Início

Questões de Concursos Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Resolva questões de Professor de Ensino Fundamental II e Médio comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q382801 | Biologia, Ecologia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Galhos retirados de uma mesma planta foram plantados em cinco locais, entre o nível no mar e 3.000 metros de altitude. Os galhos desenvolveram indivíduos adultos geneticamente idênticos, mas todos fenotipicamente diferentes no que se refere à altura das plantas, tamanho das raízes, número e densidade de folhas. Com relação a esse experimento e seu resultado, analise as afirmativas a seguir.

I. Os resultados se devem à norma de reação do genótipo, isto é, às diferentes manifestações do genótipo em relação ao meio ambiente.

II. Condições ambientais modificam o genótipo do indivíduo, resultando em novos fenótipos.

III. A maioria das características determinadas por genes apresenta pouca variação fenotípica, isto é, a plasticidade é limitada a poucos genes.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q545398 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Quando a temperatura ambiente torna-se suficientemente baixa, as águas dos lagos, dos rios e dos oceanos congelam a partir da superfície. Assim, abaixo dessa camada superficial de gelo, a água permanece na fase líquida. Isso permitiu, em uma era glacial primitiva, a sobrevivência, no seio dessa água líquida, de seres unicelulares que, evolutivamente, originaram todas as espécies vivas. São listadas, a seguir, três propriedades da água:

( ) tem uma dilatação anômala entre 0ºC e 4ºC;

( ) tem um calor específico muito elevado;

( ) é má condutora de calor.

Assinale R para a propriedade que é relevante para explicar esse comportamento da substância água descrito acima e N para a propriedade que não é relevante.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q474393 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A respeito do que Arroyo e Silva (2012) denominam de ?Pedagogia da Infância?, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A expressão ?ajustamentos primários? refere-se aos ajustes que a criança realiza no seu entorno durante a prática pedagógica a fim de satisfazer suas necessidades.

( ) A Pedagogia da Infância tem os conteúdos escolares como base do seu projeto educacional pedagógico.

( ) A dimensão que os conteúdos assumem na educação das crianças está vinculada aos processos gerais dessas crianças.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q483016 | Geografia, Geopolítica, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“Na Geografia Política clássica, o território é concebido como o espaço concreto em si, que é apropriado, ocupado por um grupo social. Esse tipo de território foi associado, em primeiro lugar, ao recorte do Estado-Nação.”

(Adaptado de: SOUZA, Marcelo Lopes. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)

As opções a seguir apresentam características associadas à concepção de território da Geografia Política clássica, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q484500 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Em seu trabalho Espaço: um conceito-chave da Geografia, Roberto Lobato Corrêa apresenta fragmentos de obras de geógrafos, que de diferentes correntes do pensamento geográfico.

Fragmento 1

“... o espaço organizado pelo homem é como as demais estruturas sociais, uma estrutura subordinada-subordinante. E como as outras instâncias, o espaço, embora submetido à lei da totalidade, dispõe de uma certa autonomia”.

Fragmento 2.

“O espaço mítico é também uma resposta do sentimento e da imaginação às necessidades humanas fundamentais. Difere dos espaços concebidos pragmática e cientificamente no sentido que ignora a lógica da exclusão e da contradição”.

No fragmento 1, o espaço, para o geógrafo, é um fator social e não apenas um reflexo social. No fragmento 2, o geógrafo enfatiza os sentimentos espaciais e as ideias de um grupo ou povo sobre o espaço a partir da experiência. Os fragmentos 1 e 2 foram escritos, respectivamente, por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q484200 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“Em qualquer estudo fitogeográfico de matas tropicais de posição azonal marcante, como é o caso das florestas atlânticas brasileiras, torna-se indispensável compreender a forma pela qual elas transicionam para diferentes domínios situados a oeste e ao sul do grande contínuo norte-sul das chamadas matas atlânticas. A identificação pioneira das faixas de transição e contato existentes entre os diferentes domínios de natureza no Brasil deveu-se a uma iniciativa terminológica, intuitiva e pragmática popular nordestina.”

(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012.)

Desde tempos imemoriais, reconheceu-se a faixa de transição e contato entre a Zona da Mata nordestina e os sertões secos com o termo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q325298 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contexto escolar está relacionada às experiências, à fundamentação teórica, aos valores e às representações dos educadores. Fernandes e Freitas, no texto “Currículo e Avaliação”, apresentam alguns equívocos comuns entre os professores sobre o tema. Com base no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Para evitar maiores índices de reprovação, o professor não deve atribuir nota ou conceito que reflitam o processo de ensino-aprendizagem.

II. A avaliação da aprendizagem é inerente ao processo escolar e deve acontecer independentemente da organização da escola.

III. O maior índice de reprovação, como resultado de avaliações mais rigorosas do processo ensino-aprendizagem, garante a qualidade do ensino.

Segundo os autores citados, assinale a opção que apresenta os equívocos comuns entre os professores sobre o tema avaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q484978 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Sobre a importância da Geografia no Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir.

