Início Questões de Concursos Professor de Educação Física Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Educação Física Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 701Q471662 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEAcerca da avaliação em educação física, julgue os itens a seguir. Considere-se que, preocupado com os riscos da obesidade infantil, o professor decida medir o índice de massa corporal dos alunos e divulgar os dados em um quadro mural, como forma de estimular o emagrecimento. Nessa situação, a perda de peso alcançada por cada aluno pode ajudar a compor o seu resultado na avaliação da disciplina. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 702Q473259 | Educação Física, Professor de Educação Física, SES SC, UFSCHistoricamente, existe pelo menos um ponto em comum entre as várias concepções da Educação Física Brasileira. Assinale a alternativa que APRESENTA esse ponto em comum. ✂️ a) A Ginástica e o Desporto devem primar essencialmente pelo estabelecimento de hábitos que proporcionem o lazer. ✂️ b) A insistência na tese da Educação Física como atividade capaz de garantir a aquisição e a manutenção da saúde individual. ✂️ c) Os jogos recreativos devem servir como processos que conduzam ao treinamento generalizado para que a performance atlética seja alcançada. ✂️ d) A caracterização da competição e da superação individual como valores fundamentais e desejáveis para uma sociedade mais justa. ✂️ e) A Educação Física deve ser suficientemente rígida, de modo a colaborar com o processo de seleção natural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 703Q471575 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPESegundo estudiosos da área, a pedagogia do esporte escolar conhecida como reducionista, que objetiva levar aos alunos experiências de treinamento físico-esportivo instituído, em detrimento da busca da autonomia, da descoberta e da compreensão de si próprios, provoca um desequilíbrio pedagógico, em que predomina o aspecto racional em relação ao sensível. Considerando-se as respectivas características gerais, tal concepção pedagógica elege a competição como o principal referencial de avaliação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 704Q845382 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020Analise as afirmativas a seguir: I. A mandíbula é o único osso móvel da face e encontra-se articulado com os ossos temporais através de seus côndilos formando a articulação têmporo-mandibular, conhecida como ATM. A mandíbula apresenta-se em forma de ferradura onde estão formadas as falanges ligamentares inferiores, e possui dois ramos, que representam uma continuação do corpo em uma angulação denominada ângulo da mandíbula. II. Os músculos são estruturas anatômicas de formas e comprimentos variáveis, formadas por miócitos e que se inserem aos ossos através de tendões. Eles são caracterizados pela contração (capacidade de diminuir o comprimento) e relaxamento, ações que movimentam partes do corpo, inclusive os órgãos internos. Os músculos representam uma grande parte do peso corporal total e são capazes de transformar energia química em energia mecânica. III. Os músculos estriados esqueléticos têm a fáscia muscular, que é uma lâmina de tecido epitelial que reveste externamente cada músculo. Sua espessura varia de músculo para músculo, dependendo da sua função. A fáscia muscular envolve as fibras musculares mantendo-as juntas, permitindo o fácil deslizamento dos músculos entre si durante a contração muscular. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) Nenhuma afirmativa está correta. ✂️ b) Apenas uma afirmativa está correta. ✂️ c) Apenas duas afirmativas estão corretas. ✂️ d) Todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 705Q472281 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEEm relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. Ao planejar as atividades corporais, o professor deve enfatizar o dinamismo e os movimentos espontâneos, evitando as metodologias voltadas para a padronização de gestos técnicos e a imobilidade das crianças em filas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 706Q472110 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPESuponha que, na elaboração do programa de educação física para alunos de uma escola de ensino médio, tenham sido destacados vários princípios relacionados à atividade física como fator de promoção da saúde. Considerando-se essa situação, entre os princípios incluídos no referido programa, definiu-se corretamente o princípio da continuidade como o que deverá reger as atividades físicas nas sessões de prática de exercícios, durante o aquecimento e o resfriamento, tendo-se em vista a adaptação do organismo dos alunos aos esforços a que serão submetidos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 707Q473309 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATECDe acordo com Soler, em Educação Física Escolar, o principal desafio da escola inclusiva é: ✂️ a) Desenvolver uma pedagogia centrada na criança, capaz de educar a todos, sem discriminação. ✂️ b) Integrar as crianças, os professores e a família através de jogos cooperativos. ✂️ c) Possibilitar a adaptação de todas as crianças, de tal modo que elas se enquadrem às necessidades da escola. ✂️ d) Oferecer serviços de apoio especializado para atender às peculiaridades