Início Questões de Concursos Professor de Educação Infantil Resolva questões de Professor de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Educação Infantil Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 261Q1027400 | Raciocínio Lógico, Casa dos Pombos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Carangola MG, Consulplan, 2025Em um centro de pesquisa científica trabalham 57 cientistas. Em cada experimento são selecionados 20 cientistas para realizar as análises necessárias. O diretor do centro decidiu implementar um programa de capacitação para todos os profissionais dessa instituição. Considere que nenhum dos cientistas já possuía essa capacitação. Qual é o número mínimo de cientistas que devem participar do programa de capacitação para assegurar que em cada experimento haja pelo menos um cientista capacitado? ✂️ a) 36. ✂️ b) 37. ✂️ c) 38. ✂️ d) 39. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 262Q903240 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024Considere a seguinte definição desenvolvida por Barbosa e Horn (2008, p. 53): “A pedagogia de projetos é uma possibilidade interessante em termos de organização pedagógica porque, entre outros fatores, contempla uma visão multifacetada dos conhecimentos e das informações. Todo projeto é um processo criativo para alunos e professores, possibilitando o estabelecimento de ricas relações entre ensino e aprendizagem, que certamente não passa por superposição de atividades”. BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. G. S. Projetos Pedagógicos na educação infantil. – Porto Alegre: Artmed, 2008. Com base nesse enunciado, assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) A escolha do tema ou problema de um projeto na Educação Infantil é definida com base no diagnóstico realizado pelo professor em sala de aula. ✂️ b) A escolha do tema ou problema de um projeto na Educação Infantil pode advir da escuta, de experiências e interrogações realizadas pelas crianças. ✂️ c) A escolha do tema ou problema de um projeto na Educação Infantil é definida com base no planejamento escolar realizado pela gestão da escola. ✂️ d) A escolha do tema ou problema de um projeto na Educação Infantil pode advir dos relatórios produzidos pelos professores semestralmente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 263Q900070 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024Quais são os três eixos principais do Programa Primeira Infância na Escola? ✂️ a) Avaliação e Monitoramento, Gestão e Liderança, Currículo e Práticas Pedagógicas. ✂️ b) Avaliação e Monitoramento, Gestão e Liderança, Competitividade e Resultados. ✂️ c) Avaliação e Monitoramento, Gestão Financeira, Competitividade e Resultados. ✂️ d) Avaliação e Monitoramento, Gestão Financeira, Currículo e Práticas Pedagógicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 264Q903239 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024Considerando o seguinte enunciado, que descreve uma prática adotada em abordagem pedagógica da Educação Infantil que tem na arte uma das suas principais manifestações para a organização dos ambientes, assinale a opção que o completa corretamente: “A arte é vista como uma ferramenta para a construção do conhecimento, tendo _____________________ como um ‘laboratório de pensamento’. Este espaço surge como uma oficina para a criança explorar e fazer descobertas, utilizando os materiais como forma de linguagem para se expressar e se comunicar”. ✂️ a) a sala de aula ✂️ b) o pátio escolar ✂️ c) o ambiente escolar ✂️ d) o ateliê pedagógico Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 265Q980552 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025Com base na obra Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire (1996), assinale as assertivas corretas acerca dos princípios que devem nortear a prática docente: I - O educador deve ensinar com base na neutralidade científica, evitando envolver-se com os aspectos políticos ou éticos da educação, para garantir a objetividade do processo formativo. II - Ensinar exige respeito à autonomia e à dignidade do educando, reconhecendo-o como sujeito ativo no processo de aprendizagem. III - A prática educativa deve ser baseada no diálogo entre educador e educando, superando a visão bancária da educação, em que o aluno é mero receptor de conhecimento. IV - A formação docente requer compromisso com a transformação social, entendendo o ensino como um ato político e ético. V - A autoridade do professor se impõe de forma hierárquica e inquestionável, cabendo ao aluno apenas aceitar as orientações com obediência e disciplina. Qual alternativa compreende apenas as assertivas corretas de acordo com os princípios apresentados por Paulo Freire? ✂️ a) Apenas I, III e V. ✂️ b) Apenas II, III e IV ✂️ c) Apenas III, IV e V. ✂️ d) Apenas I e III. ✂️ e) Apenas II e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 266Q896845 | Pedagogia, Currículo planejamento, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024O Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023) compreende o planejamento como um(a): ✂️ a) conjunto de situações abertas para que bebês e crianças pequenas possam atuar e experimentar. ✂️ b) conjunto de propostas relacionadas às datas comemorativas. ✂️ c) sequência de atividades que visa cumprir os conteúdos. ✂️ d) expressão espontaneísta, considerando