Questões de Concursos Professor de Ensino Básico

Resolva questões de Professor de Ensino Básico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

521Q789614 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

A respeito do acionamento elétrico e da proteção de motores, julgue os itens seguintes.

O termo inversor de frequência corresponde à tradução do termo inglês relacionada ao equipamento soft starter, o qual é utilizado para controlar a velocidade do motor de indução, tanto durante a partida quanto em regime permanente, sem afetar o valor do conjugado de partida.

  1. ✂️
  2. ✂️

522Q318832 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Considerando que, na dança moderna, a presença da música tem características especiais, julgue os itens subsecutivos.

A diferença entre Laban e Dalcroze refere-se ao fato de que, para o primeiro, era necessário despertar o homem interior com variações de ritmos somente nos movimentos posturais, o segundo priorizava apenas os exercícios rítmicos em marcha.

  1. ✂️
  2. ✂️

523Q320142 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca do projeto políticopedagógico (PPP) e da sua gestão em uma perspectiva estratégicoempresarial.

Os encargos burocrático-administrativos são importantes, mas não são priorizados em detrimento das atividades de cunho político-administrativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

524Q537252 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

A respeito das técnicas PERT (program evaluation and review technique) e CPM (critical path method), empregadas no planejamento e controle de projetos, julgue os itens subsequentes.

A programação das atividades de um projeto com base nos conceitos de rede resume-se a determinar em que tempo cada atividade deve começar e terminar.

  1. ✂️
  2. ✂️

525Q318679 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Na dança moderna, são utilizados muitos movimentos, os quais necessitam de uma abordagem anatomocinesiológica adequada na sua realização. Julgue os itens seguintes, de acordo com essa abordagem.

Os movimentos pendulares, muito comuns nas técnicas de dança moderna, podem descrever círculos e movimentos de pêndulo em múltiplas direções, ou movimentos em forma de oito ou em direções diagonais que correspondem mais à fisiologia da articulação. Nesses movimentos, a articulação não está relaxada, havendo um trabalho de sustentação ativa dos músculos profundos e superficiais.

  1. ✂️
  2. ✂️

526Q639707 | Informática, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

A função de ativação, representada por ?(v), define a saída de um neurônio em termos do campo local induzido v.

São tipos básicos de funções de ativação, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

527Q320252 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), julgue os itens subsequentes.

Segundo o ECA, menores de quatorze anos de idade só podem realizar qualquer tipo de trabalho na condição de aprendiz.

  1. ✂️
  2. ✂️

528Q318733 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Com referência à associação entre as atividades físicas e as respectivas fases de desenvolvimento das habilidades motoras, julgue os itens a seguir.

Entre cinco e sete anos de idade, os movimentos fundamentais podem ser realizados com mais coordenação e manipulação rítmica; portanto, habilidades motoras tais como correr e de repente mudar de direção; andar, correr, saltar de forma coordenada e sem mudanças podem ser executadas por crianças dessa faixa etária.

  1. ✂️
  2. ✂️

529Q486192 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

All the following approach support the teaching and learning of integrated skills.

Choose the alternative which is not CORRECT.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

530Q318776 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Com relação a alguns dos principais compositores das músicas do balé clássico, julgue os itens subsequentes.

Serge Rachmaninov teve algumas de suas composições usadas por vários coreógrafos, como Fokine, Lavrovski e Ashton.

  1. ✂️
  2. ✂️

531Q323445 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

A educação popular no Brasil, manifestou-se fortemente após a ditadura militar. Julgue os itens de 60 a 63, relativos este tema.

Como produto histórico de seu tempo, a educação popular alimentou-se do compromisso, da paixão, da coragem e do saber das militâncias de resistência, que, nos dias de hoje, são desnecessárias.

  1. ✂️
  2. ✂️

532Q323213 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Os jesuítas, os primeiros educadores que vieram para o Brasil, praticavam uma pedagogia da contrarreforma, atendendo aos ideais da eloquência latina do século XVI, segundo os quais o objetivo da gramática era a expressão clara e correta, o das humanidades, a expressão bela e elegante, e o da retórica, a expressão enérgica e convincente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Uma das características do ensino jesuítico era a emulação ou o estímulo à competição entre os indivíduos e as classes.
  1. ✂️
  2. ✂️

533Q318964 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos a algumas das principais obras do balé clássico.

Vaslav Nijinsky atuou na Companhia Diaghilev como bailarino romântico sem outro tipo de atuação.

  1. ✂️
  2. ✂️

534Q325114 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Partindo das concepções de avaliação institucional, de desempenho e de aprendizagem nas diferentes abordagens teóricas, julgue os seguintes itens.

Em uma perspectiva emancipatória da avaliação, os processos avaliativos devem propiciar a coerência conceitual, epistemológica e prática, além da mediação entre a teoria pedagógica e a prática de ensino na sala de aula.

  1. ✂️
  2. ✂️

535Q392734 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao direito administrativo e ao direito comercial.

O poder de polícia é uma prerrogativa conferida aos agentes da administração de impor restrições, em determinadas circunstâncias, aos direitos dos administrados.

  1. ✂️
  2. ✂️

536Q326463 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em miniatura e participava integralmente das atividades relativas à vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a compreensão particularizada da infância e seus processos.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.

O campo teórico da psicologia do desenvolvimento estuda os processos psicológicos, objetivando encontrar soluções para os transtornos do desenvolvimento humano.

  1. ✂️
  2. ✂️

537Q320853 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca do projeto políticopedagógico (PPP) e da sua gestão em uma perspectiva estratégicoempresarial.

A racionalidade científica, a eficiência técnica e o neotecnicismo são pressupostos dessa perspectiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

538Q790140 | Engenharia Elétrica, Fiscalização, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

A respeito de fiscalização e acompanhamento de obras, julgue os próximos itens.

No diário de obras, não devem ser registrados os nomes das empreiteiras e subempreiteiras nem suas respectivas atividades, uma vez que se trata de empresas com personalidades jurídicas próprias.

  1. ✂️
  2. ✂️

539Q321474 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

O ensino pela pesquisa é um modo de conduzir o aluno ao processo de produção do conhecimento. A esse processo pode-se denominar, em termos específicos, como busca do conhecimento e, em termos amplos, como o processo educativo.

Eleger a pesquisa como eixo organizador das atividades de ensino exige

I. a compreensão de currículo como um caminho construído cotidianamente, a partir de intenções educativas previamente estabelecidas pelo coletivo de professores.

II. a organização dos conteúdos escolares, para além de uma perspectiva disciplinar, em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, que caminha para estudos e concepções curriculares interdisciplinares.

III. a compreensão de que a construção de conhecimentos se dá no estabelecimento de múltiplas relações com a realidade.

IV. a adoção de estratégias diretamente vinculadas de modo que experiências práticas possam ser mobilizadas para essa aprendizagem. Ou seja, que a própria prática da pesquisa seja caminho do processo de ensino e aprendizagem.

V. a concepção do processo do conhecimento, a ser visto como efetiva construção dos objetos, em que a ênfase recai sobre a atitude do aluno frente ao objeto pesquisado.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.