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Questões de Concursos Professor de Educação Infantil

Resolva questões de Professor de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q7147 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Congonhas MG, CONSULPLAN

São características da avaliação, EXCETO:
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102Q7151 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Congonhas MG, CONSULPLAN

“Todas as crianças precisam de oportunidades para pôr em jogo o que sabem para se aproximar pouco a pouco desse objeto importante da cultura que é a escrita.”

Tendo como parâmetro tal citação, é INCORRETO afirmar:
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103Q832068 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Infantil, AMEOSC, 2021

O ECA no seu Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. A garantia de prioridade compreende:
Considerando (V) para verdadeiro e (F) para falso complete as lacunas abaixo:
(__)primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias. (__)precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública. (__)preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. (__)destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
Após análise, marque a alternativa CORRETA.
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104Q8602 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). O programa de intervenção precoce deve contemplar todas as áreas do desenvolvimento integral, mediante ações transdisciplinares interligadas, tendo em vista atingir, entre outros, os seguintes objetivos:

I. interação e comunicação na família e escola.

II. desenvolvimento psicoafetivo e social.

III. otimização das funções visuais básicas (baixa visão).

IV. potencialização do desenvolvimento sensório-motor e perceptivo.

V. ativação das funções cognitivas: construção do real e formação de conceitos.
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105Q837877 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Educação Infantil, GS Assessoria e Concursos, 2021

Jean Piaget elenca quatro fatores que considera essenciais para o desenvolvimento cognitivo da criança:
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106Q7141 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Congonhas MG, CONSULPLAN

“Uma pesquisa divulgada pela Agência Nacional dos Direitos da Infância (Andi), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que nos últimos quatro anos o número de Conselhos Tutelares aumentou 24% no país. No entanto, o texto indica que a falta de estrutura ainda é o principal dos problemas dos Conselhos. A pesquisa mostra ainda que o Maranhão é o estado com mais cidades sem Conselhos Tutelares: 48 dos 217 municípios não têm o órgão.” (Mariana Oliveira, Do G1)

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, que completa 20 anos em 2010 no Brasil, que órgão é o principal responsável por garantir o funcionamento dos Conselhos?
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107Q8579 | Conhecimentos Específicos, Direitos Difusos e Coletivos, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

De acordo com o artigo 3º do Decreto nº 6.949, de 25/8/2009, são princípios gerais da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, EXCETO
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108Q832956 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, OMNI, 2021

Analise o trecho a seguir: Garantir para a criança o direito de aprender e de se desenvolver. Assinale alternativa que corresponde a melhor definição do trecho:
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109Q831722 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, OMNI, 2021

Sobre os estágios de desenvolvimento infantil segundo Wallon assinale a alternativa CORRETA sobre o estágio categorial (seis anos):
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110Q835007 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil, IBGP, 2021

O projeto pedagógico da escola, como ponto de referência para definir a prática escolar, deve orientar a operacionalização do currículo, como um recurso para promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, considerando-se certos aspectos. NÃO é um dos aspectos mencionados:
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111Q28464 | Português, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Araraquara SP, CETRO

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à ortografia, assinale a alternativa correta.
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112Q7140 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Congonhas MG, CONSULPLAN

Segundo projeções da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, a expectativa de investimento da potência asiática no Brasil, em 2010, deve chegar a US$ 12 bilhões, alçando a condição de maior investidor estrangeiro no país. Esse número representa praticamente o dobro dos US$5,7 bilhões, maior investimento de 2009, por nação, realizado pela:
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113Q7145 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Congonhas MG, CONSULPLAN

“Colocar as crianças em grupo á uma estratégia importante na aprendizagem, pois a troca de conhecimentos leva à reflexão.” Acerca disso, marque a alternativa correta:
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114Q8609 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

Assinale a alternativa INCORRETA.
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115Q834624 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Infantil, AMEOSC, 2021

TEXTO 

O texto abaixo servirá de base para responder a questões de 21 a 30.

As polêmicas que rondam as grandes plataformas digitais

Comportamento fragiliza publicidade, imprensa e liberdade de expressão

Dudu Godoy, 25.mar.2021


As transformações promovidas pela tecnologia, destacadamente com o surgimento das grandes plataformas digitais, já garantiram a alcunha de que este é o novo capitalismo, composto por gigantes que atuam com buscadores e redes sociais.

Movimentando bilhões de dólares globalmente, essas plataformas tornaram-se não só um negócio bilionário, mas também alvo de questionamentos sobre os deveres e direitos de suas atividades, com implicações nas práticas de concorrência e no cumprimento das regras e normas que regem mercados em âmbito global.

Uma dessas polêmicas diz respeito à remuneração do conteúdo jornalístico por parte dessas plataformas, que reproduzem os conteúdos da imprensa e angariam publicidade e anunciantes com base neles, mas sem remunerar os veículos -batalha que também ocupa a cena nacional devido ao inquérito administrativo aberto pela ANJ (Associação Nacional de Jornais) contra o Google.

Mas há outra questão que afronta a regra que ajudou a fortalecer essa indústria: a de que a publicidade deve remunerar veículos e agências com base nas normas-padrão estabelecidas pelo sistema de autorregulação do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), que, até aqui, impediu a concorrência predatória e garantiu a sustentabilidade da atividade, com transparência e ética.

