Início

Questões de Concursos Professor de Educação Infantil

Resolva questões de Professor de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q908914 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

No artigo de Rodrigues e Melchiori (2014), denominado “Aspectos do desenvolvimento na idade escolar e 7 na adolescência” são realizados alguns apontamentos sobre o desenvolvimento emocional e social. Assinale a alternativa que não está de acordo com as afirmações realizadas pelas autoras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

342Q900236 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

BNCC e currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da educação básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação.

(BNCC, 2018.)


As seguintes decisões consistem em ações a serem expressas nos currículos, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

343Q901785 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Os objetivos da educação infantil para crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, conforme estabelecidos na BNCC (Brasil, 2018), são amplos e abrangem diversas áreas do desenvolvimento integral da criança. Dentre os principais objetivos alistados abaixo, assinale aquele que diz respeito especificamente ao desenvolvimento da autonomia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q890389 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

A escola é o local onde a maioria das crianças têm as primeiras noções de mundo e sociedade fora da família. À escola cabe a função de proporcionar a quem chega até ela oportunidades de adquirir novos conhecimentos e de obter diferentes tipos de vivências. Cabe à escola o dever de ensinar e de avaliar constantemente o aluno. Considere “uma avaliação realizada ao longo do programa, progressivamente, indicando o aprendizado do aluno e os necessários ajustes para alcançar os objetivos terminais do programa”. As informações se referem à avaliação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

346Q898606 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

A educação infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral das crianças, abrangendo vários aspectos. Assinale a alternativa que melhor descreve a finalidade da educação infantil no contexto apresentado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

347Q976690 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

A atividade lúdica na Educação Infantil não é apenas uma forma de entretenimento, mas um elemento central para o desenvolvimento integral da criança. Lev Vygotsky, em sua obra A formação social da mente (1934), destaca o papel fundamental do brincar como espaço de desenvolvimento simbólico e de aprendizagem social, sendo mediado pelas interações com os outros. Com base na teoria de Vygotsky sobre o brincar e seu papel na Educação Infantil, analise as assertivas:

I - O brincar permite que a criança atue na zona de desenvolvimento proximal, exercitando papéis sociais e comportamentos que ainda não domina completamente, mas que consegue realizar com apoio.
II - Para Vygotsky, o brincar é uma atividade espontânea que não contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo ou social da criança.
III - Segundo Vygotsky, o jogo simbólico e de faz-de-conta é essencial para o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da autorregulação da criança.
IV - Na perspectiva vygotskiana, o brincar deve ser substituído por atividades escolares formais, com foco no ensino direto de conteúdos para garantir avanços no desenvolvimento infantil.
V - Vygotsky defende que a criança aprende principalmente por repetição e imitação mecânica, sendo o brincar uma atividade secundária no processo de aprendizagem.

Quais assertivas expressam o papel fundamental do brincar para Vygotsky? Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q903238 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Pensar a formação para leitura e escrita na Educação Infantil é um campo de lutas e contradições historicamente adensado. No entanto, são inúmeras as práticas pedagógicas que impulsionam a leitura e a escrita nesta etapa, sem renunciar a sua especificidade, e garantindo o direito à literatura às crianças, sem antecipar conteúdos do ensino fundamental.

Considerando essa temática, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:

( ) O uso das fichas de nome próprio é recurso identitário importante para o despontar da escrita inicial das crianças. ( ) Os momentos de contação de histórias e as proposições de reconto, mediadas pelos professores às crianças, são possibilidades de fomento à cultura leitora ainda na infância. ( ) As crianças da Educação Infantil devem fazer a transição para o Ensino Fundamental sabendo escrever seu nome, diferenças entre números e letras, bem como a leitura de frases e palavras. ( ) Na Educação Infantil, boa parte da rotina pedagógica desenvolvida pela escola deve estar concentrada no ensino das primeiras letras, de forma a facilitar a transição da criança para o Ensino Fundamental.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

