Início

Questões de Concursos Professor de Educação Infantil

Resolva questões de Professor de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q988539 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais.

Esses direitos são garantidos desde a (o)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q1089430 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

A avaliação, além de não estar centrada no aspecto individual das crianças, não pode enfatizar apenas aspectos cognitivos em situações de testagem. Ela precisa deter-se nos processos e não apenas nos resultados. A avaliação na escola de Educação Infantil precisa dar atenção às relações das crianças no grupo e suas aprendizagens, além disso, é necessário que a avaliação não seja apenas das crianças, mas que também, por meio de reflexões sistemáticas, com uso de ferramentas específicas, o professor e a instituição possam fazer dela matéria de reflexão sobre o trabalho desenvolvido, sobre a colaboração com pais e comunidade e sobre os projetos dinamizados. Considerando o texto acima, sobre a avaliação em Educação Infantil, analise as afirmações abaixo:

1. Tem caráter formativo e contínuo, buscando compreender como cada criança aprende e se desenvolve em seu contexto de convivência.
2. Envolve também a análise do trabalho pedagógico do professor e da instituição, possibilitando o aprimoramento das práticas educativas.
3. Deve priorizar os resultados observáveis de aprendizagem e servir como base para a promoção das crianças à etapa seguinte do ensino.
4. Deve contemplar as dimensões cognitivas, sem perder de vista os aspectos afetivos, sociais e expressivos que permeiam o desenvolvimento infantil.
5. Busca promover o diálogo entre professores e famílias, reconhecendo-as como parceiras na compreensão do desenvolvimento infantil.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

523Q901793 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Com respeito ao trabalho didático com histórias e desenhos nas salas de aula de educação infantil, escolha, dentre as proposições subsequentes, a que melhor descreve a importância dessa prática pedagógica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q911353 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Qual é a concepção predominante da Educação Infantil, de acordo com as teorias contemporâneas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

525Q911358 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Qual abordagem teórica defende uma avaliação na Educação Infantil que considere o contexto cultural e social da criança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

526Q898107 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

O ambiente refere-se ao conjunto de condições físicas, sociais e culturais que influenciam a vida e o desenvolvimento dos indivíduos, impactando diretamente suas experiências e interações. Qual é a importância do ambiente em que a criança está inserida quando falamos em primeira infância?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

528Q896838 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ), tomando como referência o conceito de infância expresso no Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023).


( ) Emprega-se o termo ‘infâncias’, no plural, para evidenciar a complexidade e as diversas nuances que as caracterizam.


( ) Embora a infância seja uma categoria plural, no espaço da educação infantil não é possível atender as individualidades e necessidades das crianças.


( ) A necessidade de cuidado pode ser considerada um elemento homogêneo da infância, isto é, comum a todas as crianças.


( ) A criança é um sujeito histórico e de direitos.


( ) As crianças não integram a construção social e cultural da sociedade, sendo meros receptoras de influências externas.



Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q980553 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Jussara Hoffmann é uma educadora e psicopedagoga que investiga e produz conhecimentos acerca da avaliação educacional, especialmente no que diz respeito à avaliação formativa e à Educação Infantil. Segundo a autora, que é referência nesta área, qual sua concepção de avaliação para a Educação Infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q901794 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Dentre os desafios enfrentados pela educação infantil no contexto atual, o mais significativo deles, em virtude de seu propósito essencialmente colaborativo, é, sem dúvida, a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

531Q901797 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Na perspectiva de Cipriano LUCKESI (Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011), um dos aspectos centrais para a prática avaliativa, por se concentrar no processo de aprendizagem e no aprimoramento contínuo, em vez de apenas na classificação final dos alunos – é a avaliação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q1031622 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir e reflita sobre a função social da escola pública.

A função social da escola é a de propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado (ciência), bem como o próprio acesso aos rudimentos desse saber. As atividades da escola básica devem organizar-se a partir dessa questão.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2011, p.14.

Segundo o trecho, assinale a opção que apresenta a principal função social da escola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q900066 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Pedro, um menino de 6 anos, passa muito tempo jogando videogames. Seus pais estão preocupados com o impacto disso em seu desenvolvimento. Agora, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__) Jogar videogames pode ajudar no desenvolvimento de habilidades motoras finas.
(__) O tempo excessivo de tela pode prejudicar o desenvolvimento social de Pedro.
(__) Videogames trazem malefícios para o desenvolvimento cognitivo de Pedro.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

534Q911346 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Qual é a importância da participação da comunidade no desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico de uma instituição de ensino?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

535Q890398 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) é um documento que se constitui em um conjunto de referências e orientações pedagógicas, que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil define dois âmbitos de experiências: “Formação Pessoal e Social” e “Conhecimento de Mundo”. Sobre o eixo “Conhecimento de Mundo”, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

536Q1080365 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Serra da Raiz PB, ADVISE, 2024

De acordo com a Lei Federal nº 13.146/15, em seu artigo n° 53:

A _________________ é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social.

A lacuna acima deve ser preenchida CORRETAMENTE pelo conceito apresentado pela alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q976691 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

No contexto da Educação Infantil, os registros pedagógicos são ferramentas fundamentais para observar, compreender e planejar as experiências educativas. Segundo Ostetto (2000) registrar é mais do que descrever: é interpretar, refletir e construir sentidos sobre o vivido com as crianças, possibilitando práticas mais conscientes, éticas e intencionais. Com base nos estudos de Luciana Ostetto sobre o papel do registro na Educação Infantil, analise as assertivas:

I - A principal finalidade do registro é atender às exigências de fiscalização dos órgãos externos de controle, comprovando a execução do currículo e a frequência das crianças, sem necessariamente impactar o planejamento diário da sala de aula.
II - Os registros devem ser entendidos como instrumentos de reflexão sobre as práticas, pois permitem avaliar processos, observar aprendizagens e reorganizar o planejamento com base na escuta das crianças.
III - Registrar é uma ação ética e política, pois expressa o compromisso do educador com a infância e com a construção de práticas significativas e intencionais.
IV - O registro na Educação Infantil deve focar-se primordialmente nos resultados das atividades, como produtos artísticos ou respostas corretas a tarefas específicas, servindo como um indicador de desempenho para fins comparativos entre as crianças.
V - O registro pedagógico contribui para visibilizar o cotidiano educativo, favorecendo a documentação das experiências e promovendo o diálogo entre professores, crianças e famílias.

Quais assertivas expressam a importância dos registros na educação infantil, segundo a autora? Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

538Q908856 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a Educação 4.0, analise as assertivas abaixo:

I. Está inserida no contexto da Segunda Guerra Mundial.

II. O ensino ocorre de forma participativa e em rede.

III. As aulas são planejadas de forma homogênea e massiva.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q908858 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

A rubrica é um instrumento de avaliação que permite ao estudante o acompanhamento e o feedback contínuos do seu processo de aprendizagem. Assim, são critérios a serem utilizados em uma avaliação por rubrica:

I. Comunicabilidade oral.

II. Proatividade e autonomia.

III. Cumprimento de prazos.

Quais estão corretos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q898110 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

As abordagens pedagógicas são estratégias de ensino que orientam a prática educativa, promovendo o aprendizado significativo e adaptado às necessidades dos alunos. Acerca da abordagem pedagógica montessoriana, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.