Início

Questões de Concursos Professor de Educação Infantil

Resolva questões de Professor de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q1002630 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Segundo Barbosa (2006):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

442Q1046737 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2023

Texto associado.

Leia o texto abaixo para responder à próxima questão:



Circuito fechado


Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço. Relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos, jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadronegro, giz, papel. Mictório, pia. Água. Táxi, mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.



Ricardo Ramos

A respeito da construção das ações desenvolvidas no conto é possível perceber que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

443Q907219 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

É característica para a interdisciplinaridade, segundo o Modelo de Jantsch:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q900058 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Durante uma atividade de desenho, Lucas, de 4 anos, começa a desenhar fora do papel e suja a mesa. Como o professor deve responder a essa situação para promover a responsabilidade e a autonomia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

445Q900068 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

O desenvolvimento da coordenação motora fina e ampla é uma parte essencial do processo de aprendizagem na educação infantil, permitindo que as crianças realizem atividades que exigem precisão e controle motor. Assim, avalie as proposições:

I. A coordenação motora fina envolve movimentos amplos e grandes, como correr e pular.
II. A coordenação motora ampla é desenvolvida através de atividades que exigem precisão, como desenhar eescrever.
III. O desenvolvimento da coordenação motora é fundamental para a realização de atividades diárias e escolares.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

446Q896233 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Embora não haja um modelo de gestão democrática único, as discussões em torno das modalidades de escolha do (a) diretor (a) marcam o debate histórico sobre o tema da gestão escolar. Nesse sentido, aponte a alternativa que define CORRETAMENTE as modalidades existentes para a escolha de diretores escolares no Brasil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q896239 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Definem e delimitam as idades da Educação Infantil na BNCC (2017), grupos por faixa etária, de maneira CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q897803 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

No documento “Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças” (2009), no critério referente ao período de adaptação, é proposto que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q897807 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Ao abordar a questão das interações, o princípio 4.2 dos Parâmetros Nacionais de Qualidade na Educação Infantil (2018) orienta que o professor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q1081104 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Trombudo Central SC, Prefeitura de Trombudo Central SC, 2025

O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) garante os direitos das pessoas com deficiência em diversos âmbitos, inclusive na educação. Com base nisso, assinale a alternativa que reflete corretamente seu impacto na educação infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

451Q890384 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2013), os sistemas de ensino e as escolas adotarão, como norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas, os seguintes princípios, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

452Q890396 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

As instituições de educação infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças.

(DCNEI, 2010.)

Sobre a avaliação na educação infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Possibilidade de retenção das crianças na educação infantil.
( ) A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
( ) Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças, tais como relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.
( ) Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

453Q900396 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Acesso em: 12 maio 2024.Não é um programa oferecido pelo atendimento educacional especializado:">

Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nestes casos e outros, que implicam em transtornos funcionais específicos, a educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial

na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008. Disponível

em:<http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>

Acesso em: 12 maio 2024.


Não é um programa oferecido pelo atendimento educacional especializado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q898605 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Em uma aula sobre abordagens diferenciadas, a professora Clara utiliza a metodologia de sala de aula invertida para ensinar conceitos de ciências. Nesse contexto, analise as proposições abaixo e após assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

455Q908854 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

Analise as assertivas abaixo em relação a algumas das diferentes funções assumidas com a transformação no papel do professor na atualidade:

I. A partir da avaliação formativa, do uso do feedback, o professor passa a ter o papel de orientador.

II. Essencial para a aprendizagem, o professor realiza a gestão de relacionamento com o estudante, para que assim ele se sinta à vontade na interação.

III. Cabe ao professor ser o mediador e o facilitador no processo de aprendizagem.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

456Q980546 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), são objetivos da Educação Infantil:

I - Desenvolver a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
II - Promover a integração entre a família e a escola, garantindo a participação dos pais no processo educativo.
III - Oferecer condições para o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança.
IV - Garantir o acesso à Educação Infantil a todas as crianças, independentemente de sua condição socioeconômica.
V - Preparar as crianças para o Ensino Fundamental, priorizando a alfabetização e o letramento.

Assinale a alternativa correta que contempla os objetivos da educação infantil de acordo com a LDB:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q896847 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) em relação à documentação pedagógica, tendo como referência o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023).


( ) Pressupõe outra forma de planejamento e registro do trabalho pedagógico, não linear e mais interativo.


( ) A rede municipal de ensino optou pelo relatório como instrumento para documentar as aprendizagens das crianças.


( ) A socialização da documentação pedagógica com os familiares ocorrerá ao final do ano letivo.


( ) Seu objetivo é registrar a trajetória das aprendizagens, do desenvolvimento e das conquistas de bebês e crianças pequenas.


( ) É uma forma de consolidar o processo educativo.



Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q1029468 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Considerando a teoria sobre o desenvolvimento da criança segundo Piaget, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q1029469 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir de Maria Montessori a respeito de sua experiência na Casa dei Bambini (Roma, 1907).

O método de observação há de fundamentar-se sobre uma só base: a liberdade de expressão que permite às crianças revelar-nos suas qualidades e necessidades, que permaneceriam ocultas num ambiente adverso à atividade espontânea. Para tanto, urge predispor as condições que tornam possível a manifestação dos caráteres naturais da criança. Comecei, pois, a estudar um padrão de mobília escolar que fosse proporcionada à criança e correspondesse à sua necessidade de agir inteligentemente. Mandei construir mesinhas de formas variadas, que não balançassem, e tão leves que duas crianças de quatro anos pudessem facilmente transportá-las; cadeirinhas, igualmente leves, e que fossem uma reprodução, em miniatura, das cadeiras de adultos, mas proporcionadas às crianças.

RÖHRS, Hermann (org.). Maria Montessori. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010, p. 63.

Assinale a opção que apresenta corretamente o princípio da pedagogia montessoriana analisado no trecho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q908906 | Português, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Quanto à classificação das palavras, referente ao número de sílabas, marque a alternativa onde temos apenas dissílabas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.