Início

Questões de Concursos Professor de Ensino Fundamental

Resolva questões de Professor de Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q352071 | Artes, Arte Educação, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

As atividades de expressão desenvolvidas em sala de aula são interdisciplinares, relacionando elementos dramáticos, musicais e plásticos. No que se refere à realização de uma atividade de expressão, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q833788 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ensino Fundamental, PS Concursos, 2021

A relação professor-aluno já teve vários nuances no decorrer da história. Para chegar ao padrão atual, houve uma trajetória baseada em correntes filosóficas e tendências pedagógicas que determinaram o papel dos atores de acordo com os princípios vigentes de cada época. Para se chegar no modelo de relação professor-aluno que se tem hoje, foi necessário passar por uma série de transformações nos papéis dos envolvidos. Os paradigmas que temos atualmente envolvem: I. Igualdade de oportunidades. II. Respeito a diversidade. III. Democratização do saber. IV. Desenvolvimento humano nos seus aspectos individual, social e transcendental. Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q832148 | Português, Sintaxe, Professor de Ensino Fundamental, IBGP, 2021

Leia o Texto para responder à questão.

Febre amarela pode virar uma endemia em São Paulo: o que fazer

A circulação do vírus no estado deve virar uma constante, o que exige cuidados a mais com vacinação e controle dos mosquitos nos próximos dias e anos

    É possível que a febre amarela vire uma endemia no estado de São Paulo (SP). Ou seja, o ciclo de transmissão deve se manter ao menos pelos próximos anos. Segundo o coordenador de controle de doenças da Secretaria de Estado da Saúde, Marcos Boulos, o fato de macacos terem sido flagrados com o vírus no inverno sugere que essa doença veio para ficar, exigindo cuidados adicionais com a vacina.

    Atenção: isso não quer dizer que todo ponto do estado possui um alto risco de infecções, nem que a febre amarela se urbanizou. Por enquanto, ela segue eminentemente restrita a zonas próximas a mata, onde os mosquitos Sabethes e Haemagogus a transmitem para os macacos e os seres humanos das redondezas.

    A diferença é que, ao contrário de anos atrás, o vírus não é mais um visitante. Ele chegou às regiões de mata e, possivelmente, vai virar uma ameaça crônica a quem visita essas regiões ou cidades relativamente próximas a elas. Não há, por ora, risco iminente de a febre amarela ser transmitida pelo Aedes aegypti.

    De qualquer forma, essa possibilidade de endemia em São Paulo reforça a necessidade de pensar na vacinação. No momento, os governos federal, estadual e municipal já estão conduzindo campanhas para bloquear o surto.

    A ideia é, com o auxílio de doses fracionadas, impedir que a febre amarela se alastre para regiões urbanas. Mas a Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo já disse que almeja imunizar praticamente toda a população sem contraindicação contra essa doença.

    Da sua parte, é vital checar se a região em que você mora ou trabalha oferece um risco de contágio para febre amarela. Vai viajar? Então pesquise se o destino teve surtos ou se é uma zona com indicação para a vacina.

Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/febre-amarela-endemia-em-sao-paulo-o-que-fazer/. Acesso em: 08 de abril de 2021. Adaptado

A diferença(1) é que, ao contrário de anos atrás, o vírus não é mais um visitante(2). Ele chegou às regiões de mata(3) e, possivelmente, vai virar uma ameaça crônica(4) a quem visita essas regiões ou cidades relativamente próximas a elas. Não há, por ora, risco iminente de a febre amarela ser transmitida pelo Aedes aegypti.(5)
O sintagma sublinhado e numerado que exerce a mesma função sintática que o de número (4) é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q473263 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A função social da Educação Física escolar é propiciar aos estudantes, dos diferentes anos do ensino fundamental e médio, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q818991 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Com base na Lei 8.069, de 13 de julho de 1990 (ECA), aponte a alternativa errada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q388317 | História, História Geral, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

