Início

Questões de Concursos Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Resolva questões de Professor de Ensino Fundamental II e Médio comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q483127 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“Seu projeto de transformação da epistemologia geográfica envolvia a assimilação da lógica formal positivista, enaltecendo assim o rigor do modelo científico das ciências físicas e a expressão exata da linguagem matemática, erigida como a linguagem universal da ciência. O método hipotético-dedutivo adotado sobrepõe a hipótese (a teoria) ao empírico, estabelecendo-a como ponto de partida (e de chegada!) no processo de conhecimento.” (HAESBAERT, R. (Org.) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2011.)

Assinale a corrente do pensamento geográfico que condiz com o projeto epistemológico da Geografia descrito no fragmento acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q546322 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Um automóvel viaja em uma estrada com movimento uniforme. Para efetuar uma ultrapassagem, ele é acelerado até que sua velocidade aumente 20%.

Nesse caso, sua energia cinética aumentou

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q474370 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Segundo Neira e Nunes (2008), a abordagem desenvolvimentista da Educação Física apresenta os seguintes problemas, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q474127 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A respeito da abordagem ?Esporte para Todos? (EPT), assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q484899 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“A presença de manchas de ecossistemas típicos de outras provinciais no interior de um domínio de natureza distinto reflete a dinâmica das mudanças climáticas e paleoecológicas do período quaternário. No Brasil, são exemplos dessas ‘manchas’ as caatingas de Macaé-Cabo Frio, rodeadas por grandes contínuos de Mata Atlântica, ou as áreas de cerrados existentes no entremeio das grandes florestas da Amazônia.”

(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012.)

O modelo científico desenvolvido para explicar a presença desses enclaves ecossistêmicos é conhecido como teoria dos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q320212 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Arroyo e Silva (2012) afirmam que “fica cada dia mais difícil silenciar, controlar ou ignorar as reações corpóreas tanto dos(das) educandos(as) quanto dos(das) educadores(as).”

Um dos motivos apresentados para esta crescente dificuldade é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q474427 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

?A elaboração de um programa de ginástica para as diferentes séries exige pensar na evolução que deve ter em sua abordagem, desde as primeiras séries até as séries finais do ensino fundamental e o ensino médio.?

A respeito desse conteúdo, segundo Soares et al. (2012), assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q319462 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

De acordo com a visão de Neira e Nunes (2008), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q483519 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“A evolução dos conceitos sobre espaços ecológicos é uma tarefa de grande utilidade para um melhor ajuste entre a teoria e sua aplicação. Da obra do grande naturalista Alexander Von Humboldt herdou-se a consideração fitogeográfica essencial sobre a distribuição _____ das floras. No início do século passado falava-se em regiões climatobotânicas, aludindo, sobretudo, a faixas de disposição _____. Em 1935, Arthur Tansley introduz o termo de maior penetração e aplicabilidade nos meios científicos de todos os países: o conceito de _____.”

(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012.)

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q483578 | Geografia, Globalização, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“O período técnico-científico que caracteriza a produção e o consumo de bens e serviços na atualidade tem como um dos grandes veículos de sua afirmação histórica as empresas transnacionais. A internacionalização das grandes companhias conseguiu estender as suas redes de atuação por todo o mundo, utilizando a mão de obra mais barata dos países subdesenvolvidos e atingindo a elevação das taxas de lucro, de uma forma que não era mais possível quando atuavam apenas nos mercados centrais. A capilaridade das empresas transnacionais as tornou parceiras necessárias e, ao mesmo tempo, ameaçadoras dos Estados nacionais.”

(Adaptado de: SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. Editora Edusp. São Paulo, 2007.)

Assinale a opção que indica um dos objetivos que levou as empresas transnacionais a atuarem nos países subdesenvolvidos, entre as décadas de 1960 e 1970.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q473918 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

?Até a década de 1970, a legislação brasileira proibia que mulheres praticassem lutas de qualquer natureza, futebol, futebol de salão, futebol de praia, polo aquático, rugby e halterofilismo. Apenas em 1979 essa legislação deixou de existir.? (Altman, 2015).

Com base neste trecho, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q384736 | Biologia, Citologia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

O conceito biológico de espécie proposto por Ernest Mayr, afirma que dois conjuntos de indivíduos pertencem a espécies diferentes se estiverem isolados reprodutivamente, isto é, entre espécies diferentes não há fluxo gênico. Com relação ao conceito biológico de espécie acima citado, analise as afirmativas a seguir.

