Início

Questões de Concursos Professor de Ensino Fundamental

Resolva questões de Professor de Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q387452 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Abigail Housen, há cinco tipos de leitores de imagens cujos estágios de desenvolvimento estético são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q482032 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Vegetação do Círculo Polar Ártico que se desenvolve sobre o permafrost (...) apenas uma pequena camada com poucos centímetros de espessura de solo não se congela e sustenta essa vegetação. Sua ocorrência se dá em regiões de baixa precipitação e evaporação.

A vegetação a qual o texto se refere é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q378858 | Biologia, Evolução, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A evolução biológica é um processo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q378907 | Biologia, Evolução, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere os seguintes eventos: origem da agricultura, formação do planeta Terra, origem dos primeiros mamíferos e origem dos primeiros tetrápodes. Em número de anos, as ordens de grandeza respectivamente usadas para os eventos são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q837912 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021

O que é o ecoturismo?

O ecoturismo é o simples ato consciente durante todo o processo e realização de uma viagem, ou seja, é saber utilizar de forma mais sustentável uma atividade turística, cuidando e preservando de tal patrimônio natural e cultural. Tem como base uma maior conexão e interação com a natureza, aproveitando deste meio para explorar maiores aprendizados e conhecimento, sempre protegendo as áreas em que essas vivências acontecem.

A ideia central é despertar uma maior consciência sobre o turismo e sobre a relação do ser humano com a natureza, conduzindo assim, o visitante a se integrar mais profundamente com o meio ambiente e com a comunidade local.

Isso além de gerar experiências mais verdadeiras, harmoniosas e enriquecedoras para o turista, gera também um maior fortalecimento e valorização da comunidade e todo o seu bioma.

A prática do ecoturismo começa desde a escolha do seu local de viagem, a empresa com quem você irá viajar, o hotel em que vai se hospedar, a observação da proposta do roteiro, respeito com a cultura e diversidade local quando chegar, auto responsabilidade com o seu próprio lixo, assim como não recolher nada da natureza e respeitar a vida dos animais.

O ecoturismo é observar como você pode aproveitar da conexão com a natureza, sem gerar impacto no meio ambiente. Aliás, pelo contrário, muitas vezes são fomentadas ações de preservação junto às atividades turísticas.

Assim como os moradores dos locais visitados, que podem se beneficiar financeiramente do turismo ao invés de atividades exploratórias. Redação adaptada:

< Disponível https://freeway.tur.br/>Publicado em 26 de Fevereiro de 2020 

"Aliás, pelo contrário, muitas vezes são fomentadas ações de preservação junto às atividades turísticas.” O vocábulo sublinhado pode inferir a ideia de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q837399 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021

O esporte, nas aulas de Educação Física, deve ser tematizado de forma ampla e lúdica, sendo contextualizado numa perspectiva crítica e participativa. Com base no contexto acima assinale alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q327174 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ao desenvolver a produção oral em língua inglesa, o professor deverá levar em conta uma questão relacionada à pronúncia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q472833 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito da abordagem do tema meio ambiente nas aulas de educação física.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q842011 | Linguística, Linguística e outras ciências ? Neurolinguística, Professor de Ensino Fundamental, FEPESE, 2020

De acordo com os estudiosos da área da linguística, são consideradas facetas da alfabetização:
1. Conscie?ncia fonolo?gica e fone?mica. 2. Identificac?a?o das relac?o?es fonema-grafema. 3. Habilidades de codificac?a?o e decodificac?a?o da li?ngua escrita. 4. Capacidade de memorizar as famílias silábicas. 5. Conhecimento e reconhecimento dos processos de traduc?a?o da forma sonora da fala para a forma gra?fica da escrita.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q428652 | Direito Constitucional, Educação, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

O Art. 214 da CF/88, cujo caput está determinado pela Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009, prevê ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q326930 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Em “Avaliação da Aprendizagem Escolar”, para Luckesi é correta a alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q379927 | Biologia, Zoologia Vertebrados, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Algumas salamandras apresentam um fenômeno chamado neotenia no qual animais sexualmente maduros

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q546816 | Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Se um mesmo objeto cair de uma altura de 10 m nos diferentes planetas do sistema solar, ele atingirá o solo mais rapidamente em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q334646 | Matemática, Funções, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões 30 e 31

               Segundo Polya, se a educação não contribui para o desenvolvimento da inteligência, ela está obviamente incompleta. Desenvolver a habilidade de resolver problemas é essencial nesse processo e uma das principais metas do professor de matemática é fazer o máximo possível para que seus alunos desenvolvam a habilidade de resolver problemas.

                Várias situações do cotidiano podem ser utilizadas como situações-problema que podem ser apresentadas e resolvidas por alunos do ensino básico, como o exemplo a seguir.

                Um artesão comprava arame para fazer brincos a R$ 9,00 por metro. Cada par de brincos, feito com 20 cm de arame, era vendido a R$ 7,50. Recentemente, houve um aumento de R$ 1,50 no preço do metro de arame.

Ainda com relação à situação apresentada, considere que o lucro líquido do artesão obtido com venda de 10 pares de brincos, antes do aumento no preço do arame, era de R$ 25,00. Nesse caso, se todos os demais custos forem mantidos inalterados, para permanecer fixo o lucro líquido após o aumento no preço do arame, o artesão deve vender cada par de brincos por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q834645 | Português, Morfologia, Professor de Ensino Fundamental, IBGP, 2021

Leia o Texto para responder à questão.

