Início

Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


701Q471662 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação em educação física, julgue os itens a seguir. Considere-se que, preocupado com os riscos da obesidade infantil, o professor decida medir o índice de massa corporal dos alunos e divulgar os dados em um quadro mural, como forma de estimular o emagrecimento. Nessa situação, a perda de peso alcançada por cada aluno pode ajudar a compor o seu resultado na avaliação da disciplina.
  1. ✂️
  2. ✂️

702Q473259 | Educação Física, Professor de Educação Física, SES SC, UFSC

Historicamente, existe pelo menos um ponto em comum entre as várias concepções da Educação Física Brasileira. Assinale a alternativa que APRESENTA esse ponto em comum.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

703Q471575 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Segundo estudiosos da área, a pedagogia do esporte escolar conhecida como reducionista, que objetiva levar aos alunos experiências de treinamento físico-esportivo instituído, em detrimento da busca da autonomia, da descoberta e da compreensão de si próprios, provoca um desequilíbrio pedagógico, em que predomina o aspecto racional em relação ao sensível. Considerando-se as respectivas características gerais, tal concepção pedagógica

elege a competição como o principal referencial de avaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️

704Q845382 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A mandíbula é o único osso móvel da face e encontra-se articulado com os ossos temporais através de seus côndilos formando a articulação têmporo-mandibular, conhecida como ATM. A mandíbula apresenta-se em “forma de ferradura” onde estão formadas as falanges ligamentares inferiores, e possui dois ramos, que representam uma continuação do corpo em uma angulação denominada ângulo da mandíbula.

II. Os músculos são estruturas anatômicas de formas e comprimentos variáveis, formadas por miócitos e que se inserem aos ossos através de tendões. Eles são caracterizados pela contração (capacidade de diminuir o comprimento) e relaxamento, ações que movimentam partes do corpo, inclusive os órgãos internos. Os músculos representam uma grande parte do peso corporal total e são capazes de transformar energia química em energia mecânica.

III. Os músculos estriados esqueléticos têm a fáscia muscular, que é uma lâmina de tecido epitelial que reveste externamente cada músculo. Sua espessura varia de músculo para músculo, dependendo da sua função. A fáscia muscular envolve as fibras musculares mantendo-as juntas, permitindo o fácil deslizamento dos músculos entre si durante a contração muscular.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

705Q472281 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. Ao planejar as atividades corporais, o professor deve enfatizar o dinamismo e os movimentos espontâneos, evitando as metodologias voltadas para a padronização de gestos técnicos e a imobilidade das crianças em filas.
  1. ✂️
  2. ✂️

706Q472110 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Suponha que, na elaboração do programa de educação física para alunos de uma escola de ensino médio, tenham sido destacados vários princípios relacionados à atividade física como fator de promoção da saúde. Considerando-se essa situação, entre os princípios incluídos no referido programa, definiu-se corretamente o princípio da

continuidade como o que deverá reger as atividades físicas nas sessões de prática de exercícios, durante o aquecimento e o resfriamento, tendo-se em vista a adaptação do organismo dos alunos aos esforços a que serão submetidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

707Q473309 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

De acordo com Soler, em Educação Física Escolar, o principal desafio da escola inclusiva é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

708Q471960 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

“Abordagem pedagógica que prima o trabalho com as habilidades motoras básicas e específicas visando à prática dos conteúdos que compreendem a educação física escolar. Fundamenta-se na aprendizagem motora, no crescimento e desenvolvimento. Trata-se de uma abordagem que se encontra no grupo das abordagens não críticas da educação física.” Esses pressupostos se referem à qual abordagem pedagógica da educação física escolar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

709Q474290 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

De acordo com Freire, em relação ao papel pedagógico da educação física é correto afirmar que a disciplina em questão deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

710Q472051 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de alimentação, exercício físico, exercício resistido e aumento de massa muscular, julgue os itens que se seguem.

A suplementação proteica por si só aumenta a massa muscular.