que o trabalho pedagógico é, por natureza, essencialmente imprevisto. ✂️ e) exigência burocrática desconectada da realidade da interação com as crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 267Q898800 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024As tendências pedagógicas aplicadas à Educação Infantil refletem diferentes concepções de ensino e aprendizagem, cada uma com princípios e objetivos específicos quanto ao desenvolvimento infantil. Considerando as principais abordagens pedagógicas e o papel do professor na Educação Infantil, assinale a alternativa correta: ✂️ a) A abordagem tradicional na Educação Infantil prioriza o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo infantil, incentivando que as crianças descubram o conhecimento por meio de sua própria experiência, sem a intervenção direta do professor. ✂️ b) A pedagogia sociointeracionista, inspirada em Vygotsky, defende que o desenvolvimento da criança ocorre a partir das interações sociais, e que o professor deve atuar como mediador, proporcionando contextos de aprendizagem que estimulem a cooperação e o aprendizado em grupo. ✂️ c) Abordagens humanistas, como a de Carl Rogers, sugerem que o professor deve priorizar o controle das atividades das crianças para garantir que elas sigam o conteúdo planejado, reduzindo a liberdade para fortalecer a disciplina e o foco na aprendizagem. ✂️ d) Nas pedagogias ativas, o foco está na transmissão de conhecimentos pelo professor, que deve organizar atividades padronizadas para garantir que todas as crianças alcancem o mesmo nível de aprendizado, visando à homogeneidade entre os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 268Q911344 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024Qual tendência pedagógica propõe uma educação que priorize a autonomia do aluno, estimulando seu pensamento crítico e sua capacidade de tomar decisões de forma consciente e responsável? ✂️ a) Pedagogia Libertadora ✂️ b) Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos ✂️ c) Pedagogia Tecnicista ✂️ d) Pedagogia Tradicional Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 269Q907226 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024Sobre a avaliação somativa, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) Tem suas origens na Escola Tradicional. ✂️ b) Preocupa-se com o volume de conhecimentos adquiridos pelos alunos ao final de um período letivo. ✂️ c) Utiliza os dados obtidos no decorrer do processo para emitir parecer final da promoção ou retenção do aluno na série e/ou curso. ✂️ d) Os meios ou os instrumentos dessa avaliação correspondem ao total das notas obtidas pelos alunos. ✂️ e) Limita-se ao início do processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de analisar as habilidades e possíveis dificuldades dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 270Q911345 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024Qual a importância da função social da escola na formação dos cidadãos em uma sociedade democrática? ✂️ a) A função social da escola é fundamental para o desenvolvimento de habilidades técnicas e profissionais que garantam a inserção dos alunos no mercado de trabalho. ✂️ b) A função social da escola consiste em transmitir conhecimentos historicamente acumulados, sem preocupação com a formação cidadã. ✂️ c) A função social da escola promove a formação de indivíduos críticos e participativos, capazes de atuar de forma consciente na sociedade. ✂️ d) A função social da escola é apenas garantir a certificação dos alunos, sem se importar com a construção de valores e atitudes éticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 271Q994851 | Pedagogia, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), determinam que as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação. E, devem garantir a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano, e utilizar: ✂️ a) boletins avaliativos. ✂️ b) relatórios, incluindo notas para crianças de até 5 anos. ✂️ c) múltiplos registros. ✂️ d) portfólios avaliativos. ✂️ e) fichas semanais quanto ao mérito da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 272Q908855 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024São objetivos de um Projeto Político-Pedagógico:1. Colaborar na formação dos participantes.2. Fortalecer o grupo para enfrentar os conflitos.3. Fomentar as práticas e referenciais individualistas.4. Auxiliar nas imposições e disputas individuais.O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: ✂️ a) 03. ✂️ b) 05. ✂️ c) 07. ✂️ d) 09. ✂️ e) 10. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 273Q903236 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024O eixo estruturante das práticas pedagógicas e do currículo na Educação Infantil é ✂️ a) cuidado e educação. ✂️ b) alfabetização e letramento. ✂️ c) experimentação e educação. ✂️ d) interações e brincadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 274Q908912 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024“O ____________ é uma forma de comunicação e expressão que acontece por meio da improvisação, da composição e da interpretação. Improvisar é criar instantaneamente, orientando-se por alguns critérios prédefinidos, mas com grande margem a realizações aleatórias, não determinadas. Compor é criar a partir de estruturas fixas e determinadas, interpretar é executar uma composição contando com a participação expressiva do intérprete”. (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Volume 3). Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. ✂️ a) fazer musical ✂️ b) brincar livremente ✂️ c) gesticular ✂️ d) improvisar Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 275Q1002632 | Pedagogia, Referencial Curricular para a Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025Sobre as práticas de leitura o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (MEC, 1998) propõe que: ✂️ a) na prática de leitura o professor precisará, muitas vezes, omitir, simplificar ou substituir por um sinônimo familiar as palavras que considera difíceis, de forma a evitar que a criança, ao se deparar com termos que desconhece, perca o interesse pela leitura. ✂️ b) ler é decifrar palavras, entretanto, a leitura é também um processo em que o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, apoiando-se em diferentes estratégias, como seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor e de tudo o que sabe sobre a linguagem escrita e o gênero em questão. ✂️ c) a leitura de histórias é uma rica fonte de aprendizagem de novos vocabulários; um bom texto deve admitir várias interpretações, superando-se, assim, o mito de que ler é somente extrair informação da escrita. ✂️ d) uma prática constante de leitura deve considerar a qualidade literária dos textos; a oferta de textos curtos e mais fáceis, para crianças pequenas, pode resultar em um fortalecimento de possibilidades de acesso à boa literatura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 276Q897812 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), as instituições de educação infantil devem estabelecer procedimentos sistemáticos para o acompanhamento do trabalho pedagógico, bem como para a avaliação, considerando: ✂️ a) O desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação. ✂️ b) O desenvolvimento das crianças, incluindo a possibilidade de retenção na Educação Infantil. ✂️ c) O desempenho das crianças, antecipando conteúdos que serão abordados no Ensino Fundamental. ✂️ d) A adaptação das crianças, com foco no cumprimento de regras e na conduta escolar. ✂️ e) A capacidade das crianças de atingir metas específicas, visando à uniformização do desempenho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 277Q903243 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024Leia a citação a seguir e assinale a opção que a completa corretamente. “Para que se proceda a uma prática avaliativa ____________________, é preciso avançar sobre o significado do termo “acompanhar” como “segui-las com o pensamento, a atenção, o sentimento”. Ou seja, observar para conhecer e compreender cada uma das crianças, suas necessidades próprias, seus interesses, seus momentos devidos, dando-lhes atenção, refletindo sobre o que se observa de cada uma e efetivando um fazer pedagógico sensível e reflexivo” (HOFFMANN, 2014). ✂️ a) mediadora ✂️ b) diagnóstica ✂️ c) progressiva ✂️ d) participativa Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 278Q890392 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024A criança deve ver a escrita como momento natural de seu desenvolvimento e não como treinamento imposto de fora para dentro: “o que se deve fazer é ensinar às crianças a linguagem escrita, e não apenas a escrita das letras”. (Vigotsky, 2007.) Considerando o exposto, o professor deverá: ✂️ a) Preocupar-se apenas em alfabetizar, uma vez se ocupa da aquisição da escrita pelo indivíduo. ✂️ b) Alfabetizar lado a lado com o letramento apesar de serem dois processos de significados diferentes. ✂️ c) Preocupar com o letramento apenas, pois focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição de um sistema escrito por uma sociedade. ✂️ d) Alfabetizar a criança de modo ser capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para formar frases e frases para formar textos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 279Q994850 | Pedagogia, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Segundo o documento das “Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009)”, é direito das crianças: 1- a matrícula na educação infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula; 2- a frequência na educação infantil não é pré-requisito para a matrícula no ensino fundamental; 3- as vagas em creches e pré-escolas devem ser oferecidas próximas às residências das crianças. Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas. ✂️ a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. ✂️ b) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. ✂️ c) É correta apenas a afirmativa 3. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. ✂️ e) É correta apenas a afirmativa 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 280Q898603 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelecedireitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, visando garantir o pleno desenvolvimento dos alunos. Quais são os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento assegurados na Educação Infantil pela BNCC? ✂️ a) Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Imaginar, Conhecer-se. ✂️ b) Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se. ✂️ c) Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Descobrir, Conhecer-se. ✂️ d) Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Criar, Conhecer-se. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
