Início

Questões de Concursos Professor de Educação Infantil

Resolva questões de Professor de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q911343 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Qual tendência pedagógica defende a ideia de que a educação deve promover a formação integral dos indivíduos, considerando aspectos emocionais, sociais, cognitivos e éticos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q994849 | Pedagogia, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009), as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q898599 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Durante uma atividade de exploração no jardim da escola, a professora Ana observa que as crianças estão curiosas sobre os diferentes tipos de plantas e insetos que encontram. Nesse contexto, analise as proposições abaixo e após assinale a alternativa correta:

I.A curiosidade das crianças deve ser incentivada, permitindo que elas façam perguntas e explorem o ambiente ao seu redor.
II.A professora deve fornecer todas as respostas prontamente, para manter a curiosidade das crianças.
III.A exploração do ambiente natural contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q988535 | Pedagogia, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre os princípios previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) que as propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar, analise as afirmativas e assinale a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q911341 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

A revolta de Beckman em 1684 no Maranhão se insere nas chamadas revoltas nativistas que foram movimentos localizados que expressavam insatisfação com algum aspecto da administração colonial. Uma alternativa está incorreta sobre a deferida revolta, assinale-a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

306Q897799 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) em relação às diretrizes da Política Nacional de Educação Infantil: pelos direitos das crianças de 0 a 6 anos à educação (2006).

( ) A Educação Infantil deve pautar-se pela educação em princípio e pelo cuidado em um segundo momento.
( ) A educação e o cuidado das crianças de 0 a 6 anos são de responsabilidade do setor educacional.
( ) A Educação Infantil tem função diferenciada e especializada em relação à ação da família.
( ) As políticas voltadas para a Educação Infantil devem contribuir em âmbito nacional, estadual e municipal para uma política para a infância.
( ) A qualidade na Educação Infantil deve ser assegurada por meio do estabelecimento de parâmetros de qualidade.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q897811 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (2009) destacam uma série de experiências a serem desenvolvidas com as crianças no que se refere à linguagem oral e escrita, tais como:

1. As crianças são incentivadas a “produzir textos”, mesmo sem saber ler e escrever.
2. As crianças são incentivadas a manusear livros, revistas e outros textos.
3. As professoras contam histórias para crianças em ocasiões especiais.
4. As professoras incentivam as crianças maiores, individualmente ou em grupos, a contar e recontar histórias, além de narrar situações.
5. As professoras realizam leituras esporádicas para as crianças, de livros de diferentes gêneros.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q981448 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura, UNESC, 2025

A literatura infantil inserida em um processo de ensino-aprendizagem pode facilitar o desenvolvimento e o conhecimento infantil, visto que o conhecimento e as experiências do aluno serão construídos de forma lúdica e prazerosa.


https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/41/a-literatura-infantil-no-desenvolvimento-do-ensino-aprendizado-na-educacao-infantil


Coluna 1

1.Desenvolvimento emocional.

2.Construção do vocabulário.

3.Fortalecimento da empatia.

4.Estímulo à imaginação.

Coluna 2

(A)Crianças aprendem a se colocar no lugar dos personagens e compreender diferentes perspectivas.

(B)Histórias despertam a criatividade e incentivam a criação de novos cenários e situações.

(C)O contato com textos literários permite o aprendizado de novas palavras em contextos variados.

(D)Narrativas ajudam na identificação e expressão de sentimentos, além de promover o autoconhecimento.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q911349 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Qual é o principal objetivo da avaliação escolar no contexto educacional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

310Q897806 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo, extraído dos Parâmetros Nacionais de Qualidade na Educação Infantil (2018,p.48).
“As práticas pedagógicas buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, promovendo..................... de crianças de 0 a 5 anos de idade.”
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q908844 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

O Art. 3º do Plano de Carreira do Magistério do Município de São Martinho da Serra determina cinco princípios básicos para a carreira do magistério público. São eles, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q908850 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

Tendo por base as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, analise as seguintes assertivas sobre o Ensino Fundamental:

I. A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular será de 1.200 (mil e duzentas) horas/aula, distribuídas em, pelo menos, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar.

