Início

Questões de Concursos Professor de Educação Infantil

Resolva questões de Professor de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q988540 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

As Orientações Curriculares para a Educação Infantil de Florianópolis (2012) reconhecem que o processo educativo das crianças de 0 (zero) até 6 (seis) anos se estrutura a partir da brincadeira enquanto eixo estruturante e estruturador e dos Núcleos de Ação Pedagógica.
Assim como Vigotski (2009) no trecho abaixo:
“[...] esses elementos da experiência anterior nunca se reproduzem, na brincadeira, exatamente como ocorrem na realidade. A brincadeira da criança não é uma simples recordação do que vivenciou, mas uma reelaboração criativa de impressões vivenciadas. É uma combinação dessas impressões e, baseadas nelas, a construção de uma realidade nova que responde às aspirações e aos anseios da criança”. (VIGOTSKI, 2009, p.17)

A centralidade da brincadeira se justifica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q900235 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O Currículo de Referência de Minas Gerais aborda a transição entre as etapas e segmentos da educação básica.

(Minas Gerais, s/d, p. 195.)


Sobre a transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental, de acordo com a abordagem do Currículo de Referência de Minas Gerais, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

464Q1046743 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2023

De acordo com notícia vinculada no portal g1 na data 21 de janeiro de 2023, a lei que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas de todo o Brasil completou 20 anos em janeiro deste ano. A lei 10.639 tem o objetivo de resgatar "a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil". Ela especifica os temas que devem ser abordados obrigatoriamente em sala de aula, incluindo:

I. História da África e dos africanos;

II. A luta dos negros no Brasil;

III. A cultura negra brasileira; e

IV. O negro na formação da sociedade nacional.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q1071327 | Filosofia, A Política, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Tunápolis SC, AMEOSC, 2022

O filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940) é um dos teóricos mais estudados hoje, e sua obra, consideravelmente aberta a interpretações, interessa a pesquisadores e profissionais de várias áreas.
Sobre esse autor, assinale V, para as afirmativas verdadeira, ou F, para falsas:
(__)Benjamin não foi um pensador da Educação na mesma amplitude e assiduidade com que foi um pensador da cultura, por exemplo.
(__)Benjamin buscava a possibilidade de uma experiência total e concreta do conhecimento e, por isso, criticava a Educação direcionada para a especialização ou para a prática profissional.
(__)O pensador criticava os abusos de quem tentava "entender" a infância e com isso tentar enquadrar a criança em parâmetros psicológicos, como se fossem "seres tão diferentes de nós, com uma existência tão incompatível com a nossa, que precisamos ser muito inventivos para conseguir distraí-las".
Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/1888/wa lter-benjamin-repensar-a-historia-rever-a-crianca
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

466Q896237 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

De acordo com a BNCC (2017) constituem-se CORRETAMENTE eixos estruturantes da Educação Infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

467Q896238 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Constituem-se como direitos da aprendizagem e do desenvolvimento na Educação Infantil, como alternativa CORRETA, estipulados na BNCC:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

468Q896243 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Sobre o cuidar e o educar, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q896247 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

A sigla PPP define CORRETAMENTE qual documento da instituição escolar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q911355 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Analise as seguintes afirmações sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e marque V para Verdadeiro ou F para Falso:

I. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil colocam o foco nas interações e na brincadeira como eixos estruturantes do currículo.
II. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil não levam em consideração princípios éticos, políticos e estéticos pois tais padrões não norteiam a produção do conhecimento nas escolas infantis.
III. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil foram elaboradas sem a participação de educadores, movimentos sociais, pesquisadores e professores universitários.
IV. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil não preveem formas de garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

471Q911361 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Analise as seguintes afirmações sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e marque V para Verdadeiro ou F para Falso:

I. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil têm por objetivo estabelecer as diretrizes a serem observadas na organização de propostas pedagógicas na educação infantil.
II. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil não preveem a promoção do relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura.
III. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil incentivam a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza.
IV. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil não consideram a brincadeira como um eixo estruturante do currículo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

472Q897808 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

De acordo com o parâmetro 4.4.6. dos Parâmetros Nacionais de Qualidade na Educação Infantil (2018), um dos objetivos da documentação pedagógica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

473Q897809 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) em relação aos espaços, materiais e mobiliários, conforme os Parâmetros Nacionais de Qualidade na Educação Infantil (2018).

( ) A utilização da televisão e de outros equipamentos eletrônicos, incluindo objetivo e tempo de tela, fica a critério de cada professor.
( ) As produções das crianças devem ser expostas em posição acessível ao seu campo visual.
( ) O ambiente deve garantir segurança e proteção, promovendo também a autonomia da criança.
( ) O mobiliário, os equipamentos e os recursos devem ser acessíveis a crianças com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação, promovendo inclusão plena.
( ) Materiais e brinquedos duráveis devem ser dispostos de forma segura e organizados em ambientes, cestos ou caixas inacessíveis, para que as crianças peçam ajuda a um adulto para acessá-los.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

474Q890395 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

A partir dos eixos estruturantes da educação infantil, que são as interações e brincadeiras, a Base nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Sobre o exposto, assinale a alternativa que contém todos os direitos de aprendizagem e desenvolvimento corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

475Q890399 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

O educador tem que compreender que a criança é um ser social, cultural e histórico. Sendo assim é necessário que o espaço e o tempo sejam organizados e respeitados nas diversas dimensões da vida humana. “A rotina é considerada no Referencial curricular para educação infantil como instrumento de dinamização da aprendizagem, facilitador das percepções infantis sobre o tempo e o espaço.”