261Q1027400 | Raciocínio Lógico, Casa dos Pombos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Carangola MG, Consulplan, 2025Em um centro de pesquisa científica trabalham 57 cientistas. Em cada experimento são selecionados 20 cientistas para realizar as análises necessárias. O diretor do centro decidiu implementar um programa de capacitação para todos os profissionais dessa instituição. Considere que nenhum dos cientistas já possuía essa capacitação. Qual é o número mínimo de cientistas que devem participar do programa de capacitação para assegurar que em cada experimento haja pelo menos um cientista capacitado? ✂️ a) 36. ✂️ b) 37. ✂️ c) 38. ✂️ d) 39. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
262Q903240 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024Considere a seguinte definição desenvolvida por Barbosa e Horn (2008, p. 53): “A pedagogia de projetos é uma possibilidade interessante em termos de organização pedagógica porque, entre outros fatores, contempla uma visão multifacetada dos conhecimentos e das informações. Todo projeto é um processo criativo para alunos e professores, possibilitando o estabelecimento de ricas relações entre ensino e aprendizagem, que certamente não passa por superposição de atividades”. BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. G. S. Projetos Pedagógicos na educação infantil. – Porto Alegre: Artmed, 2008. Com base nesse enunciado, assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) A escolha do tema ou problema de um projeto na Educação Infantil é definida com base no diagnóstico realizado pelo professor em sala de aula. ✂️ b) A escolha do tema ou problema de um projeto na Educação Infantil pode advir da escuta, de experiências e interrogações realizadas pelas crianças. ✂️ c) A escolha do tema ou problema de um projeto na Educação Infantil é definida com base no planejamento escolar realizado pela gestão da escola. ✂️ d) A escolha do tema ou problema de um projeto na Educação Infantil pode advir dos relatórios produzidos pelos professores semestralmente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
263Q900070 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024Quais são os três eixos principais do Programa Primeira Infância na Escola? ✂️ a) Avaliação e Monitoramento, Gestão e Liderança, Currículo e Práticas Pedagógicas. ✂️ b) Avaliação e Monitoramento, Gestão e Liderança, Competitividade e Resultados. ✂️ c) Avaliação e Monitoramento, Gestão Financeira, Competitividade e Resultados. ✂️ d) Avaliação e Monitoramento, Gestão Financeira, Currículo e Práticas Pedagógicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
264Q903239 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024Considerando o seguinte enunciado, que descreve uma prática adotada em abordagem pedagógica da Educação Infantil que tem na arte uma das suas principais manifestações para a organização dos ambientes, assinale a opção que o completa corretamente: “A arte é vista como uma ferramenta para a construção do conhecimento, tendo _____________________ como um ‘laboratório de pensamento’. Este espaço surge como uma oficina para a criança explorar e fazer descobertas, utilizando os materiais como forma de linguagem para se expressar e se comunicar”. ✂️ a) a sala de aula ✂️ b) o pátio escolar ✂️ c) o ambiente escolar ✂️ d) o ateliê pedagógico Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
265Q980552 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025Com base na obra Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire (1996), assinale as assertivas corretas acerca dos princípios que devem nortear a prática docente: I - O educador deve ensinar com base na neutralidade científica, evitando envolver-se com os aspectos políticos ou éticos da educação, para garantir a objetividade do processo formativo. II - Ensinar exige respeito à autonomia e à dignidade do educando, reconhecendo-o como sujeito ativo no processo de aprendizagem. III - A prática educativa deve ser baseada no diálogo entre educador e educando, superando a visão bancária da educação, em que o aluno é mero receptor de conhecimento. IV - A formação docente requer compromisso com a transformação social, entendendo o ensino como um ato político e ético. V - A autoridade do professor se impõe de forma hierárquica e inquestionável, cabendo ao aluno apenas aceitar as orientações com obediência e disciplina. Qual alternativa compreende apenas as assertivas corretas de acordo com os princípios apresentados por Paulo Freire? ✂️ a) Apenas I, III e V. ✂️ b) Apenas II, III e IV ✂️ c) Apenas III, IV e V. ✂️ d) Apenas I e III. ✂️ e) Apenas II e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
266Q896845 | Pedagogia, Currículo planejamento, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024O Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023) compreende o planejamento como um(a): ✂️ a) conjunto de situações abertas para que bebês e crianças pequenas possam atuar e experimentar. ✂️ b) conjunto de propostas relacionadas às datas comemorativas. ✂️ c) sequência de atividades que visa cumprir os conteúdos. ✂️ d) expressão espontaneísta, considerando que o trabalho pedagógico é, por natureza, essencialmente imprevisto. ✂️ e) exigência burocrática desconectada da realidade da interação com as crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
