Início

Questões de Concursos Professor de Educação Infantil

Resolva questões de Professor de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q980544 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os direitos da criança e do adolescente devem ser assegurados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

542Q980550 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

A história da Educação Infantil no Brasil é marcada por diferentes concepções e práticas ao longo do tempo. Acerca do seu histórico, qual das alternativas abaixo está INCORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

543Q898902 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Para garantir os direitos das crianças, as instituições de Educação Infantil devem organizar a proposta pedagógica de modo a assegurar diálogo constante, participação e respeito às diversas formas de organização familiar.

Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.A escola constitui o primeiro contexto de educação e cuidado do bebê. Nela ele recebe os cuidados materiais, afetivos e cognitivos necessários a seu bem-estar, e constrói suas primeiras formas de significar o mundo.

POR ISSO,


II.Quando a criança passa a frequentar a Educação Infantil, é preciso refletir sobre a especificidade de cada contexto no desenvolvimento da criança e a forma de integrar as ações e projetos educacionais das famílias e das instituições.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

544Q1029466 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Um dos desafios da educação nos anos iniciais é fazer as crianças perceberem as diferentes lógicas de funcionamento da enunciação oral e da enunciação escrita.

As afirmativas a seguir descrevem corretamente essas lógicas de funcionamento, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

545Q1089435 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com a BNCC, etapa da Educação Infantil, assinale a alternativa que apresenta um objetivo de aprendizagem e desenvolvimento para crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) ligado ao campo de experiências “Escuta, fala, pensamento e imaginação”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

546Q901798 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Levando em conta a forma como deve ser organizado o espaço físico na educação infantil, aponte a forma organizativa que reflete com maior propriedade as recomendações emanadas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 2010):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

547Q900057 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Joana, uma professora de educação infantil, observa que seus alunos de 5 anos têm diferentes níveis de compreensão sobre o conceito de "número". Ela decide usar atividades coletivas para ajudar as crianças a desenvolverem esse conceito. Qual abordagem teórica Joana está utilizando?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

548Q900061 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Marcos, um professor de educação infantil, quer utilizar uma abordagem de avaliação que permita às crianças refletirem sobre seu próprio progresso e se envolverem ativamente no processo de avaliação. Qual método ele deve utilizar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

549Q911339 | Português, Uso da Vírgula, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Analisando as frases e considerando-se o emprego da VÍRGULA, temos uma INCORREÇÃO em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

550Q896244 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Em relação ao processo de ensino e de aprendizagem de crianças em fase da Educação Infantil, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

551Q896246 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

A Lei nº 9394/96, se refere CORRETAMENTE à Lei intitulada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

552Q911357 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Considerando a importância da brincadeira na Educação Infantil, analise as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta:

I. A brincadeira é de pouca relevância para as crianças, brincar é apenas um momento de lazer e descontração.
II. Através da brincadeira, a criança cria, recria, inventa, reinventa, explora e revive situações do dia a dia.
III. A criança aprende a brincar, desde cedo, através das relações que estabelecem com os outros sujeitos.
IV. A brincadeira permite que a criança crie situações imaginárias.
V. O professor não precisa valorizar a brincadeira na Educação Infantil, pois isso já é peculiar dessa fase da vida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

553Q890385 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

“O Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que regulamenta o Art. 227 da Constituição Federal, define as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos, em condição peculiar de desenvolvimento, que demandam proteção integral e prioritária por parte da família, da sociedade e do Estado. Considera-se criança, para os efeitos desta normativa, a pessoa até _______ anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre ____________________ e ______________ anos de idade.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

554Q976687 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento essencial na gestão educacional brasileira, refletindo a identidade da instituição de ensino e direcionando suas ações. De acordo com a educadora Heloísa Lück, o PPP é muito mais que um requisito burocrático; ele representa um compromisso coletivo e um norte para a transformação da realidade escolar. Considerando os princípios e a natureza do Projeto Político Pedagógico à luz da legislação e da teoria educacional, analise as assertivas a seguir:

I - O Projeto Político Pedagógico constitui-se como um documento construído de forma participativa pela comunidade escolar, expressando os ideais e as ações que orientarão o trabalho educativo da instituição.
II - A dimensão "Política" do PPP refere-se exclusivamente ao alinhamento da escola às diretrizes impostas pelos órgãos governamentais, sem espaço para a autonomia na definição dos projetos de sociedade e cidadania.
III - O PPP é um instrumento que visa garantir a autonomia pedagógica e administrativa da escola, permitindo que ela estabeleça suas prioridades, metodologias e formas de avaliação de acordo com sua realidade.
IV - Uma das características fundamentais do PPP é ser um documento estático e definitivo, que, uma vez elaborado, não requer revisões ou adaptações futuras, assegurando a estabilidade das práticas.
V - A responsabilidade pela elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico recai unicamente sobre a direção da escola, sendo desnecessária a consulta aos demais membros do corpo docente e técnico-administrativo.

Quais assertivas estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

555Q908857 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a pedagogia diretiva e seus pressupostos epistemológicos, analise as assertivas a seguir:

I. O professor, representante do meio social, determina o aluno, que é visto como uma tábula rasa frente a cada novo conteúdo.

II. O ensino e a aprendizagem são polos dicotômicos: o professor aprende e o aluno ensina.

III. O modelo por excelência desta pedagogia é o do fixismo, o da reprodução e o da repetição.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

556Q1029459 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A respeito dos processos cognitivos associados à alfabetização, assinale a afirmativa que descreve corretamente a respectiva contribuição teórica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

557Q988532 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com o documento “Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), a primeira etapa da educação básica desde 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), compreende a (o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

558Q988534 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre o que pressupõe o documento As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) sobre a Proposta Pedagógica analise as afirmativas abaixo:
1. plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados;
2. processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar;
3. plano orientador das ações da instituição e define as metas como, por exemplo, a leitura e a escrita;
4. processo particularizado da instituição educativa.

Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

559Q988542 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo o "Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015)", a concepção da Educação Básica se estabelece como um direito que para ser efetivado para todos, precisa contemplar duas dimensões indissociáveis, sendo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

560Q896241 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

A Didática Magna ou a Grande Didática contém as teorias educacionais de Comenius, que faz uma tentativa de criar a ciência da educação. Ele foi pioneiro na elaboração e considerações sobre métodos que despertassem e ampliassem a experiência do cotidiano, elevando o interesse do aluno, ainda na infância. Dessa forma, podemos afirmar CORRETAMENTE que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.