Questões de Concursos Professor de Ensino Básico

Resolva questões de Professor de Ensino Básico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q473498 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Uma pessoa bem instruída em educação física atinge um estilo de vida ativo e consegue alcançar e manter um melhor nível de saúde e aptidão física. A adoção de comportamentos de longo prazo para um estilo de vida saudável é uma das metas da educação física escolar. Com referência à aptidão física como conteúdo da educação física escolar, julgue os itens que se subseguem.

Para a sua melhoria, os exercícios físicos devem ter intensidades moderada a vigorosa.

  1. ✂️
  2. ✂️

102Q820808 | Legislação Federal, Lei 11892 2008, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008.

Analise as seguintes afirmativas sobre esses Institutos Federais.

I. Uma de suas finalidades e características é desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais.

II. Dentre os seus objetivos, está o de ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos.

III. São instituições de educação superior, básica e profissional, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q746320 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos básicos da teoria econômica, julgue os itens subsequentes.

Se o aumento da taxa de juros provocado pela ampliação do deficit público elevar o custo dos programas de pesquisa e desenvolvimento das empresas, reduzindo-os, então ceteris paribus ocorrerá um deslocamento ao longo da curva de possibilidades de produção da economia.

  1. ✂️
  2. ✂️

104Q472057 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Avaliação em educação física é um processo de levantamento de questões e formulação de julgamentos. Como, quando e por que avaliar são pontos cruciais nesse processo, porque indicam ao professor se os elementos de competência, objetivos, conteúdos e estratégias estão coesos com o que foi organizado anteriormente. Nesse sentido, a avaliação em educação física

no âmbito da dimensão procedimental abrange o saber fazer e o conhecimento sobre o domínio desse saber fazer em situações de aplicação desses conteúdos.

  1. ✂️
  2. ✂️

105Q318757 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

No que concerne à história da dança moderna alemã, julgue os próximos itens.

A Ausdruckstanz, a dança expressionista alemã, foi desenvolvida principalmente por Rudolf Laban, Mary Wigman e Kurt Joss, os quais depois se separaram e estabeleceram escolas distintas.

  1. ✂️
  2. ✂️

106Q793437 | Ética na Administração Pública, Ética na Administração Pública, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Considere as afirmativas sobre a ética profissional do servidor público.

I. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público.

II. O servidor não poder emitir ou falsear a verdade, salvo quando necessário à defesa do interesse superior do Estado e da Administração Pública.

III. É vedado ao servidor público demonstrar solidariedade a colegas hierarquicamente superiores ou inferiores que tenham praticado infrações contra a ética profissional.

Conforme o que dispõe o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo, estão CORRETAS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q324545 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em miniatura e participava integralmente das atividades relativas à vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a compreensão particularizada da infância e seus processos.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.

Os conhecimentos da psicologia do desenvolvimento podem auxiliar o educador a escolher metodologias e programas de ensino adequados a cada faixa etária.

  1. ✂️
  2. ✂️

108Q472393 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Nos jogos que integram a educação física infantil, a criança se envolve com atividades de natureza lúdica, prazerosa e intrinsecamente significante e, ao mesmo tempo, desenvolve um conjunto de habilidades sociais e motoras. Na educação física infantil, o jogo é educacional quando

as crianças são provocadas ao sucesso durante o desenrolar do jogo e se tornam capazes de utilizar estratégias e habilidades motoras necessárias para jogar com êxito.

  1. ✂️
  2. ✂️

109Q337814 | Matemática, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Analise as seguintes afirmativas sobre a análise de erro na solução de sistemas, e assinale V para afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Um sistema linear em que uma pequena perturbação na matriz dos coeficientes acarreta uma grande mudança no vetor solução é chamado de mal-condicionado.

( ) O número de condição de uma matriz é mais apropriado para medir o quanto a matriz é mal-condicionada.

