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Questões de Concursos Professor de Educação Infantil

Resolva questões de Professor de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


561Q1081355 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Viamão RS, FUNDATEC, 2025

Sobre o acesso à educação, a Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência determina que a educação do aluno com deficiência deverá iniciar-se no(a) ______________, a partir de ____ ano(s).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
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562Q1080364 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Serra da Raiz PB, ADVISE, 2024

De acordo com a Lei Federal nº 13.146/15, em seu artigo n° 21, quando esgotados os meios de atenção à saúde da pessoa com deficiência no local de residência, será prestado atendimento fora de domicílio, para fins de diagnóstico e de tratamento, garantido:
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563Q980543 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

De acordo com Vasconcellos (2008), o planejamento escolar deve ser um processo dinâmico e participativo que envolve todos os atores da comunidade escolar. Nesse contexto, o professor de educação infantil deve considerar o planejamento como:
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564Q896842 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Conforme o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023), a mudança de atividades, espaços e professores é frequentemente realizada de maneira abrupta, sem informar adequadamente as crianças. Para romper com essa prática, o documento destaca a importância de comunicar claramente às crianças sobre a passagem entre um momento e outro, garantindo um ambiente seguro e acolhedor.


Nesse sentido, o documento adota o conceito de:

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565Q1029463 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia os trechos a seguir.

I. Faculdade cognitiva exclusiva da espécie humana que permite a cada indivíduo representar e expressar simbolicamente sua experiência de vida, assim como adquirir, processar, produzir e transmitir conhecimento.
II. Todo e qualquer sistema de signos empregados pelos seres humanos na produção de sentido, isto é, para expressar sua faculdade de representação da experiência e do conhecimento.

Os trechos apresentam definições de
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566Q1029470 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A respeito das metodologias ativas na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir.

I. São pautadas na interação direta das crianças com o ambiente de aprendizagem, propiciando a associação entre os conceitos e as experiências práticas vivenciadas.
II. São fundamentadas na ideia de que o aprendizado é mais eficaz quando os alunos estão ativamente engajados no processo, utilizando estratégias como aprendizagem baseada em problemas, estudos de caso e metodologia de projetos.
III. São embasadas na memorização como fundamento para aprendizagens mais complexas, encorajando o aprimoramento da fluência e da automação de habilidades fundamentais para o aprendizado contínuo.

Está correto o que se afirma em
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567Q901799 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Analisando o que a Carta Magna determina em termos de educação em seus diversos dispositivos ao longo do texto constitucional, conclui-se que a única alternativa correta, dentre as apresentadas abaixo, é a que se encontra na letra:
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568Q1031619 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

As competências elementares não deixam de ter relação com os programas escolares e com os saberes disciplinares: exigem noções e conhecimentos de matemática, geografia, biologia, física, economia, psicologia; supõem um domínio da língua e das operações matemáticas básicas; apelam para uma forma de cultura geral que também se adquire na escola. Uma parte das competências que se desenvolvem fora da escola apela para saberes escolares básicos (a noção de mapa, de moeda, de ângulo, de juros, de jornal, de roteiro etc.) e para as habilidades fundamentais (ler, escrever, contar).

Adaptado de PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. ArtMed, 1999, p. 2.

A respeito da pedagogia por competências, assinale a afirmativa correta.
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569Q980547 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

O Referencial Curricular do Paraná estabelece princípios que orientam a prática pedagógica dos professores na educação infantil. Quais princípios estão expressos no referencial?

I - A criança como sujeito histórico e de direitos, que constrói sua identidade em interação com o meio social.
II - A priorização da avaliação classificatória e somativa como forma de medir o conhecimento das crianças.
III - A valorização da diversidade e da inclusão, garantindo que todas as crianças sejam respeitadas e atendidas em suas necessidades.
IV - A importância da ludicidade e da brincadeira como elementos fundamentais para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.
V - A necessidade de uma prática pedagógica estruturada, com foco exclusivo na alfabetização e no letramento.

Segundo o Referencial Curricular do Paraná, com relação aos princípios para a prática pedagógica quais assertivas estão corretas?
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570Q1029457 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Os atos de reconhecer e ser reconhecido são eminentemente humanos, por isso possuem um caráter político-pedagógico, constituindo nossa condição humana de criação e reconstrução de saberes em que o outro é parte imprescindível. Ao inserirmos a compaixão, a empatia e a dignidade humana como princípios da arte de educar, nos damos conta de que a exclusão dos outros significa a redução da capacidade de apreender de nós mesmos.