É conhecido que cerca de 80% do faturamento dessas plataformas provêm da publicidade, e o restante, de serviços. Basta ver o número de anúncios que perseguem os usuários para saber que acessar essas plataformas tem um custo, e ele é coberto pelos anunciantes.

Embora seja visível que atuam como veículos de comunicação -ou seja, veiculam conteúdo e vendem publicidade-, o modelo de operação das plataformas contraria as normas-padrão de remuneração praticadas há mais de duas décadas sob a alegação de que não são veículos. Mas como definir um negócio cuja receita provém 80% da venda de publicidade e veiculação de conteúdo? Se não são veículos, parece se tratar de falácia de nomenclatura -assim como alguns termos mudaram sem que a essência da atividade deixasse de ser a descrita pelas novas nomenclaturas.

Com o agravante de que, aqui, falamos de regras estabelecidas para definir obrigações financeiras com as partes de toda uma cadeia e, assim, evitar que o poder dos mais fortes se sobreponha a um sistema justo e sustentável.

Mesmo ignorando o impacto financeiro sobre os negócios das agências e dos veículos -desfavorecidos por uma concorrência fora do parâmetro da indústria-, ainda temos a questão da liberdade de expressão, ameaçada sob o aspecto econômico, pois a sobrevivência dos veículos e da imprensa depende dos anúncios, e os veículos que seguem as regras acabam ameaçados de perder receita, ao contrário dos que não as seguem.

Está em questão em que medida a disrupção tecnológica que essas plataformas trouxeram justifica a implosão de normas aprimoradas por toda uma indústria ao longo de décadas, como se o simples fato de serem novas tecnologias justificasse o não enquadramento a essas normas, e em que medida se justifica a defesa de uma suposta liberdade comercial cujo objetivo último é garantir o lucro máximo apenas para essas plataformas, sem observar a sustentabilidade de toda a cadeia, e com impacto direto sobre agências e veículos de comunicação.

Esse comportamento fragiliza essa indústria e gera um impacto negativo sobre os negócios da própria imprensa e a liberdade de expressão, que só pode existir com veículos fortes e independentes.

https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2021/03/as-polemicas-que-rondam-as-grand es-plataformas-digitais.shtml Acessado em 30/03/2021

A partir da leitura do texto, assinale abaixo a alternativa que elenca as estratégias discursivas utilizadas para construir argumentos objetivos e neutros:
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116Q834113 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Educação Infantil, AMEOSC, 2021

De acordo com________________, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é fomentada pela interação de um indivíduo aprendiz com outros indivíduos com maior experiência. O uso dessa abordagem na prática educacional necessita que o professor ou instrutor identifique a Zona Proximal e a estimule rumo ao progresso conjunto. Isso faz com que o caminho de aprendizagem seja o condutor do aprendiz da Zona de Desenvolvimento Proximal ao Nível de Desenvolvimento.
Após análise, marque a alternativa CORRETA.
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117Q834427 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor de Educação Infantil, IBGP, 2021

São objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de, EXCETO:
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118Q831970 | Legislação Municipal, Legislação do Município de São José do Cedro, Professor de Educação Infantil, AMEOSC, 2021

Analise os itens abaixo e classifique-os como (V) verdadeiros ou (F) falsos, de acordo com a Lei Orgânica de São José do Cedro que determina sobre as vedações impostas aos servidores públicos municipais.
(__)Exercer cargo ou função pública para o qual não concursado ou admitido, salvo nos casos previstos em lei.
(__)Recusar a participação no produto da arrecadação de tributos e multas, inclusive da dívida ativa.
(__)Atividade político-partidária nas horas e locais de trabalho de todos quantos prestam serviços ao Município.
(__)A acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horário.
Após análise, marque a alternativa CORRETA.
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119Q832669 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Infantil, AMEOSC, 2021

Uma das etapas mais importantes na formação da criança é a vida escolar. Assim, é por meio da escola que a criança tem seus primeiros contatos sociais e culturais, pois conhece seus deveres, responsabilidades e inicia a socialização. Dessa forma, torna-se necessário encontrar outras maneiras de avaliar os alunos da educação infantil.
Considera-se como alguns métodos de avaliação na Educação Infantil. Considerando (V) para verdadeiro e (F) para falso complete as lacunas abaixo:
(__)Observar e registrar seus principais apontamentos. (__)Conversar com os alunos. (__)Elaborar relatórios e portifólios. (__)Envolver o aluno nas práticas e atividades culturais.
Após análise, marque a alternativa CORRETA.
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120Q831865 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, PS Concursos, 2021

Em relação aos brinquedos e jogos, estes devem corresponder as características de cada faixa etária, na qual a criança se encontre. Os educadores e pesquisadores sobre o tema tem por base utilizar a descrição estudada por Piaget, nessa classificação o pesquisador descreve o que é inerente a cada faixa etária organizando-as em períodos ou estágios. Sendo assim, relacione as colunas abaixo: Coluna 1 1. Sensório motor 2. Pensamento pré-operacional 3. Operações concretas 4. Operações formais Coluna 2 ( ) A criança raciocina logicamente sobre eventos concretos e consegue classificar objetos de seu mundo em vários ambientes. ( ) O bebê constrói o significado do seu mundo pela coordenação de experiências sensoriais com o movimento. ( ) O adolescente é capaz de raciocinar logicamente e de maneira mais abstrata e idealista. ( ) A criança pequena demonstra crescente pensamento simbólico pela ligação de seu mundo com palavras e imagens. Assinale a sequência CORRETA:
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