Questões de Concursos Professor de Ensino Básico

Resolva questões de Professor de Ensino Básico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

481Q318770 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à cinesiologia, julgue os seguintes itens.

Para o desenvolvimento e operacionalização do trabalho de en dehors utiliza-se principalmente a articulação da rótula do joelho.

  1. ✂️
  2. ✂️

482Q328003 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 105 a 110 à luz Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e da Constituição Federal de 1988.

Uma das garantias decorrentes do dever do Estado com a educação escolar pública é a progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade do ensino médio.

  1. ✂️
  2. ✂️

483Q785870 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

A respeito de transformadores de força, julgue os itens seguintes.

Manutenção do tipo preditiva, que pode ser realizada em um transformador de força isolado a óleo, inclui serviços como os de termografia e de análise físico-química e cromatográfica do óleo isolante.

  1. ✂️
  2. ✂️

484Q743240 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos ao cenário econômico brasileiro.

Na visão de alguns analistas, a pressão sobre as atividades agrícolas e industriais, advinda da forte valorização do real e da elevação do chamado custo Brasil, restringe as possibilidades de crescimento da economia brasileira nos anos vindouros.

  1. ✂️
  2. ✂️

485Q318816 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Tendo como referência o desenvolvimento de habilidades motoras em geral, as fases de desenvolvimento motor infantil, bem como os aspectos de lateralidade, equilíbrio e coordenação motora, julgue os próximos itens.

A lateralização é uma predominância motora que incide sobre os segmentos direitos ou esquerdos do corpo. Os espaços motores correspondentes aos lados direito e esquerdo não são homogêneos e essa distinção começa a se desenvolver logo na primeira infância.

  1. ✂️
  2. ✂️

486Q318821 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

No que concerne à terminologia francesa do balé clássico, julgue os itens subsequentes.

Tours chaînés e déboulés são giros distintos, caracterizados por pequenas diferenças em seu modo de execução.

  1. ✂️
  2. ✂️

487Q318833 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à cinesiologia, julgue os seguintes itens.

Os ossos longos não atuam como alavancas, portanto não aumentam a força gerada pela contração muscular.

  1. ✂️
  2. ✂️

488Q625326 | Informática, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Qual entre os comandos abaixo não apresenta erro em sua sintaxe?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

489Q324532 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca do projeto políticopedagógico (PPP) e da sua gestão em uma perspectiva estratégicoempresarial.

O trabalho dos especialistas não pode dissociar-se nem do tempo nem da posição funcional das atividades dos docentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

490Q318906 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Com base em uma abordagem anatomocinesiológica do movimento como fundamento da prática pedagógica da dança moderna, julgue os itens subsecutivos.

No movimento de contrair e soltar – um dos movimentos muito utilizados nas técnicas de dança moderna, principalmente na de Marth Graham –, deve-se coordenar o movimento com o ritmo respiratório, ou seja, para o movimento de soltar deve-se inspirar e para o movimento de contrair, expirar.

  1. ✂️
  2. ✂️

491Q318921 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

No que concerne aos fundamentos da técnica da dança moderna: movimento a partir do centro do corpo para as extremidades, apoio, quedas e rolamentos, relação peso-gravidade, impulsos, assimetria de movimentos, oposições, contração e expansão, julgue os itens que se seguem.

As oposições utilizadas nas técnicas de dança moderna para reafirmar um procedimento instintivo e natural do corpo, que se referem às oposições de linhas dominantes em determinadas posturas ou movimentos, também podem ser observadas na movimentação de dois ou mais corpos relacionados.

  1. ✂️
  2. ✂️

492Q318947 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Tendo como referência o desenvolvimento de habilidades motoras em geral, as fases de desenvolvimento motor infantil, bem como os aspectos de lateralidade, equilíbrio e coordenação motora, julgue os próximos itens.

A criança, no decorrer de seu desenvolvimento motor, necessita de variados estímulos de movimentos com a finalidade de exercitar habilidades físicas múltiplas, que estão diretamente relacionadas com a expansão do ser físico e mental.