O período entre-guerras foi marcado pelo recuo das democracias liberais e, em vários países, pelo avanço dos regimes totalitários. Assinale a opção em que aparecem os dois principais exemplos de totalitarismo de direita, com seus países e líderes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q388150 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Entre 1500 e 1822, o Brasil foi colônia de Portugal. A atividade econômica que exerceu papel preponderante para a fixação do colono à terra e para que a colonização se fizesse a partir de uma base agrícola relaciona-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q838101 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021

de acordo com a Base Nacional Comum Curricular a respeito das dimensões de conhecimento ,complete a lacuna a seguir:____________ está associada aos conceitos necessários para entender as características e o funcionamento das práticas corporais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q388911 | História, Educação em História, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A realidade social dos alunos pode transformar-se numa temática importante para ser trabalhada em sala de aula. O interesse dos alunos por explicações sobre as razões pelas quais faltam empregos para alguns de seus familiares é um campo fértil para a reflexão e produção do conhecimento histórico. Um professor de História, sintonizado com as idéias de Eric Hobsbawm, poderia trabalhar a idéia de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q482356 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A maior parte do continente sul-americano é amplamente dominada por climas quentes, subquentes e temperados, bastante chuvosos e ricos em recursos hídricos. Há algumas áreas de exceções, dentre as quais figuram os sertões do Nordeste brasileiro. As razões da existência de um grande espaço semi-árido são relativamente complexas, mas destacam-se os seguintes fatores que contribuem para sua existência:

I. A massa EC (Equatorial Continental) não rega as depressões interplanálticas.
II. A presença de células de alta pressão atmosférica.
III. A massa de ar Tropical Atlântica tem baixa condição de penetrar de oeste para leste.
IV. A massa de ar Polar Atlântica não apresenta pressão suficiente para atingir o Nordeste.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q388416 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A relação entre a Guerra do Paraguai e a Proclamação da República no Brasil reside em algumas importantes conseqüências desse conflito que contribuíram para o enfraquecimento político do Império e sua queda, dentre as quais destaca-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q814914 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, responda:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q851653 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Saúde, Professor de Ensino Fundamental, AMEOSC, 2020

O dia 1° deste mês dá início ao chamado Dezembro Vermelho, que procura mobilizar e chamar a atenção da população mundial para um problema de saúde pública, elaborando diversas campanhas de ação de conscientização. Este dia é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q388446 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O historiador Boris Fausto considera que as bandeiras foram a grande marca deixada pelos paulistas na vida colonial do século XVII. Dentre os efeitos provocados por essas expedições, destaca-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q387728 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as afirmativas abaixo.

I. A partir do momento em que as pessoas pensam que tudo o que faziam era arte, porque quando estavam na escola tudo o que faziam era considerado adorável por seus professores, até então, não se tem mais uma teoria da arte. Não há tendência, não há objetivos, e não havendo objetivo não há como saber contra o que se opor.
II. A arte e sua aprendizagem têm como finalidade essencial tornar alguém mais criativo; fazê-lo perceber seu contexto físico ou social mais objetivamente e ajudá-lo a resolver inadequações emocionais.
III. A criança aprende a formar seus próprios signos configuracionais principalmente por meio da observação do comportamento-de-fazer-signos-configuracionais de outras pessoas. Sem modelos para serem seguidos, haveria pequenos ou nenhum comportamento de realização de signos visuais nas crianças.
IV. O estudo da arte é elitista, porque pressupõe uma compreensão disciplinada e uma sensibilidade cultivada, que permitam a apreciação.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q834283 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Ensino Fundamental, IBGP, 2021

Leia o Texto para responder à questão.

Febre amarela pode virar uma endemia em São Paulo: o que fazer

A circulação do vírus no estado deve virar uma constante, o que exige cuidados a mais com vacinação e controle dos mosquitos nos próximos dias e anos

    É possível que a febre amarela vire uma endemia no estado de São Paulo (SP). Ou seja, o ciclo de transmissão deve se manter ao menos pelos próximos anos. Segundo o coordenador de controle de doenças da Secretaria de Estado da Saúde, Marcos Boulos, o fato de macacos terem sido flagrados com o vírus no inverno sugere que essa doença veio para ficar, exigindo cuidados adicionais com a vacina.