( ) Quanto maior o número de condição da matriz, menor o erro devido a uma perturbação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q534795 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

As esquadrias a serem utilizadas em uma edificação devem ser especificadas quanto ao material e modelo, devendo ser especificados também os critérios básicos para a sua instalação. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Se forem destinadas para uso externo, esquadrias com justaposição de folha com as guarnições devem ser estanques não somente à água de chuva, mas também a fluxos de ar.

  1. ✂️
  2. ✂️

111Q483539 | Geografia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Souza e Katuta (2001) discutem o conceito de mapa relacionando-o à habilidade de confecção e, sobretudo, de leitura, na relação entre o mapeador e o usuário.

Nesse sentido, para os autores, o mapa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q471794 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Para a especificação das ações motoras, Gallahue e Ozmun (2005) agrupam os movimentos em três categorias: estabilizadores, locomotores e manipulativos. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

O saltar corda sozinho é considerado uma frase motora porque combina os três elementos básicos de movimentos rudimentares: a estabilidade refere-se a manter o equilíbrio durante o salto e a aterrissagem; a locomoção corresponde ao ato de saltar e a manipulação refere-se ao ato de girar a corda.

  1. ✂️
  2. ✂️

113Q472838 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Para a especificação das ações motoras, Gallahue e Ozmun (2005) agrupam os movimentos em três categorias: estabilizadores, locomotores e manipulativos. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A criança desenvolve as três categorias básicas de forma sequencial, ou seja, primeiramente os movimentos estabilizadores, depois os locomotores e, por último, os manipulativos.

  1. ✂️
  2. ✂️

114Q785303 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Com relação à conversão eletromecânica de energia, julgue os itens que se seguem.

O funcionamento de máquinas de corrente contínua, tanto motores quanto geradores, independe da variação de fluxos magnéticos concatenados com as espiras dessas máquinas, visto que esses fluxos são constantes, pois são gerados por corrente contínua.

  1. ✂️
  2. ✂️

115Q472747 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Considerando a educação física, em seus aspectos sociais e históricos, com base no funcionalismo, no marxismo, no neomarxismo e no multiculturalismo, julgue os itens que se seguem.

No funcionalismo, a educação física é instrumentalista e assume funções compensatória, utilitarista e moralista.

  1. ✂️
  2. ✂️

116Q322497 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Chega, ao nosso meio, em 1994, o movimento da inclusão com a divulgação da Declaração de Salamanca (BRASIL, 1994), sob o patrocínio da UNESCO, cujas linhas de ação visam ao seguinte universo conceitual: “O termo necessidades educacionais especiais refere-se a todas aquelas crianças ou jovens cujas necessidades se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem. As escolas têm de encontrar maneira de educar com êxito todas as crianças, inclusive as que têm deficiências graves”. (BRASIL, 1994, p. l7).

Sobre as concepções que sustentam essa declaração, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q628507 | Informática, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Analise as afirmativas referentes à classe de problemas computacionais e assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Sejam A, B dois problemas tais que A ? NP - Completo e B ? P. Então, B é polinomialmente transformável em A, somente se P = NP.

( ) Todo problema P não pertence à classe de problemas NP.

A partir dessa análise, assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q814147 | Legislação Federal, Lei 11079 2004, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Acerca dos instrumentos de financiamento do setor público, em particular da parceria público-privada (PPP), julgue os itens subsequentes.

As penalidades em caso de inadimplemento contratual são proporcionais à gravidade da falta cometida e às obrigações assumidas, e aplicáveis somente ao parceiro privado, não tendo consequência sobre a administração pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

119Q428632 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Pedro, que é servidor público estadual efetivo e estável, elege-se prefeito do município X.

Na hipótese, é CORRETO afirmar que ele

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q472108 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Avaliação em educação física é um processo de levantamento de questões e formulação de julgamentos. Como, quando e por que avaliar são pontos cruciais nesse processo, porque indicam ao professor se os elementos de competência, objetivos, conteúdos e estratégias estão coesos com o que foi organizado anteriormente. Nesse sentido, a avaliação em educação física

deve enfatizar o domínio afetivo e motor.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.