da Educação formal. ✂️ e) Proporcionar alternativas para que todos possam adquirir conhecimento, elaborando atividades próprias para cada grupo de alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 708Q471960 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN“Abordagem pedagógica que prima o trabalho com as habilidades motoras básicas e específicas visando à prática dos conteúdos que compreendem a educação física escolar. Fundamenta-se na aprendizagem motora, no crescimento e desenvolvimento. Trata-se de uma abordagem que se encontra no grupo das abordagens não críticas da educação física.” Esses pressupostos se referem à qual abordagem pedagógica da educação física escolar? ✂️ a) Saúde renovada. ✂️ b) Desenvolvimentista. ✂️ c) Concepções abertas. ✂️ d) Construtivista interacionista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 709Q474290 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018De acordo com Freire, em relação ao papel pedagógico da educação física é correto afirmar que a disciplina em questão deve: ✂️ a) Ser disciplina auxiliadora, buscando respostas nas dificuldades do aluno em outras disciplinas. ✂️ b) Auxiliar somente as disciplinas básicas, como Língua portuguesa e matemática, servindo como apoio a aprendizagem. ✂️ c) Desenvolver somente a ação mecânica motora, pois este é o princípio da educação física. ✂️ d) Atuar como qualquer outra disciplina da escola, sem se desintegrar dela, desenvolver as habilidades motoras com consciência do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 710Q472051 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPEAcerca de alimentação, exercício físico, exercício resistido e aumento de massa muscular, julgue os itens que se seguem. A suplementação proteica por si só aumenta a massa muscular. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 711Q472444 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPECom relação aos cuidados metodológicos a serem tomados para uma prática adequada da atividade física com alunos do ciclo III, 5.ª e 6.ª séries do Ensino Fundamental, julgue os itens que se seguem. Considere que alunos que praticam caminhada, depois de algum tempo, tenham interesse em praticar corrida. Nessa situação, recomenda-se que o treinamento de corrida comece na fase inicial, pois, considerando-se o princípio da especificidade do exercício, as capacidades requeridas para a corrida são diferentes das requeridas para a prática da caminhada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 712Q473809 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPESuponha que, na elaboração do programa de educação física para alunos de uma escola de ensino médio, tenham sido destacados vários princípios relacionados à atividade física como fator de promoção da saúde. Considerando-se essa situação, entre os princípios incluídos no referido programa, definiu-se corretamente o princípio da individualidade biológica como aquela que considera as características físicas do exercício, a fim de se possibilitar a participação ativa dos alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 713Q474463 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCCSegundo a pedagogia crítico-superadora, o processo avaliativo da Educação Física inclui determinadas implicações metodológicas, à EXCEÇÃO de: ✂️ a) inter-relação da avaliação da Educação Física com a avaliação institucional. ✂️ b) seleção e organização de conteúdos devem ser referenciados nos interesses individuais e coletivos. ✂️ c) consideração de estágios e níveis de desenvolvimento dos alunos. ✂️ d) consideração de dados e informações amplas para redimensionar os rumos do processo em desenvolvimento. ✂️ e) coleta de informações relevantes para redimensionar as atividades de ensino futuras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 714Q472528 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEEm relação aos aspectos específicos das atividades corporais, julgue os itens subseqüentes. A obesidade, inicialmente, é decorrente de um processo de hipertrofia dos adipócitos, ou seja, um aumento da quantidade de gordura armazenada em cada célula; em seguida, caso a pessoa continue engordando, tem início um novo processo, a hiperplasia, quando o organismo multiplica a quantidade de adipócitos, gerando novas células. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 715Q473079 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEOs autores dedicados à reflexão crítica acerca do papel desempenhado pelo lazer na sociedade capitalista pretendem superar algumas posturas ditas mercadológicas e incentivar a adoção de posturas consideradas coerentes com o atual contexto cultural, educacional e político. Acerca da crítica social aos usos e desusos do esporte de lazer, julgue os itens a seguir. O lazer se caracteriza como uma diversão esporádica, com base na lógica do ter e viver emoções especiais que não fazem parte do cotidiano das pessoas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 716Q815258 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeCO artigo 20 ( vinte) da LDB ( Leis de Diretrizes e Bases) afirma: Art. 20º. As instituições privadas de ensino se enquadrarão nas seguintes categorias: A alternativa que NÃO condiz com o artigo acima é: ✂️ a) Particulares em sentido estrito, assim entendidas as que são instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado que não apresentem as características dos incisos abaixo; ✂️ b) Comunitárias, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive cooperativas de professores e alunos que incluam na sua entidade mantenedora representantes da comunidade; ✂️ c) Confessionais, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas que atendem a orientação confessional e ideologia específicas e ao disposto no inciso anterior; ✂️ d) Filantrópicas, na forma da lei; ✂️ e) N.D.A. