Questões de Concursos Professor de Ensino Básico

Resolva questões de Professor de Ensino Básico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

82Q339111 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Considerando que uma bolsa contenha 5 moedas de R$ 1,00 e 4 moedas de R$ 0,50 e que duas moedas sejam retiradas dessa bolsa, uma a uma, e sem reposição, julgue os itens seguintes.

A probabilidade de se retirarem essas duas moedas e a segunda moeda retirada ser de R$ 0,50 é igual a 3/8.

  1. ✂️
  2. ✂️

83Q636891 | Informática, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Em relação aos casos de uso da UML no contexto de especificação de requisitos de software, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q473283 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Fundamentos didático-pedagógicos no campo da educação física indicam que professores competentes devem alterar suas condutas de ensino, isto é, seus estilos, com base em características e necessidades de desenvolvimento de seus alunos e objetivos de aprendizagem específicos da aula. Alguns estilos são focados no professor, ao passo que outros são centralizados no aluno. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Os estilos de ensino com ênfase na reprodução do conhecimento envolvem os alunos com o raciocínio de alta ordem, como a memória e a identificação de operações cognitivas que lidem com conhecimento passado e presente.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q484186 | Geografia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Leia o fragmento a seguir:

O processo de industrialização tem implicações muito mais amplas do que as de natureza econômica. (SCARLATO, 1996, p. 331).

Na concepção do autor, o processo de industrialização está relacionado à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q748554 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos ao papel das agências de fomento, do desenvolvimento econômico e social e dos indicadores sociais, em particular o índice de desenvolvimento humano (IDH).

O Conselho Monetário Nacional estabelece que a constituição e o funcionamento de agências de fomento sob controle acionário de unidade da Federação para financiamento de capital fixo ou de giro não depende de autorização do Banco Central do Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

88Q473219 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

A aprendizagem motora é uma área de intervenção profissional necessária ao professor de educação física para, quando estiver no ambiente de ensino, aplicar seus componentes e variáveis. Com relação às características dessa área de intervenção, julgue os itens que se seguem.

Seu nível de análise do movimento humano é sociocultural.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q539036 | Engenharia Civil, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

A previsão de demanda em um sistema de abastecimento de água potável não é exata. As melhores previsões podem levar a erros que vão de 5% a 10%, podendo, em alguns casos, chegar a 30%.

Considerando a previsão de demanda descrita, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q473371 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos a políticas públicas e educacionais em educação física. Nesse sentido, considere que a sigla LDB, sempre que empregada, refere-se à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Durante o governo militar houve padrões de referência para os estabelecimentos, quanto à sequência e à distribuição semanal, ao tempo disponível para cada sessão, à composição da turma e ao espaço útil para a prática da educação física nas escolas.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q318784 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Com relação à interdisciplinaridade da dança clássica, julgue os próximos itens.

Para os profissionais da dança clássica, não é possível haver uma total integração entre os vários gêneros da dança, do balé clássico à dança contemporânea, do folclore à dança-teatro etc.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q554519 | Informática, Firewall, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

A respeito da segurança da informação, julgue os itens subsequentes.

Ferramentas como firewall e antivírus para estação de trabalho não ajudam a reduzir riscos de segurança da informação.

  1. ✂️
  2. ✂️

93Q534047 | Engenharia Civil, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Um orçamento bem elaborado, com a discriminação de todos os serviços a serem executados, bem como sua correta quantificação, é fundamental para o sucesso de uma obra.

Analise as afirmativas concernentes à feitura de um orçamento de obra e assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q630426 | Informática, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Considere dois algoritmos A1 e A2, cujas funções de custo são, respectivamente, T1(n) = n2 - n + 1 e T2(n) = 7n log2 n + 10n. Para simplificar a análise, admita que n > 0 e é sempre uma potência de 2.

A partir dessa premissa, assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q472757 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Entre as várias manifestações da cultura do movimento presentes nas escolas de ensino médio, o esporte é muito utilizado como conteúdo da educação física porque possui um significado social de grande relevância. A qualidade do movimento deve sempre ser garantida, entretanto, não há dúvidas de que hoje o esporte pode, em algumas situações, servir como instrumento de reprodução ou segregação social entre os adolescentes e, em outras situações, atuar como ferramenta de mobilização e integração entre eles. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Orientados pelo professor, os adolescentes devem escolher esportes nos quais ainda não tiveram experiências anteriores, a fim de aumentar seu repertório esportivo e de sociabilização.

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q384552 | Biologia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Para que catalisadores proteicos possam atuar com máxima eficiência invariavelmente, necessitam de moléculas adicionais não proteicas.

Todas as alternativas abaixo são categorias que exemplificam essas moléculas adicionais, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q529271 | Engenharia Civil, Engenharia Legal, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Considerando as normas gerais sobre licitações estabelecidas pela Lei n.º 8.666/1993, julgue os próximos itens, relativos à licitação pública de obras e serviços de engenharia.

O autor do projeto básico está impedido de participar da licitação pública de supervisão da obra que projetou, pois possuirá informações privilegiadas e estará em posição de vantagem em relação aos demais licitantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

98Q458664 | Direito Empresarial e Comercial, Direito de Propriedade Industrial, Professor de Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à propriedade intelectual, os direitos autorais abrangem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q322918 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Com base nas concepções dos Parâmetros Curriculares Nacionais, tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio (PCN e PCNEM), julgue os itens a seguir.

A preparação básica para o trabalho deverá estar presente tanto na base nacional comum como na parte diversificada do currículo para evitar a dissociação entre formação geral e preparação básica para o trabalho, não devendo ser confundida com a formação profissional.

  1. ✂️
  2. ✂️

100Q323700 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade: planejamento de um sistema educacional, planejamento geral das atividades de uma escola, planejamento de currículo e planejamento didático ou de ensino. Julgue os itens que seguem, relacionados a esses planejamentos.

Sondagem e diagnóstico são etapas do planejamento escolar, sendo a sondagem a análise e interpretação dos dados coletados na etapa do diagnóstico da realidade escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.