(BRASIL, 1998, vol. 1, p. 73.)

São consideradas atividades denominadas permanentes de acordo com RCNEI, EXCETO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

476Q900393 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Analise as asserções abaixo:


I. A avaliação será sempre da criança em relação a si mesma e não comparativamente com as outras crianças.


II. A avaliação na Educação Infantil ocorre permanentemente e nunca como ato formal de teste, comprovação, atribuição de notas e atitudes que sinalizem punição.


III. As notas das avaliações de desenvolvimento, da aprendizagem e das condições de saúde da criança devem ser aplicadas juntamente com a avaliação da Educação Infantil.


IV. A avaliação na Educação Infantil se refere àquela feita internamente no processo educativo, focada nas crianças enquanto sujeitos e coautoras de seu desenvolvimento.


É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q976682 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), configuram-se como um marco regulatório essencial para a primeira etapa da Educação Básica no Brasil, consolidando princípios, eixos e orientações para a organização curricular e as práticas pedagógicas. Elas promovem uma compreensão da criança como sujeito de direitos e protagonista de seu desenvolvimento. Considerando as prerrogativas e os fundamentos estabelecidos pelas DCNEI, analise as assertivas:

I - Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas na Educação Infantil são as interações e a brincadeira, concebidos como elementos indissociáveis que promovem o desenvolvimento integral da criança em todas as suas dimensões, sendo o pilar para a construção de conhecimentos e subjetividades.
II - A avaliação na Educação Infantil deve priorizar a aplicação de instrumentos padronizados de medida de desempenho e a elaboração de rankings entre as crianças, visando a uma transição mais seletiva e eficaz para o Ensino Fundamental.
III - O currículo da Educação Infantil é organizado em áreas do conhecimento, com foco na preparação para as disciplinas do Ensino Fundamental, de modo a garantir a antecipação de conteúdos formais para as crianças com maior potencial cognitivo.
IV - A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve assegurar à criança o reconhecimento como sujeito histórico e de direitos, que, em suas interações, relações e práticas cotidianas, constrói sua identidade pessoal e coletiva, fazendo uso e produzindo cultura através de múltiplas linguagens.
V - A indissociabilidade entre o cuidar e o educar é um princípio fundamental da Educação Infantil, devendo ser garantida pelas instituições por meio da organização do currículo em campos de experiências que articulem os saberes e as vivências das crianças.

Qual alternativa apresenta todas as assertivas corretas segundo as DCNEI?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q976699 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

A autora Ilma Passos Veiga, em obra Didática analisa criticamente a trajetória histórica da didática e os movimentos de renovação do ensino. Ela destaca o papel da didática na articulação entre teoria e prática, e na formação de professores críticos, comprometidos com a transformação social. Com base na perspectiva de Ilma Veiga sobre a história da didática e suas transformações, analise as assertivas:

I - A didática, historicamente marcada por práticas tradicionais e tecnicistas, foi ressignificada ao longo do tempo por meio da valorização do sujeito do conhecimento e da função social do ensino. Um marco para esta ressignificação é a compreensão do ensino enquanto prática social.
II - Para Veiga, a prática docente deve prescindir de intencionalidade pedagógica, priorizando apenas as demandas espontâneas do cotidiano escolar, priorizando métodos de ensino que garantam a assimilação do conhecimento.
III - A autora defende uma didática crítica, comprometida com a formação do cidadão e com a transformação da realidade escolar e social, superando a fragmentação entre teoria e prática.
IV - A didática deve se limitar aos métodos de ensino, sendo sua função principal selecionar estratégias eficazes para a transmissão do conteúdo. a didática pode ser considerada uma disciplina neutra e puramente técnica, cujo principal objetivo é a aplicação de métodos padronizados para garantir a eficácia do ensino.
V - A história da didática revela um percurso que vai da centralidade no conteúdo para uma perspectiva que valoriza o sujeito que aprende, o contexto sociocultural e a intencionalidade educativa.

Quais assertivas estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q980542 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

De acordo com a teoria de Lev Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo das crianças ocorre principalmente por meio da interação social e da linguagem. Nesse contexto, o papel do professor de educação infantil é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q1027399 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Carangola MG, Consulplan, 2025

Os 88 biólogos de uma cidade foram questionados se concluíram os cursos de especialização em ecologia, genética e microbiologia. Considere que todos os biólogos têm pelo menos uma das especializações citadas. Alguns dos resultados da pesquisa estão descritos a seguir:

56 biólogos fizeram a especialização em ecologia;
8 biólogos fizeram apenas a especialização em ecologia;
2 biólogos fizeram apenas a especialização em microbiologia;
42 biólogos fizeram as especializações de ecologia e genética;
22 biólogos fizeram as especializações de genética e microbiologia;
26 biólogos fizeram as especializações de ecologia e microbiologia.

De acordo com as informações anteriores, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.