HABOWSKI, A. C.;CONTE, E.;PUGENS, N. de B.A perspectiva da alteridade na educação.Conjectura, Caxias do Sul, v. 23, nº 1, p. 179-197, jan./abr. 2018.

Sobre a importância doreconhecimento da alteridade no processo educacional, assinale a opção que reflete, corretamente, o que se afirma no trecho acima.
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571Q1080915 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV URCA, 2025

Na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015), em seu Capítulo IV — Do Direito à Educação, Art. 28 — incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar. A incumbência que não está correta é:
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572Q898906 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Para implementação do currículo dois importantes recursos devem ser considerados: o brincar e o brinquedo. Ao brincar, por meio de jogos ou atividades de natureza estruturada, as condições básicas para aprendizagem se estabelecem: rotina, disciplina, atendimento a regras, ritmo de atividade, interação social, motivação para conclusão das tarefas e prazer em concluir uma atividade e verificar seu produto.

Considerando a importância do brincar e do brinquedo para a implementação do currículo, analise as afirmações a seguir:

I.O brincar deve ser sempre o modo preferencial de interação com a criança garantindo um ambiente prazeroso.

II.O brincar estruturado é possível em todas as idadessendo uma forma segura de promover experiências de aprendizagem.

III.Os brinquedos são em si instrumentos para o brincar e para aprender, portanto não precisam ser necessariamente brinquedos comerciais.

Sobre as afirmações acima, é correto afirmar que:
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573Q1029467 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Um importante aspecto da experiência do desenvolvimento infantil, do ponto de vista da criança, são as habilidades que ela adquire ao brincar, seja com objetos ou com pessoas.

Por intermédio do brincar, nos primeiros meses de vida, a criança aprende as habilidades a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
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574Q911359 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Qual teórico enfatiza que o desenvolvimento da criança ocorre em estágios sequenciais e universais, sendo influenciado pela interação com o ambiente?
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575Q1080377 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Lagoa de Itaenga PE, Instituto Darwin, 2023

Da Lei Nº 13.146/2015, Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar, EXCETO:
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576Q1029460 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

As afirmativas a seguir a respeito das teorias e práticas de alfabetização em diferentes momentos históricos, estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
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577Q1081212 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Quirinópolis GO, GANZAROLI, 2024

De acordo com a Lei Brasileira da Inclusão (Lei nº. 13.146/15), analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.

I. Em seu artigo 35, assegura a oferta de atendimento educacional especializado exclusivamente em classes comuns do ensino regular.
II. A Lei assegura o direito à acessibilidade nos espaços físicos, mas não aborda a necessidade de acessibilidade nas tecnologias da informação e comunicação.
III. De acordo com a Lei, a escola regular deve promover a articulação com os serviços de saúde, assistência social e outros para assegurar o atendimento às necessidades específicas dos alunos com deficiência.
IV. A Lei não estabelece diretrizes para a formação continuada de professores em relação ao atendimento de alunos com deficiência.
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578Q1080515 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Coronel Bicaco RS, FUNDATEC, 2024

A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência compreende o conjunto de ___________________ que objetivam assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficiência.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
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579Q1031620 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Se as pedagogias ativas, centradas na criança, estabeleciam a crítica à pedagogia tradicional a partir dos conhecimentos sobre a criança produzidos pelas investigações do campo da biologia e da psicologia evolutiva, uma Pedagogia da Infância compreende que toda e qualquer ação educativa exige considerar as crianças e os contextos socioculturais que definem sua infância. A Pedagogia da Infância admite como pressuposto básico a criança como um sujeito de direitos, com base na Convenção dos Direitos das Crianças (1989).

Adaptado de https://gestrado.net.br/verbetes/pedagogia-da-infancia/

Para a Pedagogia da Infância,
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580Q1080376 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Lagoa de Itaenga PE, Instituto Darwin, 2023

Da Lei Nº 13.146/2015. Art. 19. Compete ao SUS desenvolver ações destinadas à prevenção de deficiências por causas evitáveis, inclusive por meio das ações descritas abaixo, das quais é INCORRETO afirmar:
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