Início

Questões de Concursos Professor de Ensino Fundamental

Resolva questões de Professor de Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q471567 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

A seleção de conteúdos adequados a uma concepção aberta de ensino da educação física deve levar em consideração alguns princípios didáticos. Tais princípios não incluem atividades que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

342Q388920 | História, Teoria em História, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as afirmativas dos referenciais historiográficos que Marc Ferro utiliza em seu livro A Manipulação da História no ensino e nos meios de comunicação.

I. As sociedades do hemisfério "Sul" devem descolonizar suas histórias utilizando os mesmos instrumentos que os colonizadores utilizaram para construir sua história.
II. São os poderes dominantes – Estados, Igrejas, partidos políticos ou interesses privados que possuem ou financiam livros didáticos e programas de televisão.
III. A verdadeira história universal é aquela que resgata os valores tradicionais, combatendo os efeitos danosos dos meios de comunicação.
IV. O professor de História, por ser especializado nesse saber, deve evitar trabalhar temáticas que dependem do conhecimento produzido por outras áreas.
V. Controlar o passado ajuda a dominar o presente e a legitimar tanto as dominações como as rebeldias.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q387497 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Na esfera jornalística são vários os gêneros de textos que podem ser trabalhados nas aulas de Artes.

I. Charge
II. Cartum
III. Caricatura

a. Não perde o significado com o tempo, transcendendo o tempo histórico. Representa personagens do cotidiano: trabalhadores, estudantes, crianças, pais, animais,....
b. Desfigura a forma para revelar a essência, evidenciando uma parte despercebida aos olhos desatentos, desvelando as profundezas da alma.
c. Explora o humor e a metáfora na relação entre o texto visual e texto verbal, não se constituindo como uma ilustração. Seus personagens, apesar de inspirados em pessoas reais, possuem certa distância ficcional, com forte caráter ético.

Está corretamente associado gênero de textos e definição em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q482535 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Discutindo os conceitos de paisagem e espaço geográfico, Santos (1996) os distingue afirmando que a paisagem é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q327500 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo teóricos sociais, uma característica central das identidades culturais nas sociedades globalizadas é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q387484 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A respeito da liberdade de criação, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q321099 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Para teóricos da educação alinhados a uma perspectiva crítica, a transformação da escola e do sistema educacional implica, entre outras medidas,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q388351 | História, História Geral, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Uma das mais importantes conseqüências da Segunda Guerra Mundial, que também refletiu o declínio das velhas potências européias, foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

350Q387556 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as características dos processos criativos e suas definições.

I. Intuição
II. Seletividade
III. Imagem Referencial
IV. Percepção

a. Representa um processo de economia, pois a nossa tendência é inteirar-nos daquilo que nos seria suficiente para resolver uma situação ou tarefa em que estejamos interessados.
b. Envolve um tipo de conhecer, que é apreender o mundo externo junto com o mundo interno, e ainda envolve, concomitantemente, um interpretar aquilo que está sendo apreendido.
c. Está na base dos processos de criação e tornam-se conscientes na medida em que são expressos, isto é, na medida em que lhes damos uma forma.
d. Ordenação internalizada que se configura em cada pessoa a partir de sua própria experiência pessoal e cultural.

Está corretamente associado em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q320200 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Os PCNEF/LI-1998 indicam que as atividades pedagógicas de língua inglesa devem voltar-se para a constituição do aluno como ser discursivo, o que significa que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q387726 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em A imagem do ensino de arte, a autora Ana Mae propõe a comparação entre 2 obras da iconografia artística brasileira. A primeira explora o contraste de cores chapadas e a segunda a multiplicidade de nuanças de uma mesma cor. A autora refere-se às obras, respectivamente, dos artistas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q328032 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ainda da perspectiva crítica de educação, a concepção de papéis de aluno e professor bem definidos ? o professor como aquele que ensina e o aluno como aquele que aprende ? é considerada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q472995 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Com referência às principais características da abordagem psicomotora da educação física, que permitem diferenciá-la da abordagem desenvolvimentista, julgue os itens abaixo.

I O aprendizado do movimento é o principal meio e fim específico da educação física, o que pode também contribuir para a identificação de talentos esportivos.

II As experiências de movimento devem estar hierarquicamente adequadas ao nível de desenvolvimento dos educandos a fim de que a aprendizagem seja alcançada.

 III Há preocupação com a formação integral do educando, considerando-se o ato de aprender como fruto da integração de processos cognitivos, afetivos e motores.

 IV Há o reconhecimento da importância das atividades corporais no aprendizado escolar, com destaque no amadurecimento da prontidão maturacional para alfabetização.

 Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

355Q388335 | História, História Geral, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

A queda da bolsa de valores de Nova Iorque foi o sinal de que começava o mais profundo abalo que o capitalismo conhecera até então, forte componente para a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Assinale a opção que identifica corretamente esse fato e o cenário que a ele se seguiu na primeira metade da década de 30 do século passado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

356Q1082858 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Em uma escola, um grupo de 12 alunos será escolhido para formar um comitê de 4 representantes para organizar atividades culturais. Entre os 12 alunos, 5 já participaram de comitês anteriores e 7 nunca participaram. O comitê deve conter no mínimo 2 alunos que nunca participaram antes. Todos os integrantes terão funções iguais.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente de quantas maneiras diferentes o comitê pode ser formado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q890222 | Pedagogia, Teorias das Inteligências Múltiplas, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito da teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, psicólogo cognitivista e educacional estadunidense, julgue os itens seguintes.

I Gardner desafiou a concepção de inteligência da época, baseada no teste de quociente de intelectual (QI), de Alfred Binet, que se fundamentava na ideia de uma única inteligência.
II Segundo a teoria das inteligências múltiplas, o cérebro humano possui dois tipos de inteligências: lógico-matemática e linguística.
III Ao reconhecer a pluralidade da mente do educando como no desenvolvimento das múltiplas inteligências, é possível ampliar as possibilidades de uma prática educativa para as aprendizagens.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q976710 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

O art. 206 da Constituição Federal garante igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Um dos desdobramentos legais desse princípio está refletido de maneira correta na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q1082855 | Atualidades, Ciência, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

A tecnologia tem transformado o mundo do trabalho e a vida cotidiana.

Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q1003663 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Em "Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade" Hoffmann (2010) apresenta alguns erros ortográficos cometidos pelos alunos em tarefas de textos.

Analise as reflexões abaixo sobre os erros destacados para, em seguida, assinalar a alternativa correta.
I . Percebe-se que as crianças já elaboraram a construção da língua escrita.
II. As crianças não trocam "massã" por "matã", por exemplo, pois buscam a coerente representação fonética da língua falada, assim como em "pessoua" ou "muinto", que são pronunciadas dessa forma.
III. Esses erros de grafia representam dificuldades de compreensão dos alunos e devem ser apontados, ainda que de forma sutil, pelos professores.
IV. Por ser a ortografia um conhecimento de natureza arbitrária, não há como o aluno compreender, em muitas situações, porque se escreve "encher" e "mexer", por exemplo.
As reflexões que estão de acordo com as propostas de Hoffmann constam dos itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.