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Questões de Concursos Professor de Educação Infantil

Resolva questões de Professor de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q900239 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

A principal finalidade do Projeto-Político Pedagógico (PPP) é estabelecer vínculos estratégicos entre as circunstâncias atuais da escola e a realidade almejada por seus membros. Para isso, o PPP deve estar em constante análise para favorecer as aberturas necessárias para os novos rumos daquele espaço educativo, ou seja, ele não deve ser simplesmente construído e arquivado, mas constantemente reavaliado e discutido.

(Guedes, 2021.)


Diante do contexto sobre o PPP, analise as afirmativas a seguir.


I. É um instrumento de planejamento capaz de indicar as intenções político-pedagógicas fundamentadas na realidade individual de cada escola.


II. Trata-se de um documento único e estático, que deve ser construído quando se inaugura a escola e atualizado a cada três anos devido às alterações de matrículas e diretrizes legais.


III. Possui características instituídas (leis, currículo, normativas, projetos e programas institucionais etc.), mas também instituintes, ou seja, servem tanto para reafirmar valores quanto para criar novos, na intenção de propor uma modificação da realidade daquele ambiente.


Está correto o que se afirma em

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422Q900240 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Compreender as tendências pedagógicas no âmbito educativo significa apresentar pressupostos metodológicos e teóricos e reflexões acerca da prática educativa.

(Silva, 2018, p. 97.)


Em relação às tendências pedagógicas da educação, relacione adequadamente as colunas a seguir.


1. Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.

2. Liberal Renovada.

3. Progressista Libertadora.

4. Pedagogia Tradicional.


( ) Permite a cada indivíduo se educar, conforme é seu direito, até onde permitam as suas aptidões naturais, independentemente de razões de ordem econômica e social.


( ) Está no Brasil desde os jesuítas e busca a universalização do conhecimento, a repetição, o treino intensivo e a memorização como estratégia utilizada pelo professor para transmitir o acervo de informações aos alunos.


( ) Relação professor-aluno: clima democrático no qual o professor é um auxiliar na realização das experiências. Conhecimentos: algo inacabado, a ser descoberto e reinventado, baseado em experiências cognitivas de modo progressivo em consideração ao interesse.


( ) Valoriza o método de aprendizagem em grupo, articulado à prática social do povo e se destaca na modalidade de educação popular não formal.


A sequência está correta em

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423Q901790 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (1998), é válido afirmar que, dentre os objetivos transcritos a seguir, o único diretamente relacionado ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e perceptivas das crianças na educação infantil é:
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424Q1046735 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2023

Texto associado.

Leia o texto abaixo para responder à próxima questão:



Circuito fechado


Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço. Relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos, jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadronegro, giz, papel. Mictório, pia. Água. Táxi, mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.



Ricardo Ramos

O conto “Circuito fechado” escrito por Ricardo Ramos apresenta estrutura narrativa única ao abdicar do uso de conectores e palavras que normalmente dão coesão a um texto. Esse recurso tem o intuito de:
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425Q907217 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

O art. 4º da Lei Complementar nº 227/2009, que dispõe sobre a criação de gratificação aos professores efetivos municipais de Passo Fundo, da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, estabelece que é vedada a percepção da gratificação ao profissional da educação que, EXCETO:

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426Q907221 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Luckesi (2014), “o ato de avaliar realiza-se através de dois passos necessários e um opcional (contudo, o opcional, quando necessário, se não for realizado, aborta as consequências positivas do ato avaliativo)”. Os dois passos constitutivos do ato de avaliar são a descrição da realidade e a sua qualificação. O terceiro passo, se necessário, é chamado de:

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427Q1046741 | Direito Tributário, Administração Tributária, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2023

A equipe econômica do governo Lula anunciou em 12 de janeiro de 2023 as primeiras medidas para tentar reduzir o rombo das contas públicas neste ano e conter a alta na dívida do setor público. As principais ações visam ao aumento de arrecadação.

Com relação às medidas anunciadas, analise os itens abaixo:

I. Entre as medidas, está um novo programa de parcelamento extraordinário de dívidas, chamado de "Litígio Zero", nos moldes dos antigos programas conhecidos como Refis. O programa é uma renegociação para quem tem dívidas tributárias. Pessoas físicas e micro e pequenas empresas que devem até 60 salários-mínimos terão de 40 a 50% de desconto sobre o valor total do débito e até um ano para pagar. No caso de empresas com dívidas acima de 60 salários-mínimos, o desconto será de até 100% do valor das multas e juros, com também um ano para pagar.

II. O governo também anunciou medidas para reduzir a quantidade de processos que chegam ao Carf - o tribunal administrativo onde o contribuinte recorre contra uma dívida tributária, que hoje analisa mais de R$ 1 trilhão em dívidas de contribuintes. Com as mudanças, grande parte da análise será feita na instância inferior, nas chamadas delegacias de julgamento

III. Também foi anunciada a intenção de reduzir R$ 50 bilhões em despesas (revisão de contratos e programas e autorização para gastar abaixo do previsto na lei orçamentária).

IV. Outra medida é a retirada do ICMS da base de cálculo dos créditos tributários de Pis/Cofins, ou seja, o crédito tributário a que o contribuinte tem direito vai diminuir. Essa medida pode aumentar a arrecadação em R$ 30 bilhões.