  1. ✂️
  2. ✂️

711Q472444 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos cuidados metodológicos a serem tomados para uma prática adequada da atividade física com alunos do ciclo III, 5.ª e 6.ª séries do Ensino Fundamental, julgue os itens que se seguem. Considere que alunos que praticam caminhada, depois de algum tempo, tenham interesse em praticar corrida. Nessa situação, recomenda-se que o treinamento de corrida comece na fase inicial, pois, considerando-se o princípio da especificidade do exercício, as capacidades requeridas para a corrida são diferentes das requeridas para a prática da caminhada.
  1. ✂️
  2. ✂️

712Q473809 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Suponha que, na elaboração do programa de educação física para alunos de uma escola de ensino médio, tenham sido destacados vários princípios relacionados à atividade física como fator de promoção da saúde. Considerando-se essa situação, entre os princípios incluídos no referido programa, definiu-se corretamente o princípio da

individualidade biológica como aquela que considera as características físicas do exercício, a fim de se possibilitar a participação ativa dos alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️

713Q474463 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Segundo a pedagogia crítico-superadora, o processo avaliativo da Educação Física inclui determinadas implicações metodológicas, à EXCEÇÃO de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

714Q472528 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Em relação aos aspectos específicos das atividades corporais, julgue os itens subseqüentes. A obesidade, inicialmente, é decorrente de um processo de hipertrofia dos adipócitos, ou seja, um aumento da quantidade de gordura armazenada em cada célula; em seguida, caso a pessoa continue engordando, tem início um novo processo, a hiperplasia, quando o organismo multiplica a quantidade de adipócitos, gerando novas células.
  1. ✂️
  2. ✂️

715Q473079 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Os autores dedicados à reflexão crítica acerca do papel desempenhado pelo lazer na sociedade capitalista pretendem superar algumas posturas ditas mercadológicas e incentivar a adoção de posturas consideradas coerentes com o atual contexto cultural, educacional e político. Acerca da crítica social aos usos e desusos do esporte de lazer, julgue os itens a seguir. O lazer se caracteriza como uma diversão esporádica, com base na lógica do ter e viver emoções especiais que não fazem parte do cotidiano das pessoas.
  1. ✂️
  2. ✂️

716Q815258 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

O artigo 20 ( vinte) da LDB ( Leis de Diretrizes e Bases) afirma:

Art. 20º. As instituições privadas de ensino se enquadrarão nas seguintes categorias:

A alternativa que NÃO condiz com o artigo acima é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

717Q474031 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

“Ossos do crânio, como o parietal, frontal e outros como a da escápula e quadril, são exemplos de osso ____________. Vale ressaltar que esse tipo de osso apresenta comprimento e largura equivalentes, predominando sobre a espessura.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

718Q472949 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, quanto a aspectos gerais da educação física na escola. A destinação de uma das salas da escola para atendimentos de emergência, com um enfermeiro ou um médico, representa desvio na função da escola, que deve investir na parceria com a estrutura de atendimento médico existente na comunidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

719Q473782 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A crítica social do esporte, na sociedade capitalista, propõe uma reflexão acerca de como interesses políticos e econômicos distorcem os princípios gerais que regulam a prática esportiva. Julgue os itens subseqüentes que tratam da tendência crítica e transformadora da Educação Física atual. A imprensa usa a imagem do atleta para fabricar o ídolo, atraindo a atenção do povo para o espetáculo esportivo com o objetivo de vender mais, esquecendo-se da necessidade de se educar por meio do esporte.
  1. ✂️
  2. ✂️

720Q473316 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Iniciada na década de 80 do século XX, a intitulada crise de identidade da Educação Física deu margem a uma série de discussões que, de certa forma, permanecem em pauta no debate acadêmico acerca da função política e social a ser desempenhada pela educação física no contexto escolar. Acerca do resgate da dimensão formativa da Educação Física, julgue os itens abaixo. Deve-se excluir o desenvolvimento da aptidão física das preocupações da Educação Física, assim como se deve deixar claro que seu papel não é o de promover o desenvolvimento de habilidades motoras, e, sim, o de formar o cidadão crítico e participativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.