a partir da especialização precoce.

  1. ✂️
  2. ✂️

678Q473036 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

O tempo escolar segue uma formalização importante para a organização das atividades ao longo do calendário letivo, mas essa formalização não deve representar um cerceamento da autonomia da escola. De acordo com esse princípio, julgue os itens de 89 a 92. Nas aulas de educação física, o espaço reservado para técnica deve ser restringido em função da necessidade de se estabelecer um diálogo entre as habilidades requeridas pelo jogo e o domínio que a criança possui do seu próprio corpo.
  1. ✂️
  2. ✂️

679Q472143 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos cuidados metodológicos a serem tomados para uma prática adequada da atividade física com alunos do ciclo III, 5.ª e 6.ª séries do Ensino Fundamental, julgue os itens que se seguem. Considere que outros alunos da turma, preocupados com a saúde, por estarem com excesso de peso, prefiram, apenas caminhar para adquirir condicionamento físico. Nessa situação, o professor deve informar aos alunos que, por ser um exercício com intensidade muito baixa, a caminhada não gera os benefícios esperados de um programa de condicionamento físico.
  1. ✂️
  2. ✂️

680Q472202 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos à influência de aspectos psicossociais na atitude dos alunos e no interesse deles pelas aulas de educação física. Na escola, observa-se, muitas vezes, que os alunos reagem contrariamente a determinadas atividades sugeridas pelo professor porque as consideram socialmente femininas ou masculinas.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.