A partir das Orientações Curriculares
para Educação Infantil da Rede
Municipal de Ensino de Florianópolis
(2012), as propostas pedagógicas da
Educação Infantil das crianças, filhas
de agricultores familiares,
extrativistas, pescadores artesanais,
ribeirinhos, assentados e acampados
da reforma agrária, quilombolas,
caiçaras, povos da floresta, devem:
A partir dessas diretrizes, a Educação
Escolar:
I - reconhecer os modos próprios de
vida no campo como fundamentais
para a constituição da identidade das
crianças moradoras em territórios
rurais;
II - ter vinculação inerente à
realidade dessas populações, suas
culturas, tradições e identidades,
assim como a práticas
ambientalmente sustentáveis;
III - flexibilizar, se necessário,
calendário, rotinas e atividades
respeitando as diferenças quanto à
atividade econômica dessas
populações;
IV - valorizar e evidenciar os saberes
e o papel dessas populações na
produção de conhecimentos sobre o
mundo e sobre o ambiente natural; V - prever a oferta de brinquedos e
equipamentos que respeitem as
características ambientais e
socioculturais da comunidade.
Assinale a alternativa que indica
todas as afirmativas
corretas.
✂️ a) São corretas as afirmativas I, II,
III, IV e V. ✂️ b) São corretas apenas as
afirmativas III, IV e V. ✂️ c) São corretas apenas as
afirmativas I, II, III e IV. ✂️ d) São corretas apenas as
afirmativas I, II, e V. ✂️ e) São corretas apenas as
afirmativas II, III, IV e V.