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Questões de Concursos Professor de Educação Infantil

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581Q980548 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

O Referencial Curricular do Paraná é um documento elaborado a partir das legislações nacionais e assim atende aos dispostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para organização do seu currículo. Nesta perspectiva, julgue as assertivas a seguir com V para verdadeiro e F para falso, acerca dos campos de experiência e seus objetivos, conforme as orientações apresentadas pelo Referencial:

( ) O campo de experiência “O eu, o outro e o nós” possibilita vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade.
( ) O campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
( ) O campo de experiência “Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações” possibilita situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar.
( ) O campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação” favorece a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e música.
( ) O campo de experiência “Traços, sons, cores e formas” favorece a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical.

De acordo com o Referencial e as assertivas acima, assinale a única alternativa que apresenta a sequência correta:
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582Q1081671 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Curitiba PR, NC UFPR, 2019

No ano de 2015, foi promulgada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), “destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania” (BRASIL, 2015). Com base nessa legislação específica, considere as seguintes afirmativas:


1. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado no sistema educacional inclusivo em todos os níveis de aprendizado até que a pessoa atinja a idade adulta.

2. É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, opondo-se a toda forma de discriminação.

3. O Estado deve garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena.

4. A oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua, e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas, é opcional aos sistemas de ensino.


Assinale a alternativa correta.

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583Q1029461 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A respeito da função social da alfabetização, leia os trechos a seguir que sintetizam a posição de dois importantes teóricos, Paulo Freire e Delia Lerner.

I. Minha impressão é que a escola está aumentando a distância entre as palavras que lemos e o mundo em que vivemos. Nessa dicotomia, o mundo da leitura é só o mundo do processo de escolarização, um mundo fechado, isolado do mundo onde vivemos experiências sobre as quais não lemos. A leitura da escola mantém silêncio a respeito do mundo da experiência, e o mundo da experiência é silenciado sem seus textos críticos próprios.

Adaptado de LEITE et al. Uma entrevista polifônica e virtual com Paulo Freire. In: ZACCUR, E. (Org.). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP & A, 1999, p. 22.

II. O ensino gradual de elementos isolados fragmenta e descontextualiza a leitura. Ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor. É se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se quer dizer. É tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita.

Adaptado de LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 73.


Considerando os trechos, é correto afirmar que, para ambos,
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584Q1089425 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Para Staccioli (2018), as rotinas oferecem às crianças pequenas (0-3 anos) um ponto de apoio seguro e favorecem a organização equilibrada do tempo e do espaço. Em relação às rotinas na Educação Infantil, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Oferecem uma acomodação coerente do antes e do depois, e permitem a previsão do que acontecerá e a organização através da conformidade.
( ) São uma experiência comunitária e transmissível aos pares e aos adultos.
( ) Devem favorecer hábitos com foco na repetição e previsibilidade.
( ) A função educativa é garantida pela liberdade pedagógica do professor, uma vez que a experiência infantil das crianças é imatura para servir na construção da rotina.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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585Q1089426 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

As rotinas como um todo, mesmo do ponto de vista da quantidade de tempo que ocupam na creche ou na pré-escola, representam a dimensão mais ampla de viver na escola. Nenhum outro ensinamento é praticado com a mesma quantidade de tempo que as rotinas. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo:

I. Representam um campo privilegiado para a educação social e a cidadania.
II. Concentram uma parte significativa dos aprendizados das crianças na Educação Infantil.
III. As rotinas devem ser precisamente padronizadas para evitar imprevistos e manter a disciplina do grupo, pois a repetição garante maior eficácia pedagógica.

Quais estão corretas?
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586Q911352 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Durante uma atividade de arte na sala de aula da Educação Infantil, uma criança expressa sua criatividade pintando um desenho com cores não convencionais. Como o educador/professor deve agir, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil?
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587Q1089431 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Na Escola Municipal Sementinha, a diretora recebeu três situações no período de matrícula. Na situação um, Clara completa 4 anos em 10 de março e seus pais desejam sua matrícula na pré-escola. Na situação dois, Lucas completa 6 anos em 12 de abril, e sua família insiste na matrícula no 1º ano do Ensino Fundamental, alegando que o menino já sabe ler e escrever. Na situação três, os responsáveis de Ana, de 3 anos, solicitam vaga em uma creche, mas moram em um bairro distante e afirmam que não há transporte escolar para outra unidade próxima. Diante dessas situações, assinale a alternativa que apresenta a conduta que a equipe pedagógica e a direção da escola devem ter em conformidade com as DCNEIs.
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588Q1089436 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Durante uma reunião pedagógica, a equipe de uma escola municipal de Educação Infantil discutia como avaliar o desenvolvimento das crianças sem recorrer a instrumentos classificatórios. A coordenadora relembrou que, conforme o documento Práticas Cotidianas na Educação Infantil (MEC/UFRGS, 2009), a avaliação deve considerar o cotidiano da escola como espaço de observação, escuta e registro das aprendizagens. Com base nessa concepção, assinale a alternativa que apresenta uma prática coerente com a avaliação na Educação Infantil.
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589Q980549 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

O Plano Nacional de Educação (PNE) é um documento que define metas e diretrizes para a educação no Brasil ao longo de um período de 10 anos. Ele é criado por meio de lei federal e funciona como uma espécie de guia estratégico para o desenvolvimento da educação no país. Neste sentido. O PNE apresenta metas específicas para a educação infantil. Quais são elas?

