Início

Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q474517 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere ao processo ensino-aprendizagem em educação física, julgue os itens a seguir. Para desenvolver a autonomia dos alunos, o professor deverá estabelecer um ambiente pedagógico no qual os alunos possam escolher livremente o que querem fazer e como o querem fazer.
  1. ✂️
  2. ✂️

82Q471553 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

O processo de desenvolver pessoas, característico da visão contemporânea da gestão de pessoas, corresponde às seguintes atividades:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q474273 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Quando um segmento corporal se move, ele sofre um deslocamento angular em torno de um eixo imaginário de rotação através da articulação à qual este segmento está ligado. Existem três planos de referência para a descrição do movimento humano, e cada um é orientado, perpendicularmente, a um dos três planos de movimento. Assim, analise as afirmativas acerca destes eixos e assinale a alternativa correta.

I. O eixo transverso, também conhecido como eixo frontal ou látero-medial, é perpendicular ao plano transverso.

II. O eixo anteroposterior constitui-se na linha imaginária em torno da qual ocorre a rotação no plano frontal.

III. O eixo longitudinal constitui-se na linha imaginária que em torno da qual ocorre a rotação no plano sagital.

Segundo Ginnis (2015) estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q844993 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, AV MOREIRA, 2020

O futsal, antes denominado futebol de salão, é derivado do futebol de campo, e que, por seu valor recreativo, social e competitivo, está presente nos programas de lazer de qualquer comunidade. Praticado de forma bem orientada, o futsal desenvolve a coordenação, a agilidade, a velocidade e a precisão. Possui regras específicas e de acordo com a CBFS em relação ao arremesso lateral do futsal é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q841883 | Educação Física, Eventos Esportivos e Culturais, Professor de Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

A palavra periodização deriva de período, uma porção ou divisão do tempo em pequenos segmentos, a fim de propiciar o desempenho máximo nas principais competições. É um processo de estruturação das fases de treinamento para atingir níveis máximos de condicionamento em capacidades biomotoras gerais e específicas. Analise as afirmativas a seguir relativas à periodização.

I. A organização e a estruturação do treinamento esportivo são fundamentais na planificação, tanto no início de um ciclo de trabalho, como no processo de formação da criança, do jovem e do atleta.

II. O mesociclo é a menor estrutura do treinamento. Um mesociclo de sete dias, por exemplo, pode ser composto de duas sessões diárias de treinamento, totalizando um mesociclo de 14 sessões. As sessões devem estar relacionadas ao processo integral, buscando a relação ótima entre estímulo e recuperação.

III. O macrociclo é a estrutura dos grandes ciclos de treinamento, e pode ser semestral, anual ou plurianual. Esses grandes ciclos podem ser divididos em períodos chamados de preparatório, competitivo e de transição, os quais são claramente diferenciados por seus conteúdos e objetivos.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q839368 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educação Física, OMNI, 2021

Complete a lacuna a seguir: O________________ é a capacidade de realizar trabalhos musculares de forma satisfatória. No entanto, atualmente, observa-se uma grande contribuição do conceito de saúde dentro dos paradigmas do ________________, sendo ele retratado por eficiência cardiorrespiratória, composição corporal ideal para o organismo e ótima manutenção músculo esquelético para a manutenção das atividades do ser humano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q473089 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. A educação física deve proporcionar à criança um conhecimento do próprio corpo, articulado com um discurso ético, possibilitando a ela um agir diferente diante dos desafios presentes no jogo.
  1. ✂️
  2. ✂️

88Q473652 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (lei nº 9394/96), o ensino Fundamental:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q28746 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa que apresenta o conteúdo que NÃO deve ser trabalhado no ensino da educação física no 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q832267 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, IBGP, 2021

Para Vago (2009), o predomínio do esporte como conteúdo dos programas escolares de educação física produz um efeito perverso na formação cultural dos estudantes.
São efeitos perversos descritos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q472096 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

O equilíbrio e a estabilidade são requisitos determinantes para a postura ereta, fundamental para libertação dos membros superiores e o desenvolvimento da atividade humana. Em um programa de atividade física, o professor utiliza-se de duas estratégias biomecânicas para melhorar estes requisitos de seus alunos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q844147 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor de Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

A resistência é caracterizada como a capacidade de se resistir à fadiga nos esforços de longa duração e de intensidade moderada. A resistência deve possibilitar ao atleta ser capaz de suportar uma intensidade de carga durante o maior tempo possível, aumentar a sua capacidade de suportar as cargas de treinamento e de competição, tanto em volume como em intensidade, acelerar a sua recuperação entre as fases do esforço e estabilizar a sua técnica.