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 717Q474031 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN“Ossos do crânio, como o parietal, frontal e outros como a da escápula e quadril, são exemplos de osso ____________. Vale ressaltar que esse tipo de osso apresenta comprimento e largura equivalentes, predominando sobre a espessura.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. ✂️ a) longo ✂️ b) laminar ✂️ c) irregular ✂️ d) pneumático Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 718Q472949 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes, quanto a aspectos gerais da educação física na escola. A destinação de uma das salas da escola para atendimentos de emergência, com um enfermeiro ou um médico, representa desvio na função da escola, que deve investir na parceria com a estrutura de atendimento médico existente na comunidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 719Q473782 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEA crítica social do esporte, na sociedade capitalista, propõe uma reflexão acerca de como interesses políticos e econômicos distorcem os princípios gerais que regulam a prática esportiva. Julgue os itens subseqüentes que tratam da tendência crítica e transformadora da Educação Física atual. A imprensa usa a imagem do atleta para fabricar o ídolo, atraindo a atenção do povo para o espetáculo esportivo com o objetivo de vender mais, esquecendo-se da necessidade de se educar por meio do esporte. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 720Q473316 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEIniciada na década de 80 do século XX, a intitulada crise de identidade da Educação Física deu margem a uma série de discussões que, de certa forma, permanecem em pauta no debate acadêmico acerca da função política e social a ser desempenhada pela educação física no contexto escolar. Acerca do resgate da dimensão formativa da Educação Física, julgue os itens abaixo. Deve-se excluir o desenvolvimento da aptidão física das preocupações da Educação Física, assim como se deve deixar claro que seu papel não é o de promover o desenvolvimento de habilidades motoras, e, sim, o de formar o cidadão crítico e participativo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
701Q471662 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEAcerca da avaliação em educação física, julgue os itens a seguir. Considere-se que, preocupado com os riscos da obesidade infantil, o professor decida medir o índice de massa corporal dos alunos e divulgar os dados em um quadro mural, como forma de estimular o emagrecimento. Nessa situação, a perda de peso alcançada por cada aluno pode ajudar a compor o seu resultado na avaliação da disciplina. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
702Q473259 | Educação Física, Professor de Educação Física, SES SC, UFSCHistoricamente, existe pelo menos um ponto em comum entre as várias concepções da Educação Física Brasileira. Assinale a alternativa que APRESENTA esse ponto em comum. ✂️ a) A Ginástica e o Desporto devem primar essencialmente pelo estabelecimento de hábitos que proporcionem o lazer. ✂️ b) A insistência na tese da Educação Física como atividade capaz de garantir a aquisição e a manutenção da saúde individual. ✂️ c) Os jogos recreativos devem servir como processos que conduzam ao treinamento generalizado para que a performance atlética seja alcançada. ✂️ d) A caracterização da competição e da superação individual como valores fundamentais e desejáveis para uma sociedade mais justa. ✂️ e) A Educação Física deve ser suficientemente rígida, de modo a colaborar com o processo de seleção natural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
703Q471575 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPESegundo estudiosos da área, a pedagogia do esporte escolar conhecida como reducionista, que objetiva levar aos alunos experiências de treinamento físico-esportivo instituído, em detrimento da busca da autonomia, da descoberta e da compreensão de si próprios, provoca um desequilíbrio pedagógico, em que predomina o aspecto racional em relação ao sensível. Considerando-se as respectivas características gerais, tal concepção pedagógica elege a competição como o principal referencial de avaliação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
