Início

Questões de Concursos Professor de Educação Infantil

Resolva questões de Professor de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q896841 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo


De acordo com o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023), é necessário que a criança tenha ................................... para escolher e explorar materiais que são de seu interesse, crie suas próprias coleções, tenha acesso a materiais do seu entorno e que façam parte da sua cultura, combinando uma diversidade de objetos, em quantidade satisfatória, para ampliar e complexificar suas brincadeiras e vivenciar a resposta natural dos materiais.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q898908 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A avaliação é essencial no ensino e na aprendizagem, pois orienta decisões pedagógicas e adaptações curriculares, além de retroalimentar o processo educativo.

Nesse contexto, considere as afirmativas apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Cada aluno possui um ritmo de aprendizado e uma identidade única, com particularidades de gênero, raça, classe social e visão de mundo. Essas diferenças devem ser respeitadas na prática avaliativa, garantindo que o processo de ensino e aprendizagem seja inclusivo e valorize a individualidade de cada criança.

(__)É importante que as crianças com dificuldades de aprendizagem ou limitações de desenvolvimento, não sejam avaliadas periodicamente quanto às habilidades sensoriais, como visão e audição, pois déficits sensoriais leves podem passar despercebidos em casos de dificuldades de aprendizagem, o que pode agravar outros problemas.

(__)Na Educação Infantil, a avaliação deve ser contínua e sistemática, ajudando a acompanhar o aprendizado e promovendo a autoestima das crianças. Esse processo deve auxiliar o professor na definição de critérios e no planejamento de atividades que incentivem o desenvolvimento das crianças de forma progressiva e significativa.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

483Q898909 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

O desenvolvimento da habilidade de leitura está diretamente ligado ao desenvolvimento das habilidades de comunicação oral e escrita.
Em relação a essa temática, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

484Q908910 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Fátima do Sul MS, MS CONCURSOS, 2024

Luckesi (2011), no livro “Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições” aponta que a avaliação da aprendizagem escolar vem sendo objeto de constantes pesquisas e estudos. No capítulo III denominado “Verificação ou Avaliação: o que pratica a escola?”, assinale a alternativa que não está de acordo com as proposições do referido autor.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

485Q988536 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A educação infantil como primeira etapa da educação básica, cuja função sustenta-se no respeito aos direitos fundamentais das crianças e na garantia de uma formação integral orientada para as diferentes dimensões humanas (linguística, intelectual, expressiva, emocional, corporal, social e cultural), realizando-se através de uma ação intencional orientada de forma a contemplar cada uma destas dimensões como núcleos da ação pedagógica.
Tomando como base o exposto o desenvolvimento das experiências educativas depende:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q988538 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Educação Infantil tem por finalidade o desenvolvimento da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Essa afirmação é a compreensão de desenvolvimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

487Q1089432 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

As DCNEIs articulam-se às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação para orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil. Sobre as concepções fundamentais trazidas pelas DCNEIs, analise as afirmações abaixo:

1. Educação Infantil: Primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
2. Criança: sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
3. Currículo: Plano orientador das ações da instituição que define as metas pretendidas para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados. É elaborado num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar.
4. Proposta pedagógica ou projeto político-pedagógico: conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q901791 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Considerando que as teorias de Jean Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças enfatizam a importância da ludicidade no processo de aprendizagem, sobretudo em seu livro A psicologia da criança (2003), analise as opções abaixo, assinalando a única alternativa que captura a essência desse conceito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

489Q901792 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Com relação aos tipos de currículo escolar, abordados por autores tão diversos quanto Dewey, Taba, Eisner, Jackson e Apple, julgue as definições formuladas abaixo, classificando-as com V, se forem verdadeiras, ou com F, se forem falsas:

( ) Currículo Prescritivo: Define explicitamente o que deve ser ensinado, muitas vezes com um planejamento detalhado e rígido.

( ) Currículo Oculto: Refere-se aos aspectos do aprendizado que não são explicitamente planejados, como valores e atitudes que os alunos desenvolvem incidentalmente.

( ) Currículo Dinâmico: Enfatiza a constante atualização e revisão do conteúdo para refletir mudanças sociais e tecnológicas.

( ) Currículo Experimental: Baseia-se na adaptação dos conteúdos às experiências e interesses dos alunos, priorizando a flexibilidade e a personalização do aprendizado.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q1031623 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Processo intencional e sistemático de coleta, análise e interpretação de informações sobre conhecimentos, capacidades, atitudes e processos cognitivos dos sujeitos, em que se estima o valor ou mérito desses processos e/ou resultados, com a finalidade de orientar a tomada de decisões relativas ao processo educacional.

O trecho define a avaliação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

491Q1046736 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2023

Texto associado.

Leia o texto abaixo para responder à próxima questão:



Circuito fechado


Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço. Relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos, jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadronegro, giz, papel. Mictório, pia. Água. Táxi, mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.



Ricardo Ramos

As diferenças entre uma crônica e um conto podem ser bastante sutis dependendo dos exemplos analisados. O texto apresentado acima é um conto e não pode ser considerado crônica em virtude de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q907222 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com Perrenoud (2002), qual é o objetivo central da formação de professores?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

493Q1046742 | Direito Eleitoral, Propaganda Política, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2023

Classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) quanto as promessas feitas por Lula em sua campanha eleitoral em 2022:

( ) Revogar decretos de acesso a armas

( ) Criar o programa Mais Saúde Brasil

( ) Privatizar os Correios

( ) Criar uma Cúpula da Amazônia

( ) Universalizar acessos a luz e água

( ) Endurecer penas para crimes violentos

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q1046745 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2023

Segundo Montessori, cada criança, experimenta certas necessidades interiores que a impulsionam, em circunstâncias externas favoráveis, a uma atividade livre concentrada. Por isso, a primeira condição para a aplicação do método Montessori, está na formação de um ambiente apropriado; esse método é baseado em alguns princípios, sendo eles, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q900067 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

De acordo com a BNCC, qual é a importância da reflexão crítica sobre as experiências proporcionadas às crianças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

496Q896228 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

A Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, dispõe CORRETAMENTE sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q896234 | Pedagogia, Gestão Escolar, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Defina e aponte CORRETAMENTE as definições de Gestão Educacional e Gestão Escolar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q896242 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Dentre os principais objetivos da Didática, enquanto área do conhecimento e saberes sistematizados é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q911354 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

De acordo com a Proposta Pedagógica que orienta o trabalho na Educação Infantil, analise as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta:

I. A proposta pedagógica deve garantir que as instituições de Educação Infantil cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica.
II. A proposta pedagógica não precisa oferecer condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais, pois isso é obrigação da família.
III. A proposta pedagógica deve assumir a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias.
IV. A proposta pedagógica deve promover a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais.
V. A proposta pedagógica deve construir novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

500Q897804 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

No que se refere ao aspecto do cuidado, o documento “Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças” (2009) propõe que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.