Início

Questões de Concursos Professor de Educação Infantil

Resolva questões de Professor de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q1027400 | Raciocínio Lógico, Casa dos Pombos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Carangola MG, Consulplan, 2025

Em um centro de pesquisa científica trabalham 57 cientistas. Em cada experimento são selecionados 20 cientistas para realizar as análises necessárias. O diretor do centro decidiu implementar um programa de capacitação para todos os profissionais dessa instituição. Considere que nenhum dos cientistas já possuía essa capacitação. Qual é o número mínimo de cientistas que devem participar do programa de capacitação para assegurar que em cada experimento haja pelo menos um cientista capacitado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

262Q903240 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Considere a seguinte definição desenvolvida por Barbosa e Horn (2008, p. 53):

“A pedagogia de projetos é uma possibilidade interessante em termos de organização pedagógica porque, entre outros fatores, contempla uma visão multifacetada dos conhecimentos e das informações. Todo projeto é um processo criativo para alunos e professores, possibilitando o estabelecimento de ricas relações entre ensino e aprendizagem, que certamente não passa por superposição de atividades”.
BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. G. S. Projetos Pedagógicos na educação infantil. – Porto Alegre: Artmed, 2008.

Com base nesse enunciado, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q900070 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Quais são os três eixos principais do Programa Primeira Infância na Escola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q903239 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Considerando o seguinte enunciado, que descreve uma prática adotada em abordagem pedagógica da Educação Infantil que tem na arte uma das suas principais manifestações para a organização dos ambientes, assinale a opção que o completa corretamente:

“A arte é vista como uma ferramenta para a construção do conhecimento, tendo _____________________ como um ‘laboratório de pensamento’. Este espaço surge como uma oficina para a criança explorar e fazer descobertas, utilizando os materiais como forma de linguagem para se expressar e se comunicar”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

265Q980552 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Com base na obra Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire (1996), assinale as assertivas corretas acerca dos princípios que devem nortear a prática docente:

I - O educador deve ensinar com base na neutralidade científica, evitando envolver-se com os aspectos políticos ou éticos da educação, para garantir a objetividade do processo formativo.
II - Ensinar exige respeito à autonomia e à dignidade do educando, reconhecendo-o como sujeito ativo no processo de aprendizagem.
III - A prática educativa deve ser baseada no diálogo entre educador e educando, superando a visão bancária da educação, em que o aluno é mero receptor de conhecimento.
IV - A formação docente requer compromisso com a transformação social, entendendo o ensino como um ato político e ético.
V - A autoridade do professor se impõe de forma hierárquica e inquestionável, cabendo ao aluno apenas aceitar as orientações com obediência e disciplina.

Qual alternativa compreende apenas as assertivas corretas de acordo com os princípios apresentados por Paulo Freire?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q896845 | Pedagogia, Currículo planejamento, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

O Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023) compreende o planejamento como um(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q898800 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

As tendências pedagógicas aplicadas à Educação Infantil refletem diferentes concepções de ensino e aprendizagem, cada uma com princípios e objetivos específicos quanto ao desenvolvimento infantil. Considerando as principais abordagens pedagógicas e o papel do professor na Educação Infantil, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

268Q911344 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Qual tendência pedagógica propõe uma educação que priorize a autonomia do aluno, estimulando seu pensamento crítico e sua capacidade de tomar decisões de forma consciente e responsável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

269Q907226 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a avaliação somativa, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q911345 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Qual a importância da função social da escola na formação dos cidadãos em uma sociedade democrática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

271Q994851 | Pedagogia, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), determinam que as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação. E, devem garantir a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano, e utilizar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q908855 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

São objetivos de um Projeto Político-Pedagógico:

1. Colaborar na formação dos participantes.

2. Fortalecer o grupo para enfrentar os conflitos.

3. Fomentar as práticas e referenciais individualistas.

4. Auxiliar nas imposições e disputas individuais.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q908912 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

“O ____________ é uma forma de comunicação e expressão que acontece por meio da improvisação, da composição e da interpretação. Improvisar é criar instantaneamente, orientando-se por alguns critérios prédefinidos, mas com grande margem a realizações aleatórias, não determinadas. Compor é criar a partir de estruturas fixas e determinadas, interpretar é executar uma composição contando com a participação expressiva do intérprete”. (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Volume 3).

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

275Q1002632 | Pedagogia, Referencial Curricular para a Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Sobre as práticas de leitura o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (MEC, 1998) propõe que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q897812 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), as instituições de educação infantil devem estabelecer procedimentos sistemáticos para o acompanhamento do trabalho pedagógico, bem como para a avaliação, considerando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q903243 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Leia a citação a seguir e assinale a opção que a completa corretamente.

“Para que se proceda a uma prática avaliativa ____________________, é preciso avançar sobre o significado do termo “acompanhar” como “segui-las com o pensamento, a atenção, o sentimento”. Ou seja, observar para conhecer e compreender cada uma das crianças, suas necessidades próprias, seus interesses, seus momentos devidos, dando-lhes atenção, refletindo sobre o que se observa de cada uma e efetivando um fazer pedagógico sensível e reflexivo” (HOFFMANN, 2014).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q890392 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

A criança deve ver a escrita como momento natural de seu desenvolvimento e não como treinamento imposto de fora para dentro: “o que se deve fazer é ensinar às crianças a linguagem escrita, e não apenas a escrita das letras”.

(Vigotsky, 2007.)


Considerando o exposto, o professor deverá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

279Q994850 | Pedagogia, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo o documento das “Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009)”, é direito das crianças:
1- a matrícula na educação infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula;
2- a frequência na educação infantil não é pré-requisito para a matrícula no ensino fundamental;
3- as vagas em creches e pré-escolas devem ser oferecidas próximas às residências das crianças.

Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q898603 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelecedireitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, visando garantir o pleno desenvolvimento dos alunos. Quais são os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento assegurados na Educação Infantil pela BNCC?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.