Início

Questões de Concursos Professor de Educação Infantil

Resolva questões de Professor de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q901784 | Pedagogia, Lei nº 13696 de 2018, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Tomando como referência os variados métodos utilizados no ensino da leitura, aponte dentre os itens a seguir aquele que é reconhecido por promover o desenvolvimento da consciência fonológica e a identificação de sons nas palavras, precondições essenciais para a leitura proficiente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q907218 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

O processo de planejamento permite ao professor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q897798 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A trajetória da educação das crianças de 0 a 6anos assumiu e assume ainda hoje, no âmbito da atuação do Estado, diferentes funções, muitas vezes concomitantemente.
Dessa maneira, ora assume uma função predominantemente ..............., ora um caráter....................... e ora um caráter.................................. nas ações desenvolvidas.
Política Nacional de Educação Infantil: pelos direitos das crianças de0 a 6 anos à educação, 2006, p. 08.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q897813 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Considerando o campo de experiências “escuta, fala, pensamento e imaginação” da Base Nacional Comum Curricular (2017), relacione os Grupos por faixa etária da Coluna 1 com os Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da Coluna 2.
Coluna 1 Grupos por faixa etária
1. Bebês
2. Crianças bem pequenas
3. Crianças pequenas

Coluna 2 Objetivos
( ) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
( ) Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.
( ) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q890393 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Os jogos e as brincadeiras têm um papel muito importante na educação infantil e para a vida de uma criança, pois, ao brincar, a criança espontaneamente adquire uma aprendizagem mais prazerosa; é um momento de comunicação consigo mesma buscando através de sua realidade a sua imaginação. Segundo Freitag(2012 p. 07), “brincando, as crianças exploram e remetem sobre a realidade cultural na qual estão inseridas, questionando regras e papéis sociais, demonstrando, assim, através do brincar, situações que ainda não conseguem expor através de palavras”. Sobre o papel do professor nos jogos e brincadeiras na educação infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

326Q898602 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Durante uma roda de leitura, uma professora incentiva as crianças a discutirem e interpretarem o conteúdo das histórias lidas. Nesse contexto, analise as proposições abaixo e após assinale a alternativa correta:

I.A interpretação de textos é uma habilidade que faz parte do processo de letramento.
II.A alfabetização é suficiente para que as crianças compreendam e interpretem textos complexos.
III.O letramento envolve a capacidade de usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

327Q900395 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

A criança não pode se sentir integrada a uma escola que lhe proporciona uma situação constante de prova, de teste, onde a tensão se mantém e onde ela e sua família são prejulgadas e responsabilizadas pelo fracasso.

HOFFMANN, J. (2014). Avaliação e Educação infantil. Um olhar sensívele

reflexivo sobre a criança. Editora Mediação. p.153.

São etapas do ciclo da avaliação na Educação Infantil, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q903237 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

O Desenho é uma das expressões gráficas das crianças, uma linguagem. Na obra clássica “Desenvolvimento da Capacidade Criadora” de Lowenfeld e Brittain (1972) são destacadas etapas do desenvolvimento do desenho infantil. Considerando essas etapas, correlacione-as às respectivas caracterizações, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. Garatuja nomeada; 2. Etapa das formas geométricas; 3. Etapa do conceito de cena; 4. Etapa das linhas da base e do céu; 5. Etapa das formas humanas.
( ) Organiza a composição em duas dimensões. Exibe representações simultâneas. Desenhos em "raioX" mostram o interior dos elementos. ( ) As representações são achatadas em um só plano. Quase não ocorrem sobreposições. Há uma fusão do tempo e do espaço. ( ) A localização e os tamanhos dos elementos do desenho são subjetivos. Flexíveis, os símbolos mudam de significado nas histórias que contam sobre os desenhos. ( ) O esquema aprendido se repete sempre. O esquema se altera para atingir um sentido especial. As proporções expressão um valor emocional. ( ) A criança conta histórias sobre os traços impressos no papel. Já segura o lápis entre os dedos. Situa os rabiscos intencionalmente. As linhas possuem significado.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

329Q898900 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

As instituições de Educação Infantil, sob a perspectiva de garantia de direitos, devem avaliar continuamente o trabalho pedagógico e as conquistas das crianças para aprimorar o ensino.

Em relação a essa temática, analise as afirmativas que seguem:

I.A avaliação envolve observar todo o contexto de aprendizagem, como atividades, apoio oferecido, interações e recursos utilizados, permitindo que o professor identifique fatores que facilitam ou dificultam o desenvolvimento infantil.

II.Conforme a Lei nº 9.394/96, essa avaliação deve acompanhar e repensar o processo, sem práticas de retenção ou provas formais.

III.A observação sistemática, documentada em diversos registros, auxilia na compreensão e continuidade do aprendizado, acompanhando a criança até o Ensino Fundamental.


Está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

330Q898905 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget foi uma das mais influentes para entender como os processos de pensamento evoluem na infância e influenciam a maneira como as crianças interagem com o mundo ao seu redor. Piaget propôs que as crianças pensam de maneira diferente dos adultos e desenvolveu uma teoria com fases específicas para descrever o progresso do desenvolvimento intelectual infantil.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a Fase Pré-Operacional proposta por Piaget:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

331Q901787 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil definem como marco conceitual para essa etapa de ensino dois processos indissociáveis que atuam, por assim dizer, como duas faces de um único rosto. Fazem parte desse binômio processual:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q900056 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Qual é o principal objetivo da avaliação na educação infantil segundo a BNCC?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

333Q896231 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

É o autor e defensor da premissa de que existe as zonas de conhecimento: real (aquilo que se faz sozinho), potencial (o que pode se realizar com auxílio de pessoas mais experientes) e proximal (o que está em amadurecimento). Marque a alternativa que define CORRETAMENTE o autor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q896236 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

As etapas de ensino que compõe a BNCC enquanto estrutura curricular se caracteriza CORRETAMENTE como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q890391 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

A historiografia dedicada à infância tem suas raízes no trabalho de Phillipe Ariès –“História social da criança e da família”, publicado em 1978. Esse autor é considerado o pioneiro no campo da história a trazer a infância como objeto de estudo, ao abordar sua concepção dentro do contexto da Idade Média e Moderna. Sobre a infância na idade média, analise as afirmativas a seguir.

I. A criança era representada pela iconografia na figura de crianças anjos, estabelecendo uma religião para as crianças.

II. A criança era vista como substituível, sua passagem pela família e pela sociedade era muito breve e muito insignificante.

III. A criança era vista como um adulto em miniatura e, por isso, trabalhava nos mesmos locais, usava as mesmas roupas, era tratada da mesma forma que o adulto.

IV. As crianças são reconhecidas em suas particularidades, tem seu próprio quarto, alimentação considerada específica e adequada, ocupam um espaço maior no meio social.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

336Q994847 | Pedagogia, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Assinale a alternativa que corresponda aos 2 (dois) eixos que devem compor as práticas pedagógicas na proposta curricular da Educação Infantil, conforme orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q908851 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

Uma das diretrizes propostas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, é a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q980545 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos estruturantes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q908914 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

No artigo de Rodrigues e Melchiori (2014), denominado “Aspectos do desenvolvimento na idade escolar e 7 na adolescência” são realizados alguns apontamentos sobre o desenvolvimento emocional e social. Assinale a alternativa que não está de acordo com as afirmações realizadas pelas autoras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

340Q900236 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

BNCC e currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da educação básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação.

(BNCC, 2018.)


As seguintes decisões consistem em ações a serem expressas nos currículos, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.