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Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


741Q909643 | Educação Física, Código de Ética dos Profissionais de Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

O Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) instituiu o 1º Simpósio de Ética no Esporte e na Atividade Física, realizado no Rio de Janeiro entre 13 a 16 de outubro de 1999, que teve por objetivo estabelecer as referências iniciais para a elaboração de um Código de Ética que balizasse o comportamento social, sob o ponto de vista moral, dos profissionais registrados em tal Conselho de Classe. Nesse sentido, marque a alternativa CORRETA.

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743Q909250 | Pedagogia, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024

Em 2040, há o risco de o Brasil enfrentar um "apagão" de professores na Educação Básica: segundo a projeção divulgada pelo Instituto Semesp, faltarão 235 mil docentes nas escolas do país. A quantidade de ingressantes nas carreiras de licenciaturas nos últimos dez anos cresceu apenas 29,7% de 2010 a 2020, enquanto nas demais carreiras esse dado foi de 49,8%. Analise as assertivas abaixo sobre os fatores que podem ter contribuído para essa projeção e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Desinteresse dos mais jovens nos cursos de licenciatura e envelhecimento dos profissionais atuantes, que provavelmente se aposentarão em breve.

( ) Abandono precoce da carreira, devido aos baixos salários e às condições precárias de trabalho.

( ) Escassa oportunidade do ensino à distância para cursos de licenciatura, o que faz com que os estudantes não encontrem cursos de graduação voltados para a educação na modalidade EaD.

( ) As especialidades com maior queda no número de concluintes na graduação foram Biologia (-21,3%), Química (-12,8%) e Ciências Sociais (-11,7%). Em Pedagogia, houve um aumento de 9,8%.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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744Q902444 | Educação Física, Dança, Professor de Educação Física, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A dança nas aulas de educação física é um valioso instrumento pedagógico para os professores, porque proporciona comunicação, expressa sentimentos, além de proporcionar ao aluno conhecer a si próprio e ao outro, a criar e recriar coreografias, saber improvisar, fazendo com que perceba a dança como parte da formação cidadã. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
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745Q909642 | Educação Física, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

O componente curricular “Educação Física”, visa desenvolver autonomia para apropriação e utilização da cultura corporal de movimento. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orienta que o componente curricular “Educação Física”, por meio da articulação entre as unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades, deverá garantir aos estudantes competências específicas durante todo o Ensino Fundamental, que por sua vez deverão estar alinhadas às competências da área de linguagens e às competências gerais. Nesse sentindo, analise as afirmativas abaixo sobre essas competências.

I - Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.

II - Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de execução das práticas corporais, que atendam os próprios interesses, além de se envolver no processo de ampliação do acervo insipiente nesse campo.

III - Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.

IV - Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.

V - Usufruir das práticas corporais de forma isenta para despotencializar o envolvimento em contextos de lazer, reprimindo as redes de sociabilidade e promovendo a saúde.

VI - Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

Em relação as competências acima, existem afirmativas corretas e afirmativas incorretas. Assinale a alternativa que contém apenas afirmativas corretas.

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746Q902477 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A educação física escolar se constitui como prática pedagógica a partir de diferentes interesses e concepções pedagógicas. O ensino vem, historicamente, buscando organizar meios e formas metodológicas para facilitar o processo ensino-aprendizagem. Uma dessas concepções de ensino tem como ponto de partida o próprio aluno; é a partir dele que surgem as intenções pedagógicas. Essa concepção, que considera a possibilidade de codecisão entre professores e alunos no planejamento, objetivos, seleção de conteúdos, metodologia e avaliação, trata-se da(de):
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747Q904072 | Pedagogia, PCN's, Professor de Educação Física, Prefeitura de São João do Manteninha MG, Máxima, 2024

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são diretrizes fundamentais para a organização do currículo escolar no Brasil, estabelecendo objetivos e conteúdos a serem trabalhados em cada etapa da Educação Básica. Considerando os princípios e objetivos dos PCNs, qual das seguintes afirmações é correta, e qual é a principal justificativa para essa abordagem:
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748Q909637 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

O professor de Educação Física e/ou professor/treinador deverá obrigatoriamente, por questões de suas práticas, assimilar conhecimentos sobre o desenvolvimento das ações motoras, considerando que todo o trabalho pedagógico é dependente desses princípios, independentemente de qual modalidade a ser trabalhada na Educação Física na escola, como necessário e essencial para outras atividades que serão desenvolvidas nas aulas de Educação Física.

