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Questões de Concursos Professor de Educação Infantil

Resolva questões de Professor de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q890381 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases, em seu Art. 8º, dispõe que “A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino”. Sobre o exposto, cabe aos Municípios incumbir-se de:
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242Q890388 | Pedagogia, PCN's, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do ensino fundamental (BRASIL, 1997, 1998) constituem um referencial de qualidade para a educação no ensino fundamental em todo o país. Para compreender a natureza dos PCNs é necessário situá-los em relação a quatro níveis de concretização curricular, considerando a estrutura do sistema educacional brasileiro. Sobre o segundo nível, infere-se que se trata de:
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243Q898595 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Um professor de Educação Infantil está organizando um projeto que envolve a exploração de diferentes materiais e texturas para estimular a criatividade das crianças. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(__)A exploração de diferentes materiais e texturas é uma prática recomendada pela BNCC.
(__)Projetos que estimulam a criatividade são considerados importantes pelos professores, que lutam para inclui-los na BNCC.
(__)A BNCC incentiva o uso de materiais variados para o desenvolvimento das crianças.
(__)Estimular a criatividade das crianças na educação infantil é um dos objetivos que as escolas lutam para incluir na BNCC.

A sequência está correta em:
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244Q901788 | Psicologia, CID10 e DSM, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Leia com atenção o excerto abaixo:
Pessoa com síndrome clínica caracterizada por padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, que se manifestam por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns, além de excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados.
O enunciado acima é compatível com a definição de:
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245Q903229 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Assinale a opção que corresponde à concepção de criança apresentada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI).
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246Q890386 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

De acordo com a Constituição Federal de 1988, no seu Art. 214, fica estabelecido o Plano Nacional de Educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o Sistema Nacional de Educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas. Considerando o exposto, de acordo com a CF, dentre as ações, assinale a INCORRETA.
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247Q896844 | Pedagogia, Currículo e Diversidade, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

A seção intitulada A Educação Infantil como Espaço de Diversidade do Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023) aborda uma temática recente que requer maior aprofundamento para a compreensão dessa nova realidade.


O documento refere-se à inclusão de crianças:

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248Q994845 | Pedagogia, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como:
( ) o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças;
( ) o direito à proteção, à saúde, ao controle, à confiança, ao respeito, à dignidade e à interação com outras crianças;
( ) o direito ao cuidado, à responsabilidade, ao trabalho, à confiança, ao respeito, à dignidade, à convivência e à interação com outras crianças;
( ) o direito à responsabilidade, ao controle, à saúde, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira e à convivência.

Identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F). Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
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249Q976683 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Nas últimas décadas, a Educação Infantil no Brasil passou por profundas transformações em seu reconhecimento jurídico, político e pedagógico. De uma prática historicamente vinculada à assistência social, voltada prioritariamente ao cuidado e à proteção da infância pobre, a Educação Infantil foi gradualmente incorporada ao campo da educação, culminando com seu reconhecimento como a primeira etapa da Educação Básica. Esse processo envolveu marcos legais importantes, como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que redefiniram o papel do Estado e os direitos das crianças na sociedade brasileira. Com base nesse contexto histórico, assinale a alternativa correta:
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250Q897801 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

O ECA garante que crianças e adolescentes têm o direito de serem educados sem o uso de tratamento cruel ou degradante, definido como qualquer condutaque:

1. corrija.
2. elogie.
3. humilhe.
4. ridicularize.
5. ameace gravemente.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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251Q896840 | Pedagogia, O Processo de Socialização, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Conforme o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023), um dos objetivos da relação entre a instituição educativa e a família é:
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252Q1002628 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil é o de conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos:
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253Q900232 | Pedagogia, Concepções de currículo, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O currículo diz respeito à organização escolar. Dessa forma, ele é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que essa construção se efetive; trata-se da seleção dos conhecimentos historicamente produzidos e construídos e as formas distintas de assimilá-los. A concepção de criança no Currículo Referência de Minas Gerais é um sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentido sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. Essa concepção:
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254Q976684 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

A Sociologia da Educação contribui para a compreensão da Educação Infantil como uma construção social e histórica, marcada por desigualdades e disputas por sentidos. Um dos autores que analisam criticamente a função social da escola e a reprodução das desigualdades no interior das instituições educativas é Pierre Bourdieu. Com base nessa perspectiva sociológica e no contexto da educação brasileira, assinale a alternativa correta:
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255Q900394 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

A observação é uma ação estudiosa da realidade. Estudo quando tenho uma pauta, quando eu direciono o meu olhar. Quando observo, ordeno, seleciono, diagnostico significados, classifico questões. É uma ação altamente reflexiva. É diferente do que registrar mecanicamente tudo o que se vê ou se está ali olhando.

FREIRE, M. Primavera Madalena. Porto Alegre: Prefeitura Municipal de

Porto Alegre: SME, 1989.

Por isso, o Professor de Educação Infantil, ao planejar sua ação pedagógica, deve analisar:

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256Q911360 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Qual teoria do desenvolvimento humano destaca a importância das emoções na formação da personalidade e na adaptação ao meio social?
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257Q908913 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Jean Piaget (1999), no livro “Seis estudos de psicologia” aborda sobre os problemas da psicologia genética. Assinale a alternativa que não está de acordo com as concepções do referido autor.

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258Q976698 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

A escola é um espaço de aprendizagem de conteúdos acadêmicos, mas também de construção de vínculos sociais, valores e sentidos atribuídos ao saber. Segundo Bernard Charlot em sua obra Da relação com o saber: elementos para uma teoria (2000), a escola deve ser compreendida como um lugar de formação para a cidadania, onde o aprender está diretamente relacionado à construção da identidade social e à participação no mundo. Com base nessa perspectiva, assinale a alternativa correta:
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259Q903233 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Considerando as concepções de criança e infância e seus respectivos teóricos, numere os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. Santo Agostinho; 2. Jean-Jacques Rousseau; 3. René Descartes.

( ) Viu a criança imersa no pecado, na medida em que, não possuindo a linguagem (“infante”: o que não fala portanto, aquele que não possui logos), mostrar-se-ia desprovida de razão, exatamente o que seria o reflexo da condição divina em nós, os adultos. ( ) Observou a criança como alguém que vive uma época do predomínio da imaginação, dos sentidos e sensações sobre a razão. Uma época da aceitação acrítica das tradições postas pelos preceptores, o que macularia o pensamento da criança, conduzindo-a, mais tarde quando adulta, a dificuldades no uso da razão. ( ) Acredita que a criança não deve deixar de ser criança, que ela precisa experimentar a vida e viver cada etapa com toda intensidade. Fez a seguinte exortação: “Amai a infância; favorecei suas brincadeiras, seus prazeres, seu amável instinto”.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
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260Q903230 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Considerando a função do registro escolar na Educação Infantil, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:

( ) Faz parte da documentação pedagógica que orienta o planejamento das intervenções docentes. ( ) Há um modo padrão de registrar e documentar. ( ) Contribui para a construção da memória do trabalho realizado em sala. ( ) Apoia a comunicação e consequente aproximação com as famílias. ( ) Pode ser feito de maneira genérica para toda uma turma de alunos.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
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