Início

Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q1030412 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Ao longo da história, a Educação Física passou por diversas transformações conceituais que deram origem a distintas propostas pedagógicas. No contexto brasileiro, estudiosos apontam que a Educação Física escolar foi influenciada por diferentes períodos históricos e ideológicos, culminando na identificação de cinco principais tendências.
Dessa forma, relacione as tendências pedagógicas com os seus respectivos conceitos e períodos históricos:
1. Popular. 2. Pedagogicista. 3. Higienista. 4. Esportivista. 5. Militarista.
( ) Até 1930 - bastante influenciada pela medicina e pela eugenia. Valorizava o desenvolvimento físico e moral.
( ) 1930 a 1945 - biologicista, baseava-se na necessidade de preparar futuros jovens para possíveis envios de tropas à guerra.
( ) 1945 a 1964 - buscava efetivar um caráter mais educacional à Educação Física. Aprimorou a relação aluno-professor.
( ) 1964 a 1985 - objetivava descobrir talentos esportivos, desenvolvendo a relação técnico-atleta na escola.
( ) 1985 aos dias atuais - entende a saúde como um conjunto de situações que vão além do biológico, incluindo o social, o cultural e o econômico. Surgem as abordagens pedagógicas.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

762Q910860 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Desde o início dos anos 80 surgem diversos núcleos de estudos empenhados na rediscussão de temas que vão desde a redefinição do papel da Educação Física na sociedade brasileira até questões ligadas às mudanças necessárias ao nível da prática efetiva nas quadras, ginásios e campos. A literatura da área aponta estudos sobre as grandes linhas dos métodos ginásticos, além de estudos que procuram transpor quadros classificatórios sobre as correntes pedagógicas para a área específica da Educação Física. Assim, assinale a alternativa que aponta corretamente correntes pedagógicas que foram da Educação Física:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

763Q1037092 | Educação Física, Avaliação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A aptidão física é definida como a capacidade de realizar tarefas diárias sistemáticas. Logo, bons níveis de aptidão física são essenciais para que indivíduos, independentemente da faixa etária, realizem de forma eficaz suas atividades de vida diária. O exame do seu desempenho é importante, pois permite a estimativa do estado de saúde do indivíduo. Dentre as baterias de testes utilizadas, existe o Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR), criado no ano de 2002, cujo intuito é a avaliação do desempenho de crianças e adolescentes. Num estudo realizado com um grupo de escolares de 8 a 12 anos, residentes na cidade de Petrolina – PE, para avaliação da aptidão física, foram utilizados os seguintes testes: salto horizontal, arremesso de medicine ball, sit ups e teste de corrida (realização do percurso, com mudanças de direção, no menor tempo possível).

NASCIMENTO, M. M. et al. Aptidão física relacionada ao desempenho motor de escolares, residentes em Petrolina – PE, sertão nordestino. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo, v.13, n.85, p.926-931, Set./Out. 2019. Adaptado.

O objetivo da aplicação desses testes foi a avaliação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

764Q902441 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Professor de Educação Física, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

O esporte é muito mais do que uma simples atividade física. Ele desempenha um papel crucial na formação educacional, promovendo valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito às regras. Com relação ao papel do esporte na escola, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

765Q1045252 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Física, Prefeitura de Capivari do Sul RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com Bacich e Moran (2018), há diversas formas de se desenvolver a avaliação. O importante é que ela ocorra ___________ e que ____________________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

766Q899416 | Educação Física, Ginástica, Professor de Educação Física, Prefeitura de Tabocão TO, MS CONCURSOS, 2024

Os tipos de ginásticas são divididos em competitivos e não competitivos. Suas modalidades são Acrobática, Artística, Rítmica, Trampolim, Aeróbica, Geral, Contorcionismo, Laboral, Localizada, Cerebral e Hidroginástica. Quais são as características que se referem à Ginástica Artística?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

767Q898945 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cunhataí SC, Unesc, 2024

O Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense define a Educação Física como um componente curricular essencial para a formação integral. Assinale a alternativa correta sobre os objetivos desse componente na perspectiva da BNCC.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

768Q909626 | História, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Muito do que sabemos sobre Goiás no século XIX se deve aos relatos dos viajantes naturalistas europeus, normalmente cientistas em viagem. Seus relatos permitem o conhecimento da história e geografia regional, além de fornecerem informações sobre o a população e sociedade local. Sendo, portanto, valiosos para o conhecimento de Goiás no século XIX os relatos de Saint-Hilaire, Pohl, Gardner e Castelnau. De que forma os relatos dos viajantes naturalistas europeus do século XIX sobre a Província de Goiás revelam um discurso etnocêntrico?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

770Q910856 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Com os avanços nos estudos sobre as teorias educacionais, no final da década de 70, a educação física passou a ter contato com teorias e abordagens contrárias ao modelo esportivista, que tinha como foco a aptidão física até então vigente. Assim, são elaborados então os primeiros pressupostos teóricos que tentavam romper com o modelo hegemônico vigente e apontando para novas Abordagens Pedagógicas da Educação Física Escolar. Assim, assinale a alternativa correta sobre a abordagem pedagógica Desenvolvimentista:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

771Q902470 | Educação Física, Seleção e Organização Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Quanto à seleção de conteúdos para as aulas de educação física, os adeptos desta abordagem pedagógica propõem que se considere a relevância social dos temas, sua contemporaneidade e sua adequação às características sociocognitivas dos alunos. No que diz respeito à organização curricular, ressaltam que é preciso fazer com que o aluno confronte os conhecimentos do senso comum com o conhecimento científico, visando à ampliação do seu acervo de conhecimento sobre a cultura corporal.

(Darido, 2003.)


As características descritas no cenário da educação física escolar se referem à abordagem pedagógica denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

772Q904610 | Educação Física, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Indique a fundamentação principal da Educação Física na Educação Infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

773Q910855 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

O percurso histórico da Educação Física escolar brasileira teve seu início no ano de 1851, quando foi incluída como matéria no currículo escolar. Através da Reforma Couto Ferraz, a ginástica passou a ser disciplina obrigatória no ensino primário e a dança e a ginástica, no ensino secundário. Em 1920, os estados da federação iniciaram as reformas educacionais dentro da Educação Física e usaram o nome de ginástica para essa prática. Desde então as reformas pedagógicas e metodológicas da Educação Física vêm sofrendo grande evolução ao longo dos anos. Assim, surgem as Abordagens Pedagógicas da Educação Física Escolar. Dessa forma, assinale a alternativa que aponta correntemente as características da abordagem Pedagógica da Psicomotricidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

774Q1030417 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Visando apoiar um aluno que busca a melhoria do seu desempenho em uma prova de corrida de 200m rasos, um professor de Educação Física prepara algumas orientações sobre exercícios voltados para esse fim.
Dentre as diferentes possibilidades de estruturação do programa de exercícios, em função das características da prova (intensidade e duração do esforço), o professor deve priorizar exercícios que maximizem a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

775Q896794 | Pedagogia, PCN's, Professor de Educação Física, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País.


BRASIL, 1997.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) quanto a avaliação do processo ensino-aprendizagem nas aulas de educação física de acordo com os PCN’s.


( ) Deve se resumir a alguns testes de força, resistência e flexibilidade, medindo apenas a aptidão física do aluno.


( ) O conhecimento de jogos, brincadeiras e outras atividades corporais, suas respectivas regras, estratégias e habilidades envolvidas, o grau de independência para cuidar de si mesmo ou para organizar brincadeiras, a forma de se relacionar com os colegas, entre outros, são aspectos que permitem uma avaliação abrangente do processo de ensino e aprendizagem.


( ) Por meio da avaliação, docentes e discentes devem poder dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo.


( ) A aptidão física é o único aspecto a ser avaliado e deve estar contextualizada dentro dos conteúdos e objetivos.


( ) Deve ser padronizada e a partir dessa, o professor deve esperar o mesmo resultado de todos os alunos.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

776Q904406 | Educação Física, Legislação Federal, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A Educação Física é uma profissão regulamentada, possuindo conselhos próprios e um Código de Ética que se constitui em documento de referência para os seus profissionais, em relação aos princípios e diretrizes necessários ao exercício de sua profissão. Dessa forma, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um dever dos profissionais de Educação Física em sua atuação, tendo em vista as responsabilidades relativas a sua aparência, que esteja previsto no Código de Ética Profissional do Sistema CONFEF/CREFs.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

777Q899076 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação Física, Prefeitura de Iguaracy PE, ADM TEC, 2024

O Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei nº 13.005/2014, estabelece metas para a melhoria da educação no Brasil. Considerando o papel da Educação Física no contexto do PNE, qual das metas a seguir reflete um dos objetivos do plano em relação à educação básica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

778Q1030410 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

No início do século XX, a Educação Física ensinada no Brasil seguia modelos ginásticos europeus que, historicamente, influenciaram o contexto das práticas corporais nas escolas brasileiras. Um deles, em evidência nas décadas de 20 e 30, previa séries de exercícios que visavam a um movimento completo, contínuo e interessante para os alunos. A aula de ginástica era dividida em sessão preparatória, sessão propriamente dita e volta à calma, e como formas de trabalho propunha flexionamentos, exercícios mímicos e educativos, exercícios de aplicação, jogos, desportos individuais e coletivos.
Este foi o método conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

779Q1034293 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida têm impulsionado o aumento global de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e diabetes mellitus. Essas condições compartilham fatores de risco modificáveis, como inatividade física e obesidade. Nesse contexto, indicadores antropométricos, como o índice de conicidade, são fundamentais para identificar precocemente a obesidade abdominal, permitindo intervenções que promovam a saúde e a qualidade de vida, entre estas o exercício.
Para o cálculo do índice de conicidade são necessárias as seguintes medidas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

780Q1042432 | Educação Física, Competições e Organizações de Eventos, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Sobre o formato de torneio, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Costuma ter curta duração. ( ) O campeão é definido pela quantidade de pontos acumulados. ( ) Os confrontos acontecem no formato “mata-mata” (eliminação do derrotado).

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.