Início

Questões de Concursos Professor de Ensino Fundamental

Resolva questões de Professor de Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q851124 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional, Professor de Ensino Fundamental, AMEOSC, 2020

Recém-eleitos, Joe Biden e a vice-presidente eleita, Kamala Harris, tentam fomentar a diversidade nas nomeações que foram anunciadas até agora para integrar a cúpula do Executivo. Nesse sentido, anunciaram no final de novembro a seguinte intensão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q323776 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

De acordo com Edgar Morin, é verdadeira a alternativa:

I. A compreensão humana é a um só tempo, meio e fim da comunicação humana.

II. Em uma possível reforma de ensino não deve ser considerada a potencialidade de uma estruturação curricular em disciplinas para que, com cada uma delas, fique evidente a percepção da condição humana.

III. O Século XX nos legou, entre outras coisas, a racionalização que só conhece o cálculo e ignora o indivíduo, seu corpo, seus sentimentos, sua alma.

IV. A afetividade pode asfixiar o conhecimento, mas pode, também, fortalecê-lo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q379147 | Biologia, Biologia Celular, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Um experimento de clonagem foi realizado a partir de embriões congelados de gatos selvagens implantados em uma gata doméstica. Esse experimento deu origem a um macho e duas fêmeas, que, por sua vez, são progenitores de duas ninhadas de oito filhotes.

A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q835976 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021

Sobre a abordagem do ensino aberto na educação física é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q435567 | Direito Constitucional, Educação, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Dispõe o Art. 213 da CF/88 que os recursos públicos serão destinados às escolas públicas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q839081 | Português, Problemas da língua culta, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021

O que é o ecoturismo?

O ecoturismo é o simples ato consciente durante todo o processo e realização de uma viagem, ou seja, é saber utilizar de forma mais sustentável uma atividade turística, cuidando e preservando de tal patrimônio natural e cultural. Tem como base uma maior conexão e interação com a natureza, aproveitando deste meio para explorar maiores aprendizados e conhecimento, sempre protegendo as áreas em que essas vivências acontecem.

A ideia central é despertar uma maior consciência sobre o turismo e sobre a relação do ser humano com a natureza, conduzindo assim, o visitante a se integrar mais profundamente com o meio ambiente e com a comunidade local.

Isso além de gerar experiências mais verdadeiras, harmoniosas e enriquecedoras para o turista, gera também um maior fortalecimento e valorização da comunidade e todo o seu bioma.

A prática do ecoturismo começa desde a escolha do seu local de viagem, a empresa com quem você irá viajar, o hotel em que vai se hospedar, a observação da proposta do roteiro, respeito com a cultura e diversidade local quando chegar, auto responsabilidade com o seu próprio lixo, assim como não recolher nada da natureza e respeitar a vida dos animais.

O ecoturismo é observar como você pode aproveitar da conexão com a natureza, sem gerar impacto no meio ambiente. Aliás, pelo contrário, muitas vezes são fomentadas ações de preservação junto às atividades turísticas.

Assim como os moradores dos locais visitados, que podem se beneficiar financeiramente do turismo ao invés de atividades exploratórias. Redação adaptada:

< Disponível https://freeway.tur.br/>Publicado em 26 de Fevereiro de 2020 

É considerado um dos problemas gerais da língua culta o uso do porque, assinale a alternativa CORRETA sobre o uso do porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q323277 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Ainda com relação ao planejamento participativo e considerando a avaliação nesse tipo de processo, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q319560 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bodoquena MS

Leia o texto abaixo e responda ao item 11.

Texto 1

A escola como ato social foi assim vista pela primeira vez pelo pedagogo Émile DURKHEIM, que defendia a postura social que a escola e a educação em si, devem permear. Apesar deste autor não ter desenvolvido modelos pedagógicos, suas ideias ajudaram a compreender o significado social do trabalho do professor, onde a educação escolar deixa de ser vista de forma individualista e sim através de uma perspectiva coletiva.