704Q845382 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020Analise as afirmativas a seguir: I. A mandíbula é o único osso móvel da face e encontra-se articulado com os ossos temporais através de seus côndilos formando a articulação têmporo-mandibular, conhecida como ATM. A mandíbula apresenta-se em forma de ferradura onde estão formadas as falanges ligamentares inferiores, e possui dois ramos, que representam uma continuação do corpo em uma angulação denominada ângulo da mandíbula. II. Os músculos são estruturas anatômicas de formas e comprimentos variáveis, formadas por miócitos e que se inserem aos ossos através de tendões. Eles são caracterizados pela contração (capacidade de diminuir o comprimento) e relaxamento, ações que movimentam partes do corpo, inclusive os órgãos internos. Os músculos representam uma grande parte do peso corporal total e são capazes de transformar energia química em energia mecânica. III. Os músculos estriados esqueléticos têm a fáscia muscular, que é uma lâmina de tecido epitelial que reveste externamente cada músculo. Sua espessura varia de músculo para músculo, dependendo da sua função. A fáscia muscular envolve as fibras musculares mantendo-as juntas, permitindo o fácil deslizamento dos músculos entre si durante a contração muscular. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) Nenhuma afirmativa está correta. ✂️ b) Apenas uma afirmativa está correta. ✂️ c) Apenas duas afirmativas estão corretas. ✂️ d) Todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
705Q472281 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEEm relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. Ao planejar as atividades corporais, o professor deve enfatizar o dinamismo e os movimentos espontâneos, evitando as metodologias voltadas para a padronização de gestos técnicos e a imobilidade das crianças em filas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
706Q472110 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPESuponha que, na elaboração do programa de educação física para alunos de uma escola de ensino médio, tenham sido destacados vários princípios relacionados à atividade física como fator de promoção da saúde. Considerando-se essa situação, entre os princípios incluídos no referido programa, definiu-se corretamente o princípio da continuidade como o que deverá reger as atividades físicas nas sessões de prática de exercícios, durante o aquecimento e o resfriamento, tendo-se em vista a adaptação do organismo dos alunos aos esforços a que serão submetidos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
707Q473309 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATECDe acordo com Soler, em Educação Física Escolar, o principal desafio da escola inclusiva é: ✂️ a) Desenvolver uma pedagogia centrada na criança, capaz de educar a todos, sem discriminação. ✂️ b) Integrar as crianças, os professores e a família através de jogos cooperativos. ✂️ c) Possibilitar a adaptação de todas as crianças, de tal modo que elas se enquadrem às necessidades da escola. ✂️ d) Oferecer serviços de apoio especializado para atender às peculiaridades da Educação formal. ✂️ e) Proporcionar alternativas para que todos possam adquirir conhecimento, elaborando atividades próprias para cada grupo de alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
708Q471960 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN“Abordagem pedagógica que prima o trabalho com as habilidades motoras básicas e específicas visando à prática dos conteúdos que compreendem a educação física escolar. Fundamenta-se na aprendizagem motora, no crescimento e desenvolvimento. Trata-se de uma abordagem que se encontra no grupo das abordagens não críticas da educação física.” Esses pressupostos se referem à qual abordagem pedagógica da educação física escolar? ✂️ a) Saúde renovada. ✂️ b) Desenvolvimentista. ✂️ c) Concepções abertas. ✂️ d) Construtivista interacionista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
709Q474290 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018De acordo com Freire, em relação ao papel pedagógico da educação física é correto afirmar que a disciplina em questão deve: ✂️ a) Ser disciplina auxiliadora, buscando respostas nas dificuldades do aluno em outras disciplinas. ✂️ b) Auxiliar somente as disciplinas básicas, como Língua portuguesa e matemática, servindo como apoio a aprendizagem. ✂️ c) Desenvolver somente a ação mecânica motora, pois este é o princípio da educação física. ✂️ d) Atuar como qualquer outra disciplina da escola, sem se desintegrar dela, desenvolver as habilidades motoras com consciência do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
710Q472051 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPEAcerca de alimentação, exercício físico, exercício resistido e aumento de massa muscular, julgue os itens que se seguem. A suplementação proteica por si só aumenta a massa muscular. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
711Q472444 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPECom relação aos cuidados metodológicos a serem tomados para uma prática adequada da atividade física com alunos do ciclo III, 5.ª e 6.ª séries do Ensino Fundamental, julgue os itens que se seguem. Considere que alunos que praticam caminhada, depois de algum tempo, tenham interesse em praticar corrida. Nessa situação, recomenda-se que o treinamento de corrida comece na fase inicial, pois, considerando-se o princípio da especificidade do exercício, as capacidades requeridas para a corrida são diferentes das requeridas para a prática da caminhada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
