Início

Questões de Concursos Professor de Educação Infantil

Resolva questões de Professor de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q898108 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

O desenvolvimento humano é um processo contínuo que abrange as dimensões físicas, emocionais, sociais e cognitivas, moldando a identidade e as habilidades ao longo da vida. Qual é a principal razão pela qual a primeira infância é considerada uma fase crucial para o desenvolvimento humano?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

282Q903235 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Na infância o desenvolvimento motor é evidenciado pela aquisição de amplas habilidades motoras que possibilitam um gradativo domínio de seu corpo em diferentes posturas. O desenvolvimento motor não depende apenas de aspectos biológicos de crescimento e maturação, mas de experiências vividas pelo indivíduo e das relações com o ambiente que o cerca. A respeito da Fase Motora Fundamental, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:
( ) A fase do movimento fundamental corresponde ao período do desenvolvimento motor em que as crianças estão explorando o ambiente, experimentando as diversas possibilidades de movimentos e desenvolvendo as habilidades motoras fundamentais. ( ) As habilidades motoras fundamentais são compostas por habilidades de locomoção (correr, saltar, rolar) e de estabilidade (equilibrar-se sobre uma perna ou sobre uma barra de equilíbrio). ( ) Dos dois aos seis anos de idade a criança se encontra na fase motora fundamental. ( ) O desenvolvimento de habilidades motoras é amplamente afetado pelo contexto, então faz-se necessário que a criança seja exposta a variados estímulos ambientais e corporais para o melhor desenvolvimento dessas habilidades.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

283Q900060 | Pedagogia, O Processo de Socialização, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A professora Luísa está preocupada com o desenvolvimento social de Lucas, uma criança de 3 anos que tem dificuldade em interagir com os colegas. Ela decide usar a avaliação formativa para entender melhor a situação e planejar intervenções. Agora, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F) e em seguida assinale a alternativa cuja ordem de julgamento de cima para baixo esteja correta:

(_) A professora Luísa deve observar Lucas em diferentes contextos e registrar suas interações
(_) A avaliação formativa permite que a professora Luísa planeje atividades específicas para melhorar as habilidades sociais de Lucas.
(_) A professora Luísa deve usar a avaliação formativa para classificar Lucas em um nível de desempenho social.

Assinale a alternativa com a sequência, de cima para baixo, correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

284Q911342 | Pedagogia, Pensamento Pedagógico Brasileiro, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

De acordo com a filósofa brasileira Ivone Gebara, a educação deve ser pensada como um processo de libertação e emancipação dos sujeitos. Qual das seguintes afirmativas melhor representa a visão de Gebara sobre a educação libertadora?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q898604 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Durante uma atividade de brincadeira livre, a professora Ana observa que as crianças estão engajadas em diferentes tipos de jogos e interações. Agora, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F) e em seguida assinale a alternativa cuja ordem de julgamento de cima para baixo esteja correta:

(__)O brincar livre permite que as crianças desenvolvam habilidades integralmente.
(__)A brincadeira estruturada é a única utilizada para promover o desenvolvimento infantil.
(__)O brincar livre contribui apenas para o desenvolvimento motor das crianças.
(__)A interação entre as crianças durante o brincar livre promove a construção de regras e a cooperação.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

286Q897810 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Conforme os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (2009), a proposta pedagógica tem como objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q1002624 | Pedagogia, Lei n 8069 de 1990, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Sobre o atendimento em creches e pré-escolas a Lei 8.069/90 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente − ECA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

288Q994848 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A ação pedagógica deve contemplar a organização de suportes materiais e imateriais, com a organização dos espaços, dos tempos, dos objetos e brinquedos.
O papel das profissionais docentes nesse processo pressupõe:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q908848 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com o estabelecido em seu Art. 1º, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional disciplina o(a) ____________, que deverá vincular-se ____________________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q1046359 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santa Bárbara MG, FRONTE, 2025

O Decreto nº 7.611, de 2011, dispõe sobre a educação especial e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). De acordo com esse decreto, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

291Q1002625 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Define a Base Nacional Comum Curricular que no campo de experiências "O eu, o outro e o nós" é esperado que as crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

292Q911347 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Qual teoria do aprendizado é caracterizada pela ênfase na aprendizagem por meio de interações sociais e colaborativas, tendo como principal representante Lev Vygotsky?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

293Q898600 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Durante uma discussão sobre metodologias de ensino, o professor de ensino infantil Pedro analisa como diferentes teorias de aprendizagem podem ser aplicadas na prática com as crianças. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(__)A teoria behaviorista de Skinner destaca aimportância da autonomia e a autoeducação do aluno.
(__)A teoria cognitivista de Piaget enfatiza a construção passiva do conhecimento pela criança.
(__)A teoria sociocultural de Vygotsky destaca a importância das interações sociais no processo de aprendizagem.
(__)A teoria humanista de aprendizagem valoriza o potencial humano para o crescimento pessoal e auto realização.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

294Q976692 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

O educador Demerval Saviani é um dos principais nomes da educação brasileira, especialmente por sua formulação da Pedagogia Histórico-Crítica. Em obras como Escola e Democracia (1983) e Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações (2008), Saviani contribui significativamente para o pensamento pedagógico brasileiro. Quais assertivas correspondem ao pensamento de Saviani acerca da educação?

