Início

Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q472252 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos à influência de aspectos psicossociais na atitude dos alunos e no interesse deles pelas aulas de educação física. Na primeira infância, a participação da criança em atividades físicas geralmente reflete os interesses e o encorajamento dos pais, enquanto, na adolescência, a influência mais significativa é exercida pelos pares.
  1. ✂️
  2. ✂️

682Q474080 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ituiutaba MG

Produto final do metabolismo anaeróbio da glicose ou glicogênio nos músculos, durante exercícios intensos, aumenta a acidose metabólica e reduz a capacidade de rendimento é ressintetizado a glicogênio, queimado para liberar energia ou é excretado no suor e na urina:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

683Q472573 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Quanto aos aspectos históricos da Educação Física, julgue os itens a seguir. Verifica-se estreita relação entre a utilização ideológica do esporte pelo Estado e a passagem do esporte de lazer, uma prática da elite fortemente influenciada pelo discurso do amadorismo, para o esporte de rendimento, que dá margem à sua progressiva popularização e posterior profissionalização.
  1. ✂️
  2. ✂️

684Q472249 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. Nas aulas de educação física, o espaço reservado para técnica deve ser restringido em função da necessidade de se estabelecer um diálogo entre as habilidades requeridas pelo jogo e o domínio que a criança possui do seu próprio corpo.
  1. ✂️
  2. ✂️

685Q472279 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

As diretrizes pedagógicas para a educação infantil devem conciliar o respeito à identidade cultural de cada escola com o esforço coletivo de se criar um sentido de rede, que aproxime as escolas umas das outras. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes. Caso seja procurado por um pai interessado em difundir o Badminton (uma espécie de tênis jogado com uma peteca em lugar da bola), o professor deve recusar a oferta, pois essa modalidade esportiva não faz parte da realidade de vida das crianças.
  1. ✂️
  2. ✂️

686Q473156 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

A resolução CONFEF/CREFs nº 211/2011 instituiu uma comissão em sua organização. A comissão tratada nesta resolução é a de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

687Q816542 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

O modelo atual de avaliação (prova) é muito diferente de décadas passadas. Os PCN’S dão diretrizes, norteando os objetivos, deste modelo de avaliação (prova). A alternativa em que mostra as diretrizes abordada pelos PCN’S é :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

688Q471756 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos à influência de aspectos psicossociais na atitude dos alunos e no interesse deles pelas aulas de educação física. As seguintes frases podem ser utilizadas pelo professor com o objetivo de transmitir aos alunos uma visão menos aversiva do esporte: vencer não é tudo, nem é o mais importante; falhar não é o mesmo que ser derrotado; sucesso não é sinônimo de vencer; o sucesso só é alcançado quando há esforço e dedicação na luta pela vitória.
  1. ✂️
  2. ✂️

689Q342576 | Raciocínio Lógico, Professor de Educação Física, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLAN

Duas equipes, com 12 profissionais cada, farão a revitalização das 15 ruas de um bairro. A equipe A realiza a revitalização de uma rua duas vezes mais rápida do que a equipe B. O número de maneiras distintas para revitalizar este bairro, de forma que as duas equipes concluam a limpeza de todas as ruas conjuntamente, sem que haja ociosidade por parte de qualquer uma das equipes, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

690Q472636 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

A participação em atividade física regular e a orientação alimentar são usualmente recomendadas na ação contra a obesidade infantil, para que auxiliem a criança a desenvolver um estilo de vida mais saudável e ativo. A(s) base(s) de tais recomendações preceitua(m) que

os efeitos cardiorrespiratórios são positivos e que produzem diminuição do esforço fisiológico de crianças obesas quando elas se exercitam.

  1. ✂️
  2. ✂️

691Q473655 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Na história da educação, vários métodos foram propostos na tentativa de entender esse processo:

“Inicialmente deve-se fazer o levantamento do universo vocabular dos grupos, a fim de escolher as palavras geradoras, que variam conforme o lugar. Em seguida são realizados os círculos de cultura, constituídos de grupos pequenos sob a coordenação de um animador, que tanto pode ser um professor ou um companheiro já alfabetizado. Diante da representação (fotografia, figura) de uma favela, por exemplo, há o debate sobre o problema da habitação, da alimentação, do vestuário, da saúde, da educação, descobrindo-a como uma situação problemática. Em seguida, se passa à visualização da palavra favela. Para o autor, ‘a alfabetização de adulto deve proporcionar-lhes a conscientização para que se alfabetizem’” (ARANHA, 2006).

O excerto acima descreve o Método

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

692Q471371 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Quanto aos aspectos históricos da Educação Física, julgue os itens a seguir. De acordo com as indicações de Platão, todo cidadão grego deveria praticar ginástica, mas a finalidade da ginástica mudava de acordo com a função social de cada um: para os atletas, visava desenvolver a força, para os guardiões, a coragem, e para os cidadãos comuns, a saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️

693Q845474 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

Como se sabe, o equilíbrio é uma capacidade neuromotora que recebe algumas classificações. O jogo (brincadeira) “rolabola” é usado para trabalhar o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q472766 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

Para diferentes autores, o jogo é uma construção social, pois nele a criança opera com significados de suas ações, desenvolve suas vontades e torna-se autor consciente de suas decisões. Em consequência disso, o jogo, na prática pedagógica da Educação Física, contribui para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

695Q474091 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

As recentes preocupações com a saúde e a obesidade têm levado muitas escolas a adotarem procedimentos semelhantes aos das academias de ginástica: tomam-se as medidas de cintura, abdome, coxas, peitoral, calcula-se o IMC e se realiza a equação sobre a circunferência abdominal. Propostas como essas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

696Q471543 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

A respeito das relações sociais presentes nos jogos utilizados em aulas de educação física, julgue os itens seguintes.

Aplicados na dinâmica das aulas de educação física curricular, os jogos cooperativos são estratégias pedagógicas que eliminam a competição e a hierarquização presentes na nossa sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

697Q473099 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, no que se refere à capoeira.

Em suas tradições, a capoeira apresenta estilos diferentes, caracterizando uma diversidade de expressões socioculturais e históricas.

  1. ✂️
  2. ✂️

698Q474381 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

A abordagem de conhecimentos referentes à saúde nas aulas de Educação Física, embora seja uma prática bastante recorrente, tem levado os professores a enfrentarem alguns obstáculos, dentre os quais, destaca-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

699Q472599 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Em relação aos aspectos específicos das atividades corporais, julgue os itens subseqüentes. Os efeitos do treinamento aeróbio na pré-adolescência, assim como na infância, são mínimos. Isso indica que os benefícios do treinamento com exercícios prolongados dependem da influência dos hormônios da puberdade sobre o organismo.
  1. ✂️
  2. ✂️

700Q472924 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A crítica social do esporte, na sociedade capitalista, propõe uma reflexão acerca de como interesses políticos e econômicos distorcem os princípios gerais que regulam a prática esportiva. Julgue os itens subseqüentes que tratam da tendência crítica e transformadora da Educação Física atual. Apontar apenas os defeitos da competição e do esporte, desconsiderando as suas vantagens para os alunos, pouco contribui para a discussão acerca de como utilizar o esporte na escola.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.