Questões de Concursos Professor de Educação Física Secretaria da Educação

Resolva questões de Professor de Educação Física Secretaria da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q906877 | Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Leia o texto a seguir:

A importância de um evento não deve ser meramente determinada por sua escala, seja local ou internacional; sua complexidade, seja simples ou elaborada; ou apenas pelo número de participantes; no entanto, esses fatores terão impactos diversos no evento.

Cada evento exigirá financiamento, embora a quantidade necessária possa variar consideravelmente, dependendo da natureza da ocasião. Do mesmo modo, a atenção e a cobertura midiática também serão variáveis, assim como as oportunidades de patrocínio e várias outras considerações.

O nível percebido de complexidade não deve afetar a importância de uma análise cuidadosa do evento; no entanto, inevitavelmente, influenciará a quantidade de tempo, recursos humanos e comprometimento necessários. Ao iniciar um grande evento, é crucial garantir que o financiamento e outros recursos estejam completamente assegurados.

Adaptado de WATT, D.C. Gestão de eventos em lazer e turismo. Porto Alegre: Grupo A, 2004.

De acordo com o texto, como o nível de complexidade de um evento afeta sua organização?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q906872 | Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Alguns estudos que avaliam o desempenho do índice de massa corporal (IMC) na classificação do diagnóstico de sobrepeso e obesidade de crianças e adolescentes encontraram uma alta especificidade desse indicador, discriminando bem quem possui ou não excesso de massa corporal. Contudo, ele apresenta baixa sensibilidade, o que repercute na não identificação de sobrepeso e obesidade em muitas crianças e adolescentes.

Adaptado de SANTOS, J.F.B.; ABAD, C.C.C. Métodos de análise e bioquímica em biodinâmica do exercício. 1. ed. São Paulo: Atheneu, 2014.

Faça a associação correta entre o problema associado ao IMC como indicador do estado nutricional de crianças e adolescentes com sua explicação:

1. Idade e gênero

2. Aumento dos componentes do IMC

3. Maturação

4. IMC e gordura corporal ao mesmo tempo

a. O IMC varia com a idade e com o gênero durante a infância.

b. Os padrões maturacionais diferem entre os países e gêneros.

c. Os aumentos no IMC durante a infância são principalmente atribuídos ao aumento da massa livre de gordura, especialmente em meninos.

d. As relações entre IMC e gordura corporal não são estáveis em um determinado período.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q906878 | Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

As crianças em idade pré-escolar estão em um período de rápida expansão de seus horizontes. Nesse estágio, elas estão construindo sua própria identidade, desenvolvendo suas habilidades e explorando os limites, tanto os delas quanto os dos outros ao seu redor, incluindo familiares e outras pessoas próximas. Em resumo, estão começando a se posicionar no mundo de maneira mais complexa e surpreendente.

Adaptado de GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J.C.; GOODWAY, J.D. Compreendendo o desenvolvimento motor. Porto Alegre: Grupo A, 2013.

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os cuidadores não têm a necessidade de compreender as características desenvolvimentais, as limitações e os potenciais dos pré-escolares.

PORQUE

II. O conhecimento das características das crianças torna possível estruturar de modo efetivo experiências desenvolvimentais que realmente refletem suas necessidades e seus interesses e encontram-se no seu nível de capacidade.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q906887 | Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A prática regular de exercícios físicos é fundamental para promover a saúde de uma pessoa, e todos podem colher benefícios com essa prática. Alguns desses benefícios podem ser observados no funcionamento do cérebro logo após uma sessão de exercício moderado a intenso. A atividade física habitual contribui para manter as capacidades cognitivas, como pensamento, aprendizado e julgamento, afiadas à medida que se envelhece. Além disso, pode diminuir as chances de desenvolver depressão e ansiedade, além de melhorar a qualidade do sono. Além de aprimorar a condição física geral, existem diversas outras vantagens para a saúde.

Adaptado de ANTUNES, M.D. Esporte e atividade física no contexto da saúde coletiva. Saraiva: Editora Saraiva, 2021.

Sobre o estilo de vida fisicamente ativo e a promoção da saúde, analise as sentenças a seguir:

I. Os exercícios ajudam a diminuir o risco de morte em pessoas com doença arterial coronariana.

II. O treinamento físico pode melhorar a circulação e a tolerância ao exercício para pessoas com angina (dor no peito devido ao aumento do suprimento de sangue ao coração).

III. O exercício melhora o perfil lipídico no sangue, aumentando os níveis de triglicerídeos e diminuindo os níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL).

IV. O exercício resistido e aeróbio ajuda a diminuir a pressão arterial.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q906882 | Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

O aprimoramento do corpo para o desempenho se concentra primariamente no treinamento cardiopulmonar, termo pelo qual deve ser identificado, embora seja crucial analisar e entender seu efeito nos outros sistemas corporais. Essa terminologia não é limitante ou simplista, mas sim específica, com o intuito de enfatizar ao preparador físico qual é o objetivo central do treinamento.

Adaptado de DANTAS, E.H.M.; ARAUJO, C.A.S. A prática da preparação física. Barueri: Editora Manole, 2022.

As finalidades do treinamento cardiopulmonar são: _____, quando realizado por não atleta, saudável, por necessidade higiênica, visando a prevenir o surgimento de hipocinesia; _____, se o treinamento é feito por sedentário, visando à cura ou coadjuvação no tratamento de alguma patologia; _____, realizado por pessoas doentes, como fator de controle de suas afecções ou disfunções; _____, quando o treinamento é realizado visando a obter diminuição da gordura corporal e _____, quando executado durante a preparação de atletas, com finalidade competitiva.

Em sequência, as palavras que contemplam corretamente essas lacunas, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.