Questões de Concursos Professor de Ensino Básico

Resolva questões de Professor de Ensino Básico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

501Q318922 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Com referência à música na dança moderna, julgue os itens de 61 a 66.

Tanto em L’Après-Midi d’un Faune, de Claude Debussy, como na Sagração da Primavera, de Stravinsky, os padrões tradicionais de forma e ritmo influenciaram as respectivas pesquisas coreográficas.

  1. ✂️
  2. ✂️

502Q740081 | Economia, Demanda, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Considerando que a macroeconomia analisa os grandes agregados econômicos, julgue os itens a seguir.

No longo prazo, quando a produção iguala-se ao produto potencial da economia, um aumento dos gastos públicos é consistente com o aumento da demanda agregada da economia e da inflação.

  1. ✂️
  2. ✂️

503Q318706 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, referentes ao método de Klauss Vianna e à sua contribuição para a dança no Brasil.

Segundo a técnica de Klauss Vianna, a visão do espaço deve ser bastante singular, pois, antes de se começar qualquer trabalho corporal, é necessário incorporar o espaço a ser utilizado e reconhecer os seus limites internos, seja em sala de aula, no palco ou ao ar livre. Caso contrário, as intenções do movimento dispersam-se e perdem sua força.

  1. ✂️
  2. ✂️

504Q318717 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

No que concerne à terminologia francesa do balé clássico, julgue os itens subsequentes.

Pas failli significa passo folha, feito em dois tempos.

  1. ✂️
  2. ✂️

505Q451107 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Professor de Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE

Considerando que uma obra para ampliação de uma livraria conte com uma empresa prestadora de serviço com 23 empregados, sendo 20 homens e 3 mulheres, além de 2 estagiários do curso técnico de edificações, julgue os itens seguintes com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Caso, no canteiro de obras, as instalações sanitárias sejam amplas e mantidas rigorosamente higienizadas, não haverá necessidade de as instalações serem separadas por sexo.

  1. ✂️
  2. ✂️

506Q318798 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Com relação à interdisciplinaridade da dança clássica, julgue os próximos itens.

Antes do advento dos cursos de graduação em dança no Brasil, os profissionais de dança buscavam formação superior em áreas correlatas, como artes e educação física, ou em cursos como fisioterapia, psicologia e pedagogia, em que a dança era de alguma forma discutida.

  1. ✂️
  2. ✂️

507Q318802 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Com relação à interdisciplinaridade da dança clássica, julgue os próximos itens.

Apesar das contribuições de áreas como artes, educação física, fisioterapia, psicologia e pedagogia à dança clássica, surgiram alguns problemas, uma vez que os profissionais dessas áreas desconheciam os fundamentos do balé clássico.

  1. ✂️
  2. ✂️

508Q328346 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Considerando as políticas de ensino médio integrado e inovador, julgue os itens subsecutivos.

O programa de ensino médio inovador visa contribuir para o enfrentamento da tensão dialética entre pensamento científico e pensamento técnico; entre trabalho intelectual e trabalho manual na busca de outras relações entre teoria e prática.

  1. ✂️
  2. ✂️

509Q318887 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Com relação à técnica clássica na contemporaneidade, julgue os itens a seguir.

A dança moderna, apesar de ter modificado drasticamente as bases do balé clássico, manteve em algumas vertentes sua estrutura fazendo uso de diagonais e da dança conjunta.

  1. ✂️
  2. ✂️

510Q620739 | Informática, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Assinale a alternativa que apresenta o protocolo utilizado para enviar e receber mensagens de controle de transmissões na internet.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

511Q318934 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

A respeito de notação musical, julgue os itens que se seguem.

Os andamentos correspondem ao grau de velocidade dos trechos musicais, têm denominações italianas e obedecem à seguinte ordem: largo, larghetto, adagio, andante, andantino, moderato, allegretto, allegro, vivace, presto e prestíssimo.

  1. ✂️
  2. ✂️

512Q326998 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Partindo das concepções de avaliação institucional, de desempenho e de aprendizagem nas diferentes abordagens teóricas, julgue os seguintes itens.

No modelo de avaliação somativa, não se adota o procedimento de premiação ou punição; ao contrário, enfatiza-se o respeito aos ritmos diferentes de cada aluno no processo de aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

513Q743291 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes à evolução da economia brasileira e da política econômica até o ajuste de 1999.

Em sua fase de reforma do Estado e de privatizações, o Plano Real fixou-se nas reformas administrativas e da previdência social para impedir o crescimento do funcionalismo público e acabar com as aposentadorias especiais ou restringi-las, aumentar a contribuição dos servidores públicos ativos, desestimular aposentadorias precoces e definir um novo teto, inferior ao vigente à época.

  1. ✂️
  2. ✂️

514Q318845 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos à história, à estrutura e ao método de ensino-aprendizagem de Kurt Jooss.

O trabalho desenvolvido por Jooss ficou limitado ao seu tempo; sua influência não afetou o desenvolvimento da dança moderna como um todo em outros lugares e também não afetou a contemporaneidade da dança, como ocorreu com o método Laban.

  1. ✂️
  2. ✂️

515Q327584 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Com base nas concepções dos Parâmetros Curriculares Nacionais, tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio (PCN e PCNEM), julgue os itens a seguir.

De acordo com os PCN, a interdisciplinaridade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a transversalidade diz respeito principalmente à dimensão da didática.

  1. ✂️
  2. ✂️

516Q320435 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, considerando as concepções tradicional, crítica e pós-crítica de currículo.

O multiculturalismo e a alteridade são características que embasam currículos construídos a partir da concepção pós-crítica.

  1. ✂️
  2. ✂️

517Q472040 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Entre as várias manifestações da cultura do movimento presentes nas escolas de ensino médio, o esporte é muito utilizado como conteúdo da educação física porque possui um significado social de grande relevância. A qualidade do movimento deve sempre ser garantida, entretanto, não há dúvidas de que hoje o esporte pode, em algumas situações, servir como instrumento de reprodução ou segregação social entre os adolescentes e, em outras situações, atuar como ferramenta de mobilização e integração entre eles. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Nos modelos de reprodução social, as regras do esporte institucionalizado servem de modelo de obediência àquelas advindas da sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

518Q534371 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

A respeito das técnicas PERT (program evaluation and review technique) e CPM (critical path method), empregadas no planejamento e controle de projetos, julgue os itens subsequentes.

Na construção de uma rede, é frequente o uso da atividade fantasma (ou operação imaginária) para identificar a dependência entre operações.

  1. ✂️
  2. ✂️

519Q323940 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

As orientações inscritas no projeto de educação nacional e a visão pós-moderna de conhecimento expressam uma visão diferenciada de currículo.

A esse respeito, assinale a afirmativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

520Q318824 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Quanto aos fundamentos do balé clássico, julgue os itens a seguir.

O battement tendu trata do embasamento muscular de pernas e pés, alongamento, trabalho de rotação e deslocamento dos pés pelo chão, além de trabalhar o eixo e a transferência de peso.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.