Início

Questões de Concursos Professor de Ensino Fundamental

Resolva questões de Professor de Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q380613 | Biologia, Citologia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Cloroplastos e mitocôndrias têm em comum

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q327645 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ao postular que todo signo é ideológico, Bakhtin pressupõe que a ideologia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q482465 | Geografia, Economia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Lencioni (1998), a nova ordem econômica mundial impõe, aos países periféricos como o Brasil, a necessidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q472390 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Atenção: Para responder às questões de números 24 a 26 considere o texto abaixo.

Rúbio e Carvalho citam o romance "Germinal" de E. Zola para ilustrar uma situação de aprendizagem. Nessa pas-sagem, uma mineira mais experiente ensina a um recém-che-gado os gestos e movimentos necessários para sua ação otimizada.
... O corpo devia estar inclinado, com os braços bem retesados, de modo que empurrasse com todas as forças, com membros e com quadris. Ele acompanhou-a numa viagem, vendo-a subir, com os quadris caídos e os punhos tão embaixo que parecia trotar a quatro pés... Ela suava, arquejava, estourava por todas as juntas, mas sem uma queixa, com a indiferença do hábito, como se a miséria comum consistisse, para todos, em viverem assim dobrados. [...] mesmo fora das minas, os mineiros acocoravam-se, com os cotovelos nos flancos e as nádegas apoiadas sobre os calcanhares [...] sem sentirem necessidade de um calhau ou de uma tábua para se sentarem.

Com respeito à arquitetura das habitações e locais de trabalho e descanso, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q471683 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A Leitura de qualquer texto acontece por meio da interpretação e compreensão de certos códigos culturais. O corpo apresenta alguns códigos de comunicação, como os biológicos, que transmitem alterações fisiológicas; os sociais, que envolvem toda comunicação pragmática com finalidades instrucionais e técnicas; e os culturais que se referem a tudo que é criado pelo ser humano a fim de identificá-lo com seu grupo, isto é, com sua produção cultural. Esses códigos não estão isolados uns dos outros; é seu entrecruzamento que garante aos indivíduos desenvolver a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q387757 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A fotografia não é a própria realidade. Ela é um sistema de fazer, de representação, de expressão como as outras linguagens e é determinada por uma mediação tecnológica que se utiliza da luz e de processos químicos. Por outro lado, a composição fotográfica, o ponto de vista e o distanciamento para fotografar são incorporados da tradição plástica, representada pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q544114 | Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em 1643 Torricelli conduziu um experimento no qual encheu um tudo de vidro com mercúrio, tampou a extremidade aberta e inverteu o tubo colocando-o num vaso também cheio de mercúrio. Constatou que o mercúrio no tubo baixou, mas permanecia sempre aproximadamente 76 cm mais alto do que a superfície de mercúrio fora do tubo, em contato com o ar. Com este experimento o cientista

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q808308 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

Conforme a Lei n.º 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDB) -, julgue os itens que se seguem.

O ensino religioso deve ser oferecido de acordo com as preferências do corpo docente.

  1. ✂️
  2. ✂️

309Q481505 | Geografia, Urbanização, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta quanto às espacialidades urbana e rural verificadas no Brasil comparadas ao estado do Piauí.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

310Q388069 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A primeira grande expansão da economia cafeeira no Brasil ocorreu

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q324606 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Para Maria da Glória Seber, é correta a alternativa:

I. Não são poucos os pais que se envaidecem diante da decifração das letras e da repetição numérica; essa vaidade é inversamente proporcional à idade da criança: quanto mais cedo o filho realizar tal façanha, maior o orgulho demonstrado pelos pais.

II. Para muitos professores, é preciso alfabetizar bem rápido as crianças; se a leitura é mecânica e silabada, não permitindo a apreensão do significado do texto; se algo similar ocorre com a contagem que, embora memorizada, não possibilita sequer o entendimento da “ordem de contar”, nada importa; o essencial é conservar os mesmos procedimentos, orientar a ação educativa em uma única direção: a da submissão da criança às predeterminações dos adultos.

III. É comum a crença de que para as crianças que definitivamente se recusam e, do ponto de vista de seus professores, “fracassam”, a questão é reduzida à “falta de empenho” delas.

IV. Para aquelas que se arrastam, empurrando os conteúdos escolares com a barriga, muitos professores consideram que as aulas de reforço constituem remédio milagroso: é só repetir muitas vezes as matérias dadas e o aprendizado está garantido.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

312Q482844 | Geografia, Economia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ao estudar as atuais tendências da indústria na metrópole paulista, Lencioni refere-se a São Paulo utilizando-se da expressão metrópole

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q480841 | Geografia, Recursos Hídricos, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A falta de planejamento na construção de rodovias na região Amazônica do Brasil levou a uma estrutura caótica de ocupação de áreas agropecuárias em todas as partes; loteamentos sob o título de projetos de colonização; empirismo e desajuste no manejo dos espaços desmatados ou queimados; desconhecimento da conseqüência ecológica dos solos e atividades agrárias; invasões de terra indígenas entre outros.

Na tentativa de redirecionar esse processo deveriam ser adotadas precauções e medidas tais como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q471392 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

A adoção de uma concepção aberta no ensino da educação física deve vencer alguns preconceitos. Assinale a opção que não retrata uma compreensão preconceituosa do ensino aberto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

315Q388452 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No século XIX, Dom Pedro II estimulou instituições de pesquisa como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e patrocinou estudiosos e historiadores como Francisco Adolfo Varhagen e Karl Phillipp Von Martius. O empenho do imperador em investir em estudos sobre a História do Brasil era motivado principalmente pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q327292 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Assinale a alternativa correta, de acordo com Jussara Hoffmann:

I. É desnecessário o compromisso da escola em tornar a criança consciente do direito à educação, capaz de reivindicar uma escola de qualidade.

II. A escola deve compreender as crianças a ponto de auxiliá-las a usufruir seu direito ao ensino fundamental no sentido de sua promoção como cidadãos participantes nessa sociedade.

III. A política de “escola para todas as crianças” é desperdício de dinheiro público, pois nem todas as crianças se interessam pelo estudo.

IV. Se a criança das classes populares for considerada, desde logo, como de futuro impossível, não terá nem tempo justo de provar o quanto poderemos contar com ela.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

317Q387519 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Fernando Hernández, que recentemente publicou Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional tem ampliado a concepção sobre projetos na escola. Para ele, o projeto apresenta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q388165 | História, Teoria em História, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Uma teoria de História, bastante difundida e aceita, sustenta que os fatos, por mais importantes que sejam, não se explicam por si mesmos e que compreendê-los requer estudar as estruturas maiores nos quais se alojam. Segundo essa teoria, enquanto os fatos acontecem no tempo breve, instantâneo, as estruturas se dão na longa duração do tempo. Desse modo, o conceito de longa duração pressupõe, em síntese,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q808814 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Acerca da educação básica na LDB, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

320Q471678 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A busca do desenvolvimento de habilidades motoras e capacidades físicas baseada apenas em critérios de desempenho e produtividade, sem levar em consideração a totalidade do ser humano, gera uma Educação Física que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.