Assinale a alternativa CORRETA:

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428Q1046744 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de Santa Catarina, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2023

De acordo com o site oficial do município de São João do Sul, por qual Lei São João do Sul foi elevado à categoria de município?
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429Q900062 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Laura, uma professora de educação infantil, quer avaliar o desenvolvimento integral de seus alunos de 4 anos. Qual das seguintes práticas seria a mais adequada?
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430Q900064 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Guilherme, um professor de educação infantil, planeja uma atividade onde as crianças devem classificar objetos por cor e tamanho. Ele observa que algumas crianças conseguem realizar a tarefa com facilidade, enquanto outras têm dificuldades. Qual estágio do desenvolvimento cognitivo de Piaget essas crianças provavelmente estão?
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431Q911340 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

A alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas é:
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432Q976689 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

O Referencial Curricular do Paraná é um documento orientador das práticas pedagógicas nas instituições de Educação Infantil no estado, fundamentado em uma concepção de criança como sujeito histórico, social e de direitos. Com ênfase no desenvolvimento integral da criança, o documento dialoga com teorias pedagógicas contemporâneas, destacando a centralidade das interações, do brincar e das múltiplas linguagens. Com base no Referencial Curricular do Paraná analise as assertivas:

I - O documento defende que a função principal da Educação Infantil é inserir a criança no universo letrado, a preparando para a leitura e escrita, numa perspectiva de prepará-la para o ingresso nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
II - O Referencial Curricular propõe que o currículo da Educação Infantil deve ser construído a partir das experiências, saberes e interesses das crianças, em diálogo com seu contexto social e cultural.
III - O documento orienta que o planejamento das práticas pedagógicas deve considerar o brincar como eixo estruturante do trabalho com crianças pequenas, reconhecendo-o como linguagem legítima de expressão e aprendizagem.
IV - O Referencial Curricular do Paraná adota uma abordagem tecnicista e homogênea, priorizando a padronização de rotinas escolares como forma de garantir o desenvolvimento infantil. Assim, há uma padronização da oferta e ações em todas as instituições de ensino do estado, garantindo o desenvolvimento infantil em todas as instituições. Quais assertivas correspondem com as orientações apresentadas no Referencial Curricular do Paraná no contexto da Educação Infantil?

Assinale a alternativa correta:
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433Q908860 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

Considerando a concepção da Educação Infantil descrita nas Diretrizes Curriculares Nacionais para primeira etapa da educação básica, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) É considerada Educação Infantil em tempo parcial a jornada de, no mínimo, 3 horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a 7 horas diárias.

( ) É facultativa a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.

( ) As vagas em creches e pré-escolas devem ser oferecidas próximas às residências das crianças.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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434Q908861 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

Considerando a Base Nacional Comum Curricular, assinale a alternativa que apresenta característica correspondente ao currículo da Educação Infantil.

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435Q908862 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

Analise a sentença abaixo, considerando Didonet:

Enquanto as famílias mais abastadas pagavam uma babá, as pobres se viam na contingência de deixar os filhos sozinhos ou colocá-los numa instituição que deles cuidasse (1ª parte). Para os filhos das mulheres trabalhadoras, a creche tinha que ser de tempo integral; para os filhos de operárias de baixa renda, tinha que ser gratuita ou cobrar muito pouco (2ª parte). A educação permanecia assunto de família. Essa origem determinou a associação creche, criança pobre e o caráter assistencial da creche (3ª parte).

Quais partes estão corretas?

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436Q980560 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

De acordo com Libâneo (2001), a prática pedagógica na Educação Infantil deve estar articulada à gestão escolar, com foco na construção de uma escola democrática. Considerando essa perspectiva, assinale a alternativa correta:
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437Q1029465 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

A compreensão leitora é o processo por meio do qual são postas em funcionamento as estratégias cognitivas e as habilidades necessárias para compreender, que permitem que o leitor extraia e construa significados do texto, simultaneamente, para fazer sentido da língua escrita. É um processo que se caracteriza pela utilização de conhecimentos prévios e deve ser favorecido em ambiente escolar. Podemos ensinar a compreensão? Podemos ensinar um processo cognitivo? Evidentemente, não. O papel do professor nesse contexto é criar oportunidades que permitam o desenvolvimento desse processo cognitivo.

Adaptado de KLEIMAN, A. Texto e leitor. Aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2004, p. 7-10.

A respeito do conceito de compreensão leitora, analise as afirmativas a seguir.

I. A compreensão leitora é uma faculdade manifestada por um “leitor” (indivíduo portador de saberes, experiências e capacidades) em relação a um “texto”, entendido como objeto linguístico e cultural portador de um significado.
II. A compreensão leitora envolve uma “situação comunicativa” de interação entre leitor e autor mediante o texto escrito, a qual determina em grande parte o que e como se compreende.
III. A compreensão leitora implica uma “atividade de leitura”, realizada em ambiente e tempo específicos, com objetivos e propósitos determinados, visando alcançar determinados resultados.

Está correto o que se afirma em
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438Q988537 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo o Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), as crianças na educação infantil devem ser reconhecidas como atores sociais competentes, por exemplo, os bebês desafiam os profissionais a repensar a sua própria profissionalidade, ou seja, a __________ na Educação Infantil, e dão ainda mais legitimidade para o _________ educar e _________, já que a disponibilidade para a relação é um requisito central na educação dos bebês, que não são sujeitos passivos nessa relação, mas agem de modo intenso e complexo com outros bebês, crianças e adultos.

Assinale a alternativa que corresponda respectivamente as lacunas.
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439Q988543 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Preconiza a Resolução no 1/2017, do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis, em seu artigo 2º, que é obrigatória a matrícula das crianças, na educação infantil, que completam 4 (quatro) anos de idade até qual dia e mês do respectivo ano?
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440Q1002629 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

"As escolas de educação infantil têm na organização dos ambientes uma parte importante de sua proposta pedagógica. Ela traduz as concepções de criança, de educação, de ensino e aprendizagem, bem como uma visão de mundo e de ser humano do educador que atua nesse cenário." (HORN, 2004, p.61)
Partindo desse pressuposto, Horn afirma que:
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