349Q898904 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

O cuidado, em sua dimensão ética, busca promover a qualidade de vida e garantir o direito à proteção integral da criança. Esse cuidado envolve intimidade e afetividade e é essencial em todos os níveis de ensino. Na Educação Infantil, o cuidado é ainda mais presente, pois a criança pequena precisa do apoio do professor até alcançar autonomia. Nessa fase, educar e cuidar são indissociáveis.
Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

350Q900065 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A interação entre a família e a escola é essencial para o desenvolvimento integral da criança. Nesse contexto, analise as proposições abaixo e após assinale a alternativa correta:

I. A escola deve considerar a criança como um indivíduo com necessidades específicas.
II. A família deve ser a única responsável pela educação da criança, cabendo a escola a responsabilidade pelo ensino didático.
III. A construção do conhecimento ocorre pela interação do indivíduo com o meio.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

351Q911348 | Pedagogia, Currículo planejamento, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Qual a principal diferença entre planejamento curricular e planejamento de unidade didática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

352Q911351 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Como as tecnologias da informação e comunicação podem contribuir para a personalização do ensino e a inclusão de alunos com necessidades especiais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

353Q898109 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Sobre os estágios do desenvolvimento cognitivo e como eles impactam a forma como o indivíduo interage com o mundo, de acordo com Piaget, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

354Q1002626 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Com relação à transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil definem que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

355Q900237 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

É inegável que todo professor alfabetizador precisa conhecer o trabalho de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky que mudaram a forma como a escola desenvolvia o processo de aquisição da leitura e da escrita no país, bem como a função social da alfabetização. Sobre as reflexões acerca da alfabetização das autoras, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

356Q907225 | Pedagogia, PCN's, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

Em relação à educação, Edgar Morin expressa suas críticas sobre o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q900059 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Durante a educação infantil, as crianças passam por diferentes fases de desenvolvimento, cada uma com características específicas que influenciam a aprendizagem. Assim, avalie as proposições:

I. O estágio sensório-motor é uma fase do desenvolvimento infantil que ocorre antes do estágiopré-operatório.
II. No estágio operatório-concreto, as crianças ainda não conseguem realizar operações mentais lógicas.
III. O estágio operatório-formal é caracterizado pela capacidade de pensar abstratamente e formular hipóteses.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

358Q890400 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

O professor como articulador do espaço dado e vivido na sala de aula de educação infantil precisa estar em constante reflexão diante do seu trabalho, uma vez que sua prática pedagógica “deve ter como objetivo garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens”.

(BRASIL, 2010, p. 18.)

São orientações, dentre outras, que buscam garantir aos alunos uma vivência saudável e um relacionamento construtivo no processo de ensino e aprendizagem, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

359Q908846 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

Conforme o parágrafo único do Art. 25 do Plano de Carreira do Magistério do Município de São Martinho da Serra, as horas atividades são reservadas de acordo com a proposta pedagógica da escola e, o seu cumprimento NÃO será destinado à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q976688 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

A Psicologia do Desenvolvimento fornece importantes subsídios para a compreensão dos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Um dos autores mais influentes na área é Jean Piaget, que em sua obra "A psicologia da criança" (PIAGET & INHELDER, 1969), descreve os estágios do desenvolvimento cognitivo e destaca a importância da atividade da criança na construção do conhecimento. Com base na teoria piagetiana e nas contribuições de Piaget para a compreensão do desenvolvimento infantil, analise as assertivas abaixo:

I - Segundo Piaget, a aprendizagem ocorre de forma passiva, com a criança sendo moldada por estímulos externos, cabendo ao adulto direcionar todas as suas ações para garantir o desenvolvimento.
II - Piaget entende que a criança é um sujeito ativo na construção do conhecimento, interagindo com o meio por meio de ações concretas, o que contribui para seu desenvolvimento cognitivo.
III - A teoria piagetiana propõe quatro estágios do desenvolvimento cognitivo, sendo o estágio pré-operatório característico da faixa etária atendida na Educação Infantil.
IV - Piaget não valoriza o erro como parte do processo de aprendizagem da criança, pois acredita que equívocos não contribuem para expressar modos próprios de pensamento e desta forma não interferem na construção de estruturas cognitivas.

Quais assertivas estão incorretas? Não se referem a compreensão do desenvolvimento infantil segundo Piaget.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.