267Q898800 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024As tendências pedagógicas aplicadas à Educação Infantil refletem diferentes concepções de ensino e aprendizagem, cada uma com princípios e objetivos específicos quanto ao desenvolvimento infantil. Considerando as principais abordagens pedagógicas e o papel do professor na Educação Infantil, assinale a alternativa correta: ✂️ a) A abordagem tradicional na Educação Infantil prioriza o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo infantil, incentivando que as crianças descubram o conhecimento por meio de sua própria experiência, sem a intervenção direta do professor. ✂️ b) A pedagogia sociointeracionista, inspirada em Vygotsky, defende que o desenvolvimento da criança ocorre a partir das interações sociais, e que o professor deve atuar como mediador, proporcionando contextos de aprendizagem que estimulem a cooperação e o aprendizado em grupo. ✂️ c) Abordagens humanistas, como a de Carl Rogers, sugerem que o professor deve priorizar o controle das atividades das crianças para garantir que elas sigam o conteúdo planejado, reduzindo a liberdade para fortalecer a disciplina e o foco na aprendizagem. ✂️ d) Nas pedagogias ativas, o foco está na transmissão de conhecimentos pelo professor, que deve organizar atividades padronizadas para garantir que todas as crianças alcancem o mesmo nível de aprendizado, visando à homogeneidade entre os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
268Q911344 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024Qual tendência pedagógica propõe uma educação que priorize a autonomia do aluno, estimulando seu pensamento crítico e sua capacidade de tomar decisões de forma consciente e responsável? ✂️ a) Pedagogia Libertadora ✂️ b) Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos ✂️ c) Pedagogia Tecnicista ✂️ d) Pedagogia Tradicional Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
269Q907226 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024Sobre a avaliação somativa, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) Tem suas origens na Escola Tradicional. ✂️ b) Preocupa-se com o volume de conhecimentos adquiridos pelos alunos ao final de um período letivo. ✂️ c) Utiliza os dados obtidos no decorrer do processo para emitir parecer final da promoção ou retenção do aluno na série e/ou curso. ✂️ d) Os meios ou os instrumentos dessa avaliação correspondem ao total das notas obtidas pelos alunos. ✂️ e) Limita-se ao início do processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de analisar as habilidades e possíveis dificuldades dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
270Q911345 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024Qual a importância da função social da escola na formação dos cidadãos em uma sociedade democrática? ✂️ a) A função social da escola é fundamental para o desenvolvimento de habilidades técnicas e profissionais que garantam a inserção dos alunos no mercado de trabalho. ✂️ b) A função social da escola consiste em transmitir conhecimentos historicamente acumulados, sem preocupação com a formação cidadã. ✂️ c) A função social da escola promove a formação de indivíduos críticos e participativos, capazes de atuar de forma consciente na sociedade. ✂️ d) A função social da escola é apenas garantir a certificação dos alunos, sem se importar com a construção de valores e atitudes éticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
271Q994851 | Pedagogia, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), determinam que as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação. E, devem garantir a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano, e utilizar: ✂️ a) boletins avaliativos. ✂️ b) relatórios, incluindo notas para crianças de até 5 anos. ✂️ c) múltiplos registros. ✂️ d) portfólios avaliativos. ✂️ e) fichas semanais quanto ao mérito da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
272Q908855 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024São objetivos de um Projeto Político-Pedagógico:1. Colaborar na formação dos participantes.2. Fortalecer o grupo para enfrentar os conflitos.3. Fomentar as práticas e referenciais individualistas.4. Auxiliar nas imposições e disputas individuais.O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: ✂️ a) 03. ✂️ b) 05. ✂️ c) 07. ✂️ d) 09. ✂️ e) 10. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
273Q903236 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024O eixo estruturante das práticas pedagógicas e do currículo na Educação Infantil é ✂️ a) cuidado e educação. ✂️ b) alfabetização e letramento. ✂️ c) experimentação e educação. ✂️ d) interações e brincadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
274Q908912 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024“O ____________ é uma forma de comunicação e expressão que acontece por meio da improvisação, da composição e da interpretação. Improvisar é criar instantaneamente, orientando-se por alguns critérios prédefinidos, mas com grande margem a realizações aleatórias, não determinadas. Compor é criar a partir de estruturas fixas e determinadas, interpretar é executar uma composição contando com a participação expressiva do intérprete”. (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Volume 3). Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. ✂️ a) fazer musical ✂️ b) brincar livremente ✂️ c) gesticular ✂️ d) improvisar Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
