Início

Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


721Q473692 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Considerando a influência da Educação Física na educação infantil, julgue os itens seguintes. As crianças estimuladas a testar e desafiar constantemente suas habilidades corporais desenvolvem precocemente uma destreza avançada no domínio dos movimentos. Por isso, deve-se evitar a iniciação tardia da criança na atividade física.
  1. ✂️
  2. ✂️

722Q473486 | Educação Física, Professor de Educação Física, AVAPE SP, CONSULPLAN

Considerando os pressupostos sobre o esporte como conteúdo nas aulas de educação física escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( )O esporte da escola, enquanto elemento da educação física escolar, foi colocado sob suspeita a partir das teorias da reprodução, desenvolvidas no âmbito da sociologia da educação e que enfatizavam o papel conservador do sistema educacional nas sociedades capitalistas.

( )A educação física escolar, ao fazer do esporte da escola seu objeto de ensino e ao abrir o espaço escolar para o desenvolvimento desta forma de realizar o esporte, acabava por fomentar um tipo de educação que colaborava para que os indivíduos introjetassem valores, normas de comportamento não questionadoras do sistema de sociedade.

( )O esporte de rendimento traz, na sua estrutura interna, os mesmos elementos que estruturam também as relações sociais de nossa sociedade: forte orientação no rendimento e na competição; seletividade via concorrência; igualdade formal perante as leis ou regras etc.

( )O esporte se impõe à educação física escolar, ou seja, instrumentaliza a educação física escolar para atingir objetivos que são definidos e próprios do sistema esportivo.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

723Q472827 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLAN

Sobre o ensino do chute no futsal, analise as afirmativas.

( ) O chute com a ponta do pé, embora seja o mais potente de todos, por concentrar toda a força em um ponto menor, pelo mesmo motivo torna-se impreciso, tendo em vista que o desvio no ponto a ser atingido na bola pode mudar totalmente sua direção.

( ) O chute a gol pode ser realizado com a parte de cima do pé. Trata-se de um chute de difícil execução, mas que alia força e precisão.

( ) O chute com a parte interna do pé proporciona precisão, mas não é muito potente.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

724Q472433 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Considerando as fases de desenvolvimento motor de crianças de 10 a 12 anos de idade, ao ministrar aulas de handebol para alunos dessa faixa etária, o professor deve

utilizar as regras básicas do jogo, sem adaptações, para que os alunos ganhem competência técnica e tática nesse esporte.

  1. ✂️
  2. ✂️

725Q843344 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. As atividades de Educação Física escolar devem priorizar o estímulo ao desenvolvimento das capacidades individuais dos educandos, inclusive em relação à motricidade humana. Nesse contexto, o educador deve selecionar um conjunto de atividades a serem realizadas ao longo do ano letivo, evitando envolver os alunos em práticas esportivas inclusivas como a natação, pois esse esporte põe em risco o bom desenvolvimento da psicomotricidade da criança.

II. Pessoas com deficiência e indivíduos das mais diferentes idades podem praticar a natação, o que torna esse esporte uma prática bastante inclusiva e convidativa. Essa modalidade esportiva pode ser realizada em diferentes estilos com fins competitivos, pedagógicos e recreativos. No contexto escolar, por exemplo, esse esporte favorece a melhoria do condicionamento físico, pois proporciona a baixa da pressão sanguínea diastólica, o enrijecimento dos vasos sanguíneos e menor capilarização.

III. No basquetebol, a quadra de ataque de uma equipe consiste uma cesta dos adversários, a parte interna da tabela e aquela parte da quadra de jogo limitada pela linha final atrás da cesta dos adversários, as linhas laterais e a margem interna da linha central mais próxima da cesta dos adversários.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

726Q473424 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos cuidados metodológicos a serem tomados para uma prática adequada da atividade física com alunos do ciclo III, 5.ª e 6.ª séries do Ensino Fundamental, julgue os itens que se seguem. Se os alunos tiverem disponibilidade para treinar apenas duas vezes por semana, é correto que o professor explique a eles que, apesar de essa não ser a freqüência ideal, é preferível fazer alguma atividade física que não fazer nenhuma.
  1. ✂️
  2. ✂️

727Q473031 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Quanto aos aspectos históricos da Educação Física, julgue os itens a seguir. Na cidade ideal de Platão, não deveria haver médicos nem juízes, pois eles são responsáveis, respectivamente, pelo corpo e pela alma doentes; deveria haver filósofos, dedicados ao estudo da ética, e ginastas, dedicados ao fortalecimento do corpo.
  1. ✂️
  2. ✂️

728Q473470 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

A respeito das relações sociais presentes nos jogos utilizados em aulas de educação física, julgue os itens seguintes.