I - Universalizar, até 2024, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
II - Oferecer Educação Infantil em tempo integral em, no mínimo, 30% das escolas públicas, de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças com idade inferior a 3 anos.
III - Manter a demanda atual de vagas para a Educação Infantil, sem expansão ou melhoria da infraestrutura.
IV - Fomentar a qualificação profissional dos professores da Educação Infantil, garantindo a formação continuada e o apoio pedagógico.
V - Universalizar, até 2024, o atendimento escolar para toda a população de 0 a 3 anos de idade em creches.
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590Q1089427 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Segundo Pinazza e Fochi (2018), no contexto das práticas da Educação Infantil, “o que se pratica correntemente sob a denominação de “documentação pedagógica”, não raro, se trata de uma coleção de meros registros escritos, fotográficos, em vídeos ou em áudios, que não atingem o estatuto de uma documentação pedagógica e tampouco provocam a tão sonhada transformação na prática educativa”. Sobre o conceito de documentação pedagógica e de acordo com o trecho anterior, assinale a alternativa correta.
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591Q1089428 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

A documentação pedagógica apresenta-se como alternativa de avaliação na Educação Infantil uma vez que concentra pressupostos fundamentais, como aqueles previstos na legislação brasileira atual. De acordo com as Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI), as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, priorizando as seguintes práticas:

I. Garantir a continuidade das aprendizagens das crianças, elaborando estratégias que favoreçam as diferentes etapas de transição, da casa para a instituição, entre os grupos da própria instituição e na passagem da creche para a pré-escola e desta para o Ensino Fundamental.
II. Produzir registros e instrumentos de acompanhamento que possibilitem às famílias compreender o trabalho pedagógico desenvolvido e acompanhar o percurso de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na Educação Infantil.
III. Adotar critérios avaliativos que permitam reter a criança na Educação Infantil para alcançar o desempenho esperado e avançar à etapa seguinte.

Quais estão corretas?
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592Q1089434 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com a BNCC, etapa da Educação Infantil, assinale a alternativa que apresenta um objetivo de aprendizagem e desenvolvimento para crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) ligado ao campo de experiências “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.
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593Q1089437 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Analise as seguintes asserções extraídas do texto “Cenas pedagógicas em Arte: desafios, recriações e mudanças a partir da Arte Contemporânea”, de Cunha (2021), e a relação proposta entre elas:

I. Os materiais “em si” não têm o poder de espontaneamente provocar pesquisas sobre diferentes usos e/ou disparar os imaginários infantis; é imprescindível que as professoras criem situações para que as crianças explorem os materiais, suportes e instrumentos, ampliem repertórios, tendo os fazeres da Arte como referência.

PORQUE

II. É urgente e necessário rever o que entendemos por materiais, e, muito além de expandir as ideias sobre eles, também é necessário explorá-los de diferentes formas, pois nada adianta termos instrumentos como trinchas e brochas e diferentes suportes nas salas e as crianças repetirem estereótipos pictóricos e formais que faziam com pincéis e folhas A4.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
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594Q1089438 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Para Lino (2010), “barulhar” refere-se a um importante conceito na Educação Infantil. São concepções do “barulhar”, EXCETO:
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595Q1089429 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Sobre o conceito de currículo na Educação Infantil, assinale a alternativa INCORRETA.
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596Q1031621 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O Art. 29 da Convenção dos Direitos das Crianças, estabelece que os Estados Partes reconhecem que a educação da criança deve estar orientada no sentido de:

- desenvolver a personalidade, as aptidões e a capacidade mental e física da criança em todo seu potencial;
- imbuir na criança o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, bem como aos princípios consagrados na Carta das Nações Unidas;
- imbuir na criança o respeito por seus pais, sua própria identidade cultural, seu idioma e seus valores, pelos valores nacionais do país em que reside, do país de origem, quando for o caso, e das civilizações diferentes da sua;
- preparar a criança para assumir uma vida responsável em uma sociedade livre, com espírito de entendimento, paz, tolerância, igualdade de gênero e amizade entre todos os povos, grupos étnicos, nacionais e religiosos, e populações autóctones;
- imbuir na criança o respeito pelo meio ambiente.

Fonte: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca

O Art. 29 da Convenção
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