Questões de Concursos Professor de Ensino Básico

Resolva questões de Professor de Ensino Básico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q326317 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Estudos e experiências realizadas em escolas com êxito no projeto de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na escola regular apontam princípios e fundamentos que consolidam o sucesso da inclusão.

Sobre esses princípios e fundamentos, analise as seguintes afirmativas.

I. O princípio da identidade é a construção da pessoa humana em todos seus aspectos: afetivo, intelectual, moral e ético.

II. A sensibilidade estética diz respeito à valorização da diversidade para conviver com as diferenças, com o imprevisível, com os conflitos pessoais e sociais, estimulando a criatividade para a resolução dos problemas e a pluralidade cultural.

III. A ideia de que todo sujeito pode aprender, tornar-se membro efetivo e ativo da classe regular, ainda que não faça parte da vida comunitária.

IV. A construção de laços de solidariedade, atitudes cooperativas e trabalhos coletivos proporcionam maior aprendizagem para todos.

V. A inclusão independe da transformação da prática pedagógica, sendo o foco as relações interpessoais positivas, interação e sintonia professor-aluno.

Estão CORRETAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q321083 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos. Para reconhecer a validade das sequências didáticas, é necessário verificar se as atividades propostas se ajustam às orientações pedagógicas relacionadas a essa estratégia didática.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q320082 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

O termo didática deriva do grego didaktiké, que tem o significado de arte do ensinar. Na perspectiva contemporânea, são fundamentos da didática, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q324050 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

A avaliação, para estar a serviço da qualidade educacional, deve, entre outros, cumprir o seu papel de promoção do ensino, o qual irá guiar os passos do educador. Ela precisa ter o caráter de contribuição para a formação do aluno e, não apenas, classificar e medir aprendizagens. Nesse sentido é que a avaliação formativa tem sido assumida no contexto educacional atual.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q323375 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Segundo Coll (2000), os conteúdos de ensino não estão condicionados unicamente às disciplinas, mas abrangem outras capacidades, agrupadas, por ele, em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Sobre esses conteúdos, analise as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os conteúdos conceituais são mais abstratos e demandam compreensão, reflexão, análise e comparação.

( ) As condições necessárias para a aprendizagem dos conteúdos conceituais demandam atividades que desencadeiem um processo de construção pessoal, que privilegie atividades experimentais capazes de acionar processos mentais.

( ) Para a aprendizagem dos conteúdos conceituais, as aulas expositivas, que lançam mão da memorização, constituem ricas estratégias de ensino.

( ) Os conteúdos procedimentais envolvem ações ordenadas com um fim, ou seja, direcionadas para realização de um objetivo, e que correspondem ao que se aprende a fazer, fazendo.

( ) Os conteúdos atitudinais estão impregnados de relações afetivas que fogem ao controle da escola, isentando-a de uma atuação mais pontual a respeito do desenvolvimento desse conteúdo.

( ) Os conteúdos conceituais correspondem ao compromisso histórico, ao passo que os conteúdos atitudinais correspondem ao compromisso filosófico da escola.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q331309 | Matemática, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Uma linha de produção monta um equipamento em oito etapas bem definidas, sendo que cada etapa gasta exatamente 5 minutos em sua tarefa. O supervisor percebe, cinco horas e trinta e cinco minutos depois do início do funcionamento, que a linha parou de funcionar. Como a linha monta apenas um equipamento em cada processo de oito etapas, podemos afirmar que o problema foi na etapa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q323145 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

O papel da escola frente às mudanças do mundo contemporâneo implica em um ensino orientado por uma pedagogia da autonomia e da emancipação.

A seguir são apresentadas ações fundamentais que a escola deve priorizar para garantir o alcance dessa orientação, EXCETO em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q337596 | Matemática, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Sobre estruturas algébricas, analise as afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A multiplicação de números reais é distributiva em relação à soma de números reais.

( ) A soma de números reais é distributiva em relação à multiplicação de números reais.

( ) O conjunto dos números inteiros pares (incluído o zero) é um anel com a soma e o produto de números inteiros.

( ) O conjunto de matrizes 2x2 é, com a soma e o produto usual de matrizes, um anel não comutativo com divisores de zero.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q328886 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

No mundo digital e globalizado de hoje, as tecnologias da informação e da comunicação estão presentes em todos os campos do conhecimento. Elas fazem parte da vida cotidiana do cidadão comum, e o domínio de suas linguagens passa a ser condição de inclusão social e cultural. Como a escola e suas tecnologias educacionais são afetados nesse contexto?