Para tal, de acordo com Meinel (1984), é importante considerar os seguintes aspectos em cada uma das idades escolares: primeira idade, segunda idade, puberdade e adolescência. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo.

I - "fase da melhor capacidade de aprendizagem motora na infância". "A habilidade de concentração e a iniciativa na solução de tarefas de movimento esportivo é bem melhor que no começo da idade escolar". "[...] em geral, os movimentos infantis tornam-se mais convenientes, econômicos e objetivos. "(MEINEL, 1984).

II - "O brincar sem restrições está grandemente subordinado a restrições temporais." "[...) componentes do comportamento motor são a acessibilidade e as solicitações de rendimento esportivo e o desejo de rendimento." "(...] deve- se contar, em grau mais forte, com a flutuação da atenção e a capacidade de concentração para uma determinada tarefa, no início da escolaridade." (MEINEL, 1984).

III - "A fase da reestruturação de habilidades e destrezas motoras" "A primeira fase puberal não deve ser caracterizada como um "tempo de crise", com "manifestações de desmoronamento ou de dissolução" motora. Nas habilidades de coordenação, no entanto, deve- se levar em conta manifestações de estagnação ou diminuição das habilidades, que, mesmo assim, não atingem a todos os jovens; possuem um caráter passageiro e são individualmente expressadas de modo bem diferenciado". (MEINEL, 1984).

IV - "A fase da estabilização, da diferenciação específica do sexo e da crescente individualização". "As tendências de desenvolvimento motor principais desse período são a estabilização, a diferenciação expressa específica do sexo e a progressiva individualização." "É importante sobretudo, convidar os jovens para o exercício esportivo e o treinamento regular, além do esporte escolar obrigatório." (MEINEL, 1984).

Está correto o que se afirma em:

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749Q1051138 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A percepção de dismorfia muscular tem aumentado significativamente nas últimas décadas - especialmente entre praticantes de musculação. Dessa forma, o profissional de Educação Física precisa levar em conta este fator na hora de conduzir o treino junto aos seus alunos.
O outro nome – mais popularizado – dado ao transtorno dismórfico corporal é
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750Q899075 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Educação Física, Prefeitura de Iguaracy PE, ADM TEC, 2024

De acordo com a Lei nº 9.394/1996 (LDB), a educação básica deve ser estruturada de forma a atender às especificidades dos alunos e promover seu desenvolvimento integral. No caso da Educação Física, como essa disciplina deve ser orientada para atender aos princípios da LDB?
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751Q898823 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Educação Física, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024

Sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) que possui respaldo legal na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) A EJA deverá articular-se, exclusivamente, com o Ensino Médio.
(__) Os exames se realizarão no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.
(__) Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.

A sequência está correta em
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752Q898824 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Educação Física, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024

Um professor está desenvolvendo um projeto que visa integrar a tecnologia nas aulas de Educação Física, utilizando recursos digitais para enriquecer o ensino. Qual das alternativas a seguir melhor descreve o uso da tecnologia na Educação Física escolar?
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753Q909627 | História, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

No início do século XX, a região Sudeste de Goiás, incluindo a região da cidade de Cumari, experimentou um notável impulso econômico. Esse avanço pode ser atribuído principalmente pela:

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754Q898821 | Arquitetura de Computadores, Professor de Educação Física, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024

