Questões de Concursos Professor de Ensino Básico

Resolva questões de Professor de Ensino Básico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q536253 | Engenharia Civil, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

As cerâmicas são obtidas a partir de uma massa à base de argila, submetida a um processo de secagem lenta e, após a retirada de grande parte da água, é cozida em temperatura elevada.

Em relação às cerâmicas, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q321219 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Nas décadas de vinte e de trinta do século passado, foram férteis as discussões sobre educação e pedagogia, culminando no estabelecimento de duas vertentes: a dos liberais e a dos conservadores. Com relação a essas duas correntes do pensamento pedagógico, julgue os itens a seguir.

Os movimentos o Entusiasmo pela Educação e o Otimismo Pedagógico não são considerados movimentos escolanovistas.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q558823 | Informática, Hackers, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

A respeito da segurança da informação, julgue os itens subsequentes.

A descoberta, por harckers, de senha que contenha números, letras minúsculas e maiúsculas e os caracteres #$ é considerada difícil.

  1. ✂️
  2. ✂️

44Q539565 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Professor de Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE

O controle é entendido com uma atividade gerencial de acompanhamento da evolução do trabalho realizado em termos físicos e financeiros. Em relação às atividades básicas que compõem esse controle, tais como medição, apropriação, controle de custos etc., julgue os itens seguintes.

A apropriação consiste no registro sistemático dos recursos financeiros aplicados diretamente na obra, incluindo os encargos fiscais correspondentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q530921 | Engenharia Civil, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

A pintura de superfícies externas como muros e fachadas está sujeita a intempéries. Devido a esse motivo, tem como opção mais apropriada a tinta acrílica.

Considerando a escolha desse tipo de tinta, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q529003 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Professor de Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se subseguem, referentes às atividades de acompanhamento e de controle de execução de obras e serviços.

A fiscalização tem o poder para esclarecer ou solucionar incoerências, falhas e omissões eventualmente constatadas nos projetos da obra.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q480809 | Francês, Gramática, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

À propos des conjonctions, jugez les items suivants.

La conjonction car n’appartient ni à la proposition qui la précède ni à celle qui la suit.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q473647 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Entre as várias manifestações da cultura do movimento presentes nas escolas de ensino médio, o esporte é muito utilizado como conteúdo da educação física porque possui um significado social de grande relevância. A qualidade do movimento deve sempre ser garantida, entretanto, não há dúvidas de que hoje o esporte pode, em algumas situações, servir como instrumento de reprodução ou segregação social entre os adolescentes e, em outras situações, atuar como ferramenta de mobilização e integração entre eles. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Fatores técnicos e táticos devem ser menos valorizados do que aqueles voltados à cooperação e solidariedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q741363 | Economia, Custo de Produção, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos básicos da teoria econômica, julgue os itens subsequentes.

O fato de que aumentos nos salários recebidos pelos aprendizes podem reduzir o contingente de alunos matriculados no ensino médio é compatível com a elevação do custo de oportunidade de se frequentar a escola.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q480787 | Francês, Gramática, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Un nom composé peut s’écrire en un seul mot (comme gendarme issu de gens d’armes), il forme alors son pluriel comme les noms ordinaires. Les noms composés peuvent également être divisés en plusieurs mots ; le trait d’union sépare alors généralement les mots (mais pas toujours comme dans compte rendu, pomme de terre etc.). Ces derniers forment leur pluriel selon la catégorie grammaticale de leurs composants.

À propos du sujet du text, jugez les items suivants.

En français le trait d’union sépare toujours les noms composés.

  1. ✂️
  2. ✂️

51Q786342 | Engenharia Elétrica, Proteção de Barramentos de Baixa Tensão, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Quanto à proteção de barramentos de baixa tensão domiciliares e(ou) industriais, julgue os itens que se seguem.

Fusíveis protegem os circuitos elétricos exclusivamente contra curto-circuitos, e disjuntores, exclusivamente contra sobrecargas.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q318980 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

A respeito de notação musical, julgue os itens que se seguem.

Na notação musical moderna, são utilizadas apenas duas claves: clave de sol (na segunda linha) e clave de fá (na terceira ou na quarta linha).

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q480781 | Francês, Gramática, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

À propos des conjonctions, jugez les items suivants.

Dans la phrase Enfin, il ne vient pas au cinema avec nous car il préfère lire son livre le mot « car » est une conjonction de subordination.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q321539 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Para reconhecer a validade das sequências didáticas, tendo em vista a concepção sociointeracionista e a atenção à diversidade, é interessante verificar se as atividades propostas se ajustam às orientações pedagógicas relacionadas a essa estratégia didática.

Sobre as sequências didáticas, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q785683 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Acerca do arranjo de subestações elétricas, julgue os itens a seguir.

O arranjo do tipo disjuntor-e-meio requer que todos os disjuntores utilizados sejam dimensionados para operar com pelo menos, a corrente de carga de dois circuitos.

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q338580 | Matemática, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Segundo Oliveira et al. (2013), o professor deve desempenhar um conjunto de papéis ao desenvolver uma atividade de investigação matemática em sala de aula. São papéis do professor nessa perspectiva, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q752458 | Engenharia Agronômica, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

O abastecimento de água tratada por canalização é uma das reivindicações principais das populações de núcleos urbanos não consolidados.

Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q531556 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Professor de Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE

A elaboração da composição dos custos unitários de qualquer serviço de engenharia requer o conhecimento de determinadas informações, assim como a aplicação de diretrizes e critérios específicos. Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes.

O custo horário de utilização de um equipamento é igual ao custo de aquisição desse equipamento dividido pela sua vida útil, expressa em horas.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q787025 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

A respeito do acionamento elétrico e da proteção de motores, julgue os itens seguintes.

Se determinado motor for conectado à alimentação elétrica por meio de um circuito elétrico contendo relé térmico, contatora e fusível, todos em série, a contatora será a responsável por detectar sobrecorrente e interromper o circuito.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q472426 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Para a especificação das ações motoras, Gallahue e Ozmun (2005) agrupam os movimentos em três categorias: estabilizadores, locomotores e manipulativos. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

As combinações de movimentos de equilíbrio, locomotores e manipulativos desenvolvem-se simultaneamente ao desenvolvimento isolado dessas habilidades motoras.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.