A respeito da afirmação acima, julgue os itens abaixo e escolha a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q471850 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

A abordagem construtivista da educação física

 I respeita o universo cultural dos educandos e explora a gama múltipla de possibilidades educativas da atividade lúdica infantil.

II propicia uma leitura crítica das contradições da realidade social a partir do resgate histórico e da contextualização das práticas corporais.

III considera o conhecimento corporal prévio que a criança possui antes de entrar para a escola e a importância da sua participação ativa na solução de problemas.

 IV questiona o caráter alienante da educação física na escola, propondo um modelo de superação das contradições e injustiças sociais.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q329027 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Assinale a alternativa correta de acordo com Vygotsky, quando trata de pensamento e linguagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q836171 | Inglês, Interpretação de texto, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021

Leia o texto abaixo e assinale a alternativa CORRETA relacionada ao texto: The World Health Organization (WHO) has announced that it will deliver 237 million vaccines from the pharmaceutical company AstraZeneca with the University of Oxford to 142 nations by the end of May through the Covax alliance, an international mechanism to ensure equitable distribution of vaccines against Covid -19 around the world. According to a statement published by the WHO, the schedule for the delivery of Covax doses foresees two two-month schedules, the first in February-March and the second in April-May. Redação adaptada > Disponível < https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/03/02
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q326586 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bodoquena MS

Leia o texto abaixo e responda ao item 15.

Texto 4

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Nas palavras de Paulo Freire, não existe ensino sem aprendizagem. Para ele e para vários educadores contemporâneos, educar alguém é um processo dialógico, um intercâmbio constante. Nessa relação educador e educando trocam de papéis o tempo inteiro: o educando aprende ao passo que ensina seu educador e o educador ensina e aprende com seu estudante. Esta relação nos remete a uma concepção de que o processo de ensinoaprendizagem tem uma estrutura e um funcionamento sistêmico, isto é, está composto por elementos estreitamente interrelacionados.

Marque a alternativa em que todos os elementos interrelacionados estão diretamente ligados ao processo ensinoaprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q833278 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ensino Fundamental, PS Concursos, 2021

A avaliação da aprendizagem vem há muito tempo ocupando de maneira significativa tempo e espaço dentro das instituições de ensino no país, sendo alvo de muitas discussões de quem, quando e como avaliar. Assim refletir sobre a avaliação se faz necessário e nesse sentido os PCNs compreendem a avaliação como, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q389688 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Depois de 21 anos de regime militar, a pressão da sociedade e o próprio esgotamento do regime convergiram para que o país recobrasse a liberdade política. Fato marcante da passagem do autoritarismo para a democracia foi a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q389209 | História, História Geral, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

O mundo, depois da Segunda Guerra Mundial, mudou muito, a começar pela divisão bipolar do poder mundial. O quadro de disputa entre Moscou e Washington por maior prestígio internacional e crescentes áreas de influência ficou conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q832899 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais da República, Professor de Ensino Fundamental, IBGP, 2021

São objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q481205 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Cavalcanti (1998) o conceito de região: é proposto como tema de estudo em vários programas curriculares e livros didáticos de ensino fundamental. Para a Geografia Crítica, o conceito de região

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q387894 | História, História Geral, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Na década de 50 do século XX, uma novidade surgia no cenário mundial, trazida pela decisão de muitos países pobres de se organizarem para superar o quadro de atraso e miséria em que se encontravam, buscando não se submeter às duas superpotências (EUA e URSS). Estava surgindo um novo conceito geopolítico chamado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q379759 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

O sistema reprodutor feminino é responsável pela produção de óvulos e hormônios, pela criação de condições propícias à fecundação e, quando esta ocorre, pela proteção ao desenvolvimento do embrião. Nesse contexto, o órgão do sistema reprodutor feminino que funciona como glândula endócrina é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.