275Q1002632 | Pedagogia, Referencial Curricular para a Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025Sobre as práticas de leitura o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (MEC, 1998) propõe que: ✂️ a) na prática de leitura o professor precisará, muitas vezes, omitir, simplificar ou substituir por um sinônimo familiar as palavras que considera difíceis, de forma a evitar que a criança, ao se deparar com termos que desconhece, perca o interesse pela leitura. ✂️ b) ler é decifrar palavras, entretanto, a leitura é também um processo em que o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, apoiando-se em diferentes estratégias, como seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor e de tudo o que sabe sobre a linguagem escrita e o gênero em questão. ✂️ c) a leitura de histórias é uma rica fonte de aprendizagem de novos vocabulários; um bom texto deve admitir várias interpretações, superando-se, assim, o mito de que ler é somente extrair informação da escrita. ✂️ d) uma prática constante de leitura deve considerar a qualidade literária dos textos; a oferta de textos curtos e mais fáceis, para crianças pequenas, pode resultar em um fortalecimento de possibilidades de acesso à boa literatura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
276Q897812 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), as instituições de educação infantil devem estabelecer procedimentos sistemáticos para o acompanhamento do trabalho pedagógico, bem como para a avaliação, considerando: ✂️ a) O desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação. ✂️ b) O desenvolvimento das crianças, incluindo a possibilidade de retenção na Educação Infantil. ✂️ c) O desempenho das crianças, antecipando conteúdos que serão abordados no Ensino Fundamental. ✂️ d) A adaptação das crianças, com foco no cumprimento de regras e na conduta escolar. ✂️ e) A capacidade das crianças de atingir metas específicas, visando à uniformização do desempenho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
277Q903243 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024Leia a citação a seguir e assinale a opção que a completa corretamente. “Para que se proceda a uma prática avaliativa ____________________, é preciso avançar sobre o significado do termo “acompanhar” como “segui-las com o pensamento, a atenção, o sentimento”. Ou seja, observar para conhecer e compreender cada uma das crianças, suas necessidades próprias, seus interesses, seus momentos devidos, dando-lhes atenção, refletindo sobre o que se observa de cada uma e efetivando um fazer pedagógico sensível e reflexivo” (HOFFMANN, 2014). ✂️ a) mediadora ✂️ b) diagnóstica ✂️ c) progressiva ✂️ d) participativa Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
278Q890392 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024A criança deve ver a escrita como momento natural de seu desenvolvimento e não como treinamento imposto de fora para dentro: “o que se deve fazer é ensinar às crianças a linguagem escrita, e não apenas a escrita das letras”. (Vigotsky, 2007.) Considerando o exposto, o professor deverá: ✂️ a) Preocupar-se apenas em alfabetizar, uma vez se ocupa da aquisição da escrita pelo indivíduo. ✂️ b) Alfabetizar lado a lado com o letramento apesar de serem dois processos de significados diferentes. ✂️ c) Preocupar com o letramento apenas, pois focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição de um sistema escrito por uma sociedade. ✂️ d) Alfabetizar a criança de modo ser capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para formar frases e frases para formar textos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
279Q994850 | Pedagogia, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Segundo o documento das “Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009)”, é direito das crianças: 1- a matrícula na educação infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula; 2- a frequência na educação infantil não é pré-requisito para a matrícula no ensino fundamental; 3- as vagas em creches e pré-escolas devem ser oferecidas próximas às residências das crianças. Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas. ✂️ a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. ✂️ b) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. ✂️ c) É correta apenas a afirmativa 3. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. ✂️ e) É correta apenas a afirmativa 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
280Q898603 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelecedireitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, visando garantir o pleno desenvolvimento dos alunos. Quais são os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento assegurados na Educação Infantil pela BNCC? ✂️ a) Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Imaginar, Conhecer-se. ✂️ b) Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se. ✂️ c) Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Descobrir, Conhecer-se. ✂️ d) Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Criar, Conhecer-se. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro