Questões de Concursos Professor de Ensino Básico

Resolva questões de Professor de Ensino Básico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

241Q645264 | Informática, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Analise as afirmativas referentes à classe de problemas computacionais.

I. Uma linguagem L pertence à classe NP.

II. Uma linguagem L pertence à classe P. III. Toda linguagem L’ pertence à classe NP, L’ é redutível em tempo polinomial a uma linguagem L.

IV. L’ pertence à classe NP. L é redutível em tempo polinomial a uma linguagem L’.

Após sua análise, considerando que uma linguagem L é NP – completa, estão CORRETAS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

242Q747880 | Economia, MACROECONOMIA, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Em relação à economia do setor público, julgue os itens a seguir.

O financiamento de dívida pública com a emissão de títulos provoca elevação adicional do nível de endividamento do país.

  1. ✂️
  2. ✂️

243Q528790 | Engenharia Civil, Fundações, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Com referência à execução de serviços de escavação e fundação, julgue os itens seguintes.

Em camadas superficiais do terreno compostas de areias fofas, a cravação de estacas deve ser realizada imediatamente ao lado da outra recém-executada, aproveitando-se a deformação causada no solo para aumentar o atrito lateral.

  1. ✂️
  2. ✂️

244Q324271 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Os jesuítas, os primeiros educadores que vieram para o Brasil, praticavam uma pedagogia da contrarreforma, atendendo aos ideais da eloquência latina do século XVI, segundo os quais o objetivo da gramática era a expressão clara e correta, o das humanidades, a expressão bela e elegante, e o da retórica, a expressão enérgica e convincente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Uma das atuações mais importantes dos jesuítas era a catequese, que consistia em um esforço para acentuar a semelhança e apagar as diferenças entre os homens, tornando o não cristão, ou seja, o indígena, o infiel ou o herege, cristão.

  1. ✂️
  2. ✂️

245Q747187 | Economia, Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos ao papel das agências de fomento, do desenvolvimento econômico e social e dos indicadores sociais, em particular o índice de desenvolvimento humano (IDH).

As agências de fomento dependem de verbas orçamentárias dos estados ou da União, tais como os repasses do fundo de amparo ao trabalhador e do fundo de garantia por tempo de serviço.

  1. ✂️
  2. ✂️

246Q376007 | Administração Pública, Novas formas de gestão de serviços públicos, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Acerca dos instrumentos de financiamento do setor público, em particular da parceria público-privada (PPP), julgue os itens subsequentes.

Para a implantação e gestão de uma operação é necessário criar uma sociedade de propósito específico, antes da celebração do contrato de PPP.

  1. ✂️
  2. ✂️

247Q746248 | Economia, MACROECONOMIA, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Em relação à economia do setor público, julgue os itens a seguir.

Elevado imposto sobre salários pagos a trabalhadores que ofertam mão de obra com elasticidade zero no curto prazo atende ao princípio da neutralidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

248Q473616 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Acerca das concepções pedagógicas em educação física no Brasil, julgue os itens subsequentes.

A introdução da educação física nas escolas brasileiras não encontrou resistências porque foi atrelada ao trabalho físico para que houvesse o desenvolvimento de indivíduos fortes e saudáveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

249Q337688 | Matemática, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Em relação a um conjunto X, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

250Q323623 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Com relação à avaliação escolar e aos seus objetivos, julgue os itens que se seguem.

A avaliação somativa tem caráter seletivo, competitivo, autoritário e classificatório.

  1. ✂️
  2. ✂️

251Q540555 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

As esquadrias a serem utilizadas em uma edificação devem ser especificadas quanto ao material e modelo, devendo ser especificados também os critérios básicos para a sua instalação. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A instalação de vidros temperados em esquadrias de alumínio é recomendada somente em esquadrias externas e que tenham sido construídas com perfis de alumínio anodizado.

  1. ✂️
  2. ✂️

252Q471726 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Fundamentos didático-pedagógicos no campo da educação física indicam que professores competentes devem alterar suas condutas de ensino, isto é, seus estilos, com base em características e necessidades de desenvolvimento de seus alunos e objetivos de aprendizagem específicos da aula. Alguns estilos são focados no professor, ao passo que outros são centralizados no aluno. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Para o desenvolvimento dos alunos, o professor deve dar importância aos três domínios de aprendizagem, isto é, o cognitivo, o afetivo e o motor. Para conseguir isso, ele deve utilizar estilos que façam parte tanto do conjunto de estilos de ensino de reprodução como de produção do conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

253Q485576 | Inglês, Gramática, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Choose the only alternative whose sentence is not a simple sentence
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

254Q744680 | Economia, MICROECONOMIA, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

No que se refere à determinação das curvas de procura, julgue os itens subsequentes.

Todo bem de Giffen é um bem inferior, mas nem todo bem inferior é, necessariamente, um bem de Giffen.

  1. ✂️
  2. ✂️

255Q625413 | Informática, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Relações binárias fuzzy possuem as seguintes propriedades, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

256Q744972 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes à evolução da economia brasileira e da política econômica até o ajuste de 1999.

O governo de José Sarney foi marcado por um período de experiências em política econômica, com planos ortodoxos, heterodoxos e uma conjunção de ambos. Entre esses planos, o Plano Bresser combinou elementos heterodoxos e ortodoxos para deter o processo inflacionário e evitar a hiperinflação.

  1. ✂️
  2. ✂️

257Q790041 | Engenharia Elétrica, Fiscalização, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

A respeito de fiscalização e acompanhamento de obras, julgue os próximos itens.

Considere que um engenheiro tenha elaborado o projeto executivo de uma obra para construção de uma escola pública e, também, tenha participado como consultor da função de fiscalização, durante a construção, a serviço da administração do empreendimento. Nessa situação hipotética, a contratação do engenheiro como consultor da obra será um ato ilícito.

  1. ✂️
  2. ✂️

258Q785195 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Acerca de máquinas elétricas, como motores e geradores síncronos e de indução, julgue os itens a seguir.

Para que um motor de indução trifásico tenha seu sentido de rotação invertido, é necessário modificar o sentido de rotação do campo magnético girante. Um procedimento adequado para que isso ocorra é inverter duas fases do sistema trifásico que alimenta o motor.

  1. ✂️
  2. ✂️

259Q327987 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Com base nas concepções dos Parâmetros Curriculares Nacionais, tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio (PCN e PCNEM), julgue os itens a seguir.

A avaliação contemplada nos PCN tem como principal função o acompanhamento da aprendizagem dos alunos; já o desenvolvimento do ensino fica a cargo dos sistemas de avaliação institucional.

  1. ✂️
  2. ✂️

260Q532081 | Engenharia Civil, Engenharia Legal, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Considerando as normas gerais sobre contratos públicos estabelecidas pela Lei n.º 8.666/1993, julgue os itens que se seguem, referentes a contratos públicos de obras e serviços de engenharia.

Em uma obra, não se descaracterizando o objeto contratado, o projeto poderá ser modificado após a assinatura do contrato, desde que haja justificativa técnica e respectivo termo aditivo contratual.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.