II. No Ensino Fundamental, a frequência dos estudantes é compulsória.

III. O Ensino Fundamental, com duração de 9 (nove) anos, abrange a população na faixa etária dos 6 (seis) aos 14 (quatorze) anos de idade e se estende, também, a todos os que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q901795 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

O desenvolvimento psicomotor da criança é um processo contínuo e evolutivo da motricidade, da cognição, da comunicação, da emoção, da relação consigo, com os outros e com o ambiente e com o próprio processo de aprendizagem (FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008). A expectativa é que crianças nessa fase desenvolvam habilidades associadas:

I. À lateralidade. II. À organização espacial e temporal. III. À coordenação motora. IV. Ao esquema corporal.

Dentre os itens acima, estão corretos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q896229 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

De acordo com a História da Educação Brasileira, o primeiro livro fundamentalmente utilizado como preconizador de “Currículo”, pode ser considerado CORRETAMENTE como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q897800 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Um dos objetivos da Política Nacional de Educação Infantil: pelos direitos das crianças de 0 a 6 anos à educação (2006), é assegurar que nas propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil os professores participem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q898102 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A educação infantil é essencial para o desenvolvimento holístico das crianças, proporcionando experiências que estimulam sua curiosidade e capacidade de aprendizado em um ambiente seguro e acolhedor. Quais são os benefícios de promover a diversidade e a inclusão na educação infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

317Q976696 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

A didática na Educação Infantil difere significativamente das abordagens pedagógicas de outros níveis de ensino, exigindo do educador uma compreensão aprofundada da singularidade da criança e dos processos de aprendizagem na primeira infância. Considerando os fundamentos da didática contemporânea para a Educação Infantil assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q903234 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

O desenvolvimento motor infantil é dividido em fases. Cada uma delas tem um objetivo específico e corresponde a um tipo de treino para as aquisições motoras que virão na próxima fase. Gallahue e Ozmun (2005) criaram um modelo de desenvolvimento motor muito utilizado no campo da Educação e da Psicologia. Atente para o que se afirma a seguir sobre esse modelo:

I. Esse modelo explica o desenvolvimento motor desde a infância à adolescência. II. O modelo é dividido em três fases: motora reflexiva, motora rudimentar e motora fundamental. III. Essas fases são organizadas de acordo com uma faixa etária aproximada de desenvolvimento do indivíduo. IV. Os autores utilizam o modelo de desenvolvimento motor no formato de uma ampulheta.

É correto o que se afirma somente em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q1029458 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A respeito da distinção entre letramento e alfabetização, leia o trecho a seguir.

Há, assim, uma diferença entre saber ler e escrever, ser alfabetizado, e viver na condição ou estado de quem sabe ler e escrever, ser letrado. Ou seja: a pessoa que aprende a ler e a escrever – que se torna alfabetizada – e que passa a fazer uso da leitura e da escrita, a envolver-se nas práticas sociais de leitura e escrita – que se torna letrada – é diferente de uma pessoa que não sabe ler e escrever – é analfabeta – ou, sabendo ler e escrever, não faz uso da leitura e da escrita – é alfabetizada, mas não é letrada, não vive no estado ou condição de quem sabe ler e escrever e pratica a leitura e a escrita.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p. 36.

Sobre o processo de letramento, analise as afirmativas a seguir.

I. Indica o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita.
II. Indica o domínio do sistema convencional de escrita, como representação gráfica associada a um valor fonético.
III. Indica a condição adquirida por um grupo social ou por um indivíduo, como consequência de ter se apropriado da escrita e de suas práticas sociais.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q1002622 | Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Dentre as Metas estabelecidas pela Lei Municipal nº 4.488 de 23 de setembro de 2015 não está aquela descrita em qual alternativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.