I. Em muitas espécies, o tipo de reprodução é majoritariamente assexuado.

II. Mesmo espécies diferentes trocam material genético, como acontece em bactérias.

III. O fenômeno da introgressão genética (troca de material genético entre espécies diferentes) é comum entre plantas.

O conceito biológico de espécie acima citado, apesar de muito utilizado, é criticado e enfraquecido

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q326151 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Em uma roda de conversas com seus alunos do Ensino Fundamental, a professora Lia ouve um de seus alunos contar para a turma sobre a inauguração de um grande aquário na cidade. Os alunos ficam curiosos e querem saber: Quais animais vão morar lá? De onde eles vêm? Quem vai cuidar deles? Será que vão gostar da nova casa? E uma série de outras perguntas.... A professora organiza a discussão, levando os alunos a levantarem hipóteses a partir do que sabem sobre o assunto. Então, propõe à turma o desenvolvimento de um Projeto sobre o tema.

De acordo com Hernández (1998), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A proposta da professora está vinculada a uma concepção de escolaridade em que se dá importância à participação dos alunos em seu processo de aprendizagem.

( ) A proposta da professora costuma ser um procedimento motivador para o aluno, pois este se sente envolvido no processo de aprendizagem.

( ) A proposta da professora valoriza as habilidades que deverão ser desenvolvidas por seus alunos no desenvolvimento do projeto de trabalho a partir de uma questão levantada em grupo.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q545624 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Os alunos ficaram incrédulos quando o professor de Biologia afirmou: “a combustão e a respiração celular são dois processos químicos similares”. De fato, os dois processos são reações de oxi-redução com liberação de energia. A diferença é que, na combustão, a energia é liberada de uma só vez, abruptamente, enquanto, na respiração celular, a liberação de energia é lenta e controlada, portanto, diluída no tempo.

A grandeza física que caracteriza a diferença entre esses dois processos químicos é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q485238 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Milton Santos, em sua obra Pensando o Espaço do Homem, analisa o “período técnico científico e a universalização da sociedade”. Com relação a essa análise, analise as afirmativas a seguir.

I. A técnica é um objeto de elaboração científica sofisticada e a tecnologia e mass-media estão entre os pilares do atual período tecnológico.

II. O Estado torna-se internacionalizado por suas funções externas e internas, e para assegurar as condições do crescimento econômico ao nível mundial.

III. Os mecanismos de dominação são sistematicamente elaborados e os países subdesenvolvidos assistem à utilização intensiva da sua força de trabalho.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q473908 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Soares et al. (2012) destacam os princípios utilizados na seleção dos conteúdos a serem incluídos no currículo escolar.

As opções a seguir indicam princípios apresentados pelos autores, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q383328 | Biologia, Meio Ambiente, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Sobre as atividades produtivas realizadas no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. A produção de alumínio é feita majoritariamente no Pará, o que significa construir hidroelétricas de grande porte na região amazônica.

II. As pastagens são ecossistemas com pouca capacidade de absorver o CO2 da atmosfera, e não contribuem para a manutenção da água.

III. As plantações extensivas de soja e milho exigem quantidades muito grandes de defensivos agrícolas o que elimina maciçamente a fauna e contamina os lençóis freáticos.

Problemas ambientais graves são evidenciados em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q474374 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Leia o fragmento a seguir.

?... muitos docentes-educadores já desistiram da prova do silêncio em salas de aula onde corpos quebrados resistem a ser silenciados. Hoje em muitas salas de aula o silêncio está roto e até quando se tenta impô-lo os corpos falam, com suas marcas, toda a classe de linguagens e de expressões.? (Arroyo & Silva, 2012)

Segundo os autores, assinale a opção que melhor sintetiza o fragmento acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q483327 | Geografia, Urbanização, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Na metade do século XX a ciência geográfica enfrentou debates sobre sua natureza e seu escopo. Este debate estava inserido em um conjunto mais amplo de discussões filosóficas sobre as diferentes abordagens válidas para a produção do conhecimento científico. No entanto, em cada disciplina, este debate é apresentado por abordagens metodológicas e teóricas específicas que representam diferentes posições filosóficas.

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o par de diferentes abordagens filosóficas e um dos principais debates na ciência geográfica em meados do século XX.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q545247 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Um carro estava trafegando em uma estrada, em um trecho retilíneo e em declive. Com o objetivo de poupar combustível, o motorista colocou o motor do carro em “ponto morto”. Assim, ele percorreu um trecho de 1,6 km de extensão em declive, descendo 30 m com o velocímetro do carro indicando que a velocidade se manteve constante.

Considerando a massa do carro e de seus ocupantes em 1,2 t e a aceleração da gravidade local em 10 m/s2, é possível estimar o módulo da resultante das diversas forças de atrito, que se opõem ao movimento do carro durante esse trecho, em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.