As arquiteturas x86 e x64 se referem a diferentes conjuntos de instruções e capacidades de endereçamento de memória dos processadores. Essa diferença impacta diretamente a compatibilidade com sistemas operacionais e programas, além de influenciar o desempenho do sistema. Considerando essas arquiteturas, qual das alternativas abaixo descreve corretamente uma característica da arquitetura x64 em comparação com a arquitetura x86?
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755Q898822 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Física, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024

Analise os excertos a seguir:

Excerto I. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, sendo substitutivas à escolarização.
Excerto II. O atendimento educacional especializado, ao longo de todo processo de escolarização, deve estar articulado com a proposta pedagógica do ensino comum, disponibilizando programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, ajudas técnicas e tecnologia assistiva.
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Plano Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2008.

Sobre os excertos, assinale a alternativa correta.
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756Q902434 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Professor de Educação Física, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Crescimento refere-se essencialmente às transformações progressivas de cunho quantitativas que ocorrem nas dimensões do corpo humano, enquanto desenvolvimento engloba simultaneamente transformações quantitativas e qualitativas, sendo resultante de aspectos associados ao próprio processo de crescimento físico, à maturação biológica e, especificamente no caso da Educação Física e do Esporte, ao desempenho motor. Profissionais de Educação Física e Esporte se encontram em posição privilegiada para acompanhar indicadores de crescimento e desenvolvimento, considerando seu envolvimento com aspectos educacionais e de promoção da saúde na população jovem. Com relação ao crescimento e o desenvolvimento aplicado à Educação Física e ao Esporte, assinale a alternativa correta.
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757Q1042434 | Educação Física, Atividade Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Observe o trecho (adaptado) a seguir extraído do Guia de Atividade Física para a população brasileira:

“Tenha em mente que fazer _____ atividade física, no tempo e lugar _____, é melhor que não fazer nada. Praticar atividade física, é importante para a sua vida. Mesmo ao praticar _____ de atividade física, você pode obter benefícios para a sua saúde.”

Considerando a lógica do documento em questão, a alternativa que melhor preenche a lacuna é:
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758Q1034294 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cada uma das práticas corporais tematizadas integra uma das seis unidades temáticas que são trabalhadas ao longo do Ensino Fundamental. A unidade temática Esportes engloba tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto suas variações. Para a estruturação dessa unidade temática, a BNCC utiliza um modelo de classificação fundamentado na lógica interna dos esportes, considerando critérios como cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos das ações.
Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) São exemplos de esporte de invasão ou territorial o voleibol de quadra, voleibol de praia e o tênis de campo.
( ) O modelo em questão possibilita a distribuição das modalidades esportivas em categorias, privilegiando as ações motoras intrínsecas, reunindo esportes que apresentam exigências motrizes semelhantes no desenvolvimento de suas práticas.
( ) O esporte de marca se refere ao conjunto de modalidades que se caracterizam por comparar os resultados registrados em segundos, metros ou quilos.

As afirmativas são, respectivamente,
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759Q909629 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

No século XX, a Educação Física escolar sofreu, no Brasil, influências de correntes de pensamento filosófico, tendências políticas, científicas e pedagógicas. Assim, até o início da década de 70, a Educação Física sofreu influências provenientes da filosofia positivista, da área médica, de interesses militares e acompanhou as mudanças no próprio pensamento pedagógico. Inspiradas no momento histórico social pelo qual passou o país, num segundo período, final da década de 70, início da década de 80, surgem novas abordagens e tendências na Educação Física Escolar. Essas abordagens resultam da articulação de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas. Todas essas correntes têm ampliado os campos de ação e reflexão para a área, o que a aproxima das ciências humanas (PCN). Nesse sentido, marque a alternativa que consta somente as abordagens a partir do segundo período da Educação Física no Brasil.

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760Q1045250 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Física, Prefeitura de Capivari do Sul RS, FUNDATEC, 2024

Definir a avaliação da aprendizagem como um ato “amoroso” significa entendê-la como um processo:

I. Inclusivo.

II. Acolhedor.

III. Probatório.

IV. Integrativo.

Quais estão corretos?

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