    Atenção: isso não quer dizer que todo ponto do estado possui um alto risco de infecções, nem que a febre amarela se urbanizou. Por enquanto, ela segue eminentemente restrita a zonas próximas a mata, onde os mosquitos Sabethes e Haemagogus a transmitem para os macacos e os seres humanos das redondezas.

    A diferença é que, ao contrário de anos atrás, o vírus não é mais um visitante. Ele chegou às regiões de mata e, possivelmente, vai virar uma ameaça crônica a quem visita essas regiões ou cidades relativamente próximas a elas. Não há, por ora, risco iminente de a febre amarela ser transmitida pelo Aedes aegypti.

    De qualquer forma, essa possibilidade de endemia em São Paulo reforça a necessidade de pensar na vacinação. No momento, os governos federal, estadual e municipal já estão conduzindo campanhas para bloquear o surto.

    A ideia é, com o auxílio de doses fracionadas, impedir que a febre amarela se alastre para regiões urbanas. Mas a Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo já disse que almeja imunizar praticamente toda a população sem contraindicação contra essa doença.

    Da sua parte, é vital checar se a região em que você mora ou trabalha oferece um risco de contágio para febre amarela. Vai viajar? Então pesquise se o destino teve surtos ou se é uma zona com indicação para a vacina.

Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/febre-amarela-endemia-em-sao-paulo-o-que-fazer/. Acesso em: 08 de abril de 2021. Adaptado

Segundo o texto, a hipótese de que a febre amarela poderá virar uma endemia é sustentada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q832846 | Português, Morfologia Pronomes, Professor de Ensino Fundamental, IBGP, 2021

Leia o Texto para responder à questão.

Febre amarela pode virar uma endemia em São Paulo: o que fazer

A circulação do vírus no estado deve virar uma constante, o que exige cuidados a mais com vacinação e controle dos mosquitos nos próximos dias e anos

    É possível que a febre amarela vire uma endemia no estado de São Paulo (SP). Ou seja, o ciclo de transmissão deve se manter ao menos pelos próximos anos. Segundo o coordenador de controle de doenças da Secretaria de Estado da Saúde, Marcos Boulos, o fato de macacos terem sido flagrados com o vírus no inverno sugere que essa doença veio para ficar, exigindo cuidados adicionais com a vacina.

    Atenção: isso não quer dizer que todo ponto do estado possui um alto risco de infecções, nem que a febre amarela se urbanizou. Por enquanto, ela segue eminentemente restrita a zonas próximas a mata, onde os mosquitos Sabethes e Haemagogus a transmitem para os macacos e os seres humanos das redondezas.

    A diferença é que, ao contrário de anos atrás, o vírus não é mais um visitante. Ele chegou às regiões de mata e, possivelmente, vai virar uma ameaça crônica a quem visita essas regiões ou cidades relativamente próximas a elas. Não há, por ora, risco iminente de a febre amarela ser transmitida pelo Aedes aegypti.

    De qualquer forma, essa possibilidade de endemia em São Paulo reforça a necessidade de pensar na vacinação. No momento, os governos federal, estadual e municipal já estão conduzindo campanhas para bloquear o surto.

    A ideia é, com o auxílio de doses fracionadas, impedir que a febre amarela se alastre para regiões urbanas. Mas a Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo já disse que almeja imunizar praticamente toda a população sem contraindicação contra essa doença.

    Da sua parte, é vital checar se a região em que você mora ou trabalha oferece um risco de contágio para febre amarela. Vai viajar? Então pesquise se o destino teve surtos ou se é uma zona com indicação para a vacina.

Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/febre-amarela-endemia-em-sao-paulo-o-que-fazer/. Acesso em: 08 de abril de 2021. Adaptado

[...] onde os mosquitos Sabethes e Haemagogus a transmitem para os macacos e os seres humanos das redondezas.
Considerando as regras da norma-padrão, o pronome da estrutura em destaque PODE ocupar a posição de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q321913 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Qual destas alternativas não é verdadeira?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q481013 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, (PCNs), de Geografia apresentam uma discussão sobre os métodos e as teorias das diferentes concepções de Geografia. Segundo este documento, a Geografia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.