Os esportes olímpicos se legitimam no currículo da educação física escolar por serem a principal expressão de lazer ativo presente na sociedade brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️

729Q472147 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Patis MG, COTEC

São considerados fatores que podem comprometer o desempenho durante as práticas esportivas de uma maneira geral, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

730Q471572 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere a ritmo e dança, julgue os itens a seguir.

Dado que harmonia rítmica significa padronização, um ritmo ideal deve ser constante para obter-se harmonia.

  1. ✂️
  2. ✂️

731Q909634 | Educação Física, Dança, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Jacqueline Robinson (1978), traz a pluralidade da dança no mundo contemporâneo. Nesse sentido, coloque (V) para as alternativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) De acordo com Strazzacappa (2001), atualmente, as possibilidades foram ampliadas, porque o ser humano sempre se reinventa e outras formas de danças aparecem.

( ) Numa tentativa de atualizar esta árvore, não é possível acrescentar muitas outras danças: Algumas danças populares brasileiras, como o forró, o samba, a lambada e recentemente o axé, só conquistaram os espaços dos cursos de dança de salão ao lado das imortais valsa, tango e bolero.

( ) As danças provenientes de regiões e países específicos, como a dança do ventre, a dança flamenca, o sapateado americano e irlandês (tão em voga atualmente) e as danças de rua (ou street dance), não devem ser introduzidas como um galho que se inicia nas expressões culturais (folclóricas).

( ) As danças de rua tiveram origem nos guetos negros norte-americanos, como forma de protesto, e ganharam adeptos no mundo todo. Como o rap, o funk e o break, muitas dessas danças já saíram das ruas e invadiram as academias e palcos teatrais e escolas.

A sequência correta de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

732Q902433 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A disciplina de Educação Física (EF) na escola trata da cultura corporal dos alunos (jogo, esporte, ginástica, dança e outros). A escola deve promover a leitura da realidade, fazer o aluno defrontar com o treinamento e aprendê-lo, podendo assim organizar sua prática esportiva fora da escola e socializá-la com sua comunidade. É necessário mapear os métodos de ensino utilizados pelos professores de EF para descrever o processo didático metodológico empregado nas aulas, e consequentemente analisar o planejamento pedagógico em questão. Acerca dos métodos de ensino da Educação Física escolar, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

733Q902439 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Desde a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pelo Ministério da Educação (MEC), as Práticas Corporais de Aventura (PCAs) passaram a fazer parte, oficialmente, do rol de conteúdos a serem ministrados nas aulas de Educação Física (EF) nas redes de ensino de todo o país, sejam públicas ou privadas. De acordo com as formas de deslocamento das PCAs, são exemplos de deslizamento, habilidades corporais e queda livre, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

734Q902473 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A educação física especial é fundamental para garantir a inclusão e o desenvolvimento de alunos com diferentes tipos de deficiência. Considerando os princípios e as práticas da educação física especial para diferentes deficiências nas escolas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

735Q902435 | Educação Física, Ginástica, Professor de Educação Física, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A ginástica é um esporte cujos exercícios realizados exigem concentração, coordenação, equilíbrio, força e flexibilidade. A ginástica se divide em dois tipos: ginásticas competitivas e ginásticas não competitivas. São exemplos de ginásticas competitivas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

736Q909630 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre os processos avaliativos de ensino aprendizagem da Educação Física na Educação Básica.

I - A avaliação nesta fase, pode manifestar efeitos positivos e/ou negativos no decorrer da vida dos alunos no que diz respeito tanto no desenvolvimento motor quanto no cognitivo. Por essa via, as práticas avaliativas no processo de ensino aprendizagem devem considerar aspectos do próprio desenvolvimento dos alunos. Nesse período a avaliação se mostra extremamente complexa, por essa parte da Educação Básica ter suas peculiaridades, ou seja, no desenvolver da avaliação formativa, deve-se evitar nesta fase, avaliação que proporcione características competitivas ou de comparações entre os alunos.

II - Nesta fase, são privilegiados o desenvolvimento cognitivo, motor e socioafetivo dos alunos. A Educação Física se insere pautando seu ensino para o aprimoramento desses aspectos, o processo de avaliação do ensino aprendizagem neste nível de ensino, também envolve a avaliação formativa. No entanto, todas as etapas são fundamentais para o desenvolvimento, ou seja, diagnóstico, processo e somativa. Nesta fase, os alunos estão cada vez mais maturando os seus desenvolvimentos em vários aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos. Diante disso, cabe uma avaliação mais robusta no processo de ensino e aprendizagem em relação a conhecimento de jogos, brincadeiras, atividades corporais e suas respectivas regras, verificando a capacidade de organizar brincadeiras e a forma de se relacionar com os colegas da sala de aula, entre outras.

III - Nesse nível de ensino, o professor deve levar em consideração que os alunos já tenham atingido os níveis de desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor correspondente a idade, pois, suas proposições estão sujeitas a capacidade de abstração, da criticidade nas atitudes relacionais e do estilo de vida ativo, nesse nível de ensino há direcionamentos para potencializar o aprimoramento técnico- -científico, a formação crítica e atitudes socioeducacionais positivas dos alunos. Dessa forma, os jogos, esportes e os demais conteúdos dessa disciplina devem ser vistos de forma, podendo, o professor, utilizar metodologias e recursos diversificados tais como vídeos, textos impressos e discussões/grupos de estudos sobre os possíveis temas transversais atuais e que despertam a curiosidade dos alunos. Diversificar os métodos de ensino pode ajudar a aumentar os índices de participação nas aulas.

De acordo com os níveis de avaliação nos ensinos: Infantil, Fundamental e Médio, citados acima, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

737Q899074 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor de Educação Física, Prefeitura de Iguaracy PE, ADM TEC, 2024

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), as instituições de ensino e esportivas têm responsabilidades importantes na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Em uma escola, se um educador físico identifica sinais de maus-tratos em um aluno, qual deve ser sua conduta, conforme as orientações do ECA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

738Q909635 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Os jogos de lutas são uma oportunidade para que os estudantes vivenciem algumas características gerais das lutas corporais como: enfrentamento físico direto, regras, oposição entre indivíduos, objetivo centrado no corpo da outra pessoa, ações simultâneas e imprevisibilidade. A dinâmica dos Jogos de lutas, sobretudo a ludicidade, podem favorecer a sua inclusão das lutas na Educação Física escolar.

inclusão das lutas na Educação Física escolar. Numa proposta prática numa aula de Educação Física, é possível trabalhar com alguns tipos de jogos de lutas: jogos de luta para desequilibrar; jogos de luta de rapidez e atenção; jogos de luta de conquista de território; jogos de luta de conquista de objetos.

Nesse sentido, relacione a primeira coluna (jogo de luta) com a segunda (seu objetivo).

a- Jogos de luta para desequilibrar;

b- Jogos de luta de rapidez e atenção;

c- Jogos de luta de conquista de território;

d- Jogos de luta de conquista de objetos.

( ) Jogos em que o objetivo está centrado na oposição através de ações que superem o oponente através da velocidade de reação.

( ) Jogos que objetivam proporcionar a experiência do combate interposto por um determinado material.

( ) Nestes jogos o objetivo é impor-se fisicamente ao oponente, deslocando para fora de um determinado espaço ou permanecendo dentro de um espaço por meio da oposição física.

( ) Jogos que objetivam proporcionar a experiência do combate por meio de ações que visam o desequilíbrio do oponente e simultaneamente a manutenção do próprio equilíbrio.

A sequência correta de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

739Q910157 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Professor de Educação Física, Prefeitura de Mucajaí RR, NTCS, 2024

A Independência do Brasil foi um processo histórico de separação entre o Reino do Brasil e Portugal. Um fato importante aconteceu no dia 9 janeiro de 1822. Data em que D. Pedro I decidiu permanecer no Brasil. Decisão essa que foi tomada durante uma audiência do Senado com a célebre frase: “Se é para o bem de todos e a felicidade geral da nação, estou pronto! Digam ao povo que fico!”. Esse dia ficou conhecido na história como?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

740Q909632 | Educação Física, Dança, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Nos aspectos que compõem a diversidade cultural do Brasil e suas regiões, a dança é um elemento essencial para ser trabalhada nas aulas de educação física e, consequentemente, sensibilizar os estudantes para a pluralidade cultural do Brasil. Nesse sentido, relacione a primeira coluna (dança) com a segunda (sua respectiva região).

a- Carimbó

b- Chula

c- Catira

d- Frevo

e- Caxambu

( ) Região Sul

( ) Região Sudeste

( ) Região Nordeste

( ) Região Norte

( ) Região Centro Oeste

A sequência correta que liga a dança à sua região é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.