I - Propõe uma pedagogia que articula a prática educativa à luta pela transformação social, fundamentando-se no materialismo histórico-dialético.
II – Defende que a neutralidade pedagógica é condição para uma educação verdadeiramente científica e isenta de ideologias, sendo um dos pilares da prática docente eficaz.
III - Critica as pedagogias progressistas que negligenciam os conteúdos sistematizados, defendendo uma prática que combine intencionalidade política e rigor científico.
IV – Defende que o cerne de sua proposta é a ideia de que a escola, apesar de inserida em uma sociedade de classes, tem um potencial contra-hegemônico e transformador.
V - A proposta de Saviani valoriza práticas espontaneístas e centradas exclusivamente na experiência individual da criança, como caminho mais autêntico para a formação crítica do sujeito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q903241 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Atente para o seguinte enunciado:
“Oferecer literatura às crianças desde a mais tenra idade é, pois, colaborar para interações de qualidade e para o seu desenvolvimento cultural, uma vez que nela podemos ver materializadas muitas das nuances do ser humano. Ler para um bebê ou para uma criança pequena se constitui como uma oportunidade para a criação e fortalecimento de vínculos”.
BELMIRA; BAPTISTA; GALVÃO, 2017, p. 45, em artigo intitulado: “O texto ficcional e a experiência literária dos bebês”.

As autoras problematizam a experiência literária dos bebês. Com base nesse tema, analise as afirmações abaixo:

I. Os bebês e crianças bem pequenas não desenvolvem relação direta com o objeto livro para a aprendizagem da leitura e decodificação, compreendendo o recurso apenas como brinquedo e distração, sem desenvolvimento da linguagem. II. Os bebês se apropriam do mundo predominantemente por meio de experiências corporais. Por isso, é correto afirmar que é pelo corpo que se inicia a “leitura” do mundo, sendo ele o primeiro espaço de narração dos bebês. III. Os bebês precisam de narrativas que ampliem sua imaginação e sua capacidade de atribuir sentidos. O equilíbrio entre o que a criança pode perceber sozinha e o que ela pode inferir, adivinhar ou imaginar é fundamental para a qualidade literária dos livros para essa faixa etária. IV. A experiência literária dos bebês se dá, exclusivamente, por meio das interações entre adultos e bebês, sons, expressões, gestos, direcionados ou não por falas.

É correto o que se afirma somente em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

296Q1002623 | Direito Constitucional, Direitos Constitucionais Penais e Garantias, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

"Art. 6° Os órgãos colegiados dos estabelecimentos de ensino, em suas finalidades responsabilidades e tarefas, incluirão o previsto o exame e encaminhamento de solução para situações de discriminação, buscando-se criar situações educativas para o reconhecimento, valorização e respeito da diversidade."
Resolução n.º 1/2004 - Institui Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Segundo o parágrafo único do artigo supracitado, os casos que caracterizem racismo serão tratados, conforme prevê o Art. 5º, XLII, da Constituição Federal de 1988:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

297Q994844 | Pedagogia, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009), a educação infantil será organizada de acordo com a jornada em tempo parcial e, em tempo integral, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
Assinale a alternativa que corresponda, respectivamente, as horas, do tempo parcial e integral que a criança deve permanecer na instituição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q898596 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Em uma aula sobre psicomotricidade, a professora Clara utiliza atividades que envolvem movimentos corporais e expressão emocional. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(__)A psicomotricidade ajuda as crianças a expressarem e regularem suas emoções através do movimento.
(__)A psicomotricidade é eficaz apenas para o desenvolvimento motor e emocional das crianças.
(__)A psicomotricidade pode ser utilizada como uma ferramenta terapêutica para tratar questões emocionais.
(__)A psicomotricidade não é relevante para o desenvolvimento emocional das crianças, somente para o desenvolvimento motor e cognitivo.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

299Q903245 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Considere a seguinte descrição:

“(...) desenvolvida por André Lapierre nos anos 1960, é uma prática que busca trabalhar questões afetivas-emocionais e relacionais de crianças, jovens e adultos. Pode ser utilizada não só na educação, mas também na saúde, no bem-estar social, em setores de recursos humanos e centros terapêuticos”.

Essa citação se refere ao campo da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

300Q900069 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Maria está implementando um projeto de leitura em sua turma, onde as crianças escolhem livros que desejam ler e discutem suas histórias em grupo. Qual das seguintes afirmações está correta sobre a Teoria da Atividade aplicada por Maria?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.