Analise as afirmativas e assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A escola precisa estar atenta às novas formas de aprender propiciadas pelas tecnologias da informação e da comunicação criando, assim, novas formas de ensinar.

( ) O boom da tecnologia digital exige mais do que livros didáticos, aulas expositivas e exercícios estruturados para socializar o conhecimento.

( ) A incorporação das novas tecnologias ao processo didático da era digital, torna-se uma ação possível, uma vez que a experiência com as novas tecnologias já fazem parte da cultura de todos os jovens fora da escola, tornando o espaço de conhecimento da escola mais próximo dos espaços que fazem parte da vida dos jovens fora dela.

( ) As novas tecnologias da informação e da comunicação, por si mesmas, contribuem para tornar o processo de aquisição do conhecimento escolar mais vivo e significativo.

( ) Os recursos da tecnologia permitem a utilização de múltiplas formas de acesso ao conhecimento. O uso da imagem e de outros recursos não linguísticos trazem novas configurações às aprendizagens. Diferentes modos de representação dos fenômenos científicos e naturais podem contribuir para sua melhor compreensão.

( ) O acesso a materiais informativos diferenciados e a busca ativa de informações via internet permitem a construção de múltiplas visões e representações por meio de hyperlinks e hipermídias.

Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q342221 | Raciocínio Lógico, Probabilidade de ocorrer "A" e "B" P, Professor de Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE

Considerando que uma bolsa contenha 5 moedas de R$ 1,00 e 4 moedas de R$ 0,50 e que duas moedas sejam retiradas dessa bolsa, uma a uma, e sem reposição, julgue os itens seguintes.

A probabilidade de se retirarem essas duas moedas e se obter R$ 1,50 é igual a 5/9.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q324258 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Um projeto político-pedagógico voltado para construir e assegurar a gestão democrática da escola se caracteriza por sua elaboração coletiva e não se constitui em um agrupamento de projetos individuais, ou em um plano apenas construído dentro de normas técnicas para ser apresentado às autoridades superiores.

Face a essa premissa, assinale a alternativa que apresenta a definição de projeto político-pedagógico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q318977 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Com referência à música na dança moderna, julgue os itens de 61 a 66.

O balé L’Après-Midi d’un Faune, composto por Fokine e dançado por Nijinsky, no papel do fauno, cuja música foi composta por Claude Debussy, representou a languidez erótica da peça musical ao estabelecer a influência da música também na dança.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q328317 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo, do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

A predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê em relação às pessoas, que intermedeiam, segundo Piaget, a relação deles com o mundo físico.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q534741 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Professor de Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se subseguem, referentes às atividades de acompanhamento e de controle de execução de obras e serviços.

Ao atestar um serviço executado, o fiscal da obra assume toda a responsabilidade técnica do que foi medido, não cabendo mais à contratada responder por ele. Por esse motivo, o fiscal tem de ser um engenheiro, que deve emitir uma anotação de responsabilidade técnica de fiscalização.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q325657 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

O estudo de Freire (1997) tem, como temática central, o aspecto da formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativo-progressiva em favor da autonomia dos educadores. Segundo esse pensador, para ensinar, é preciso estar atento às exigências do ofício.

Sobre essas exigências, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q322655 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Toda didática, por sua configuração e sua finalidade, é obrigatória e intrinsecamente interdisciplinar.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q373395 | Português, Interpretação de Texto, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

O excerto de Cidade de Deus de Paulo Lins e a obra O cortiço de Aluisio Azevedo, embora sejam de épocas diferentes, convergem no que diz respeito à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q325282 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Tardif e Lessard (2005), na obra O trabalho docente-elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas, afirmam que “(...) a docência é um trabalho cujo objeto não é constituído de matéria inerte ou de símbolos, mas de relações humanas com pessoas capazes de iniciativa e dotadas de uma certa capacidade de resistir ou de participar da ação dos professores.”

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q471414 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Fundamentos didático-pedagógicos no campo da educação física indicam que professores competentes devem alterar suas condutas de ensino, isto é, seus estilos, com base em características e necessidades de desenvolvimento de seus alunos e objetivos de aprendizagem específicos da aula. Alguns estilos são focados no professor, ao passo que outros são centralizados no aluno. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Descoberta convergente e divergente, isto é, por solução de problemas, corresponde a estilos de ensino centrados tanto no professor quanto no aluno.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q322929 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade: planejamento de um sistema educacional, planejamento geral das atividades de uma escola, planejamento de currículo e planejamento didático ou de ensino. Julgue os itens que seguem, relacionados a esses planejamentos.

O planejamento didático compreende a operacionalização do plano curricular.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.