No que se refere ao tempo de esforço, a resistência de média duração de 15 a 90 segundos apresenta predominância do sistema

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q473544 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

A obesidade tem sido considerada uma das doenças mais graves no mundo e relaciona-se com outras mais como a diabetes, coronariopatia e hipertensão, por exemplo. Sobre esta temática os profissionais de educação física devem saber que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q339781 | Raciocínio Lógico, Espaço Amostral, Professor de Educação Física, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

Um grupo de 50 alunos de uma escola respondeu um questionário, no qual havia uma pergunta sobre “qual das faixas seguintes eles se encontravam.” Observe.

• Faixa A: até 10 anos. • Faixa B: acima de 8 anos até 16 anos. • Faixa C: acima de 13 anos.

Sabe-se que houve alunos que assinalaram 1 grupo e alunos que assinalaram 2 grupos. Considere também que marcaram

• A ou B: 28 alunos. • B e C: 14 alunos. • Somente A: 5 alunos

Assim, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q836365 | Literatura, Modernismo, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021

O texto abaixo servirá de base para responder a questão:

"Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou."

(João Guimarães Rosa, em "Grande Sertão: Veredas.)

https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/resumos-de-livros/guimaraes-rosa.htm Acessado em 28/02/2021 
A partir do excerto trazido acima, é possível afirmar que são traços estilísticos da escrita do autor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q841084 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educacao Fisica, FEPESE, 2020

Na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASILIA, 2017), cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental.
Analise as afirmativas abaixo sobre as práticas corporais de acordo com a BNCC.
1. A unidade temática brincadeiras e jogos explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela ausência de regras. 2. A unidade temática esportes reúne somente as manifestações derivadas dessa prática. As manifestações formais do esporte devem ser trabalhadas somente de forma extracurricular. 3. A unidade temática danças explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias. 4. A unidade temática lutas focaliza as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. 5. Na unidade temática práticas corporais de aventura, exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q474417 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Quanto às possibilidades de desenvolvimento de competências e habilidades nas aulas de educação física, julgue os itens seguintes. As aulas de educação física devem possibilitar aos alunos a vivência de espaços formativos que valorizem o agir solidário, a adoção de atitudes cooperativas e o repúdio à violência e às injustiças.
  1. ✂️
  2. ✂️

99Q474256 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes a competição e cooperação no esporte. Nas aulas de educação física, os esportes coletivos levam os alunos a vivenciar situações de competição e de cooperação, quando há interação com os adversários da equipe oposta e integração com os companheiros da mesma equipe.
  1. ✂️
  2. ✂️

100Q855563 | Português, Ortografia, Professor de Educação Física, FEPESE, 2020

Leia o poema de João Cabral de Melo Neto

O ferrageiro de Carmona

Um ferrageiro de Carmona,
que me informava de um balcão:
“Aquilo? É de ferro fundido,
foi a fôrma que fez, não a mão.

Só trabalho em ferro forjado
que é quando se trabalha ferro;
então corpo a corpo com ele;
domo-o, dobro-o, até onde quero.

O ferro fundido é sem luta,
é só derramá-lo na fôrma.
Não há nele a queda de braço
e o cara a cara de uma forja.

Existe grande diferença
do ferro forjado ao fundido;
é uma distância tão enorme
que não pode medir-se a gritos.

Conhece a Giralda em Sevilha?
De certo subiu lá em cima.
Reparou nas flores de ferro
dos quatro jarros das esquinas?

Pois aquilo é ferro forjado.
Flores criadas numa outra língua.
Nada têm das flores de fôrma
moldadas pelas das campinas.

Dou-lhe aqui a humilde receita
ao senhor que dizem ser poeta: O ferro não deve fundir-se, nem a voz ter diarreia.

Forjar: domar o ferro à força,
não até uma flor já sabida,
mas ao que pode até ser flor…
se flor parece a quem o diga.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).
( ) A frase: “O ferro não deve fundir-se” poderia apresentar corretamente uma próclise na colocação pronominal: “O ferro não se deve fundir”. ( ) Estão corretas quanto à acentuação as seguintes frases: “A forma de bolo é redonda.” e “Eu dou a forma que quero ao meu trabalho”. ( ) O poema termina com aspas para representar o final de uma resposta dada a uma pergunta não explícita no texto. ( ) A expressão “corpo a corpo” não possui crase já que “corpo” é palavra masculina. Diferente seria em “cara a cara”, em que a crase é facultativa, pois “cara” é vocábulo feminino. ( ) Na primeira estrofe do poema (as quatro primeiras linhas), há a explicação do que é forjamento no trabalho com ferro.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.