  1. ✂️
  2. ✂️

493Q530279 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

O projeto básico de uma edificação deve conter todas as informações indispensáveis para caracterizar a obra ou os serviços relacionados com ela. Os elementos que devem fazer parte desse projeto básico incluem

a planta de situação, as plantas baixas e de cobertura, os cortes, as vistas e o projeto completo de arquitetura.

  1. ✂️
  2. ✂️

494Q322187 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Os pensadores pós-modernos lutam hoje contra o paradigma da modernidade que enfatiza a fragmentação e a hiperespecialização das ciências, desconhecendo o tecido complexo do mundo (interações múltiplas na construção e transformação da realidade). Sobre essa premissa afirma-se que

I. o novo paradigma em desenvolvimento – paradigma pós-moderno – tem a complexidade, a interação e a continuidade em aberto como características essenciais de sua estrutura.

II. a visão linear de conhecimento é preservada, acrescentando-se a ela a perspectiva de desenvolver múltiplas possibilidades de conexões e relações (relações lógicas, analógicas, intuitivas, causais, não-causais, afetivas, estéticas).

III. a fragmentação do conhecimento curricular é questionada, frente à necessidade de integrar os conhecimentos, tendo em vista a formação de um pensamento capaz de considerar a situação humana no âmago da vida, na terra, no mundo e enfrentar os grandes desafios de nossa época.

IV. o caráter disciplinar do ensino formal dificulta a aprendizagem do aluno, não estimula, o desenvolvimento da inteligência, resolver problemas e estabelecer conexões entre os fatos, conceitos, isto é, de pensar sobre o que está sendo estudado.

Estão CORRETAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

495Q318882 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

A respeito de notação musical, julgue os itens que se seguem.

Os valores das notas musicais correspondem à duração do som e são representados pelas figuras. Cada figura tem uma pausa que lhe corresponde em duração.

  1. ✂️
  2. ✂️

496Q454343 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Professor de Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE

Considerando que uma obra para ampliação de uma livraria conte com uma empresa prestadora de serviço com 23 empregados, sendo 20 homens e 3 mulheres, além de 2 estagiários do curso técnico de edificações, julgue os itens seguintes com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A obra em apreço poderá ser interditada pela autoridade competente, caso tenha trabalhadores que não estejam devidamente registrados quanto a sua situação de contratação e(ou) que trabalhem em situação de grave e iminente risco de desmoronamento de barrancos sem a devida proteção.

  1. ✂️
  2. ✂️

497Q318693 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos à história, à estrutura e ao método de ensino-aprendizagem de Kurt Jooss.

Kurt Jooss ficou em terceiro lugar no concurso de coreografia promovido pelo Archive Internationale de la Danse, em Paris, com a coreografia A Mesa Verde, coreografada com os princípios da pura Ausdruckstanz.

  1. ✂️
  2. ✂️

498Q405236 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao direito administrativo e ao direito comercial.

O administrador público que atua levando em consideração a conveniência e oportunidade do ato administrativo exerce um dos poderes da administração denominado poder regulamentar.
  1. ✂️
  2. ✂️

499Q323159 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social. Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares, a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o respeito humano. Daí a importância do grupo como elemento formador.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relacionados com a sala de aula como espaço de aprendizagem e interação.

A fim de assegurar o sucesso do trabalho pedagógico, o professor deve ser o condutor da aprendizagem do aluno. Dessa forma, ele poderá certificar-se de que este não se perderá na procura por caminhos alternativos que não garantam a construção do conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

500Q327321 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Dentre as estratégias de ensino que funcionam, os pesquisadores consideraram que estratégia de identificação de semelhanças e diferenças podem ser consideradas como o centro de toda aprendizagem e que desenvolvem operações mentais básicas para o pensamento humano.

A identificação de semelhanças e diferenças pode ser realizada de várias maneiras, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.