Febre amarela pode virar uma endemia em São Paulo: o que fazer

A circulação do vírus no estado deve virar uma constante, o que exige cuidados a mais com vacinação e controle dos mosquitos nos próximos dias e anos

    É possível que a febre amarela vire uma endemia no estado de São Paulo (SP). Ou seja, o ciclo de transmissão deve se manter ao menos pelos próximos anos. Segundo o coordenador de controle de doenças da Secretaria de Estado da Saúde, Marcos Boulos, o fato de macacos terem sido flagrados com o vírus no inverno sugere que essa doença veio para ficar, exigindo cuidados adicionais com a vacina.

    Atenção: isso não quer dizer que todo ponto do estado possui um alto risco de infecções, nem que a febre amarela se urbanizou. Por enquanto, ela segue eminentemente restrita a zonas próximas a mata, onde os mosquitos Sabethes e Haemagogus a transmitem para os macacos e os seres humanos das redondezas.

    A diferença é que, ao contrário de anos atrás, o vírus não é mais um visitante. Ele chegou às regiões de mata e, possivelmente, vai virar uma ameaça crônica a quem visita essas regiões ou cidades relativamente próximas a elas. Não há, por ora, risco iminente de a febre amarela ser transmitida pelo Aedes aegypti.

    De qualquer forma, essa possibilidade de endemia em São Paulo reforça a necessidade de pensar na vacinação. No momento, os governos federal, estadual e municipal já estão conduzindo campanhas para bloquear o surto.

    A ideia é, com o auxílio de doses fracionadas, impedir que a febre amarela se alastre para regiões urbanas. Mas a Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo já disse que almeja imunizar praticamente toda a população sem contraindicação contra essa doença.

    Da sua parte, é vital checar se a região em que você mora ou trabalha oferece um risco de contágio para febre amarela. Vai viajar? Então pesquise se o destino teve surtos ou se é uma zona com indicação para a vacina.

Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/febre-amarela-endemia-em-sao-paulo-o-que-fazer/. Acesso em: 08 de abril de 2021. Adaptado

Por enquanto, ela segue eminentemente restrita a zonas próximas a mata [...]

Caso a estrutura em destaque fosse trocada por “às zonas”, ela ganharia um sentido de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q387474 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo os PCNs, no critério de avaliação em Música criar e interpretar com autonomia, utilizando diferentes meios e materiais sonoros, pretende-se avaliar, EXCETO, se o aluno

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q319782 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Para César Coll Salvador, não é correta a alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q833917 | Português, Morfologia Verbos, Professor de Ensino Fundamental, IBGP, 2021

Leia o Texto para responder à questão.

Febre amarela pode virar uma endemia em São Paulo: o que fazer

A circulação do vírus no estado deve virar uma constante, o que exige cuidados a mais com vacinação e controle dos mosquitos nos próximos dias e anos

    É possível que a febre amarela vire uma endemia no estado de São Paulo (SP). Ou seja, o ciclo de transmissão deve se manter ao menos pelos próximos anos. Segundo o coordenador de controle de doenças da Secretaria de Estado da Saúde, Marcos Boulos, o fato de macacos terem sido flagrados com o vírus no inverno sugere que essa doença veio para ficar, exigindo cuidados adicionais com a vacina.

    Atenção: isso não quer dizer que todo ponto do estado possui um alto risco de infecções, nem que a febre amarela se urbanizou. Por enquanto, ela segue eminentemente restrita a zonas próximas a mata, onde os mosquitos Sabethes e Haemagogus a transmitem para os macacos e os seres humanos das redondezas.

    A diferença é que, ao contrário de anos atrás, o vírus não é mais um visitante. Ele chegou às regiões de mata e, possivelmente, vai virar uma ameaça crônica a quem visita essas regiões ou cidades relativamente próximas a elas. Não há, por ora, risco iminente de a febre amarela ser transmitida pelo Aedes aegypti.

    De qualquer forma, essa possibilidade de endemia em São Paulo reforça a necessidade de pensar na vacinação. No momento, os governos federal, estadual e municipal já estão conduzindo campanhas para bloquear o surto.

    A ideia é, com o auxílio de doses fracionadas, impedir que a febre amarela se alastre para regiões urbanas. Mas a Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo já disse que almeja imunizar praticamente toda a população sem contraindicação contra essa doença.

    Da sua parte, é vital checar se a região em que você mora ou trabalha oferece um risco de contágio para febre amarela. Vai viajar? Então pesquise se o destino teve surtos ou se é uma zona com indicação para a vacina.

Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/febre-amarela-endemia-em-sao-paulo-o-que-fazer/. Acesso em: 08 de abril de 2021. Adaptado

[...] o fato de macacos terem sido flagrados com o vírus no inverno sugere que essa doença veio para ficar, exigindo cuidados adicionais com a vacina.
A forma verbal em destaque apresenta flexão de número:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q847823 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Professor de Ensino Fundamental, AMEOSC, 2020

Mohsen Fakhrizadeh foi atacado misteriosamente em uma estrada nos arredores da capital, Teerã, e no final de novembro recebeu um funeral de Estado com honras militares completas. O acontecimento acirra mais as questões do Irã com Israel, a quem dirigem acusações. Fakhrizadeh tinha grande importância para o Irã, pois estava diretamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q838948 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021

Conforme a Base Nacional Comum Curricular complete a lacuna a seguir relacionada as competências específicas de educação física para o ensino fundamental: Compreender a origem da ________________e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.