I. Permite ao aluno compreender o papel do espaço nas práticas sociais e destas na configuração do espaço.

II. Auxilia o aluno a desenvolver o raciocínio necessário à sua participação ativa na sociedade e no espaço em que vive.

III. Contextualiza o aluno como cidadão do mundo em que vive desde a escala local à mundial.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q483280 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Segundo Renato E. dos Santos, em Lei 10.639 e o Ensino de Geografia: construindo uma agenda de pesquisa-ação, a forma como ensinamos Cartografia Escolar transforma os mapas oficiais em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q474010 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Soares et al. (2012) contrapõem duas perspectivas de Educação Física escolar, diferenciadas pelo desenvolvimento da aptidão física e pela reflexão sobre a cultura do movimento. Dentro dessa diferenciação, analise as afirmativas a seguir.

I. A perspectiva de desenvolvimento da aptidão física procura adaptar o homem à sociedade, valorizando o respeito a normas, recorrendo à filosofia liberal para a formação do caráter.

II. A perspectiva da reflexão sobre a cultura do movimento busca uma reflexão pedagógica sobre as formas de representação do mundo que o homem tem produzido, exteriorizadas na expressão corporal.

III. A dimensão corpórea do homem, na perspectiva da reflexão sobre a cultura corporal, se materializa nas três atividades produtivas da história da humanidade: linguagem, trabalho e poder.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q545202 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Leia com atenção as informações a seguir.

A aceleração da gravidade na superfície da Terra é da ordem de 10 m/s2; a constante de gravitação universal vale 6,67.10–11 N.m2/kg2; e o raio médio da Terra é 6400 km.

De posse dessas informações, é possível estimar a massa da Terra em, aproximadamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q473890 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A respeito da relação entre Educação Física escolar e esporte, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A Educação Física escolar encontra no esporte um importante conteúdo para suas aulas.

( ) As aulas de Educação Física escolar não devem ser restritas ao esporte.

( ) O esporte deve ser conteúdo privilegiado, levando ao desenvolvimento de atletas.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q474447 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Sobre o ensino do futebol na escola como conteúdo da Educação Física, analise as afirmativas a seguir.

I. O professor pode e deve levar o aluno a perceber o ?jogo? que existe entre poder econômico e poder esportivo.

II. O professor deve demonstrar o poder do esporte enquanto fenômeno cultural que inebria as massas.

III. O professor deve apresentar, como um dos conteúdos principais, o futebol enquanto jogo, com suas normas, regras, táticas e fundamentos.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q386471 | Biologia, Evolução, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Darwin considerava as interações entre os seres vivos como um aspecto importante para a transformação dos indivíduos e das espécies.

Assinale a opção que indica, respectivamente, as interações que acarretam o maior e o menor prejuízo para as espécies envolvidas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q482950 | Geografia, Cartografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“Como nem todo fato histórico corresponde a uma escala territorial explícita, é claro que nunca teremos uma afirmação fechada do tipo tempo breve = espaço local. E, vice-versa, o espaço local não obrigatoriamente será um território de mudanças rápidas.”

(HAESBAERT, Rogério. (Org.) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2011.)

Assinale a opção que corresponde aos dois tipos de escala relacionados no fragmento acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q386414 | Biologia, Ecologia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A soja transgênica foi criada por meio da introdução de genes responsáveis pela síntese de uma determinada enzima nas células das plantas de soja. Esse gene torna as plantas resistentes aos efeitos do herbicida glifosato que, borrifado sobre a plantação, penetra pelas folhas, destruindo apenas as ervas daninhas não resistentes ao herbicida. O uso do herbicida tem o objetivo de eliminar plantas invasoras que dificultam a cultura da soja.

A cultura desse tipo de soja transgênica acarreta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q484089 | Geografia, Geopolítica, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“A abordagem marxista na qual a estrutura desempenha um papel preestabelecido conduz a um economicismo quase mecânico, a uma espécie de _____ marxista, onde a economia é declarada estrutura dominante, não importa qual seja o período ou o momento histórico. Isto, em realidade, equivale a uma negação da ideia de _____, que supõe um movimento comum da estrutura, da função e da forma.”

(Adaptado de: SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. Editora Edusp. São Paulo, 2007.)

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q485903 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

The statement that best addresses a poststructuralist view of teaching English as an International Language in Brazilian public schools is:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q324376 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Paula é professora de artes do Ensino Fundamental e, em suas aulas, procura trabalhar conteúdos relacionados a valores, normas e atitudes. Para a realização desse trabalho devem ser considerados os objetivos listados a seguir, à exceção de um.

Assinale-o.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q474217 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Leia o fragmento a seguir.

?... visão epistemológica que concebe o conhecimento como constituído de informações e fatos a serem simplesmente transferidos do professor para o/a aluno/a. Nessa concepção, o conhecimento é algo que existe fora e independente das pessoas envolvidas no ato pedagógico.? (Adaptado de Neira e Nunes, 2008)

O fragmento acima se refere à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.