712Q473809 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPESuponha que, na elaboração do programa de educação física para alunos de uma escola de ensino médio, tenham sido destacados vários princípios relacionados à atividade física como fator de promoção da saúde. Considerando-se essa situação, entre os princípios incluídos no referido programa, definiu-se corretamente o princípio da individualidade biológica como aquela que considera as características físicas do exercício, a fim de se possibilitar a participação ativa dos alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
713Q474463 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCCSegundo a pedagogia crítico-superadora, o processo avaliativo da Educação Física inclui determinadas implicações metodológicas, à EXCEÇÃO de: ✂️ a) inter-relação da avaliação da Educação Física com a avaliação institucional. ✂️ b) seleção e organização de conteúdos devem ser referenciados nos interesses individuais e coletivos. ✂️ c) consideração de estágios e níveis de desenvolvimento dos alunos. ✂️ d) consideração de dados e informações amplas para redimensionar os rumos do processo em desenvolvimento. ✂️ e) coleta de informações relevantes para redimensionar as atividades de ensino futuras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
714Q472528 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEEm relação aos aspectos específicos das atividades corporais, julgue os itens subseqüentes. A obesidade, inicialmente, é decorrente de um processo de hipertrofia dos adipócitos, ou seja, um aumento da quantidade de gordura armazenada em cada célula; em seguida, caso a pessoa continue engordando, tem início um novo processo, a hiperplasia, quando o organismo multiplica a quantidade de adipócitos, gerando novas células. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
715Q473079 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEOs autores dedicados à reflexão crítica acerca do papel desempenhado pelo lazer na sociedade capitalista pretendem superar algumas posturas ditas mercadológicas e incentivar a adoção de posturas consideradas coerentes com o atual contexto cultural, educacional e político. Acerca da crítica social aos usos e desusos do esporte de lazer, julgue os itens a seguir. O lazer se caracteriza como uma diversão esporádica, com base na lógica do ter e viver emoções especiais que não fazem parte do cotidiano das pessoas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
716Q815258 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeCO artigo 20 ( vinte) da LDB ( Leis de Diretrizes e Bases) afirma: Art. 20º. As instituições privadas de ensino se enquadrarão nas seguintes categorias: A alternativa que NÃO condiz com o artigo acima é: ✂️ a) Particulares em sentido estrito, assim entendidas as que são instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado que não apresentem as características dos incisos abaixo; ✂️ b) Comunitárias, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive cooperativas de professores e alunos que incluam na sua entidade mantenedora representantes da comunidade; ✂️ c) Confessionais, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas que atendem a orientação confessional e ideologia específicas e ao disposto no inciso anterior; ✂️ d) Filantrópicas, na forma da lei; ✂️ e) N.D.A. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
717Q474031 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN“Ossos do crânio, como o parietal, frontal e outros como a da escápula e quadril, são exemplos de osso ____________. Vale ressaltar que esse tipo de osso apresenta comprimento e largura equivalentes, predominando sobre a espessura.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. ✂️ a) longo ✂️ b) laminar ✂️ c) irregular ✂️ d) pneumático Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
718Q472949 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes, quanto a aspectos gerais da educação física na escola. A destinação de uma das salas da escola para atendimentos de emergência, com um enfermeiro ou um médico, representa desvio na função da escola, que deve investir na parceria com a estrutura de atendimento médico existente na comunidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
719Q473782 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEA crítica social do esporte, na sociedade capitalista, propõe uma reflexão acerca de como interesses políticos e econômicos distorcem os princípios gerais que regulam a prática esportiva. Julgue os itens subseqüentes que tratam da tendência crítica e transformadora da Educação Física atual. A imprensa usa a imagem do atleta para fabricar o ídolo, atraindo a atenção do povo para o espetáculo esportivo com o objetivo de vender mais, esquecendo-se da necessidade de se educar por meio do esporte. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
720Q473316 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEIniciada na década de 80 do século XX, a intitulada crise de identidade da Educação Física deu margem a uma série de discussões que, de certa forma, permanecem em pauta no debate acadêmico acerca da função política e social a ser desempenhada pela educação física no contexto escolar. Acerca do resgate da dimensão formativa da Educação Física, julgue os itens abaixo. Deve-se excluir o desenvolvimento da aptidão física das preocupações da Educação Física, assim como se deve deixar claro que seu papel não é o de promover o desenvolvimento de habilidades motoras, e, sim, o de formar o cidadão crítico e participativo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro